Resultados 1 a 18 de 18

Tópico: Falha do fornecimento de energia electrica

Membro Identificado Avatar de Aderito Pereira
    Data de Ingresso
    12-09-04

Falha do fornecimento de energia electrica

Neste momento estou sem energia eléctrica há 8 Horas.... a temperatura do "aqua" está nos 22 graus... Pela hora de almoço fui a casa e já embrulhei o aquário com jornais para tentar manter a temperatura.
    Depois de um telefonema para a EDP foi-me comunicado que não há previsão para voltarem a ligar a energia...
    Soube por um comerciante local (que também ligou para a EDP) que vou ficar sem energia hoje e amanhã
    É desta que acaba o "aqua"... depois de 11 meses !!

Será que posso processar a EDP ? alguém tem alguma ideia ? Já viram como tudo isto está completamente dependente da EDP?.... Que impotência não poder fazer nada !!

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Re: Falha do fornecimento de energia electrica

Olá Adérito

Podes tentar o seguinte.

Umas garrafas de agua de litro e meio cheias de agua quente...para ires mantendo a temperatura.

Nas casa de artigos para pesca, costuma haver umas bombas de ar a pilhas que eles vendem aos pescadores para manterem os camarões para a pesca vivos. Compra uma (ou várias) e liga-as a pedras difusoras, para ir compensando a falta de oxigenio.
    Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Membro Identificado Avatar de Marcos Cavaleiro
    Data de Ingresso
    15-08-05

ola aderito
    Ja te mandei uma Mp, se precisares nem que seja de 1 ou 2 ups diz alguma coisa,pelo menos levantas a temperatura do aqua o resto tb ja te disse na MP.boa sorte

Data de Ingresso
    12-09-04

Obrigado a todos pelas Mp e pelos comentários no post...
    Neste momento estou no trabalho e não posso fazer nada só logo é que vou tentar carregar as ups... tenho duas (no "aqua" e no computador ) e já descarregaram....
    Vou tentar a técnica das garrafas quentes é realmente uma boa ideia.

Muito obrigado.

Lojista Avatar de Carlos Mota
    Data de Ingresso
    10-12-04

boas

não sei se vives num apartamento ou numa vivenda
    mas no outro dia aconteceu o mesmo em minha casa e resolvi a coisa com um gerador que comprei na makro por 75€ dá para manter ligado 600W ao mesmo tempo que resolve muita coisa, pelo menos o essencial

Convidado de RF Avatar de Vitor Pestana
    Data de Ingresso
    01-02-05

Sim, definitivamente a melhor opção é mesmo comprar um gerador, coloca-o a funcionar durante o dia na varanda... à noite é mais complicado.

Abraço

Pestana

Membro Identificado Avatar de Ricardo Rodrigues
    Data de Ingresso
    15-09-04

Olá Aderito,

O aquário sobreviveu à falta de energia? Quanto tempo foi?

Também já pensei em comprar um gerador pequeno só para os aquários, alguém sabe se é complicado pôr o gerador a trabalhar automaticamente assim que falta a electricidade? É que estas coisas têm tendência a acontecer quando não está ninguém em casa.
    "The natural world is, and probably always will be, complicated far beyond human understanding" J.E.N. Veron

Data de Ingresso
    12-09-04

Depois de 15 horas sem luz lá voltou a energia.... Já tinha colocado as garrafas com água quente no aquário e a temperatura subiu para os 25.
    Quando a luz voltou estava tudo bem, pelo menos parecia.... amanhã vamos ver se continua tudo bem.
    Os peixes estavam um pouco "atordoados" mas comeram bem, com excepção de um citron goby que me parece muito "abalado".
    Depois conto como ficou, mas para já parece que sobreviveu a 15 horas sem energia
    O meu maior receio é uma acropora que com estas variações de temperatura...
    Quanto ao gerador já me tinha lembrado disso mas os meus vizinhos "rifavam-me" logo pois moro num apartamento!

Obrigado pela ajuda!

Convidado de RF Avatar de Vitor Pestana
    Data de Ingresso
    01-02-05

Citação Postado originalmente por Ricardo Rodrigues
    ...alguém sabe se é complicado pôr o gerador a trabalhar automaticamente assim que falta a electricidade?
    Olá Ricardo.

Isso não é possivel, pelo menos com um gerador normal.

Existem sistemas destes, mas apenas para funcionarem em hospitais, algumas empresas, e naturalmente todas as centrais de telecomunicações.

Este sistema para funcionar automaticamente necessita de um rolé que seja acionado quando falta a energia do lado da rede publica, que por sua vez esteja ligado a um grupo de baterias, e que faça arrancar o motor de arranque do gerador à semelhança de um automovel.

Este sistema não é para os simples mortais devido ao seu elevado custo, e como é obvio ao seu estrondoso ruido.

Abraço

Pestana

Membro Avatar de Bruno Ferreira
    Data de Ingresso
    23-09-04

Citação Postado originalmente por Aderito Pereira
    Será que posso processar a EDP ? alguém tem alguma ideia ? Já viram como tudo isto está completamente dependente da EDP?.... Que impotência não poder fazer nada !!
    Boas,

ainda bem q tudo correu pelo melhor.

Podes, a DECO está a pedir ás pessoas lesadas para entrarem em contacto com eles.

Cumps,

Bruno

Membro Identificado Avatar de Miguel Cabral Ferreira
    Data de Ingresso
    14-06-05

Ya, e se efectivamente "esperemos que não" tives-te alguns danos poderás tirar fotos e comprovar o que te sucedeu para poderes de alguma forma ser compensado... Possívelmente deverão haver muitos mais casos como o teu, só que infelizmente não devem ter net no trabalho (pois em casa sem energia com certeza que não têm) ou simplesmente não conhecem o Reefforum.

Boa sorte e óptima recuperação p'ra todos!!!
    Abraço,

Miguel Cabral Ferreira

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    15-01-06

Boas!

Aderito, já sei que está tudo bem com o aqua depois de tudo o que passaste, O João foi hoje aí e contou-me o que passaste! Eu também tive que recorrer a algumas técnicas, parecido às garrafas, mas foi mais sacos de plástico fortes, que arranjei no meu trabalho, e de 15 em 15 min. trocava a água! Consegui subir e manter nos 25º!
    Estive a ver preços de UPS, e vi umas a 2000VA (1080w) que andava entre os €180/€200, mas elas pouco fazem, apenas aguenta um termosestato de 200w e uma pequena bomba de 600 l/h por pouco mais de 20/30min. O ideal é mesmo um gerador, coisa que eu vou comprar com o meu futuro aqua. Vou ter que fazer umas alterações nele, pois não tenho varanda e faz um pouco de barulho, mas ao menos enquanto houver gasolina, ele trabalha!
    Quanto à EDP, podem falar com a DECO e ligar para a linha comercial da EDP e formalizar uma queixa! Foi o que eu fiz, eles preencheram um processo com o tempo de falta electrica o valor da perda e qual a perda. Podemos tentar tudo!

Cumps,
    Pedro.

Membro Identificado Avatar de Ricardo Rodrigues
    Data de Ingresso
    15-09-04

Boas Pedro,

Mantém-nos actualizados sobre o avanço da tua queixa à EDP, pediram-te provas dos danos?
    "The natural world is, and probably always will be, complicated far beyond human understanding" J.E.N. Veron

Data de Ingresso
    12-09-04

Pedro tiveste algum dano no "aqua"?
    No meu está tudo bem. Só não me livrei do susto e da ansiedade de "perder" tudo isto.

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    15-01-06

Boas!

Não me pediram nenhuma prova, mas eu fiz questão de colocar o que morreu num local seco e quente para que secassem sem se desfazerem.
    Bem, pode-se dizer que morreu um hepatus S, um ocellaris S, um Lysmata wurdemanni e um Tubo Snail XL.
    Mandei também um mail à DECO para saber o que posso fazer mais, agora só tenho que esperar. Quanto à EDP estou à espera que alguém do departamento que analisam as reclamações entre em contacto comigo.
    Assim que souber de noticias digo alguma coisa!

Abraços,
    Pedro.

Membro Senior Avatar de Gustavo Figueiredo
    Data de Ingresso
    07-09-05

Oi. Pedro

Só um aparte:
    a EDP não avisou do corte, ou seja, algum anuncio no jornal (Diario de noticias ou Correio da Manhã)???
    Pergunto isto pq á 2 anos trabalhava num restaurante e a luz faltou á hora do lanche tendo só voltado 24 horas depois.
    Tentamos pôr a EDP em tribunal pela falta de vendas mas, estes salvaguardaram-se com o anuncio que tinham feito no jornal.

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    15-01-06

Citação Postado originalmente por gustavo figueiredo
    Oi. Pedro

Só um aparte:
    a EDP não avisou do corte, ou seja, algum anuncio no jornal (Diario de noticias ou Correio da Manhã)???
    Pergunto isto pq á 2 anos trabalhava num restaurante e a luz faltou á hora do lanche tendo só voltado 24 horas depois.
    Tentamos pôr a EDP em tribunal pela falta de vendas mas, estes salvaguardaram-se com o anuncio que tinham feito no jornal.
    Gustavo, o que aconteceu nestes dias passados foi um acidente, e para nosso bem, bastante falado nos meios de comunicação social, por isso não pode haver um aviso nem anuncio, simplesmente houve um incêndio numa sub-estação da EDP o que provocou um corte de electricidade grande! Numa empresa como a EDP não deveria de haver um corte de electricidade tão grande, pois o problema poderia ser tratado em uma ou duas horas com a substituição do Posto de Transformação por um móvel, que a EDP tem bastantes. O dinheiro que todos nós pagamos à EDP não serve só para pagar a electricidade, mas também para a modernização da infra-estrutura da rede eléctrica!
    Neste caso, a EDP não teve uma rápida resposta na resolução do problema!

Cumps,
    Pedro.

Membro Senior Avatar de Gustavo Figueiredo
    Data de Ingresso
    07-09-05

Ok

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Falta de energia eléctrica
    Por José Passos Campainha no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 18
    Último Post: 26-12-06, 22:30
  2. LUZ e AQUARISMO
    Por Roberto_Denadai no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 88
    Último Post: 19-10-06, 21:58
  3. Plâncton
    Por Julio Macieira no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 36