Desisti do upgrade... tenho mesmo de esperar pelo menos mais 1 ano... e até lá fazer as coisas com calma...
Esperar por uma opção também mais coerente de azul num starpcb deste tipo também...
mandei vir 1 buck igual ao que se queimou com a condensação. é só substituir esse.
Aquilo que eu estava a dizer é isto:
O standard é o normal, e num dos leds da led-rise reparei que isto era de facto verdade, nos outros star-pcb julhuei sempre que não tinha esta pelicula...
Isto é um atentado à longevidade dos leds...ainda por cima é um plástico bom isolante térmico...
Agora já existem melhores leds e melhores starPCB, como este:
http://www.led-tech.de/de/High-Power...7_120_117.html
bem puxados a 2500 mA ou mesmo a 3A, podem nem se queixar se forem bem arrefecidos... desde que neste tipo de StarPCB.
uma HQI tem cerca de 10 000 lumens nova com 150W estes leds com muito menos potencia chegam perto dos 8000 lumens... nada mal...
com 2 destes starpcb tinha aí um consumo de 150W... talvez menos.
podia no entanto desistir completamente dos leds azuis, meter só destes, e usar T5 para compensar, parece meio esquisito, porque a maior parte do pessoal costuma fazer o contrário, mas nos azuis e nos violetas, a coisa não tem a mesma performance que nos brancos.
Nem se tem gasto dinheiro no aperfeiçoamento... Como está o XM_L já tem bom espectro nos 440 nm e mesmo ligeiramente abaixo, isto se for do mais branco... depois é meter 2 T5 para compensar para os vermelhos e azuis... acho que seria a combinação perfeita...
mas isso é pró ano que vem (talvez antes... mas não para já) primeiro tenho de estudar formas de limitar a 2-3 amperes a tensão que vem da fonte e dos painéis...com calma... no reefcentral há uns topicos sobre este assunto, até com capacidade de usar pwm.