Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Recomeço na aquariofilia e primeiros passos nos salgados

Membro Junior Avatar de Jorge Frazoa
    Data de Ingresso
    19-09-12

Recomeço na aquariofilia e primeiros passos nos salgados

Boa Noite a todos,

Começo por me apresentar, sou o Jorge tenho 27 anos e moro perto de Peniche.
    Inicei o meu hobby à cerca de 6 anos, tive um comunitário e duranto cerca de 4 anos Ciclideos africanos, tinha um aqua de 250Lt, acabei por vende-lo pois mudei de casa e o tamanho era inapropriado para o espaço que agora tenho dedicado a esta temática.
    Mas como o "bichinho" não nos larga, já andava a pensar em comprar um aqua para me dedicar aos salgados, ironia do destino apareceu-me um vindo de um amigo, um aqua pequeno completamente sujo e a precisar de umas remodelações, mãos à obra já está limpinho sem luminária, apenas e só o aqua, e é aqui que entra a vossa ajuda, uma vez que é a minha primeira aventura nos salgados, tenho imensas dúvidas, deixo em baixo o que tenho e as d+uvidas também.

Setup

- Aquário - 60x30x30 54Lt sem sump

IMG_20141103_092615.jpg

Era assim !!

IMG_20141103_203423.jpg

Está assim...

Pelo que andei a pesquisar é possível fazer uns nanoreef´s bastante interessantes com estas medidas mesmo sem sump certo ou estarei completamente errado??

- Escumador -

Estava a pensar num V2 Skim 120 nano ou outro que me recomendem, a minha grande dúvida referente a este equipamente, é se tem que ser colocado dentro do aqua???, ou funciona tipo filtro externo, em que tem uma entrada de agua que passa pelo escumador faz o seu trabalho e depois envia para o aqua???

- Bomba de Circulação -

Não faço a mais pequena ideia nem tenho noção da quantidade lt´s/h que é necessária para um aqua deste tamanho, estou aberto a sugestões,

- Iluminação -

Aqui é que estou completamente às escuras em com bastantes dúvidas, acho que só quero ter uns corais moles e uns lps, uma vez que o aqua não tem qualquer luminária, e eu adoro ver cor azulada, o que aconselham assim uma coisa não muito cara????

- àgua -

Uma vez que moro perto do mar em Peniche, tenho toda a diponibilidade de ir buscar água ao mar, a minha questão tenho que fazer algum tratamento especial??
    è preciso comprar sal à mesma??
    esta água só é usada para TPA`s e para encher o aqua a primeira vez certo????
    Para a reposição pode ser água destilada uma vez que o aqua é pequeno, e como faço, chego e coloco o que falta???
    Não tenho que usar nenhum suplemento na água para alimentar os corais??

Tanta dúvida desculpem lol

- Fauna -

Que peixes posso introduzir??
    A minha filha de 2 anos adora o Amphiprion ocellaris e o cirurgião patela que curiosamente vi numa pesquisa de um nano, o que me pareceu um pouco estranho visto que estes peixes necessitam de 180 lt´s

É uma parte das minhas duvidas muitas viram quando começar a montagem.

Obrgado a todos

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Re: Recomeço na aquariofilia e primeiros passos nos salgados

Olá Jorge

É sempre possível fazeres um nano bonito sem sump.
    No entanto devo dizer-te, qu quanto mais pequeno é o aquário, mais sensível este se torna em termos de estabilização.
    Pessoalmente o meu conselho é o seguinte. Usa a agua do mar, (já que a tens em abundância a tua disposição). Se tiveres, usa um filtro externo (o maior possivel) onde podes usar cerâmica e uma vez por mês carvão activado. Procura adquirir uma rocha para op teu nano que já esteja ciclada num aquario. Cuidado com a rocha que comprares, muita rocha passou por muitos maus tratos. as fazes finais de abandono ou desmazelo de alguns aquaristas, deixam a qualidade da agua dos aquarios em tão mau estado que a rocha sofre muito. No que diz respeito a fauna... 2 ocelaris jovens (são sempre casal) ... se poderes comprar a alguem que ja os tenha a algum tempo melhor.... 2 nassários e um hermita.

saudações
    Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Data de Ingresso
    19-09-12

Boa Noite

Obrigado Júlio,

Do que entendi, esqueço o escumador?? e coloco um filtro externo normal de um aqua de agua doce??
    Bomba de circulação vai ser sempre necessária certo?? Tunze 6015 que dizes??
    Tenho uma duvida referente à agua de reposição, não se pode colocar àgua destilada para a reposição?? e água do mar para as tpa´s??

Data de Ingresso
    08-09-04

Olá de novo

Se fores contido na fauna a introduzir no aquario, não necessitas escumador. Sim... Quanto ao filtro externo (se for um bom filtro) usa-o apenas com ceramica e não necessitarás de colocar nenhuma bomba dentro do aquario.
    Quanto a reposição: o ideal seria sempre a agua de osmose, mas acreditando que tens vontade e espirito de trabalho usa a da torneira, desde que faças uma troca de agua minima de 5 litros por semana com agua do mar.
    Um abraço

Julio Macieira

Data de Ingresso
    19-09-12

Obrigado pela resposta.

Encontrei este Aquário aquatlantis evasion horizon 125 Marine, já com escumador, filtro bioBox (não sei que tipo de matérias inclui), termostato, luminária 2x24 T5 1x 12000K e 1x Actinic e bombas de circulação x2(uma delas gira-gira), não chega ao 200 Euros, uma vez que o aqua tem 125 Lt, uteis com 60Cx45Lx62A,, Estava a pensar colocar 5 Kg de RV e outros 5 Kg de RM.

É que me parece um preço bastante bom, tendo em conta que só iria precisar de RV, RM e água, sendo que depois cada TPA seria na casa dos 10 a 15 litros. O aquário é tapada de origem, algum problema nisso??

O que acham ???

Obrigado

O que acham??

Data de Ingresso
    08-09-04

Olá Jorge

Em minha opinião, os 5 kg de rocha viva bastam.
    Quanto a tampa do aquário... Se não abusares na fauna a a colocar dentro dele, não tem problema. Em relação ás lampadas... se são novas, optimo... se o aquario ja esteve em funcionamento, compra lampadas novas.
    Um abraço

Julio Macieira

Data de Ingresso
    19-09-12

Obrigado Julio pela resposta rápida,

Foi-me aconselhado 10 Kgs de rocha, pelas contas da volumetria etc tudo ok, mas contas feitas e ficava um bocado caro, acho que vou mesmo optar por 5 kg de rocha viva, e se vir que o layout fica muito vazio adiciono rocha morta, Julio eu estava a pensar em colocar de fauna, um casal de palhaços um Zebrasoma Flavescens ou um Hepatus, e mais um peixito pequeno, não sei se estou a abusar...
    Flora, uma sacrophyton, xénia pulsante, capnella, green star polips, ricordeas, zoanthus e actinodiscus, algo por aqui talvez uma Euphyllia Parancora também, mas gostava de obter opiniões quero algo com cor e vida e fácil de manter, sem reactores etc...

O que acham??

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Primeiros passos
    Por LuisSilva no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 30
    Último Post: 07-01-08, 21:55
  2. Nano -80 litros primeiros passos
    Por João Lourenço no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 22
    Último Post: 27-01-07, 01:13
  3. Primeiros habitantes...
    Por Ricardo Carpinteiro no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 17