Página 2 de 22 PrimeiroPrimeiro 12345612 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 26 a 50 de 527

Tópico: REEF 5000 litros

Membro Identificado Avatar de Rui Ferreira de Almeida
    Data de Ingresso
    15-09-04

Re: REEF 5000 litros

e mais umas fotos.
    Imagens Anexas Imagens Anexas

Membro Identificado Avatar de Tiago Garcia
    Data de Ingresso
    13-10-04

REEF 5000 litros...

Boas,

Não tenho palavras para tamanha beleza!! Acho que serve de exemplo e inspiração para todos nós!!
    Parabens Rui e continua nesse bom caminho...

Atentamente,
    Atentamente,
    Tiago Garcia

O meu Aquario
    O meu Video
    A minha Pagina web
    "O teu futuro depende dos teus sonhos, por isso não percas tempo, vai dormir...!!"

Data de Ingresso
    15-09-04

Obrigado Tiago.
    Estou contente porque juntei alguns dos meus peixes favoritos , principalmente as Anthias Pleurotaenia , 1 macho e 5 fêmeas .São peixes lindos ,mas gostam de grandes espaços com pouca iluminação e de ser alimentados 3 vezes por dia. Estou a tentar cumprir isso tudo.
    No aquario de duros o unico problema prende-se com as Euphylias . Algumas sofreram perdas parciais de tecido, limitadas a um ou dois pólipos, e uma morreu mesmo. Penso que a corrente poderá ser excessiva para elas. A Merulina e as Caluastreas recuperaram totalmente a cõr e estão a crescer. A acropora que tinha o maldito caranguejo também está a recuperar de dia para dia. Claro que a este ritmo de crescimento a guerra química entre os corais mais proximos começa a verificar-se.
    Cump.
    Rui

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Rui
    Isso está absolutamente soberbo !
    O Odonus não chateia os c.moles. Bem sei que não fazem parte da alimentação deles, mas às vezes...levam tudo à frente.
    Abraços
    João M Monteiro

Membro Identificado Avatar de Diogo Lopes
    Data de Ingresso
    20-01-05

Olá Rui,

Não tenho palavras para descrever a evolução dos teus aquários!!! Ainda mais depois de em finais de Novembro do ano passado, ter visto um Leitão dentro do aquário grande!!! Impressionante.

Mais uma vez te alerto para o facto de estares a ficar com pouco espaço no aqua dos corais e de eu ter muito...

Abraço,
    Diogo

PS - tens tido problemas com as Euphylias - não sabia que elas se ressentiam com movimentação a mais - tenho as minhas na direcção da Stream 6100 e parecem-me bem! Será melhor deslocá-las?

Data de Ingresso
    15-09-04

Olha Diogo
    Elas não gostam de corrente excessiva . Desconfio que uma corrente muito forte pode exercer tracção exagerada na base dos polipos,podendo provocar lacerações no tecido que depois infectam. Mas isto é apenas uma suposição . Elas abrem mais numa corrente ligeira a moderada.
    Um abraço
    Rui

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Olá a todos

Este sábado passado perdido pelo mundo das aquariofilias, telefonei ao Rui a dizer-lhe que estava perto de Cascais para saber se ele tinha uns minutos para mem mostrar a "piscina" dele

Pois muito bem.

Mesmo apressado que ele estava (se adivinhasse o que ia vêr o Rui se calhar bem tinha tido mais tempo ) mas, deveras eficáz. O objectivo foi cumprido, se calhar com muito mais tempo tinhamos tempo para conversar de muitas mais coisas e tinhamos divagado o objectivo da visita, que éra ver in loco o aquario do Rui.

Devo confessar que nunca dei grande valor a elogios "estravagantes" ao meu aquario, nem muito menos usualmente tenho uma preocupação em elogiar promenores estécticos amados pelos donos dos aquarios e eventualmente feios para o visitante. Aprecio e gosto do espirito critico de análise que os membros fazem, alem das sugestões, que tal como tudo, podem entrar e sair por um ouvido, ou podem ficar por cá a bater nos neurónios. Alegra-me principalmente saber que sou eu quem decido o que faço no meu aquario

Ultrapassada a introdução passemos á minha análise.

Em minha opinião o teu aquario de peixes, precisa de rocha viva. Pelo menos para fazeres uma maior colonização de zoofauna da rocha que introduziste. Num aquario especificamente de peixes como o que pretendes manter, considero a necessidade de colonização de bicharada fundamental para poderes dar diversidade de alimentação viva a esses peixes.

Quanto ao aquario dos Cavalos-Marinhos, claro que o entendo apenas como um enquadramento estético, porventura dispensável. Com o refugio excelente e bem concebido como está, penso que eles ficavam muito mais felizes por lá.

No aquario de SPS, além de umas péças invejáveis, achei o aquario bastante cheio. Penso que não tarda muito vais começar a ter "guerras quimicas" com força. Repara que o aquario está cheio e tem menos de um ano.
    A não ser que comecem a sair de lá mudas para os amigos.

Em geral, todo o sistema é demasiado novo para podermos concluir no imediato qualquer erro de montagem que eu próprio não detectei, no entanto retiro pontos a uma possivel pontuação de excelente, para bom apenas, pelos pontos referidos em cima.
    Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Data de Ingresso
    15-09-04

Viva Juca

Mesmo apressado que ele estava (se adivinhasse o que ia vêr o Rui se calhar bem tinha tido mais tempo ) mas, deveras eficáz.
    De facto, fui ver o Benfica-GilVicente e já disse que não vou ver futebol ,ou melhor não vou ver um jogo de pseudo- futebol ( até o futebol parece ser um espelho do nosso país )durante pelo menso 2 meses. E não foi pela derrota.E eu que pensava que um jogo de futebol só tinha um intervalo!!!Superliga ,lol; futebol espetaculo, lol.
    Lamento de facto ter perdido 3 horas da minha vida em vez de estar a conversar contigo e a olhar para o aquário.

Em minha opinião o teu aquario de peixes, precisa de rocha viva. Pelo menos para fazeres uma maior colonização de zoofauna da rocha que introduziste. Num aquario especificamente de peixes como o que pretendes manter, considero a necessidade de colonização de bicharada fundamental para poderes dar diversidade de alimentação viva a esses peixes
    Por falta de tempo não te pude mostrar nomeadamente com a ajuda de uma lanterna a quantidade de bicharada, desde Gamarideos, Misidaceos, Amphipodes, vermes anelideos que tenho em todos os aquarios nomeadamente no de peixes. Para além de no meio da rocha morta estar uma quantidade razoavel de rocha viva, eu inocolei no substrato areia proveniente de 3 sistemas quaquer deles com mais de três anos de existência que foram desmanchados. Como pudeste verificar os peixes encontram-se bem gordos e em excelente forma.

Quanto ao aquario dos Cavalos-Marinhos, claro que o entendo apenas como um enquadramento estético, porventura dispensável. Com o refugio excelente e bem concebido como está, penso que eles ficavam muito mais felizes por lá.
    Aqui concordo contigo que os cavalos preferiam a lagoa. Mas não te esqueças que a lagoa e o refugio que será um Mangal têm objectivos distintos . A lagoa não tem alimentação da sump e pretende ser um local de sedimentação como acontece na Natureza com uma DSB bem profunda de 18 cm. Futuramente levará um Pterois ou um Dendrochirus biocellatus e eventualmente um Balistoides conspicilium porque são peixes que gosto e que não podem estar nos outros aquarios. Ao mesmo tempo comem comida de dimensão generosa deixando a bicharada pequenina em paz. O refugio tem alimentação directa da sump, mais corrente, e um substrato ligeiramente mais grosso e com 8 cm mais adequado a outro tipo de bicharada . Nas raizes dos mangais outros pequenos "bugs" se desenvolverão. No futuro acabarei com todas as especies de Caulerpa e manterei apenas a Caethomorpha e as algas calcareas.

As guerras químicas são inevitáveis em aquários que os corais crescem . É apenas uma questão de tempo. Depois é parti-los e fazer mudas. Pretendo que os corais do meu aquario façam parte de um projecto que temos na Templo Aquatico de fragmentação e propagação de corais.
    Mas de facto está um bocado cheio. É dificil de resistir .

6 meses num aquário é realmente muito pouco tempo ,mesmo quando os corais crescem vertiginosamente. Ainda é um equilibrio precário.Veremos daqui a mais 6 meses.

Tal como tu afirmaste Juca eu também não ligo nenhuma aos elogios circunstanciais e muito menos às pontuações . Nunca entrei em concursos ,nem pretendo entrar e é a primeira vez que tiro fotografias ao meu aquario e as coloco depois de pronto ( por isso são tão más). Todas as outras foram feitas por amigos meus .
    Gosto é de críticas ,perguntas ,sugestões tal como as que fizeste.
    Cump.
    Rui

Membro Identificado Avatar de Diogo Lopes
    Data de Ingresso
    20-01-05

Olá,

Eu só tenho um comentário a fazer!

O sistema do Rui é sem dúvida o melhor que conheço e os "erros" (que pessoalmente ainda não descurtinei) são amplamente ultrapassados pelas virtudes...

Eu pessoalmente invejo este sistema (sim, eu sei que a inveja é muito feia, mas estaria a ser desonesto se não o transmitisse!!)

Um abraço,
    Diogo

Data de Ingresso
    15-09-04

Bem, deixemos esta historia do melhor, maior, etc,que é pouco interessante.
    João Monteiro
    O O. niger por enquanto não toca em nada . Vamos a ver . Eu acho que se mantivermos os peixes bem alimentados eles " fingem " que são "reefsafe" .
    O O. niger é um peixe que me fascina pelo comportamento, pela forma de nadar e pela côr.
    Cump.
    Rui

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Rui,
    Esperemos que o odonus continue "seguro".
    Também o acho fascinante. Na minha 1ª primeira edição de salgados tive um durante um par de anos (entre 91/92 e 93/94, salvo erro). Vinha comer à mão e tinha um comportamento espectacular.
    Um dia, sem razão aparente desistiu. Encostou-se a um canto, deixou de comer e acabou por morrer. Claro que, as condiçõem em que se mantinham os peixes então eram bem diferentes das de hoje (quando penso nisso... até dói), o que pode explicar em parte este comportamento, mas na altura - especialmente porque os outros peixes continuavam bem, entre eles um A.leucosternon que era o ex-libris do meu aquario- foi um enigma. Stress ? Uma infecção ? Fosse o que fosse, não apresentava sinais exteriores visíveis.
    Abraços
    João M Monteiro

Data de Ingresso
    08-09-04

Olá Rui

Já conversamos pessoalmente, mas as minhas duvidas continuam. Estive a ver os casais de Pseudanthias squamipinnis e os casais de Pseudoanthias pleurotaenia não haverá de certeza por ai uma confusão de machos para essas fêmeas.

Parece-me que as tuas fêmeas são squamipinnis e o teu macho é um pleurotaenia

Aqui fica uma foto que demonstra uma convivência pacifica entre anthias de várias espécies:

Link: http://www.rowausa.com/images/yauillo013.jpg
    Última edição por Julio Macieira; 30-08-05 às 17:00.
    Um abraço

Julio Macieira

Data de Ingresso
    15-09-04

Não me parece Juca. Penso que são P. pleurotaenia . Quanto ao macho não pode haver duvidas. Quanto às fêmeas embora não seja tão fácil distinguir , as pleurotaenia são maiores ( e as minhas já são grandes) e não têm a risca vermelha na face . As squamapinis tendem a ser mais avermelhadas, embora dependa da zona e da idade.
    Cump.
    Rui

Data de Ingresso
    08-09-04

Pois..No macho não há mesmo duvidas.

As duvidas para mim é mesmo a "matricula" dessas fêmeas.

Hummm...esta menina é uma squamipinnis
    parece....posso estar enganado...
    Um abraço

Julio Macieira

Data de Ingresso
    15-09-04

Juca , ainda há outro promenor que ajuda a distinguir:
    - as squamipinnis têm a cauda em "lira"

Aliás na foto espetacular do aquario que enviaste podes ver muitas squamipinnis e apenas uma pleurotaenia macho e uma fêmea ( esta perto do lineatus e do leucosternum.
    Cump.
    Rui

Data de Ingresso
    08-09-04

Repara que fico contente se estiver equivocado
    Um abraço

Julio Macieira

Data de Ingresso
    15-09-04

Olha que eu fico contente de qualquer forma porque gosto das 2 especies. Tanto me faz, desde que se sintam bem e não briguem.De qualquer forma não se reproduzem em cativeiro
    Cump.
    Rui

Data de Ingresso
    15-09-04

Bem, venho contar-vos algumas novidades sobre o meu aquário e algumas alterações que fiz.

Relativamente ao aquário de recife de corais duros, o crescimento dos mesmos tem sido excelente e tive apenas 3 problemas até hoje :
    - A Seriatopora Histrix rosa que tanta gente gostava começou a sofrer, há uma semana, na sua base RTN. Eu fragmentei-a logo e agora tenho cerca de 8 frags espalhados pelo aquário que já começam a exibir crescimento . O frag maior permaneceu no sitio original e está com bom aspecto.
    - Perdi 2 Euplhylias com resecção do tecido e brown jelly infection que estavam na zona de maior corrente. E elas defenitivamente não gostam disso. Mas é dificil conciliar uma corrente ideal para SPS e uma corrente para Euplhylias.Neste momento ainda tenho 4 Euplhylias que continuam com excelente aspecto.
    - Coloquei uma calha suplemetar da Deltec com 2 lampadas T5 de 80 W de 6500K o que veio a aumentar a luz no recife e a iluminar zonas que estavam parcialmente na sombra. Deu uma luz mais amarelada , mais quente ,mas a minha preferência , não apenas funcional , mas também estética, vai agora nesse mesmo sentido por se aproximar mais da luz solar num recife a profundidade menor do que 12 metros.

Adicionei um casal de S. splendidus ( mandarins) que tem um comportamento espetacular. Os outros peixes são 2 Zebrassoma flavescens, 1 A. lineatus, 1 A. oliveaceous, 1 pomacentrus alleni, 4 A. percula.

Quanto ao refugio superior e lagoa foram efectuadas uma alterações mais drásticas :
    - A Caethomorpha que é geralmente considerada a melhor alga para refugios devido ao seu crescimento, capacidade de exportação de nutrientes como fosfatos e nitratos , ausênçia de toxicidade e excelente "casa" para amfipodos e copedopos não crescia na minha lagoa. Após alguma leitura e pesquiza em foruns americanos cheguei à conclusaão que a maioria dos aquariofilistas que mantm Chaetomorpha em refugios usam 24 horas de luz / 7 dias por semana. Assim passei a Chaetomorpha para o refugio de cima coloquei-lhe uma calha dedicada com 4 X pl de 36 W com lampadas 10000 K e 4000K e liguei 24 horas . Coloquei também uma bomba de 1000lt/h .Ao fim de uma semana a Chaetomorpha cresceu para o dobro .
    Consequentemente passei os 4 cavalos marinhos para a lagoa , para poderem dormir , dividindo a lagoa com uma parede de rocha viva ficando um terço para os cavalos marinhos e 2/3 par um Balistoides conspicilium( um peixe que sempre me fascinou )que assim terá uma casa só para ele de 120x60x60e os cavalos marinhos uma de 40 x60 x60 . Na separação feita por uma placa de rocha viva coloquei, do lado dos cavalos marinhos, 3 pès de mangais que se irão ancorar com as raizes nessa parede. Coloquei uma bomba de 1000lt /hora do lado do Balistoides para aumentar a circulação . Na lagoa continuarão a existir algas como Caulerpa e Halimeda bem como Xénias .

No aquário de 450x80x80 de peixes coloquei mais uma bomba de 12500 lt/hora tendo agora uma circulação total de 2x 20000+ 2x 12500 lt/h (tunze Stream ) + 2 x 4500 lt/h de entrada , ou seja 74000 lt/ hora no total.
    Neste momento a população de peixes já está perto do limite e conta de :
    - 6 Anthias pleurotaenia ( 1 macho e 5 fêmeas )
    - 1 Centropyge loriculus
    - 1 C. flavissimus
    - 1 C. potteri
    - 1 C. argi
    - 1 E. navarchus adulto pequeno
    - 1 E. xanthometopon juvenil
    - 1 P. imperator juvenil
    - 1 Holocanthus ciliaris juvenil
    - 1 Pygoplites diacanthus
    - 1 Neochirrithis armatus
    - 1 Chelmon rostratus
    - 1 Forciper flavissimus
    - 1 C. altivelis ( betta marinho)
    - 2 Gramma loreto
    - 2 Amphiprion frenatus
    - 1 Pseudochromis splendidus
    - 1 Odonus niger
    - 1 Xancthytis auromarginatus macho
    - 1 Wetmorella nigropinata
    - 2 N. magnifica
    - 2 Chromis viridis
    - 1 Rhinimuraena quesita
    - 1 Paracanthurus hepatus
    - 1 Acanthurus leucosternum
    - 1 Zebrassoma velliferum
    - 1 Zebrassoma xanthurum
    - 1 Naso vlamingii
    - 1 Naso lituratus

e acho que não me falta nenhum!
    E claro, muitos corais moles ( xénias , discossomas, rodacthis, Sarcophytons , Sinularias, Lobophytons, Pólipos, Pachyclavularia etc ) e 3 anemonas ( 1 Entacmea quadricolor verde , uma vermelha e uma Condylactis passiflora).

Em breve seguem as fotos.
    Cump.
    Rui

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Citação Postado originalmente por Rui Ferreira de Almeida
    Em breve seguem as fotos.
    Cump.
    Rui
    Ficamos a aguardar, com água na boca.
    Para além do espectáculo do conjunto, estou curioso para ver como ficou a lagoa dividida ao meio por RV.
    Abraços
    João M Monteiro

Equipa RF Avatar de Roberto Pacheco
    Data de Ingresso
    10-09-04

E mesmo maravilhoso a tua nao tao pequena peca do recife...lol
    Parabens estou como Diogo "muito invejoso" seria um grande prazer para mim ver em pessoa este magnifico "setup"
    "I seem to have been only like a boy playing on the seashore, and diverting myself in now and then finding a smoother pebble or a prettier shell than ordinary, whilst the great ocean of truth lay all undiscovered before me." Sir Isaac Newton

Data de Ingresso
    15-09-04

Viva Roberto
    Faço questão quando vieres a Portugal que venhas cá a casa vê-lo.
    Cump.
    Rui

Data de Ingresso
    15-09-04

Algumas fotos:
    Imagens Anexas Imagens Anexas

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Um xanthometopon......ai..ai...

Já vi a barreira de rocha que divide a lagoa. Engenhoso
    e com tanta alga esse conspicilium ainda se torna herbívoro.
    Abraços
    João M Monteiro

Membro Senior Avatar de Alberto Branco
    Data de Ingresso
    29-03-05

Boas!
    Maravilhoso!!!
    São estas fotos que me agravam o vicio!!!
    Gostaria de saber qual o peixe que se encontra na 3ª foto e com que frequência são efectuadas podas no refúgio?

Abraço
    Alberto

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

O peixe da 3ª foto é uma salaria.
    Abraços
    João M Monteiro

Página 2 de 22 PrimeiroPrimeiro 12345612 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Novo ano/novo reef (600 litros)
    Por Bruno Silvestre no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 58
    Último Post: 04-03-09, 23:47
  2. DSB - Como fazer da maneira correcta?
    Por Ricardo Lacerda no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 55
    Último Post: 10-08-06, 19:23
  3. Mais um a querer criar um REEF de 300 litros
    Por FranciscoBeja no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 4
    Último Post: 17-02-06, 22:53

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem