Resultados 1 a 4 de 4

Tópico: Reef de um principiante (q agradece comentários e sugestões)

Membro Junior
    Data de Ingresso
    10-10-06

Reef de um principiante (q agradece comentários e sugestões)

Boas, olá a todos,

Começo por me apresentar João 37 anos, sempre gostei do hobby, tive alguns aquários de água doce e à alguns anos montei um de agua salgada. Cometi alguns erros, mas quero acreditar que aprendi alguma coisa no processo.

Decidi voltar, mas desta vez quero fazer as coisas com mais calma e bem feitas ! não quero com isto dizer que é tudo em grande (não estamos em altura de grandes devaneios) mas estou a tentar encontrar um equilibrio entre qualidade e preço, ou seja investir no obrigatório e no básico (Osmose, SUMP, filtragem, etc.) para um sistema saudável e o resto (vivos) vai dependendo do orçamento. Como disse, desta vez quero fazer com calma e sem muitos riscos, não é fácil, a vontade de querer ver coisas a mexer no aquário é grande, mas não quero cometer os mesmos erros da 1ª vez.

O projecto é simples ~ 80 lts (total com SUMP ~105 lts) num cubo de 45cm, gostava de ter alguns corais (moles de inicio e depois o q o aquário suportar) e alguns peixes para dar alguma dinâmica e cor.

Uma vez apresentado o executante e o projecto passo a apresentar o setup e gosta de ouvir algumas opiniões, comentários e sugestões dos experts

- Aquário: cubo 45x45x45 ~80 lts
    - SUMP: aquario ~40 lts (capacidade max)
    - Escumador: Mini Aquarium Protein Skimmer Separator Pump 300L/H (até 95 lts. acho q aqui cometi um erro de casting)
    - 4,5 Kg rocha viva no aquário
    - 5,5 KG rocha "morta" (foi viva no aquário antigo) na SUMP
    - 8 Kg de areia
    - bomba de retorno 1350 l/h (max) à altura de 1 mt (elevação SUMP/aquário) 800 l/h
    - Iluminação 96 LED (80 brancos e 16 azuis) em 2 suportes (ainda só está 1 montado) embora a qualidade dos brancos seja fraca 7000K vou tentar compensar com a quantidade (não sei se será assim tão linear)
    - Wave maker 3000L/H
    - Agua : de osmose com "sal Reef Crystals"

O aquário tem 5 dias, seguem algumas fotos:

Aproveito para perguntar se alguém me consegue ajudar a identificar o "animal" que está na rocha do topo, já vinha com a rocha viva que comprei a um particular e não sei se tive bónus em forma de coral, ou se comprei uma praga

WP_000756.jpgWP_000754.jpgWP_000752.jpgWP_000750.jpg

Obrigado pelos vossos comentários

Membro Identificado Avatar de Nuno Vaz da Silva
    Data de Ingresso
    30-07-07

Re: Reef de um principiante (q agradece comentários e sugestões)

Bem vindo João

O "animal" que tens na rocha são corais, aparentemente zoanthus, é ver se os mesmo se safam

A meu ver e que tu já reparas-te tens um enorme erro a nível de escumador. Isso é mesmo muito fraco, deverias ter comprado um Bubble Magus Nac 5 por exemplo (preço qualidade são muito bons)

De resto parece-me tudo OK, é deixar o aquário clicar e com calma ir adicionando as coisas, não comento sobre a luz pois não tenho experiência com esse tipo de iluminação.
    Abraço
    Nuno Silva

Membro Junior
    Data de Ingresso
    10-10-06

Boas Nuno,

Obrigado pelo feedback

Sobre os "zoanthus" acho que não se vão safar ... alguns estão a ficar esverdeados e a "dissolverem-se" na água ... Não sei se é melhor remover (os esverdeados) ou deixa-los para ajudar na criação de amónia (na esperança que ajude no ciclo).

Quanto ao escumador, vou colocar mais um antigo (do setup antigo) a ar (madeira difusora) e apoiar com trocas de água frequentes !

Aproveito para questionar quando devo colocar o(s) escumador(es) a funcionar e eventualmente carvão activo ?

Abraço,

João

Membro Identificado Avatar de João Seguro
    Data de Ingresso
    25-02-09

O escumador, como foi aconselhado mete apenas 1 e como deve ser... Atamancar só traz problemas... Deves meter já o escumador para retirar toda a porcaria que tenhas no aquário e na minha opinião se estão a morrer tira isso daí.

Boa sorte com a montagem

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. REEF - 882L: Esquema do meu Projeto (aceito sugestões)
    Por Bruno Abrahao no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 7
    Último Post: 22-11-07, 11:13
  2. mini reef-ajuda para principiante
    Por Tiago Proença no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 6
    Último Post: 14-10-05, 11:30
  3. Caragua Reef - Gostaria de opniões e Sugestões
    Por Claudio Trendo no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 8
    Último Post: 02-12-04, 01:46

Permissões de Postagem