Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Reactor de calcio Bubble Magus

Membro Identificado Avatar de Luis Guilherme
    Data de Ingresso
    21-06-11

Reactor de calcio Bubble Magus

Viva,

Alguém que tenha um reactor de calcio Bubble Magus que me possa dar a sua opinião sobre o produto?
    Gostava também de saber se é necessário comprar mais alguma peça à parte como botija CO2, controlador de PH, etc.

E já agora que media é que usam e que recomendam para este reactor.

Cumprimentos,
    Luis Guilherme
    Luis Guilherme

Data de Ingresso
    21-06-11

Re: Reactor de calcio Bubble Magus

Viva,

Alguem que tenha um reactor de cálcio que possa dar-me uma ajuda nas minha dúvidas?

Obrigado,
    Luis Guilherme
    Luis Guilherme

Membro Identificado Avatar de Cesar Silverio
    Data de Ingresso
    26-09-08

Luís,

Para dissolver a mídia num reactor de cálcio, é necessário adicionar CO2; o controlador, embora desejável, não é obrigatório.

Para que queres um reactor de cálcio? Tens muitos SPSs e grandes consumos de cálcio, alcalinidade e magnésio?
    Senão não tens, não me parece que te faça falta, pois há outras formas mais fáceis e precisas de manter o aquário equilibrado, como por exemplo o balling.
    Abraço

Data de Ingresso
    21-06-11

Olá César,

Tenho alguns SPSs, no entanto o principal objectivo é estabilizar o KH, nos últimos tempos tem estado muito instável com valores a rondar os 5 o que está a fazer com que alguns corais fiquem brancos e com um crescimento muito reduzido.

Se calhar o reactor de kalk era mais indicado, mas estava inclinado para o de calcio. Tinha ideia que estes reactores eram prontos a usar, ou seja, não seria preciso CO2.

O problema do balling é que a bomba doseadora é muito cara...

Luis Guilherme
    Luis Guilherme

Data de Ingresso
    26-09-08

Olá Luís,

Diz-me por favor quais são concretamente os desequilibrios que tens (valores dos principais parâmetros), que eu amanhã com calma, tento dar-te algumas dicas (opiniões minhas ) sobre a melhor forma de os tentar resolver.

Penso que estás a fazer alguma confusão àcerca do reactor de cálcio; um reactor de cálcio é um reactor que se enche com mídia, normalmente suplementadora de cálcio, carbonatos, bicarbonatos e magnésio, sendo essa mídia dissolvida através da injecção de CO2 no reactor (o CO2 baixa o ph e dissolve a mídia).
    O reactor de cálcio fornece alcalinidade, cálcio e magnésio ao aquário, mas tem o inconveniente tornar muito complicado corrigir cada um dos parâmetros individualmente, pois quando dissolves a mídia estás afornecer os três suplementos ao aquário, sem os poderes dosear individualmente.

Falando de preços e considerando o preço do reactor, da válvula solenóide, dos manómetros e da garrafa do CO2, mesmo dispensando o controlador de ph, não me parece que fique mais barato do que uma bomba doseadora.

Abraço

Data de Ingresso
    21-06-11

Olá César,

Antes de mais obrigado pela ajuda.

Os últimos valores que tenho dos meus testes são:
    KH - 5
    pH - 7,6
    Ca - 400
    Mg - 1300

Os meus corais duros estão a ficar todos brancos, a minha pista é que o valor que tenho do KH trás instabilidade a todo o sistema.

Uso água de osmose.

Cumprimentos,
    Luis Guilherme
    Luis Guilherme

Membro Identificado Avatar de Jorge Neves
    Data de Ingresso
    22-07-07

Luis

Também tenho como experiência que uma subida súbita (ajustes) de KH criam reácções extranhas aos corais.
    Contudo tens de repensar nos valores de PH.
    Um abraço

Jorge Neves

Data de Ingresso
    26-09-08

Olá Luís,

Como o Jorge Neves diz, uma subida brusca do KH, pode causar problemas, mas os corais duros também não vão aguentar essa alcalinidade por muito tempo; tens que tentar arranjar um produto que intervenha nisso sem grande mexida no Ph, para baixo.

Diz-me quantos litros tem o teu sistema, para eu calcular a quantidade de carbonato de sódio anidro que tens que deitar para subires 1 grau ao aquário; este produto tens que tentar arranjá-lo na farmácia e fazeres uma solução com água de osmose e deitares a pouco e pouco no aquário.
    Abraço

Data de Ingresso
    21-06-11

Olá César,
    Olá Jorge,

O meu aqua tem 300L.
    O sistema já vai fazer 2 anos e no inicio usava águada torneira. Não era efectivamente uma boa solução mas na realidade era uma água bastante dura. Já há 1 ano que uso água de osmose e realmente foi desde essa altura que o KH teve uma descida brusca.

O que acham do produto da Tropic Marin Re-mineral? Já ouviram falara? Podiaria também ser uma solução para equilibrar a água de osmose...

Já agora o que acham do método balling light par equilibrar os parâmetros? Aconselham? Usam ou já usaram?

Cumprimentos,
    Luis Guilherme
    Luis Guilherme

Data de Ingresso
    26-09-08

Citação Postado originalmente por Luis Guilherme Ver Post
    Olá César,
    Olá Jorge,

O meu aqua tem 300L.
    O sistema já vai fazer 2 anos e no inicio usava águada torneira. Não era efectivamente uma boa solução mas na realidade era uma água bastante dura. Já há 1 ano que uso água de osmose e realmente foi desde essa altura que o KH teve uma descida brusca.

O que acham do produto da Tropic Marin Re-mineral? Já ouviram falara? Podiaria também ser uma solução para equilibrar a água de osmose...

Já agora o que acham do método balling light par equilibrar os parâmetros? Aconselham? Usam ou já usaram?

Cumprimentos,
    Luis Guilherme

Olá Luís,

Penso que o balling pode ser uma opção válida para ti como manutenção regular do aquário (é o que eu uso depois de ter despachado um reactor de cálcio), mas agora tens que intervir
    com outros meios para não perderes os corais.

Para o teu aquário eu faria:
    1 - Se conseguires comprar carbonato de sódio anidro, que seria a melhor solução para o teu caso já que este produto também sobe um pouco o ph, mistura 15 gramas em água de osmose e deita em duas ou três vezes no aquário numa zona de boa corrente; cada 15 gramas aumentam a alcalinidade em um grau, em 300 litros de água.

2 - Se não conseguires o carbonato, compra o bicarbonato de sódio (as farmácias têm pacotes de 500 gramas), mistura 25 gramas em água de osmose e deita em duas ou três vezes no aquário; cada 25 gramas aumentam a alcalinidade em um grau, em 300 litros de água.

A solução 1 será melhor porque a solução 2 faz diminuir muito ligeiramente o ph no momento da entrada no aquário, embora isto seja um efeito ligeiro e transitório.

Abraço

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Escumadores Bubble Magus
    Por Rafael Ferreira Dias no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 5
    Último Post: 09-01-12, 09:54
  2. Bubble Magus Water Top Off
    Por Rui Manuel Gaspar no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 12
    Último Post: 06-07-10, 14:59
  3. Skimmers Bubble Magus
    Por R.Girardi no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 0