Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 26 a 50 de 55

Tópico: Arduino, ajuda e duvidas de principiante...

Lojista Avatar de Baltasar Parreira
    Data de Ingresso
    28-09-05

Re: Arduino, ajuda e duvidas de principiante...

Raul pelas fotografias e características do drivers escritas no link que colocaste não vejo nada para dimmable nesse driver, tem atenção antes de comprares, pergunta bem ao vendedor como é feito o DIM, se queres para Arduino o driver terá de suportar controle por PWM para ser o mais simples possível.

:: O meu nano reef (Balta's Piece of Paradise ) ::

Membro Conselheiro Avatar de JoaoCAlves
    Data de Ingresso
    11-06-07

Tem um potenciometro que parece ser isso a regular/limitar a corrente. O pwm fazes à frente.

É o que me parece...

Membro Senior Avatar de Raul Bernardino
    Data de Ingresso
    09-09-06

Obrigado João,

Já percebi que vou ter que pedir ajuda depois de ter o material :P

Abraço,

RB

Data de Ingresso
    09-09-06

Boa noite a todos,

Devagarinho o material para a calha tem vindo a chegar... 120 LEDs de 3W cada. Ainda não tenho nenhum dos drivers para verificar a parte do dimmable.

Tenho que começar a pensar no Arduino e em companhia para montar as coisas todas...

Abraços
    "your soul becomes a fish
    you swim in idle waters and drink other fishes piss
    your soul feeds on fish
    on piss, puss and men
    who in turn, become as you have become,
    a fish" - Bauhaus

Data de Ingresso
    11-06-07

Boas.

E o dissipador, o que decidis-te?

Data de Ingresso
    09-09-06

Eu estava a pensar fazer o mesmo que o Afonso. Colar as estrelas dos pede numa placa de alumínio e provocar circulação de ar com ventoinhas laterais. São leds de 3w.

Qual o feedback até agora do Afonso ?
    "your soul becomes a fish
    you swim in idle waters and drink other fishes piss
    your soul feeds on fish
    on piss, puss and men
    who in turn, become as you have become,
    a fish" - Bauhaus

Membro Identificado Avatar de AntónioAfonso
    Data de Ingresso
    26-01-09

Citação Postado originalmente por Raul Bernardino Ver Post
    Eu estava a pensar fazer o mesmo que o Afonso. Colar as estrelas dos pede numa placa de alumínio e provocar circulação de ar com ventoinhas laterais. São leds de 3w.

Qual o feedback até agora do Afonso ?
    Olá bom dia o feedback é positivo, estou bastante satisfeito com o resultado.
    a cola que utilizei foi "Devcon" própria para alumínio, exsite no mercado uma massa térmica mas não tem poder de colagem depois de seca quando manuseada parte e pode soltar-se, daí ter optado por esta cola.
    de qualquer modo na parte de trás do aluminio onde estão os leds colados tenho alguns dissipadores metidos aliatóriamente conforme os fui encontrando nas minhas velharias (não esquecer que a minha calha é artesanal).
    Concerteza que mais para a frentre irei fazer upgrade depois direi
    cumprimentos

Data de Ingresso
    11-06-07

Boas.

Ok, desde que a placa de aluminio tenha 3 ou 4 mm de espessura dá bem. Muito fina é perigoso, pode ter uma resistência muito grande à temperatura e vai fazer o led aquecer muito, a placa não aquece, mas o led sobe bastante porque não consegue transmitir o calor correctamente para o dissipador. Os led's aguentam uns teoricos 150º na junção, mas para que ele dure e tenha bom rendimento, convem que a junção ande abaixo dos 70-75º. A regra é, qt mais fresco melhor.

Abraço

Membro
    Data de Ingresso
    21-07-08

Ora Bem pessoal,

Depois de muita pesquisa e partir a cabeça, cheguei ao seguinte resultado para as bombas doseadoras:
    Equipamento:
    Arduino Uno Rev3
    Relés de 12V(4 canais)
    2 Bombas Doseadoras (Funcionam a 80ma)
    1 Transformador de 12V - 2A
    Esquema_Bombas.GIF

Acham possivel utilizar só um transformador como no esquema, ou teria que ter um por cada bomba e outro para o relé?
    Aos peritos, parece bem esta ligação?
    Para já coloquei só 2 bombas(no desenho), mas o objectivo é 4, tantas quanto as saidas do relé!

Outra coisa, coloquei as saidas do arduino no PWM, mas não sei se com o relé, me vai permitir controlar a velocidade das bombas, ou seja, por exemplo ligar a 100(escala do PWM de 0 a 255), passaria só parte(100/255) da corrente, ou teria que ligar a um pin de saida normal só para ligar/desligar?

Fico a aguardar opiniões.

Abraço e obrigado.

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde

Bom... Arduino = 5V... Bombas doseadoras = 12V...
    Por que razão queres modificar o caudal da bomba!? Não faz sentido... 50/60ml por minuto não te parece reduzido? Quanto a isto está tudo dito, parece-me...

Tens que te preocupar é como, com 5V, actuares um componente que necessita de 12V...
    Já pensaste nisso?

Pesquisa por ULN2803 e terás uma das respostas... pois na electrónica há sempre diversas possibilidades...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Membro
    Data de Ingresso
    21-07-08

Olá Pedro,

O objectivo de modificar o caudal está relacionado com a quantidade a dosear... por exemplo se eu quiser dosear só 2ml de um componente poderia dosear aumentando o caudal... ou por tempo. Não é um imperativo e posso fazê-lo por tempo.

Quanto ás bombas, não percebi... o Arduino vai ser alimentado de forma autonoma, e para as bombas teria um transformador de 12V ligado á corrente(220V), a duvida está em se poderia usar o mesmo transformador para alimentar o relé e as bombas ou se deveria alimentar com transformadores separados(Esqueci-me de dizer que o transformador é ligado á corrente).

Já tinha visto o ULN2803, mas achei que para controlar 4 bombas, se calhar o relé ficava mais limpo e seria mais simples... posso naturalmente estar enganado, e optar pela utilização do ULN2803.

Abraço e obrigado.

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde

Ah está bem! tens os relés... tens que ver se as saídas desses relés são actuados com o GND ou os 5V...
    Quanto à forma de temporizar o caudal ou definir o caudal... estás no caminho errado...
    A palavra 'Temporizar' diz tudo...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Lojista Avatar de Baltasar Parreira
    Data de Ingresso
    28-09-05

Nuno se quiseres tirar ideias e ou até seguir o projecto já feito concretamente tens um aqui com tudo neste link (inclusivo já o código Arduino):
    http://www.reefcentral.com/forums/sh....php?t=2015868

Lê tudo com atenção de uma ponta a outra e vais encontrar informação muito boa que te tirará todas as duvidas.

:: O meu nano reef (Balta's Piece of Paradise ) ::

Data de Ingresso
    11-06-07

Boas.

A unica forma de fazer um doseamento correcto, é com motores passo a passo, sem isso, faz-se aproximações.

Abraço

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Eu também tenho aqui uns relés na gaveta para fazer um trabalho semelhante... com um bébé de 23 meses e uma menina de 6 anos e de férias é dificil...lol...

Agora PWM esquece podes controlar mais débito aumento ou diminuindo a tensão para as bombas, vai depender do tipo de bombas para a tensão minima.
    isso nos relés era morte certa em pouco tempo...

Define uma tensão para as bombas e "stick with it..." mais ou menos débito será por tempo . nem precisas de praticamente nada apenas a função millis para o tempo.
    Vou tentar começar hoje vamos ver se tenho um tempinho...tá complicado.

dependendo das bombas e do caudal destas minimo, assim deverás alterar o comportamento do programa. Se me puser a fazer hoje ainda devo ter isso pronto até amanhã...sim é rápido porque usarei rotinas dos programas que fui fazendo prós leds...
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por Baltasar Parreira Ver Post
    Nuno se quiseres tirar ideias e ou até seguir o projecto já feito concretamente tens um aqui com tudo neste link (inclusivo já o código Arduino):
    http://www.reefcentral.com/forums/sh....php?t=2015868

Lê tudo com atenção de uma ponta a outra e vais encontrar informação muito boa que te tirará todas as duvidas.
    vou tentar não ir lá antes do meu projecto para ser original...lol

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

vou tentar organizar a calha de leds com redução de fios para o pwm (apenas 2 do arduino para os azuis e brancos), tendo mais pins para as bombas peristálticas e outras coisas... acho que vou conseguir hoje assim me deixarem.

-Anónimo.

Membro
    Data de Ingresso
    21-07-08

Ok,

Já Li o tópico e tentei entender, a diferença é que foi feito com mosfets em vez de relés.
    Quanto ao código, eu já o tenho feito e pronto a carregar no Arduino, mas como ainda não recebi as bombas, ainda nem liguei o arduino(está em casa dentro de uma gaveta).

Assim que chegarem as bombas vou volocar mãos á obra e começar a fazer experiências...

A quantidade a dosear, vai mesmo por tempo... em vez de estar a brincar com a tensão, se deixar uma tensão baixa, consigo controlar o doseamento ao mililitro.
    Já agora se interessar a alguem encontrei bombas peristalticas em www.reefshops.com a cerca de 11/12€ cada, os portes são cerca de 10€...

Muito Obrigado e um abraço.

Membro Senior
    Data de Ingresso
    31-03-11

Olá!
    Da forma como montou o circuito não vai conseguir chegar a lugar algum.
    Como eu falei anteriormente você precisa controlar o tempo e o fluxo(rotação).
    Usando reles você só tem 2 opções ou fluxo máximo ou fluxo nenhum.
    Olhe as especificações da bomba no site da reefshops.
    Ela pode dosar até 100 ml/min ou 1,67ml/s.

Para conseguir dosar 2 ml o rele ficará ativo por pouco mais de 1 segundo.
    Dessa forma é difícil manter o controle da dosagem.

Quanto a questão da alimentação da placa de reles, você precisa verificar se ela comuta com os 5v ou com 12v.

Veja esta placa que alguns dos membros do fórum possuem.

Na parte de cima você pode usar 0 a 30v DC ou 0 a 250v AC até um limite de 10A.

Na parte de baixo ela precisa de 5v no VCC (alimentação) e de CH1 a CH4 ela recebe os 5v do arduino para fazer a comutação.

Abraço.
    Fernando Garcia

Membro
    Data de Ingresso
    21-07-08

:S
    Cada vez mais baralhado...Eu até sou adepto do KISS(Keep It Simple Stupid), mas ás vezes lá caio na tentação de inventar...
    Bem acho que vou ficar pelo primeiro circuito com o ULN2803... Pelo menos assim já se sabe que funciona!
    Em vez de um, faço com 4 destes IC um por cada bomba e arranco o projecto de vez.

Mais uma vez obrigado.
    Abraço.

Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por Fernando Garcia Ver Post
    Olá!
    Da forma como montou o circuito não vai conseguir chegar a lugar algum.
    Como eu falei anteriormente você precisa controlar o tempo e o fluxo(rotação).
    Usando reles você só tem 2 opções ou fluxo máximo ou fluxo nenhum.
    Olhe as especificações da bomba no site da reefshops.
    Ela pode dosar até 100 ml/min ou 1,67ml/s.

Para conseguir dosar 2 ml o rele ficará ativo por pouco mais de 1 segundo.
    Dessa forma é difícil manter o controle da dosagem.

Quanto a questão da alimentação da placa de reles, você precisa verificar se ela comuta com os 5v ou com 12v.

Veja esta placa que alguns dos membros do fórum possuem.

Na parte de cima você pode usar 0 a 30v DC ou 0 a 250v AC até um limite de 10A.

Na parte de baixo ela precisa de 5v no VCC (alimentação) e de CH1 a CH4 ela recebe os 5v do arduino para fazer a comutação.

Abraço.
    Fernando Garcia
    Desculpa mas não vejo necessidade de controlar o fluxo, este será controlado pelo tempo que as bombas rodam...simples…

Eu prefiro débitos minimos, ou seja é colocar as bombas peristálticas no débito mínimo depois com base nos débitos saberemos o tempo necessário para as bombas reporem o que se perde no aquário diariamente.

Se as bombas tiverem um débito grande minimo, ainda podemos ajudar diluíndo ainda mais a solução.Assim será necessário mais ou menos segundos.

Ou seja se a bomba tiver a trabalhar 10 segundos terá depositado 10x mais que só apenas 1 segundo...simples e sem grande confusão sem PWM que sinceramente não é necessário, mesmo que sejam mosfet e não relés… claro que estamos a falar de bombas peristálticas certo?

O código o mais dificil e necessário é uma rotina para um relógio, eu tenho aqui o código para apenas com o arduino regular o tempo. Se precisarem eu posto…depois é até simples, sendo o mais difícil a introdução de dados...mas nem isso é preciso, se ligarem ao PC podem mudar as variáveis no pc…e injectar de novo o programa simplifica o programa.

não é preciso as bombas estarem a trabalhar meia hora em slow motion basta segundos, no entanto tempos curtos pode fazer variar o que repõe mas as peristálticas são bem certinhas… no entanto se conseguirem reduzir ou se usarem bombas de baixo débito melhor…

claro que o PWM não deve funcionar com as bombas, com os mosfets funcionam, mas duvido que faça bem às bombas.

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Já agora esse Dinis é nome de família? Também tenho Dinis do lado da minha avó paterna.

-Anónimo.

Membro
    Data de Ingresso
    21-07-08

Olá Antonio,

Sim é de Familia, é do meu pai, Zona de Vila Real de trás os montes. Vai na volta ainda somos da mesma familia :P
    Quanto ás bombas são peristalticas mesmo. E percebo perfeitamente o temporizador por segundos.
    O Código já o tenho montado e pronto a carregar no arduino(Trabalho na área de TI há 14 anos por isso...tenho alguma facilidade), o meu problema mesmo tem a ver com sistemas digitais, a faculdade já lá vai há mais de 10 anos e o mais complexo que me lembro de fazer era controlar sinais de transito...

As minhas maiores duvidas tem precisamente a ver com as resistencias que poderiam ser necessárias, apesar de ser uma equação matemática simples, é sempre algo que me faz alguma confusão.
    O Relé era só para simplificar o circuito, no que diz respeito a ligações, mas sinceramente nem um esquema de sistemas digitais eu me lembro de como se lê... daí ter postado um esquema com os componentes...

O Objectivo do Arduino era mesmo e só fazer uma bomba peristáltica, a futuro, talvez me "liberta-se" um pouco e começa-se a entender mais do assunto por forma a conseguir montar mais funcionalidades. Mesmo com os 32k de memória do Uno, creio que ainda dá para levar muita coisa.

Quanto ao relógio interno do arduino, eu vou utilizar mesmo a funcção millis() é mais simples e permite uma maior liberdade. O Objectivo é por ex. 16h/20h(Ainda não decidi) depois de ligar ou da ultima vez que doseou, voltar a dosear, assim corro menos riscos de sobredosagem(por não usar RTC).

De facto existem componentes que me deixam muito baralhado tecnicamente, antigamente usava diodos, resitencias, transistores, fontes de alimentação e IC quase dummy...

Enfim muitas duvidas, mas como todos os projectos DIY a que me tenho dedicado, o pré-estudo deixa-me todo baralhado e quando meto a mão na massa, aquilo é simples, espero que com o arduino seja igual...Tive uma vez um fiasco na área da electrónica, por causa de soldaduras, mas depois disso já montei uma calha de leds que ficou bem á primeira...

Mas os exemplos são mais que muitos... antes de me iniciar nos salgados, os sistemas sempre foram um bicho de 7 cabeças, depois de começar a montar o meu... aquilo é demasiado simples... eu mantinha discus, e sinceramente, os salgados são mais simples de manter do que discus e dão menos dores de cabeça, digo eu.

Abraço e obrigado de novo.

Data de Ingresso
    29-03-08

De vila real não, sempre aqui da zona a norte de lisboa, pelo menos até à 4º geração, antes não faço a minima...

em relação aos relés como eu não gosto de ter trabalho comprei shields mesmo para o arduino baratos, porque tu não podes alimentar praticamente nenhum relé com corrente do arduino. E tens de ter amplificação de sinal... mas como é um shield para o arduino, quem o concebeu pensou nisso e pelo preço não me deu ao trabalho de fazer isso.

Depois é escolher um pin qualquer digital e é apenas programar... tenta usar o que existe para o arduino em shields, poupas tempo e trabalho.

-Anónimo.

Membro
    Data de Ingresso
    21-07-08

Hum... Ok, e sabes por acaso onde posso encontrar? Procurei por shield arduino 12v mas só aparecem... Relés...

Abraço.

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Pedido de Ajuda para configuração de hardware ARDUINO.
    Por Sérgio Paulo no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 40
    Último Post: 07-02-12, 00:37
  2. Arduino, muitas dúvidas
    Por Paulo-Fonseca no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 6
    Último Post: 14-09-11, 23:32
  3. Ajuda Duvidas
    Por Rafael Flor no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 4
    Último Post: 02-09-07, 13:27
  4. Principiante precisa de ajuda!!