Página 2 de 11 PrimeiroPrimeiro 123456 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 26 a 50 de 261

Tópico: Nano - "Voyager"

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Re: Nano - Fotos - Ajuda para escolha de fauna

Citação Postado originalmente por Alfredo R Deus
    Vamos imaginar a seguinte situação: Um aquário já ciclado é desmontado e remontado imediatamente (por exemplo numa situação de aumento do volume do aquário). Em princípio não deve haver grande perturbação no ciclo, mesmo que exista uma grande mudança de água.
    Certo, desde que seja mesmo "imediatamente". Mesmo assim, pode haver mortes de alguns organismos, o que provocará amónia...

Então, num aquário novo não pode haver 2 caminhos, ou seja, seguir o ciclo desde o início ou introduzir todos os intervenientes do ciclo de uma vez(produtores de amónia e bactérias nitrificantes) de uma vez e tentar que o ciclo entre directamente para uma fase mais adiantada?
    Não sei se percebi bem a questão.
    Num aquário novo, terás quase inevitalvemente alguma amónia inicial. Mais não seja pelas mortes de alguns organismos no transporte da rocha.

As bacterias - quer as nitrificantes, quer as desnitrificantes - têm uma capacidade de multiplicação espantosa desde que exista uma boa cultura inicial.
    O problema num aquário novo é, precisamente, essa cultura incial.
    Por isso, não há necessidade de provocar (mais) amónia, a que as bactérias no início de vida do aquário poderão não conseguir corresponder.
    Abraços
    João M Monteiro

Membro Identificado Avatar de António Frazão
    Data de Ingresso
    25-01-05

Olá Alfredo,
    mais uma razão para teres calma com os peixes é mesmo o transporte, quanto tempo os peixes ficam nos sacos?
    Se não tens a àgua do teu aquário ciclada e em muito boas condições, tens ainda mais probabilidades de morrerem.
    Em relação ao que estavas a dizer, no caso de mudança de aquário e de usar tudo do anterior, penso que mesmo com a areia toda viva ou quase toda, rocha mais que curada e maturada, e alguma àgua, mesmo assim eu não colocaria logo logo logo peixes.
    Acho que te estás a precipitar, é preciso ter paciência!
    Já agora como está o peixe?
    cumprimentos.

Membro Identificado Avatar de Alfredo R Deus
    Data de Ingresso
    08-11-05

Obrigado João e António,

Isto não foi uma questão de falta de paciência, eu até com espirógrafos e caracois me divirto

Eu estava a tentar que a cultura de bactérias existente nos 10 Kg de rocha que estavam "habituadas" a processar uma carga biológica razoável, não morressem à fome com falta de amónia e nitritos. O raciocínio foi: parte da colónia de bactérias morreu no transporte (umas 4 ou 5 horas) em conjunto com outros organismos e isso assegurava um fornecimento amónia durante os primeiros dias.

O peixe hoje tá um bocadinho melhor, apesar de ainda não sair facilmente da superfície, parece que a "força" que o puxa pra cima é menor. E já come.

A xenia parece estar com bom aspecto e a ganhar pouco a pouco mais azul e o debelius apesar de não visitar a parte da frente do aquário, tem comido.

Os nitritos têm-se mantido a 0.1 ou abaixo. Os nitratos andam entre os 5 e os 10.

Se tudo correr bem, pra semana vou pensar em colocar mais um coral pequeno e complementar a equipa de limpeza existente (4 caracois) com alguns ermitas pequeninos. Vou seguir o vosso conselho e só volto a pensar em colocar mais um peixe lá pra final de Junho ou Julho. A ideia é que o aquário fique só com 2 peixes mesmo.

Membro Identificado Avatar de António Frazão
    Data de Ingresso
    25-01-05

O teu raciocinio até tem o seu sentido, mas eu sou apologista de nos dois primeiros meses não colocar peixe.
    Se queres precipitar a amonia podes colocar nassários ( não muitos ), e de vez em quando colocares um bocado de camarão congelado no fundo, eles agarram-se logo todos a ele. Penso que tenha o mesmo efeito que o peixe apenas são mais resistentes os nassários.
    Boa sorte para o peixe.
    cumprimentos
    PS: -A cor da xénia vai ficar mesmo castanha, pelo menos nunca vi nenhuma azul, normalmente tem tons azulados quando está mirrada ou ainda fechada. Nos primeiros dias é normal.
    - Os Debelius e tambem Amboinensis quando estão sozinhos tornam-se mais timidos, experimenta arranjar um parceiro para esse, talvez fique mais desinibido.

Data de Ingresso
    08-11-05

Pois, nos próximos tempos vou só complementar a equipa de limpeza com ermitas pequenos e nassários e aumentar devagar a população de corais.

A xénia tem uns reflexos azuis e é rasteira. Parece que poderia dar uma boa casa pro palhaço, assim ele sobreviva. Ainda anda à superfície. O Debelius não parece assustado com a minha presença (o aquário também é visível por trás). Já o vi vir à superfície comer, mas pra frente do aquário é que não vem.

Estou a vigiar os nitritos e nitratos pra ver se percebo em que fase do ciclo isto vai.

Nitratos à volta de 10 e Nitritos a 0.1

Data de Ingresso
    08-11-05

A água que ando a recolher no mar tem uma densidade muito alta, aproximando-se dos 1.030 e eu tenho sempre que compensar com água destilada.

Será que isso tem a ver com os problemas de flutuabilidade do peixe?

Data de Ingresso
    08-11-05

Aqui vão umas fotos.

- Tapete de xenia "azul" (com boa vontade e muito franzir de olhos) ao centro, rodeada de rochas pequenas pra se expandir e servir pra trocas.

- Montipora digitata ao centro (obrigado Ricardo Rodrigues)

- Sinularia brassica à esquerda (obrigado José Francisco Duarte)

- 2 Sarcos amarelos com xenias castanhas à volta (estas pulsam ) e um actinodiscus vermelho com pontos purpura à direita (obrigado Gustavo Figueiredo).

O peixinho tá melhor mas ainda nah passa de meio do aquário pra baixo.

Estou a lutar contra as cianobactérias e algas (e elas lutam entre elas). Tou a fazer TPA's de 15% de 5 em 5 dias e aumentei a circulação ao nível da areia.

Membro Senior Avatar de Gustavo Figueiredo
    Data de Ingresso
    07-09-05

Tá ter um bom começo.
    Talvez mais um pouco de rovha viva não fizesse mal.
    Boa sorte com essas mudas
    Abraço
    Gustavo

Data de Ingresso
    08-11-05

Pois... a rocha foi calculada pra um aquário com metade da litragem, agora precisa de mais uns 10Kg de rocha

Data de Ingresso
    08-11-05

Alterei a iluminação. Arranjei uma calha 2xHQI 150W + actinicas para o aqua de ciclídeos africanos e passei a calha com 4xT5 de 36W pro nano. Resultado: tive que ligar um cooler de PC pra arrefecer o aquário.

Data de Ingresso
    07-09-05

Muito boa escolha
    Essa iluminação vai revolucionar o aqua.
    È claro que vais ter problemas com o excesso de calor mas, parece que já tinhas tudo pensado.
    Vê é se não há muitas oscilações na temperatura. Podesse tornar perigoso
    Abraço
    Gustavo

Data de Ingresso
    08-11-05

Pois isto tá um bocado perigoso: ar condicionado (com 3 computadores e quase 600 watts de iluminação dos aquários teve que ser) e cooler a puxar pra baixo, calha e termostato a puxar pra cima... Vou ver se descubro o que tá a acontecer à temperatura ao longo do dia.

Entretanto continuo a assistir ao que parece ser uma luta entre diversos tipos de algas e cianobacterias. Quando uma parece estar a ganhar demasiado terreno, intervenho e arranco o que anda em excesso. Continuo a fazer TPA's a cada 5 dias.

Entretanto há uns tempos atrás o amphiprion xanthurus apareceu coberto de pontos brancos. Tirei um UV de 36 watts de outro aquário e deixei-o ligado. Voltei passadas 2 horas e a temperatura tinha subido 4 graus devido ao UV, mas o palhaço já não tinha ponto branco nenhum. Entretanto, agora vi um único ponto branco na barbatana. Já não tenho o UV porque a fonte de alimentação avariou e tá a caminho da Alemanha.

Data de Ingresso
    07-09-05

De facto, tens que manter essa temperatura estável.
    Essas algas todas são normais num aqua com tão pouco tempo.
    Na minha opinião devias reduzir o numero de TPA´s e deixar esse aqua estabilizar.
    Depois de estabilizar, retomas as TPA´s e as algas vão perder força. Possivelmente esses pontos nos peixes é devido ao stress de tanta TPA.
    Falta cor no aqua, ou seja, coralina e quado esta aparecer o aqua estará no bom caminho de estabilizar... Adicionar Kalk e Ca atá aos parametros normais...
    Tambem acho que é cedo para meter qualquer tipo de peixe.
    Abraço
    Gustavo

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Alfredo,

Penso que o mais importante nas TPA´s é a rotina. Se não fizeres mudas radicais, nenhum peixe ou coral se ressente e, a pouco e pouco, vais estabilizando o aquário.
    Estabelece uma rotina (por exemplo, 10% semanais ou 15% de 10-10 dias) e segue-a escrupulosamente. O resto, vem com o tempo. A guerra entre os vários tipos de micro-alga e as cyanos é normal nesta fase.
    Abraços
    João M Monteiro

Data de Ingresso
    08-11-05

Eu estava a fazer TPA's mais frequentemente por duas razões: porque pelo que li, por um lado era uma forma de controlar as cianobactérias e por outro, as "guerras" entre algas e cianobactérias deixam alguma matéria em decomposição.

Então vou voltar aos 10 litros semanais e ver se arranjo mais rocha viva e troco um dos 2 peixes por um coral.

O palhaço hoje não tinha nenhum ponto. Espero que não seja devido ao ciclo de reprodução dos pontos brancos.

Obrigado pela ajuda.

Membro
    Data de Ingresso
    10-09-05

Alfredo:
    Já resolveste com as aiptasias ? Eu resolvi com Kalkwasser muito concentrado : tira-se a rocha da água e com uma pequena seringa coloca-se em cima da dita. Depois é preciso lavar bem a zona. Qualquer ponta que fique são novos seres.

Eu tenho um aquário com uma volume parecido ao teu desde final do ano passado ( tinha um com 20 litros total e esse sim era pequeno!). No meu caso coloquei no aquário alguns camarões da nossa costa . Sempre ajudam a limpar e dão animação. Na Madeira nao existem camarões nas poças de maré baixa ? A minha experiência com peixes é pequena mas os claarkii ... são animais muito simpaticos mas bastante agressivos. Por outro animal com eles em pouco espaço é muito dificil. Mesmo aos camarões ele mostra quem manda!

Boa sorte e vai dando noticias
    Um abraço
    AF

Data de Ingresso
    08-11-05

Boas António.

Em relação às aiptásias... apareceram-me 3 pequenas. Usei o método do isqueiro na rocha (ainda não tenho Kalk). Só não sei se este método deixa bocados soltos que possam dar origem a outras.

Em relação a tamanhos de aquários, há alturas em que tenho saudades do 1º que montei com 50cms (este tem 70). Com 3 rochas estava cheio e pra mim, espectacular. Mas este tem mais hipóteses de ser saudável.

Este clarkii (pelo que sei o xanthurus é um clarkii) ainda e muito pequeno, tem uns 3 cms, se tanto e calculo que não cresça tanto como tudo isso num aquário pequeno. O camarão é várias vezes maior que ele. Actualmente é difícil imaginá-lo a fazer mal a uma mosca, tomara ele que nah faça vento Mas calculo que venha a ser impossível colocar outro clarkii aqui.

Data de Ingresso
    08-11-05

Tenho estado a assistir à procissão dos diversos tipos de algas pelo aquário. Neste momento são as algas castanhas, semelhantes a cabelos, por vezes com mais de 10cms de comprimento. Mas estão a atacar tudo. As xenias azuis andam meio retraídas meio enleadas naquilo, os 2 sarcos pequenos também. Um deles está parcialmente coberto e sempre quero ver se consegue abrir. Hoje reduzi a iluminação para metade. A água não tem fosfatos, e tem níveis de nitritos e nitratos baixos.

Vale a pena fazer alguma coisa ou é melhor deixar seguir e continuar a fazer as TPA's semanais?

Membro Identificado Avatar de José Francisco Duarte
    Data de Ingresso
    09-11-05

Wink Re: Nano - Fotos - Ajuda para escolha de fauna

Tenho estado a assistir à procissão dos diversos tipos de algas pelo aquário. Neste momento são as algas castanhas, semelhantes a cabelos, por vezes com mais de 10cms de comprimento. Mas estão a atacar tudo. As xenias azuis andam meio retraídas meio enleadas naquilo, os 2 sarcos pequenos também. Um deles está parcialmente coberto e sempre quero ver se consegue abrir. Hoje reduzi a iluminação para metade. A água não tem fosfatos, e tem níveis de nitritos e nitratos baixos.

Vale a pena fazer alguma coisa ou é melhor deixar seguir e continuar a fazer as TPA's semanais?
    Boas...

Em relação às algas estarem a cobrir corais, acho que as deves arrancar... pois podem trazer problemas e mesmo a morte aos ditos, podes também removê-las dos vidros e rochas! As TPA's, continua todas as semanas com 10%...

A questão dos fosfatos estarem a zero, como vês não que dizer nada em relação à existência de algas, uma vez que elas tb se "alimentam" de silicatos e que neste caso não analizás-te e provavelmente a água do teu aqua tem!

Pode ainda ser caso de existir um falso negativo! Visto teres algas que se alimentam dos ditos e podem ir consumindo-os à medida que vão aparecendo, daí dar 0...

De qualquer forma é perfeitamente normal ao ínicio... Como já disse, vai fazendo TPA's com H2O de OI e elas vão desaparecendo, à medida que vão extinguindo os nutrientes!

Boa Sorte para ti e para o teu aqua!!!
    ...

Data de Ingresso
    08-11-05

Obrigado pela ajuda. Vou remover o que puder. As xenias azuis é que é complicado.

Isto parece que está a ser por fases. 1º as macro algas. Depois as verdes filamentosas. A seguir as cianobacterias. Agora as castanhas (felizmente as ciano foram-se). Com tanta alga, penso que em breve os recursos que elas usam, sejam eles quais forem, desaparecem, a menos que venham na água do mar.

Membro Identificado Avatar de José Francisco Duarte
    Data de Ingresso
    09-11-05

Obrigado pela ajuda....

Isto parece que está a ser por fases. 1º as macro algas. Depois as verdes filamentosas. A seguir as cianobacterias. Agora as castanhas (felizmente as ciano foram-se). Com tanta alga, penso que em breve os recursos que elas usam, sejam eles quais forem, desaparecem, a menos que venham na água do mar.
    Boas...

Não tens que agradecer, o pessoal "anda" aqui para a entreajuda, só com esse espírito, vamos lonje!!

Em relação a essa sequência, há aí qualquer coisa fora de sítio... "1º as macro algas"... Enfim, claro que é possível (aconteceu), mas elas tinham que vir na rocha, pois caso contrário não seriam essas as primeiras a aparecer!!

De qualquer maneira, se ainda tiveres algumas macro algas (caso não sejam prejudiciais) deixa ficar, pois competem directamente com as filamentosas e ajudam a ganhar a batalha contra estas últimas.

Em relação a TPA's, sinceramente prefiro H2O de OI e sal sintético...
    Última edição por José Francisco Duarte; 03-06-06 às 22:46.
    ...

Data de Ingresso
    08-11-05

Pois, alguns tipos de macro algas já vinham na rocha e desenvolveram-se muito rápido. O que se tornou uma praga inicialmente foram umas tipo trepadeira com bolinhas com 1mm de diametro. Mas por 3 vezes eu arranquei e acho que as cianobactérias e as algas castanhas terminaram o trabalho. Mas quando as coisas acalmarem, tenho a certeza que voltam.

Data de Ingresso
    08-11-05

Depois de as xenias azuis terem sido dizimadas, sobraram alguns mini-pólipos desgarrados noutras rochas.

E depois de uma anémona (sulcata) ter dado cabo do debelius, devolvi-a ao mar.

O Miguel Correia esteve por aqui e ajudou-me a refazer o hardscape:

Data de Ingresso
    08-11-05

Estou a pensar em juntar 7 ou 8 kg de rocha. Talvez morta, há por aqui uns basaltos muito porosos que deve dar pra aproveitar.

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Olá Alfredo

Em minha opinião não necessitas mais rocha.
    Eventualmente se passares a observar que os nitratos não estão a baixar, podes aumentar o substrato.

Chegaram as algas verdes, bom sinal. As algas verdes simplesmente nos indicam que o sistema começa a estar pronto para suportar vida.

Esse novo layout está encontado ao vidro de tráz? Se sim, por mim fica reprovado , se não...muito bom.
    Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Página 2 de 11 PrimeiroPrimeiro 123456 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Overflow DIY em construção para o meu nano de 50 litros
    Por Artur Fonseca no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 9
    Último Post: 17-10-08, 09:35
  2. nano opinioes foto
    Por Pedro Resendes no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 46
    Último Post: 08-08-06, 21:11
  3. nano reef
    Por Rafael Cerqueira de Souza no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 11
    Último Post: 31-07-06, 22:06
  4. nano reef
    Por Rafael Cerqueira de Souza no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 1
    Último Post: 28-07-06, 15:11
  5. Nano 112l.
    Por António Frazão no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 8
    Último Post: 03-04-06, 15:57

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem