Página 1 de 22 1234511 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 527

Tópico: REEF 5000 litros

Membro Identificado Avatar de Rui Ferreira de Almeida
    Data de Ingresso
    15-09-04

REEF 5000 litros

O objectivo de ter escolhido um sistema tão grande, particularmente o aquário de 450x80x80 cm foi o de manter peixes anjo e borboletas ( especialmente o Chaetodon semilarvatus ) que são peixes que me fascinam. Pretendo também ter neste aquário corais moles nomeadamente Sarcophytons, Sinularias e Cladielas os quais geralmente são pouco apreciados pelos peixes anjo e borboleta.
    Gostaria também de fazer com que este sistema se aproxime , de facto, com o que acontece num ecissistema de recife , com uma zona de recife propriamente dita com corais duros alguns moles e peixes adequados( representado pelo aquário de 160x70x80 cm,com uma parede de "frontreef", dividida por uma passagem enviusada com um diorama atrás para dar profundidade ); uma zona de lagoa com àguas mais calmas onde crescem várias algas( Caetomorpha, Gracilaria , Ulva, Halimeda, Caleurpa) numa DSB ( 15 cm )cheia de detritivoros e alguns corais como Heliofungias e Gonioporas, e peixes como uma Rinomhurena quesita, umcasal de Premnas numa Entacmea quadricolor vermelha e um Dendrochirus biocellatus ( representada pelo aquário de 160x60x60 cm ); um refugio com um mangal e uma zona de algas como caulerpa e eventualmente cavalos marinhos ( representada pelo aquário de 160x40x35 cm o qual tem uma divisão longinudinal a meio fazendo uma decantação de Trás para a frente; na parte de trás estão os mangues e na parte da frente as algas; e claro uma zona periférica do recife (representada pelo aquário de peixes com450x80x80cm).
    O aquário de peixes tem 2 saídas para a sump ( 120 x80x80 em PVC- 750 lt) e uma para a Lagoa .
    O aquário de recife tem igualmente 2 saídas para a sump e uma para a lagoa .
    A lagoa encontra-se entre os 2 aquários maiores e tem 3 saídas para a sump.
    Por cima da lagoa e encostado atrás encontra-se o Refugio e Mangal com uma entrada da sump e duas saídas laterias, uma para o aquário de peixes e uma para o aquário de recife .
    As saídas têm todas 50mm excepto as do refugio que têm 32 mm.
    A entrada para o aquário de recife é feita por uma bomba exteriro Deltec de 4500 lt/hora. A entrada para o aquário de peixes é feita por 2 bombas Iwaki de 4500 Lt/hora. A lagoa apenas recebe água escoada pelo aquário de recife e pelo aquário de peixes. O refugio e Mangal é alimentado por uma Tunze de 2200 Lt por Hora ( é o aquário que está mais alto)dividida por 2 entradas.
    Circulação interna do aquário de Recife - 2 Tunze Stream de 12500 lt/h. Circulação no aquário de peixes - 2 Tunze Stream de 20000 lt/h em cada extremo e uma de 12500 Lt/ h central.
    Escumador - Deltec AP 1004 alimentado por uma Tunze de 2800 lt/hora
    A alcalinidade e o calcio são assegurados por um reactor de calcio e um reactor de Kalkwasser ,ambos da Deltec.
    Oozonizador da Sanders de 100 mg/hora injectando no escumador 50 mg/hora por causa do aquário de peixes .
    Iluminação :
    aquário de recife - callha com 2x 250 W E40 aqualine 13000K e PC's azuis
    aquário de peixes - 2 calhas com 6x T5 80 W cada . com uma mistura de Temperaturas de côr
    lagoa e
    refugio - 2 projectores com 150 W cada com lampada de 4500 K
    Nos aquários de recife e peixes temos 2 a 4 cm de areia viva .
    A sump está ao pé de um ponto de água e esgoto . Ao pé da sump teremos um deposito com 300 lt para água de osmose e para fazer água salgada .
    A água é proveniente de uma Osmose da Kentmarine High Flow 450 lt por hora com 4 estagios ( incluindo resina desionização).

160 Kg rocha viva
    440 kg de rocha de recife morta

Espessura dos vidros :
    450x80x80 - 23mm ( 10+10+3 )
    160x70x80 - 19mm ( 8+8+3 )
    120x60x60 - 15mm ( 6+6+3 )

A temperatura é assegurada por 1800 W de termostatos . Como o aquário está numa cave fresca esperemos que no verão não seja necessário um Chiller.

O sistema está a funcionar há um mês e meio e foi colonizado com rocha viva curada e com metade da areia viva provenientes de aquários desmontados e ou em funcionamento.
    Foram introduzidos:
    60 ermitas
    60 cerithes
    24 ofiurus
    12 strombus
    40 turbos
    6 Mithrax
    3 ouriços ( Mesphilus globulus )
    Várias algas
    Alguns corais moles e duros LPS
    1 A. percula( recife)
    1 Salaria fasciata
    1 Zebrassoma xanthurus( no grande)
    1 Pygoplites diacanthus( no grande )
    1 Rhinomuraena quesita ( na lagoa)
    Os peixes e corais foram introduzidos porque não podiam esperar mais nos locais onde estavam.

As análises revelam :
    Amonia e nitritos - 0
    Nitratos - 5 mg/ litro
    Alcalinidade 3 meq
    Calcio 390
    densidade - 1.025
    ph - 8,3 a 8,4
    ORP - 400
    T - 25 a 26º

As fotos seguem dentro de momentos.
    Cumprimentos
    Rui Ferreira de Almeida
    Última edição por Rui Ferreira de Almeida; 29-08-05 às 01:11.

Membro Junior Avatar de Alcides Fernandes
    Data de Ingresso
    04-12-04

Re: REEF 5000 litros

Olá desde já os meus parabens pela obra de arte que tens que deve estar realmente bonito.
    Quando tiveres fotos mostranos o teu tesouro.
    Cumprimentos Afernandes.

Membro Identificado Avatar de Duarte Conceição
    Data de Ingresso
    09-09-04

Aqui ficam algumas fotos do sistema do Rui.

******* great desculpem lá expressão...

Membro Identificado Avatar de Pedro Pacheco
    Data de Ingresso
    09-09-04

Olá

Muito bom!!!!!
    Agora só faltam os peixes.
    Abraço
    Pedro Pacheco
    Setup do aquário A minha poça
    A vida não vale pela sua duração mas pela elevação que atinge

Lojista Avatar de Gil Miguel
    Data de Ingresso
    10-09-04

Boas Rui

Este sistema está demais, e o tipo de montagem julgo ser praticamente inédito (3 aquarios com sistemas diferentes ligados entre si ), a inovaçao no seu melhor

Os Layouts tão espectaculares principalmente a do aquário destinado aos Peixes.

Quanto aos corais estão muito bonitos,nomeadamente a turbinária. Só tenho pena é de nunca ter visto a minha aberta, aliás ja morreu

Boa Sorte e vai -nos mantendo actualizados

Gostava de ver a bicharada que vai aparecer nessa lagoa e dSb

Abraço

Moderador de Área Avatar de Rogerio Miguel Gomes
    Data de Ingresso
    30-05-05

um sonho tornado realidade , espectacular e eu pensava que era um grande maluco nao so o unico , aida bem . gostava de o ver pessoalmente se possivel , ai se eu tive mais espaço ai ai.

Membro Identificado Avatar de Rinaldo Fontenele
    Data de Ingresso
    24-09-04

Diga-nos Rui, você quer o oceano somente para ti não é.......hehehehe
    Maravilhoso.....parabéns e boa sorte
    ===============================
    Cumprimentos!

ABRAQUA, a primeira associação de aquariofilia do Brasil.

Acesse: http://www.abraqua.org.br

Rinaldo Soares Fontenele
    Professor de Química
    Caraguatatuba /SP - Brasil

Data de Ingresso
    15-09-04

Obrigado Rinaldo. Hoje estivemos a fazer umas fotos. Espero colocá-las amanhã.
    Cump.
    Rui

Membro Identificado Avatar de Duarte Conceição
    Data de Ingresso
    09-09-04

Aqui ficam algumas fotos

Membro Identificado Avatar de Aderito Pereira
    Data de Ingresso
    12-09-04

Cada vez melhor....
    Extraordinário !! estou sem palavras

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Olá Rui

Ainda não tive o prazer de poder observar in loco esta fantástica maravilha, mas, não me esqueço. Muito boa a evolução deste sistema. Os meus sinceros parabens.

Gostava de ter a seguinte informação. Qual a altura do teu substrato? Estás com uma DSB? ou o sistema é um Berlin? Desculpa, mas não consigo ver a altura do substrato.
    Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Data de Ingresso
    15-09-04

Substrato:

- Aquario de recife ( quase exclusivamente duros ) - 1 cm de areia viva Nature´s ocean
    - Aquário de peixes ( e corais moles)- 1 a 2 cm de aragonite pequena /média da Nature´s ocean
    - lagoa - 18 cm de areia viva da Nature´s ocean + aragamax proveniente de 3 aquários desmontados
    - refugio - 8 cm de aragamax proveniente de aquários desmontados mais Biosedimente da Kent marine

O resto do setup esta na primeira mensagem. Neste momento estou a fazer um up-grade da iluminação no aquário grande substituido duas das lampadas T5 80 W em cada calha e colocando reflectores individuais para as 4 t5 de cada calha que ficam e colocando 4 projectores de 150 W inclinados .
    Pretendo increm,entar 300 w de luz e obter um melhor rendimento e distribuição da iluminação.
    Cump.
    Rui
    Cump.
    Rui

Membro Identificado Avatar de Pedro Pacheco
    Data de Ingresso
    09-09-04

Muito bom Rui
    Corais muito belos.
    Caso um dia faças alguns frags dessa montipora, avisa!
    Abraço
    Pedro Pacheco
    Setup do aquário A minha poça
    A vida não vale pela sua duração mas pela elevação que atinge

Convidado de RF Avatar de João Magano
    Data de Ingresso
    13-02-05

Está realmente espetacular !
    Um bom exemplo do que é possivél fazer (e manter) !

É um incentivo para todos nós !!!

Está quase a fazer 1 ano não é ?

João Magano

Percula 90: Full ReStart e Fotos

A preguiça ... é um mamífero de hábitos nocturnos que vive em pequenos bandos nas florestas tropicais húmidas da Guianas, Venezuela, Nordeste do Brasil... e em Queluz, Monte-Abraão !

Data de Ingresso
    15-09-04

Não João, tem apenas 5 meses.
    Cump.
    Rui

Convidado de RF Avatar de João Magano
    Data de Ingresso
    13-02-05

Rui, Mais espetacular ainda, com tão pouco tempo e já com esse aspecto !

Vê lá que procurei a data de montagem, na tua primeira mensagem neste topico, onde dizes que está montado ha mais ou menos 1 mês e meio, e em vez de fazer as contas a data do post, fiz as contas com a tua data de inscrição no forum ... Devem ser os 40 anos do Juca que me estão a afectar ... a idade não perdoa
    João Magano

Percula 90: Full ReStart e Fotos

A preguiça ... é um mamífero de hábitos nocturnos que vive em pequenos bandos nas florestas tropicais húmidas da Guianas, Venezuela, Nordeste do Brasil... e em Queluz, Monte-Abraão !

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    15-11-04

Olá pessoal.
    Lindo, muito lindo esse sistema.
    Parabéns Rui pela montagem e pela idéia.

Ainda bem que não estamos sós em nossas loucuras.

Gostei muito do seu complexo.

Abraços.
    Fernando Guimarães

Data de Ingresso
    15-09-04

Viva Fernando
    Obrigado pelas tuas palavras. Os teus elogios têm um valor inestimável para mim, ainda por cima porque sei que são sinceros, idoneos e desprovidos de paternalismo ou interesses. E são assim, porque vêem de uma pessoa que alia conhecimento a ousadia e cujo sistema, foi uma verdadeira fonte de inspiração para os primeiros passos da minha "loucura", porque procura interpretar uma visão integrada da aquariofilia de recife compreendendo a complementariedade e interdependençia das diferentes zonas do ecossistema de recife. A natureza faz tudo bem, mesmo que por vezes tenhamos a tentação ridícula de a corrigir quando nos basta tentar imitá-la . O nosso problema é que na ansia e vaidade de a suplantar ,muitas vezes simplesmente não a compreendemos.
    Tu , Fernando és um pioneiro e representas o melhor que a aquariofilia tem : prazer em aprender, paixão e respeito pela natureza e seres vivos, companheirismo e desprezo pela pseudoaquariofilia de vaidades.

Posto isto , pergunto-te se conheces alguém que tenha conseguido manter Merulina ampliata que é o unico coral que não cresce no meu sistema e tende a braquear num padrão em mosaico.

Um abraço
    Rui

Lojista Avatar de Gil Miguel
    Data de Ingresso
    10-09-04

Boas mesmo a pergunta não sendo para mim, tenho uma Muda de merulina Ampliata que tem apresentado 1 crescimento normal.

Data de Ingresso
    15-09-04

A pergunta é para todos.
    Eu tenho 2 Merulinas há 4 meses que eram castanhas e verde metálico. Numa delas o verde metálico praticamente desapareceu e está castanha com manhas brancas.A outra mantêm razoavelmente a cor. Os pólipos expandem os seus tentáculos nas duas. Mas pouco cresceram quando comparadas com outros corais. O Borneman refere que são dos corais mais dificeis de manter , branqueiam facilmente e são extremamente sensiveis a toxinas da "guerra química" entre corais. Supostamente nem deveriam ser problemáticos porque geralmente estão nas zonas lagunares onde estão alguns dos corais mais resistentes. São parecidas com as Platygiras mas estas são muito mais fáceis de manter. Poderá ser uma questão de transporte e adaptação. No teu caso Gil ,o facto de ser uma muda ,provavelmente explica o sucesso por provir de um coral já adaptado.
    Cump.
    Rui

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    15-11-04

Olá Rui,
    FIco lisonjeado com suas palavras. Não sei se mereço tanto. Mas concordo que tento imitar a natureza e, como tantos, também caio na tentação de buscar melhorar os processos encontrados na natureza.

Estou satisfeito que as minhas tentativas tenham ajudado na sua inspiração.

Sobre a Mirulina ampliata, também acho muito difícil a sua manutenção, embora possa arriscar que, mesmo sendo um organismo adaptado às lagunas, serai interessante vc. verificar a circulação que não deve ser tão fraca, já que matéria particulada depositada não seria muito bem recebida por esse tipo de coral.

Apenas um palpite.

Data de Ingresso
    15-09-04

Repara Fernando que eu tenho-a no aquário "frontreef" e não na lagoa. E no "frontreef" tenho duas stream de 12500 lt/h e um retorno de 4500 lt/h para cerca de 700 litros de água .
    Cump.
    Rui

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    15-11-04

Rui,
    no raciocínio contrário, se ela gosta de moderada circulação, talvez valesse a pena alterar a sua localização, porque essas streams fazem um verdadeiro redemoinho.

Data de Ingresso
    15-09-04

Acho que finalmente compreedi o que se está a passar com a minha Merulina e outros corais que simplesmente me estavam "a pedir " ajuda dizendo que algo não estava bem . E eu convencido que controlava tudo, não ouvi e não fiz logo o que deveria ter feito com a humildade que este hobby requer.

Antes de ir de férias para o México ,há cerca de 11 dias tinha pedido a um amigo para vir cá ver o aquário uma vez por dia e dar comer aos peixes. No dia antes da partida reparei que uma das 12 tridacnas que tinha se estava a fechar muito. como as outras estavam perfeitas decedi mudá-la de sitio pensando que seria uma questão de luz. Quando regressei essa tridacna tinha morrido, as outras continuavam bem, mas uma Merulina ampliata estava com descolorações brancas e também alguns dos polipos de um conjunto de Caluastreas. Mais uma vez pensei que tivesse sido um excesso de luz a provocar stress até porque as hqi tinham ficado acesas 20 horas seguidas porque o relogio tinha agarrado. Subi 8 cm a calha. Notei que alguns dos polipos da minha Euphylia favorita , uma divisa realmente verde fluorescente, estavam encolhidos. Fiquei preocupado. Claro que no dia seguinte tinha uma receção no tecido e uma "brown jelly infection". Felizmente ficou localizada e não progrediu. E eu parvo e convencido que estava a controlar a situação aguardei. no dia seguinte, ou seja no quarto dia tinha uma " brown jelly infection" com perda de 2 ramos da minha Euplhylia glabrencens. Só aí reconheci a minha impotençia perante o curso dos acontecimentos e com a devida humildade, decidi fazer analises. É claro que pelos monitores sabia que o ph estava contante a 8,3, a temperatura constante nos 26º e o potencial redox nos 450 o que me dava algumas garantias. Testei nitratos e estavam a 3 mg/l , a salinidade nos 1,025, amonia e nitritos a 0, mas a alcalinidade a 3 meq ou seja cerca de 7,5 dH e o calcio a 375 . Ora num aquário cheio de corais duros e com a alga coralina a crescer rapidamente a minha explicação é a seguinte.
    - estes corais entraram em stress com descalcificação do esqueleto
    - alguns expulsaram zooxantelas para abrandarem o seu ritmo metabolico porque tinham exceso de luz mas naõ tinham materia prima ( calcio e carbonatos ) para sintetetizarem carbonato de calcio e estavam era a descalcificar.
    - outros pelo enfraquecimento do esqueleto ficaram mais susceptiveis às infecções ( Euphylias )

Adicionei gluconato de calcio , aumentei a injecção de Co2 no reactor de calcio e juntei mais Kalkwasser. Eu tinha abrandado isto tudo porque tinha gasto 2 Kg de Co2 em 2 meses, o pH tinha subido a 8,6 ( mas afinal ra a sonda que estava descalibrada e eu tinha tido preguiça de a calibrar, e na realidade era 8,3) e os corais e a alga coralina tinham crescido brutalmente . Foi o mesmo que ter uma criança em crescimento activo e de repente tirar o calcio e a vit. D da dieta. A infecção parou, as Euplhylias estão a abrir todas e espero que tudo recupere e volte à normalidade.
    Claro que teria diminuido os estragos se tivesse feito analises mais cedo ( quando a primeira tridacna me avisou que algo não estava bem )e se tivesse calibrado a sonda de ph antes não teria diminuido a adição de Kalkwasser nem o nível de Co2 no reactor de calcio.
    Num aquário com poucos coaris duros estes niveis de calcio seriam mais do que suficientes mas aqui bastaram par que os coaris entrassem em stress .
    A nossa humildade nunca será suficiente para aceitarmos que a natureza sabe mais do que nós.
    Cump.
    Rui

Data de Ingresso
    15-09-04

Fotos de hoje
    Imagens Anexas Imagens Anexas

Página 1 de 22 1234511 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Novo ano/novo reef (600 litros)
    Por Bruno Silvestre no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 58
    Último Post: 04-03-09, 22:47
  2. DSB - Como fazer da maneira correcta?
    Por Ricardo Lacerda no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 55
    Último Post: 10-08-06, 18:23
  3. Mais um a querer criar um REEF de 300 litros
    Por FranciscoBeja no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 4
    Último Post: 17-02-06, 21:53

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem