Boas,
No refúgio tive sempre uma grande quantidade de macro-algas (Caulerpa Racemosa, Caulerpa Prolifera e Chaetomorpha) e não tinha problemas de cianos desde que fiz o tratamento com eritromicina há montes de tempo.
Curiosamente, entretanto com o Flavescens no refúgio e agora mais recentemente com a passagem do ouriço Diadema Setosum para o refúgio, houve um desbaste brutal nas macro-algas e agora tem uma quantidade mínima dessas macro-algas. E como resultado, tenho agora no aquário e no refúgio grandes quantidades de cianos pela rocha e no refúgio próximo da superfície da água em redor das poucas macro-algas que restam.
Isto leva-me a supor que a utilização de uma quantidade significativa de macro-algas poderá ser uma solução para eliminar as cianos (seguindo dos efeitos para a causa que relatei).![]()




Responder com Citação
