Página 4 de 22 PrimeiroPrimeiro 1234567814 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 76 a 100 de 527

Tópico: REEF 5000 litros

Membro Identificado Avatar de Rui Ferreira de Almeida
    Data de Ingresso
    15-09-04

Re: Revisita a 5000 Litros

fizeste alguma estrutura de suporte da RV no aquário de corais para a elevar até (quase) à superfície (tipo, PVC ou egg crate) ou é apenas rocha colocada e colada ? Neste último caso, tens alguma circulação específica atrás da mesma ?
    Viva João
    Não fiz qualquer tipo de estrutura , nem tenho qualquer circulação especifica atrás da rocha. Simplesmente, procurei fazer uma parede o mais canalizada possivel , com grutas através dela, e colei com epoxi em algumas zonas de contacto mais sensíveis. De qualquer forma, neste aquario tenho 29000 lt/ hora de circulação ( 12500 Tunze stream x2 + entrada de 4500 ). A circulação é elevada de tal forma que há sempre um pouco de suspensão no aquário.

ja vejo o aquario de maior dimensão e que era exclusivo de peixes com bastantes corais, vai-se tornar num reef de 3000 Litros ??? Se sim como vais lidar com os peixes que estão lá ? Quanto ás guerras quimicas, vais deixar continuar? Nao tens receio que tanto quimico na água possa no futuro provocar bastantes baixas no aquario (mesmo com um sistema desta dimensão), Já Li algures que a presença de quimicos na agua, nomeadamente de corais moles, inibe o crescimento dos restantes corais no aquario.
    Viva Gil
    O aquário grande nunca foi nem pretendeu ser exclusivo de peixes. Foi e será um aquário onde predominam os corais moles e peixes , mas também alguns corais duros que venham a ser tolerados pelos peixes. Os peixes anjo são uma familia que me fascina ,de modo que quis construir um aquário onde eles vivessem bem. Aproveito também para aprender mais sobre os seus hábitos alimentares. As mudas do aquario de duros servem para colonizar este. Já constatei por exemplo que os meus anjos não tocam nas Euphyllias mas todos os outros LPS carnudos ( Lobophyllias , Trachiphyllias etc )são bicados insistentemente. Nas montiporas não tocam.Curiosamente alguns dos anjos, nomeadamente o Pigoplyptes diacanthus e o H. cilliaris gostam da parte central dos Sarcophytons e Sinularias que os livros geralmente dizem ter mau gosto devido aos terpenos . Aliás os mais terroristas são o H. cilliaris e inesperadamente o Centropyge flavissimus.Este ultimo é o único que toca na A. efflorencens. Já a mudei após a visita do Juca e do Nelson para um plano superio , perto das luzes onde o Centropyge parece não gostar de ir.
    O Xancthytis e o Oodonus niger não tocam em nada. O Forciper flavissimus e o Chelmon rostratus não tocam em nada.
    Povoar um aquário de 450x80x80 cm não é fácil e demora tempo sobretudo quando queremos compatibilizar com alguns peixes especiais. Há que fazer algumas experiençias e ir aprendendo.
    Quanto há guerra química devemos distinguir GQ á distançia e por contacto. A GQ á distançia é controlada ( espero eu , e sempre tive moles e duros a crescer bem ) pelo uso constante de carvãoi activado. A GQ por contacto resulta do contacto entre os corais duros geralmente de espécies diferente e é um problema que vou tendo e terei sempre. Alguns cortes aqui e ali vão minimizando os estragos.Mas como eu digo faz parte da evolução do aquário . è uma questão de tempo. Só não se tocam se não crescem .
    A tua montipora verrucosa lá está mas tem sido controlada por uma montipora verde espetacular que a vence na guerra química.

Cump.
    Rui Ferreira de Almeida

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Pronto.

Confesso.

A culpa é da maquina fotografica. Eu até percebo umas técnicas de fotografia. Mas...esqueci-me de limpar a objectiva. Vou trocar por uma com escovas limpa-vidros.

E eu a pensar que até ainda tinha favorecido a qualidade do "pantanal", afinal enganei-me.

Sem me querer desculpar não fica fácil tirar fotos (principalmente a um iniciante como é o meu caso) a um aquario com a coluna de agua como a que tem o aquario do Rui. Pior ainda, quando ele pouco tempo antes andou com remexidas dentro do aquario e tinha tanta suspenção no aquario.
    Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Equipa RF Avatar de Roberto Pacheco
    Data de Ingresso
    10-09-04

Bem vindo para tras Rui sentimos muito tua falta e estava para perguntar ao Julio se alguma coisa tinha acontecido. Estou ansioso para ver as fotos de Diogo

Julio tem mesmo que ser a maquina...lol
    "I seem to have been only like a boy playing on the seashore, and diverting myself in now and then finding a smoother pebble or a prettier shell than ordinary, whilst the great ocean of truth lay all undiscovered before me." Sir Isaac Newton

Data de Ingresso
    15-09-04

Viva Roberto
    Eu também senti a falta das "discussões " contigo , um dos mais brilhantes membros deste forum. Tu és daqules que , de facto, gostam de peixes!
    Obrigado
    Rui

Membro Identificado Avatar de Ricardo Rodrigues
    Data de Ingresso
    15-09-04

Citação Postado originalmente por Julio Macieira
    Sem me querer desculpar não fica fácil tirar fotos (principalmente a um iniciante como é o meu caso) a um aquario com a coluna de agua como a que tem o aquario do Rui.
    Desculpas Júlio, tens de continuar a tirar muitas fotos e a aperfeiçoar a tua técnica fotográfica, não basta mudar de máquina!!!

Ainda bem que regressaste Rui!!!

Agora gostava mesmo era de ver as fotos do Diogo!
    "The natural world is, and probably always will be, complicated far beyond human understanding" J.E.N. Veron

Moderador de Área Avatar de Rogerio Miguel Gomes
    Data de Ingresso
    30-05-05

Oi Rui peço desculpa por ser eu um dos causadores da discussão mas eu só coloquei o post "como imp" não tinha ideia que certos membros aproveitaram o meu post para fazer um guerra campal contra os logistas ,eu sou amigo de alguns logistas e nunca na minha vida discuti com um ,por preços ,eu conheço o Marco madeira da 1º casa onde ele trabalhou aqui nas Paivas ,ainda estava a aprender nos salgados com a mae de um logista meu amigo ,que te pode confirmar isto.
    Por isso eu estou dentro do assunto e devido a isto não regateio preço se achar caro simplesmente vou a outro lado.
    Foi essa a minha intenção quando coloquei o tal post ,de parar as discussões mas saiu ao contrario.
    E tenho acompanhado sempre o seu aquario pelo o outro FORUM e tenho gostado de ver porque também sou um apaixonado por Anjos "são lindos".
    Por isso seja bemvindo de volta ao REEFFORUM.
    Boa sorte para esse bocadinho de reef.

Um abraço Rogério.

Data de Ingresso
    15-09-04

"****" nisso Rogério. Eu conheço-te e sei que tu és bem intencionado e que também és dos que gostam de peixes. Vejo a qualidade dos teus posts e a forma como estás no hobby sempre pronto a ajudar os outros sem qualquer arrogançia nem vaidade. Isso são águas passadas. Vamos é levar o Hobby para a frente.
    Cump.
    Rui

Data de Ingresso
    30-05-05

Oi Rui ,obrigada por essas tuas palavras ,podes acreditar sinceramente que estou neste hobby de coração gosto de ter sempre uma palavra amiga para os membros deste FORUM porque quando eu precisei também me ajudaram mais uma vez agradeço-te.

Um abraço Rogério.

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Boas,

Citação Postado originalmente por Rui Ferreira de Almeida
    O Xancthytis e o Oodonus niger não tocam em nada
    Esta confesso que me surpreende..

O Forciper flavissimus e o Chelmon rostratus não tocam em nada.
    Isto são excelentes notícias, uma vez que tenciono ter estes dois no meu futuro aquário - especialmente quanto ao Forcipiger, já que em relação ao Chelmon estava mais à vontade.

Quanto há guerra química devemos distinguir GQ á distançia e por contacto. A GQ á distançia é controlada ( espero eu , e sempre tive moles e duros a crescer bem ) pelo uso constante de carvãoi activado.
    Rui,
    quando dizes "constante", queres dizer isso mesmo, ou seja, tens sempre carvão activado no sistema ? Na afirmativa, não vês nenhum inconveniente na respectiva utilização, designadamente na remoção de elementos vestigiários (trace)?

E, já agora, uma outra dúvida: qual a regularidade e volume das TPA´s que fazes no sistema ?

Um forte abraço
    Abraços
    João M Monteiro

Data de Ingresso
    15-09-04

Re: REEF 5000 litros

Uso sempre ! Penso que é desprezivel a remoção de oligoelementos. O carvão activado é muito mais eficaz a remover outras coisas como compostos organicos, metais pesados e medicamentos.
    Infelizmente só mudei a água 3 vezes no meu sistema em 10 meses de existênçia . Ele foi cheio com agua salinizada ( Cristal sea marine mix ) e 2 das mudanças ( uma de 5 % e outra de 10 % )foram com agua salinizada também com o mesmo sal e uma de 5 % com água natural . Mas reconheço que o sistema benefeciaria com TPA?s mais regulares sobretudo no que diz respeito à remoção de sedimentos.que se tendem a acumular na sump e na rocha do aquário grande apesar da grande circulação.

Cump.
    Rui

Membro Junior
    Data de Ingresso
    03-02-06

Boa tarde.
    Gostei imenso do aquario que aqui apresentou. Muitos parabens, e uma boa continuaçao.. Qualquer pessoa desejaria ter um aquario tao recheado para observar... Deve perder horas a olhar para todos os seres existentes nele.
    Eu tb desejaria construir um aquario marinho, não com as dimensoes que este tem, mas algo para o inicio.
    Sou inesperiente neste ramo... apenas tenho um aquario tropical de agua doce à quase um ano.. e penso que apos alguns erros consegui manter a estabilidade, e passo muitas horas a observar o comportmento dos peixinhos...

Mas, tinha uma pergunta, qual o melhor sisitema de filtragem para um aquario marinho...?
    Obrigad, e desculpem a mensagem tao grande. Eli

Membro Junior
    Data de Ingresso
    03-02-06

Ja encontrei a resposta. Bigada na mesma.
    Eli

Membro Identificado Avatar de Diogo Lopes
    Data de Ingresso
    20-01-05

Olá,

Citação Postado originalmente por Roberto Pacheco
    Estou ansioso para ver as fotos de Diogo
    Citação Postado originalmente por Ricardo Rodrigues
    Agora gostava mesmo era de ver as fotos do Diogo!
    Não chorem mais!!! Aqui vão...

Aqua de corais:

...e em pormenor...

Agora comparem as próximas fotos: a primeira tirada pelo Rui há exactamente 1 mês!!! E a segunda minha há cerca de 1 semana atrás (estamos a falar de 1 mês e meio de crescimento)

E o aquário dos peixes:

Alguns pormenores...

Um par engraçado... e envergonhado!

Parabéns ao Rui.

Abraço,
    Diogo

Data de Ingresso
    30-05-05

Oi Diogo ,o foi da maquina ou foi do dono ,que belas fotos.

Um abraço Rogério.

Data de Ingresso
    10-09-04

Uma maravilha Rui, parabens realmente um sistema excepcional

No caso dos Centropyge como se dao entre si nesta enormidade de aquario ? Sera que estas planejando formar haréms ? Quem e o peixe dominante o Acanthurus lineatus ou Sohal ? Alimentas esponjas ao Pygoplites diacanthus ?

Excelentes fotos Diogo !
    "I seem to have been only like a boy playing on the seashore, and diverting myself in now and then finding a smoother pebble or a prettier shell than ordinary, whilst the great ocean of truth lay all undiscovered before me." Sir Isaac Newton

Data de Ingresso
    15-09-04

Excelentes fotos Diogo. Obrigado!
    Roberto , O Acanthurus lineatus é pequeno e está no aquário de coaris duros. Acho que era abusar colocá-lo no mesmo aquario que o A. sohal. Este ultimo está no grande. Poderemos dizer que cada um é o rei no seu aquário . O lineatus manda no aquario de duros e bate que se farta num hepatus que é quase o triplo dele, especialmente na hora de comer. Tolera os Zebrassomas flavencens e o A. oliveaceous porque são contemporaneos. O hepatus entrou depoise esteve escondido 2 meses de tal modo que eu pensava que tinha morrido. O sohal não precisa sequer de bater nos outros. Todos o respeitam desde o dia que entrou. Nunca o vi comer. Está gordo e continuamente a rapara as rochas. Não pretendo fazer casais dos Centropyge . Daõ-se bem e pretendo introduzir ainda um bicolor e um bispinosus. Os anjos mais beligerantes são o cilliaris juvenil , o imperador e o Pygopliptes. Raramente entre si , mas já tentei introduzir um E. xanthometopon que foi arrasado por eles. quaquer introdução agora de anjos grandes terá que ser com peixes maiores. Gostaria muito de colocar um E. xanthometopon ou um navarchus, um C. dubolay e um C. setemptrionalis.A ver vamos . Gostaria de completar ainda com um par de Zanclus. Mas só farei estas introduções daqui a 2 a 3 meses. Agora quero cobrir algumas zonas do aquario grande de mudas se alguns SPS , Xénia branca e Pachyclavularia verde flurescente tapetizante.
    O Pygopliptes está comigo há quase 2 anos ( esteve num aquario da loja) . Come tudo até flocos. Mas de vez em quando dou Angel food formula da SFBB que contém esponjas.
    Cump.
    Rui

Membro Identificado Avatar de Paulo Santos
    Data de Ingresso
    05-04-05

Eu sei que é feio e que "a minha religião não permite"... mas tou cheio de inveja !!!! Obviamente, da boa!!!

Parabéns Rui. Está fantástico.

Abraço.
    Paulo Santos

Data de Ingresso
    20-01-05

Olá,

Aqui ficam mais algumas fotos...

Uma belíssima Goniopora vermelha que habita a Lagoa...

...e uma Alveopora também na Lagoa.

E mais uma foto do aquário dos peixes onde se pode ver bem a diversidade de espécies que coexistem!

Abraço,
    Diogo

Data de Ingresso
    15-09-04

Eis algumas novidades, umas boas outras más , que sucederam nestas ultimas 2 semanas:

- Os nudibranquios comedoresde Montipora apareceram no meu aquário. Estranhamente apareceram na minha montipora mais antiga e a mais bonita. A capricornis roxa. Em 5 dias ela perdeu a cor em mais de 40 % da sua área. Removia-a do local e acabei por fazer o tal tratamento experimental com o pranzinquantel nunca antes usado. Dei um banho de uma hora . A montipora tolerou perfeitamente o tratamento e vi muitos Nudis mortos . Estou em fasede avaliação a ver se o tratamento erradicou ou não todos os nudis desta montipora. fragmentei os bocados lesionados e titrei 2 frags são para colocá-los no aquário de duros na parede oposta à que ela estava inicialmente. A colonia mãe tratada coloquei-a no aquario grande de peixes onde posso avaliá-la eretirá-la mais facilmente. Entretanto estou vigilante à espera que os nudis surjam noutra Montipora. Introduzi uma P. hexataenia( six line wrasse) no aquário de duros e um Haliocheres crysus (yellow coris) no aquário grande. Em breve vou introduzir mais um em cada. A vida é mesmo assim e temos que encarar isto com calma e procurar aprender com estes revezes e tentar que daqui surjam experiençias uteis para o futuro.

A minha anemona E. quadricolor verde ( das fotos ) lá se dividiu como ameçava há algum tempo. Os palhaços frenatus estão confusos e vão saltando de uma para a outra . En fim arranjaram uma 2ª casa de fim de semana.

Introduzi 4 Anthis M. tuka no aquário de duros e ficam um espetaculo mesmo neste pequeno cardume de 4. Adoro Anthias!

A minha Heliofungia rosa também morreu. Defenitivamente desisto de ter Heliofungias. É o único coral, dos que tentei, que não consigo manter no meu aquário, nem mesmo na lagoa. Desisto.
    Em contrapartida as Gonioporas e as Alveoporas estão cada vez mais bonitas e a cresceram.

Descobri que, que de facto, os Hepatus quando crescem não são Reefsafe. O hepatus que está no aquário de duros decidiu chatear uma das Trachyphilias e a Cynarina. Tive que mudá-las para a lagoa. Já vão sendo frequentes os relatos de estes peixes não serem reefsafe especialmente quando maiores. Andava intrigado de ver a minha Trachyphilia verde e vermelha fechada há dois dias( os corais pedem sempre a nossa ajuda e dizem que algo não está bem ) e ontem á noite vi o **** a dar-lhe uma valentes bicadas. Agora para o apanhar é que vão ser elas.

O aquário grande está cada vez mais Reef com os Sps a começar a crescer e a ganhar cor. O João Ribeiro tem razão - há mais luz!Passei de 8 T5 de 80 W para 12 T5de 80 W mais 6 T5 de 39 W . A distribuição de luz é melhor e os 4 projectores de 150 W HQI complementam perfeitamente e dão aquele efeito que eu gosto.

As 3 Pocilloporas que eram verdes no aquario de duros desde que coloquei mais 2T5 de 80 W atrás ( uma actinica e uma 6500 ) mudaram as cores de verde para amarelo intenso, amarelo limão e rosa com polipos verdes. Estão de facto fantásticas.

Enfim, tanta coisa em tão pouco tempo. Isto é que torna este hobby fantástico e aliciante.
    Seguem as fotos dentro de momentospara documentar estas alterações.

Cuprimentos
    Rui Ferreira de Almeida

Data de Ingresso
    08-09-04

Rui, bem vindo ao Clube T5
    Um abraço

Julio Macieira

Data de Ingresso
    15-09-04

Juca no meu clube de corais duros ainda jogam mais os jogadores HQI. São 500 W deles. Logo de inicio o aquario grande funcionou 4 meses só com 12 T5 de 80 W tal como programado , mas eu não gostava do efeito e por isso juntei 4 projectores de 150 W para dar aquele look solar.Mas na parte central tinha pouca luz (e eu queria ter SPS precisamente nessa zona )e nos extremos também logo coloquei mais um foco de HQI central que não gostei porque as plataformas estravam muito perto da luz e o feixe concentrado queimava-me as montiporas.Por isso decidi colocar 6 T5 de 39 W no centro e chegar as de 80 W mais para os topos. Agora sim ,estou satisfeito com a distribuição e com o efeito. Eu não gosto do clube restrito das T5; é muito "artificial" especialmente para quem faz mergulho . Gosto é da complementaridade entre T5 e HQI.

Cump.
    Rui

Data de Ingresso
    10-09-04

Os nudibranquios comedoresde Montipora apareceram no meu aquário. Estranhamente apareceram na minha montipora mais antiga e a mais bonita. A capricornis roxa. Em 5 dias ela perdeu a cor em mais de 40 % da sua área. Removia-a do local e acabei por fazer o tal tratamento experimental com o pranzinquantel nunca antes usado. Dei um banho de uma hora .
    Que pena, a Montipora Cap. roxa estava mesmo espectacular
    Espero que as mudas sobrevivem.

Descobri que, que de facto, os Hepatus quando crescem não são Reefsafe.
    Sim e verdade...estava falando com um membro de RC ontem que tinha um Hepatus a 8 anos e de repente comecou a comer suas Tridacnas...ha muitos casos como este. A sua dieta muda ao se tornarem adultos se tornem mais carnívoros.

Data de Ingresso
    08-09-04

Aos poucos e poucos tu convertes-te Rui

Continua. Estás a ir pelo bom caminho
    Um abraço

Julio Macieira

Data de Ingresso
    20-01-05

Olá Rui,

Fico com muita pena por saber que tiveste que fazer tu o teste. Colocas-te algum coral novo no aqua? Tens alguma suspeita do que possa ter acontecido?

Boa sorte com as mudas e toma atenção, principalmente quando as luzes estiverem apagadas, pois é nessa altura que eles se tornam mais activos.

Eu finalmente posso dizer que me livrei deles. Sei que à custa de pelo menos duas montiporas...

Abraço,
    Diogo

Membro Identificado Avatar de Rui Manuel Gaspar
    Data de Ingresso
    24-03-05

Boas,

Poderás colocar resultados depois dos testes Rui?
    Tipo aqueles que era suposto nós colectarmos? Tempo de banhos, concentrações, tempos de morte, etc.

Eu ainda tentei e separei meia dúzia deles só que quando cheguei com o pranzinquantel a casa já tinham morrido dentro do copo de plástico.

Não sei se já posso dizer que desapareceram pois de vez em quando ainda vejo um ou outro no vidro. Agora a unica muda de montipora que tenho (que tive que fragmentar o fragmento ) ainda se aguenta e não vejo nenhum à volta nem sequer ovos.

Tirei à pouco tempo a digitata verde cheia de ovos.

Boa sorte.

Abraços,

RMG

Página 4 de 22 PrimeiroPrimeiro 1234567814 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Novo ano/novo reef (600 litros)
    Por Bruno Silvestre no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 58
    Último Post: 04-03-09, 23:47
  2. DSB - Como fazer da maneira correcta?
    Por Ricardo Lacerda no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 55
    Último Post: 10-08-06, 19:23
  3. Mais um a querer criar um REEF de 300 litros
    Por FranciscoBeja no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 4
    Último Post: 17-02-06, 22:53

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem