Página 1 de 11 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 261

Tópico: Nano - "Voyager"

Membro Identificado Avatar de Alfredo R Deus
    Data de Ingresso
    08-11-05

Nano - "Voyager"

Boas.

Estou a montar um nano-reef como 1ª experiência em água salgada.

Data de montagem: 23-04-2006
    Dimensões: 50(c) x 30(a) x 25(p) - Volume - 37.5 litros
    Rocha viva: 10Kg (Indonésia e Brasil)
    Areão de Coral: 7Kg

Com isto tudo, só sobra 20 litros de água.

1 PH Lifetech 1200 - 600 l/H
    1 PH Hagen 301 - 650 l/H
    1 Aquecedor Hydor 50W
    1 Calha Lifetech 40cms 2 x 18W (T5) - 10.000K

A rocha viva já trazia um zoanthos, vários espirógrafos, um verme vermelho parecido com uma centopeia (só o vi 1 vez), macro-algas e uma aiptasia. Entretanto tentei injectar sumo de limão na aiptásia, não sei é se a apanhei a jeito. As macro-algas parecem crescer quase de hora a hora

Manutenção: Reposição dia sim dia não com água destilada e trocas parciais semanais de 15% de água do mar.

Algumas dúvidas:

- Que tipo de corais e afins posso colocar que sejam adequados a este aquário (volume/iluminação/equipamento/manutenção) - preferência por cores desde o vermelho escuro a laranja;

- Sugestões para fauna? Isto suportará qualquer coisa como 2 peixes (será possível 2 Amphiprion frenatus?), 1 camarão, 2 ermitas e 4 burries? É melhor 1 frenatus sozinho ou 2 dão-se bem?
    Última edição por Alfredo R Deus; 06-01-09 às 19:29. Razão: A partir de agora vou passar a fazer o seguimento do aquário neste tópico que não é mais de escolha da fauna. O "Pequeno mas quente" é devido à proibição de entrada de seres azuis ou verdes.

Membro Identificado Avatar de Rui Manuel Gaspar
    Data de Ingresso
    24-03-05

Re: Nano - Fotos - Ajuda para escolha de fauna

Boas,

Cuidado com a água distilada. Geralmente é armazenada em contentores de cobre e poderá estar a contaminar-te a água.

É preferivel água de osmose.

Abraços,

R(\/)G

Data de Ingresso
    08-11-05

Obrigado pelo aviso.

Uma vez que para já não tenho nenhum sistema de osmose, que características deverá ter por exemplo a água da torneira ou outras para poderem ser usadas como água de reposição?

Membro Avatar de Miguel Serôdio
    Data de Ingresso
    07-02-06

Eu uso agua da turneira para reposição a cerca de um ano e tal.
    Abraço,

Data de Ingresso
    08-11-05

Miguel:Eu na altura em que comprei água destilada, confiei no que vinha no rótulo do garrafão acerca de ser adequada para aquários. Entretanto tenho andado a ler posts em forums de muita gente que também usa água de torneira. Os efeitos devem variar de local pra local. Talvez águas à partida pouco mineralizadas, sem nitratos nem fosfatos sejam relativamente seguras?

Data de Ingresso
    08-11-05

Já agora, tenho uma aiptasia que injectei com sumo de limão sem lhe fazer grande mossa. Como ela está próxima do areão, será que vem grande mal ao mundo ou à aiptasia se eu a enterrar?

Membro Identificado Avatar de Carlos Jorge
    Data de Ingresso
    08-10-05

Boas

Citação Postado originalmente por Alfredo R Deus
    Entretanto tenho andado a ler posts em forums de muita gente que também usa água de torneira. Os efeitos devem variar de local pra local. Talvez águas à partida pouco mineralizadas, sem nitratos nem fosfatos sejam relativamente seguras?
    Alfredo a água da torneira aqui nos Açores tem muito poucos sais dissolvidos. A Dureza Total aqui ronda os 1-2, suponho que no continente este valor seja muito superios talvez em torno dos 10.
    A Madeira tal como os Açores são ilhas vulcânicas portanto suponho que os valores sejam semelhantes.
    Agora atenção a uma coisa, o facto das águas serem pouco ou muito mineralizadas nada tem a haver com o facto de terem nitratos ou fosfatos.

PS: Parto-me a rir quando vejo donas de casa aqui nos Açores a comprar Calgon .
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Data de Ingresso
    08-11-05

Obrigado pela dica, Carlos.

Apesar da Madeira ser mais antiga que os Açores, as rochas aqui são principalmente neutras.

Agora é que me ocorreu que eu tenho um aquário de ciclídeos africanos e tenho que adicionar grandes quantidades de sais para conseguir níveis de GH e KH aceitáveis.

Os nitratos estão a 0 na água da torneira que testei. Ainda não consegui arranjar um teste de fosfatos por aqui, mas vou ver se os testo.

Data de Ingresso
    08-11-05

A aiptásia estava instalada num buraco de tal forma, que quando se recolhia (espero estar a usar o tempo de verbo correcto) deixava de a ver por completo. Usei um isqueiro pra queimar o interior do buraco e ainda esgravatei com uma chave de fendas em brasa. A ver...

Já agora, gostava de saber se alguém me pode aconselhar em relação ao nº de peixes para este setup: 1 clarkii pequeno ou 2? Esta semana vou tentar que me mandem de Lisboa, juntamente com um Lysmata amboinensis ou debelius e umas xenias. Qual dos 2 camarões normalmente é menos timido quando sozinho?

Eu tenho tentado manter a rocha viva deitando alguma comida. As macro-algas têm crescido e as filamentosas parecem estar a "secar".
    Última edição por Alfredo R Deus; 01-05-06 às 00:42.

Data de Ingresso
    08-11-05

Optei por dois clarkiis pequenos, com um plano B caso as coisas comecem a dar pro torto, seja por excesso de carga biológica, seja por agressividade: arranjar um aquário um pouco maior.

Num aquário de água doce penso que o excesso de carga biológica poderia ser detectado pelo aparecimento de amónia ou nitritos ou descontrolo de nitratos.

Aqui será a mesma coisa?

Membro Avatar de Miguel Serôdio
    Data de Ingresso
    07-02-06

Já agora, tenho uma aiptasia que injectei com sumo de limão sem lhe fazer grande mossa. Como ela está próxima do areão, será que vem grande mal ao mundo ou à aiptasia se eu a enterrar?
    Olá,
    Eu nunca queimei aptasias nem nada disso eu sempre usei factors biologicos como os Peixes borboleta e os Lysmata wurdemanni, digo te deu resultado.
    Abraço,

Data de Ingresso
    08-11-05

Como só posso ter uma fauna extremante limitada, não queria ter que escolher uma espécie devido à sua relação com as aiptasias... ainda mais era só uma.

Mas entretanto mudei para um aquário com o dobro do volume. Assim acho que já poderei manter 2 peixes.

Data de Ingresso
    08-11-05

Entretanto aqui vai uma foto do novo aquário: 70x30x40

Uma xenia azul(?)

Membro Identificado Avatar de Leonor Drummond
    Data de Ingresso
    27-12-04

Olá.
    Acho que fizeste bem em aumentar a litragem, além de ficar melhor estéticamente, podes manter mais peixes, e os parâmetros da água tornam-se mais estáveis. Quanto ás aptasias, também estava a ficar com uma pequena praga delas, mas arranjei logo 2 lysmata seticaudata, e pelo menos não as tenho visto.
    Espero que tenhas boa sorte com as xenias, não são bem azuis, mas puxam uns tons.

Data de Ingresso
    08-11-05

Pelo menos agora tenho espaço pra colocar corais. As xenias ainda têm mais de castanho do que de azul, mas ao longo do dia têm vindo a ganhar cor.

Membro Identificado Avatar de Bruno Quinzico
    Data de Ingresso
    21-03-06

Olá Alfredo,

o aquário está bonito...relativamente à agua destilada...sempre podes comprar água destilada da farmácia...está indicado no rótulo que é feita a parteir de osmose inversa...tenho utilizado e nunca tive problemas.

Eu também estou no inicio, mas nao será cedo para colocar xénias? e pensar em peixes?

Um abraço
    Bruno Quinzico

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!
    Quinzicário do Algarve
    Quinzico_The_Twin

http://WWW.ALGAREEF.COM

Membro Identificado Avatar de Paulo Sousa
    Data de Ingresso
    02-12-05

Optei por dois clarkiis pequenos, com um plano B caso as coisas comecem a dar pro torto, seja por excesso de carga biológica, seja por agressividade: arranjar um aquário um pouco maior.

Num aquário de água doce penso que o excesso de carga biológica poderia ser detectado pelo aparecimento de amónia ou nitritos ou descontrolo de nitratos.

Aqui será a mesma coisa?
    Sim mas não te esqueças de uma coisa que é um aquario de agua do mar e com um volume tão pequeno as coisas mudam muito depressa sobretude que é o teu primeiro aquario se compreendi.
    Ai en Portugal,Madeira,Açores pode ser diferente mas aqui na Suiça onde eu vivo o pessoal desconcelha os aquarios com menos de 200l para o primeiro aquario.
    Por isso fas muita atenção com a temperatura ph etc...
    Que com poucos litros os parametros mudam muito depressa.
    Boa Sorte para o teu futuro.
    Paulo

Data de Ingresso
    02-12-05

E se te posso dar um conselho espera pelo menos dois meses para meteres os peixes senão te vais arrepender.
    A uma coisa muitos de nós erram é metem os peixes muito cedo,os peixes morrem e depois disem que o problema vem do vendedor ou do peixe,mas esquecem que o problema vem do fato que não fiseram as coisas como deve ser.
    Eu propio fis assim por que fui mal informado.
    Depois quando fis como deve ser passou-se tudo como deve ser.
    O sucesso com os aquarios é : paciência,paciência,paciência.
    Coragem e BOA SORTE

Claro isto é so o meu ponto de vista cada um faz como quer e lhe apetece.

Data de Ingresso
    02-12-05

[QUOTE=Alfredo R Deus]Eu tenho tentado manter a rocha viva deitando alguma comida.QUOTE]
    E quem te disse que deverias meter comida para as pedras?
    So começas a dar comida quando tiveres animais dentro,deixa o ciclo se fazer por ele mesmo e com o tempo.

Membro Identificado Avatar de António Frazão
    Data de Ingresso
    25-01-05

Olá Alfredo,
    Como alguns membros já o disseram penso ser um pouco cedo para peixes e tambem para camarões, principalmente os camarões há uma grande probabilidade de morrerem pois são muito sensiveis a valores altos de Nitratos, ora como o aquário é muito recente, tem picos de nitratos o que pode ser fatal para os camarões.

A meu ver, deverias apenas pensar em peixes/camarões quando o aquário já tiver a ciclar à 2/3meses.
    Cumprimentos
    António

Membro Identificado Avatar de Eduardo Mata
    Data de Ingresso
    05-12-04

olá,eu tive um aquario de 38l montado durante 1 ano e meio,mas não aconcelho,pois todos os parametros mudam muito depressa,fizeste bem em aumentar,mas mesmo assim é pequeno...
    ainda é muito cedo para povoares o aquario,deixa o maturar uns meses,se tiveres hipotece pede a alguem com um aquario maturado um pouco de substracto e ou frags de rv,vai ajudar...boa sorte e (como o paulo diz)paciencia,paciencia,paciencia! fica aqui o link do meu antigo micro nano reef:
    http://www.reefforum.net/showthread.php?t=1050

Data de Ingresso
    08-11-05

Obrigado a ambos.

A rocha viva que coloquei no meu aquário já estava ciclada, por isso se eu não colocasse algo a produzir amónia, morriam as bactérias existentes. Nos primeiros dias, calculo que a parte da rocha que morreu durante o transporte tenha servido para a manter viva. Nos dias seguintes tive o cuidado de ir colocando alguma comida. Por isso penso, e corrijam-me se estiver errado, devia ter entrado um peixe tão cedo quanto possível.

Já passei por uma situação em que tive que montar um aquário num dia e meter 20 e tal peixes de uma assentada no dia seguinte. Tive que andar a fazer TPA's de 300 litros a balde por um percurso com escadas com mais de 100 metros diariamente pros manter vivos.

A razão pra entrarem 2 peixes ao mesmo tempo teve a ver com a maior possibilidade de se darem bem dessa forma.

Mas as coisas não correram bem e acho que devia ter pedido mais referências sobre a loja. Quando os fui buscar ao Aeroporto, um já vinha morto e o outro também não vinha muito católico. Ou seja, pra já fica o Amphiprion xanthurus, se sobreviver e um Lysmata debelius.

Obrigado pela dica da farmácia. Vou comparar preços. Eu liguei para um fabricante, explicaram-me o processo (osmose inversa seguido de permuta iónica) e garantiram-me que não há contentores de cobre envolvidos.

Em relação aos aquários pequenos serem mais complicados de manter... depende do ponto de vista. Num aquário deste tipo, sem escumador, com manutenção baseada em filtragem biológica por rocha viva, pouca carga biológica e TPA's cumpridas religiosamente, espero que não seja muito complicado.

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Olá Alfredo

Tenho acompanhado o teu post.
    Quanto às questões, vou tentar dar uma ajuda:

A rocha viva que coloquei no meu aquário já estava ciclada, por isso se eu não colocasse algo a produzir amónia, morriam as bactérias existentes.
    Não é necessário provocar amónia para alimentar a rocha. Percebo o teu ponto de vista, mas a rocha não morre assim. E o que queremos é erradicar a amónia inicial do ciclo e não mantê-la. Isso só atrasa as coisas.

Também não acho necessário que entre logo um peixe, embora dantes se aconselhavasse isso para acelerar o ciclo. Hoje não

Em relação aos aquários pequenos serem mais complicados de manter... depende do ponto de vista. Num aquário deste tipo, sem escumador, com manutenção baseada em filtragem biológica por rocha viva, pouca carga biológica e TPA's cumpridas religiosamente, espero que não seja muito complicado.
    Os aquários pequenos são muito mais sensíveis às variações de parâmetros (costuma dizer-se que o aumento de volume dilui os problemas), mas concordo contigo que, com uma boa rotina, não são assim tão complicados de manter.
    Eu também mantenho um nano sem escumador, apenas com religiosas TPA´s semanais de 10% e adição de kalkwasser na reposição (1 a 2x por semana) e tem corrido bem.
    Abraços
    João M Monteiro

Data de Ingresso
    08-11-05

A ver se eu percebo isto:

Vamos imaginar a seguinte situação: Um aquário já ciclado é desmontado e remontado imediatamente (por exemplo numa situação de aumento do volume do aquário). Em princípio não deve haver grande perturbação no ciclo, mesmo que exista uma grande mudança de água.

Então, num aquário novo não pode haver 2 caminhos, ou seja, seguir o ciclo desde o início ou introduzir todos os intervenientes do ciclo de uma vez(produtores de amónia e bactérias nitrificantes) de uma vez e tentar que o ciclo entre directamente para uma fase mais adiantada?

Membro Identificado Avatar de Marcos Cavaleiro
    Data de Ingresso
    15-08-05

Boas Alfredo
    Penso que nao a mesma coisa pq mesmo que meteas mais agua no sistema tas utilizar grande parte da agua do aquario antigo e da areia onde se encontram as bacterias,muitas delas vao a vida mas grande parte penso que nao morre, pq eu faz fiz mudança assim e ouve etapas que para ja nao as tive no meu aqua.
    COLOR="Black"]AGAS[/COLOR]- Associaçao dos Guros da Aquarifilia Salgada

http://www.reefforum.net/showthread.php?t=4042
    http://www.reefforum.net/showthread.php?t=15404

Página 1 de 11 12345 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Overflow DIY em construção para o meu nano de 50 litros
    Por Artur Fonseca no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 9
    Último Post: 17-10-08, 08:35
  2. nano opinioes foto
    Por Pedro Resendes no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 46
    Último Post: 08-08-06, 20:11
  3. nano reef
    Por Rafael Cerqueira de Souza no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 11
    Último Post: 31-07-06, 21:06
  4. nano reef
    Por Rafael Cerqueira de Souza no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 1
    Último Post: 28-07-06, 14:11
  5. Nano 112l.
    Por António Frazão no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 8
    Último Post: 03-04-06, 14:57

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem