Página 3 de 11 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 51 a 75 de 261

Tópico: Nano - "Voyager"

Membro Identificado Avatar de Alfredo R Deus
    Data de Ingresso
    08-11-05

Re: Nano - Fotos - Ajuda para escolha de fauna

Obrigado Julio.

O Miguel chamou-me a atenção também ao problema da circulação quando estávamos a colocar as rochas.

O layout está encostado ao vidro de trás em poucos pontos e há boa circulação na parte traseira, até mesmo ao nível da areia. As rochas distam entre 3 a 7 cms do vidro. Só na zona superior é que as rochas pequenas estão mais próximas do vidro.

Há bastante circulação ao nível da areia na parte de trás devido aos dois buracos no layout ao centro e à direita e também por a zona da extrema esquerda estar pouco obstruída.

Algas verdes sempre tive demais (macro-algas). O que começou recentemente foi a alga coralina que começou a popular os vidros, bombas e rochas.

Em relação às rochas, actualmente devo ter uns 12 Kg e estava a pensar que como não tenho escumador mais uma meia duzia de Kg ia ajudar. E como o layout não tem muitos sitio para apoiar mais corais, estava a pensar criar uma zona do lado direito.

No que respeita a estética, acho que acentuava a assimétria.

Tanto quanto me apercebo, normalmente não existe grande cuidado com a escolha de cores na montagem dos aquários de água salgada. No meu caso embirrei com os verdes e azuis e todas as cores fluorescentes. As xenias azuis ficam porque na realidade são castanho-rosadas com reflexos cinza-azulados, que se notam principalmente quando estão fechadas. Neste momento só tenho pólipos minusculos em 4 rochas.

E acho que como é a minha 1ª experiência em água salgada, não quero mais corais duros, nem SPS nem LPS.

Os 2 sarcophytons estão prai a 2 cms um do outro e rodeado de xenias (na foto estavam recolhidos pq a mudança de layout tinha sido recente). Algum problema nisso?

Isto ficava melhor assim, mas não é possível

Última edição por Alfredo R Deus; 25-06-06 às 01:55.

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Olá de novo Alfredo ola)

Em minha opinião, tudo depende da carga orgânica a que vamos sujeitar o sistema.

Essa carga é tão mais elevada de acordo essencialmente a quantidade de peixes no aquario. Tendo a consciência das limitações do sistema, em especial vindas da litragem que comporta, não me parece demais relevante o uso do escumador ou não, assim como a necessidade de introdução de mais rocha.

É a quantidade de peixes que estimula directamente o aumento de detritos, assim como a necessidade de introdução de alimentação no sistema. Quase que poderia garantir que esse aquario com um casal de ocellaris, tinha futuro, o problema a maioria da vezes é entender até onde o sistema tem capacidade por si de reciclar a carga orgânica produzida nele.

Nesta fase inicial, o auto-controlo na introdução de peixes penso ser fundamental para o sucesso do sistema.
    Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Data de Ingresso
    08-11-05

Obrigado mais uma vez, Julio.

Como se vê na foto, o peixe é pequeno, tem apenas 3 cms e não tenho notado crescimento nenhum.

Umas dúvidas:

- tanto quanto me tenho apercebido, normalmente quado se fala em carga orgânica, fala-se principalmente nos peixes e não nos invertebrados. Camarões, ermitas e corais têm um peso desprezável quando se faz contas à carga orgânica? Se sim, isso é devido ao facto de se introduzir alimentação só para os peixes?

- Os amphiprion xanthurus não são dos palhaços mais fáceis de encontrar. Uma vez que gostaria de introduzir mais um palhaço mais tarde e não tenho interesse em reproduzi-los, os palhaços podem formar casal com qualquer outra espécie de palhaço ou tenho que ir à procura de um da mesma espécie ou parente próximo como o clarkii?

Membro Identificado Avatar de António Frazão
    Data de Ingresso
    25-01-05

Olá Alfredo, não conheço essa espécie em especial, mas penso que colocares outra espécie mesmo que fosse num aquario muito maior, iria haver problemas.
    Colocar num aquario pequeno como o teu, duas espécies diferentes penso ser dificil. Se não conseguires encontrar outro da mesma espécie coloca um gobiodon okinawae ou então um yellow goby com um alpheus.
    António Jorge Frazão

A tentar voltar aos Salgados!

Lojista Avatar de Ricardo Santos
    Data de Ingresso
    14-07-05

Citação Postado originalmente por Alfredo R Deus
    Umas dúvidas:

- tanto quanto me tenho apercebido, normalmente quado se fala em carga orgânica, fala-se principalmente nos peixes e não nos invertebrados. Camarões, ermitas e corais têm um peso desprezável quando se faz contas à carga orgânica? Se sim, isso é devido ao facto de se introduzir alimentação só para os peixes?
    Olá Alfredo,
    é verdade que grande parte da matéria orgânica produzida num aquário, é devido aos peixes, mas não é de despresar toda a restante! Não é apeas devdo á alimentação dos peixes, apesar de esta ter um peso considerável.

- Os amphiprion xanthurus não são dos palhaços mais fáceis de encontrar. Uma vez que gostaria de introduzir mais um palhaço mais tarde e não tenho interesse em reproduzi-los, os palhaços podem formar casal com qualquer outra espécie de palhaço ou tenho que ir à procura de um da mesma espécie ou parente próximo como o clarkii?
    Penso que o peixe que tens, é um Amphipion ocellaris, mas preto.
    Segundo o Aquário Vasco da Gama, o Amphiprion xanthutus é um sinónimo dado á especie Amphiprion clarkii: http://www.aquariovgama.pt/aquariolo...ionclarkii.pdf

Data de Ingresso
    08-11-05

Obrigado a ambos.

Estive a ler a ficha do Aquário Vasco da Gama e eles até falam num casal de clarkii e frenatus

Ele foi vendido como xanthurus mas pode sempre haver enganos. Ele não é todo preto, a cara e peito são laranjas daí que não me pareça um ocellaris preto.

A informação que eu tinha até ao momento é que o xanthurus é uma população da espécie clarkii. Está correcta?

Assim sendo, acho que não vou arriscar colocar outro peixe palhaço com ele a menos que entretanto arranje mais um aquário de água salgada para onde possa mudar um dele se não se derem.

Tenho praqui ao lado um aquário de 840 litros com ciclideos africanos e podia mudá-los pra um de 600, podia ser que não reclamassem muito.

Data de Ingresso
    08-11-05

Em duas horas a olhar pro meu nano-reef ainda deu pra assistir a uns quantos dramas da vida real.

- Um pequeno ermita de patas listadas verde e branco empoleira-se numa rocha e começa a tentar apanhar uns pólipos de um sarcophiton. Os pólipos vão-se recolhendo e ele vai-se esticando. Salta pra cima do sarcophyton e começa a se banquetear. Jogo a mão lá dentro e ele vem a contra gosto, com as pinças agarradas ao sarco. Mando-o pra frente do aquário.

- Um caramujo monta-se num ermita de patas brancas e começa a dar-lhe voltas como num número de circo. O ermita vira-se e tenta defender-se do "ataque" do caramujo. A certa altura desiste, larga a concha e foge. Já longe e "nu", enterra-se deixando os olhos de fora. Coloco a concha ao pé do local onde ele se enterrou. Tive que afastar do tal ermita mais pequeno, que estava interessado na concha vazia. Passado uma hora ele muda-se para a sua concha original.

- Tenho 2 lysmatas seticaudata há 1 semana, que adquiri para fazer frente a uma infestação de aiptasias. Ainda não tinham comido nenhuma. Parei as bombas para alimentar o único peixe que tenho (foi-me vendido como amphiprion xanthurus, mas desconfio que é um palhaço preto e branco) e comecei a ver os camarões mais activos. Resolvi deixar as bombas paradas durante mais um bocado. Ao passear mais pelo aquário, os seticaudata encontravam aiptasias medias e grandes. Eles assustavam-se e elas também. Passados uns 15 minutos consegui ver um deles debicar uma aiptasia muito pequena. Mas dada a reacção que têm às aiptasias medias e grandes, não os estou a ver a come-las.

- Com estas distrações todas a minha cadela aproxima-se do aquário e rouba um caramujo que estava a apanhar um banho de "sol" e parte-lhe parte da concha. Uma vez que a maior aiptasia do aquário andava a "queimar" o que eu penso ser um pólipo de parazoanthus, coloquei o que restou da concha a tapar o tunel da aiptasia. A concha encheu-se de vermes e a aiptasia conseguiu se esgueirar por um buraco de agulha pra voltar a atormentar o parazoanthus.

Membro Identificado Avatar de Bruno Quinzico
    Data de Ingresso
    21-03-06

Alfredo,

os seticaudatas só irão comer as aiptásias se não existir outra fonte de comida! Os meus 2 eliminaram a praga de aiptásias que tinha (algumas com 7 cm de pé!)...mas para isso nunca lhes dei de comer...talvez tenhas que fazer teu peixe passar fome...experimenta não lhe dar comida durante 1 semana!
    Bruno Quinzico

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!
    Quinzicário do Algarve
    Quinzico_The_Twin

http://WWW.ALGAREEF.COM

Data de Ingresso
    08-11-05

Boas notícias então.

Mas eu só lhe dou 4 a 5 bolinhas de dainichi baby por dia e ele apanha-as todas, nah sobra nada pros camarões. Assim sendo é mesmo necessário não dar comida ao peixe?

Tanto quanto me apercebo, há muita coisa pra comer no aquário, em parte devido à grande quantidade de algas que ainda tenho. As algas acumulam detritos e elas próprias geram detritos quando morrem.

Tenho umas macro-algas tipo trepadeira com bolinhas verdes com 1mm de diametro que me parece que estão a desaparecer, talvez sufocadas por algas verdes filamentosas. Parece-me que as filamentosas vão sendo atacadas por algas castanhas. Para além disso a halimeda e a caulerpa crescem bastante, mas de forma localizada. A alga coralina cresce bem, apesar de ainda não estar a usar kalk. O problema das algas parece que está a melhorar devagar. Mas enquanto houver algas, vai haver muita coisa pra comer.

Data de Ingresso
    21-03-06

Olá Alfredo,

se o peixe papa tudo, não há problema! Tem cuidado com a halimeda e caleurpa, relativamente à 1ª existe aqui um fórum que indica a relação entre uma doença grave dos corais duros e esta alga. Quanto à 2ª ~, liberta alguns quimicos quando em contacto com corais. Eu tenho cleurpa...mas quero acabar com ela.

Um abraço
    Bruno Quinzico

Quinzicário do Algarve
    Quinzico_The_Twin

Data de Ingresso
    08-11-05

Obrigado Bruno. Estive a ler o artigo.

Em relação à caulerpa, está na areia e não tem contacto com corais. Mudei uma montipora pra longe por causa disso.

Entretanto os seticaudata dedicam-se à caça de vermes. No aquário há uns tipo centopeia, metade pretos, metade vermelhos que têm estado a levar um desbaste. Por isso calculo que ainda se deva passar bastante tempo antes de passarem à salada de aiptasias.

O palhaço apareceu com pontos brancos de novo. Passou a procurar os seticaudata, que são 2,5 vezes maiores que ele, oferencendo-se para ser limpo. Os seticaudata por norma nah lhe passavam muito cartão. Mas uma altura um tentou agarrá-lo e a forma como o fez deu-me a ideia que não era só pra catar o peixe, que fugiu imediatamente.

Entretanto voltei a ligar o UV e respectiva ventoinha.

Data de Ingresso
    21-03-06

Olá Alfredo,

se o peixe tem íctio, então algo está a "stressá-lo"...penso que terá a ver com os parametros da água...podes colocá-lo? Mais uma coisa, os pontos apareceram depois da TPA, ou tinha já passado vários dias? Quanto tempo levas a fazer uma TPA? lembra-te que tem que ser lenta.

Dá-lhe comidinha molhada de sumo de alho.

Um abraço
    Bruno Quinzico

Quinzicário do Algarve
    Quinzico_The_Twin

Data de Ingresso
    08-11-05

Felizmente o UV é remédio santo. Mas vou fazer testes e depois coloco aqui pra ver se se descobre algo errado.

As TPA's têm sido um bocado à bruta. Normalmente às 2as feiras, retiro uns 13 litros de água, coloco 5 de água do mar seguidos de 3 de osmose mais 5 do mar. Os 3 de osmose são pra compensar a alta salinidade da água do mar. Mas tenho feito isto em menos de 5 minutos. Vou passar a ter mais calma.

O palhaço teve pontos brancos já por 3 vezes. A 3ª foi muito próxima da 2ª. Desliguei o UV e passados 2 ou 3 dias já tinha pontos brancos outra vez. Ontem voltei a ligar e hoje já não tem.

Vou experimentar molhar as bolinhas de comida em alho a ver se ele gosta.

Data de Ingresso
    08-11-05

Já dei nome ao aquário: "Pequeno mas Quente". Está proibida a entrada de corais ou peixes azuis ou verdes e todas as cores fluorescentes em geral. Privilegia-se os vermelhos, laranjas, amarelos, castanhos, brancos e purpuras. Só faltam as algas irem embora... nessa altura vejo o que faço à caulerpa e à halimeda.

Aqui vão umas fotos actualizadas:

Este ermita tem um animal qualquer agarrado à cabeça que lhe dá um ar militar de baixa patente:

Que variedade de sarcophyton é esta? (pergunto eu, não o palhaço)

E esta do canto superior esquerdo? E já agora eu tou cada vez mais com a ideia que este amphiprion é tanto xanthurus como eu. Foi-me vendido como tal, mas mais parece um ocellaris preto e branco.

Última edição por Alfredo R Deus; 24-07-06 às 15:56.

Data de Ingresso
    08-11-05

Estive a fazer umas alterações e depois de procurar por todo o lado um sarco pequeno, passada mais de uma hora encontrei-o no chão. Espalmado. Pisei um sarco pequeno...

Hipóteses de sobrevivência?

Membro Identificado Avatar de Eduardo Mata
    Data de Ingresso
    05-12-04

Citação Postado originalmente por Alfredo R Deus
    Estive a fazer umas alterações e depois de procurar por todo o lado um sarco pequeno, passada mais de uma hora encontrei-o no chão. Espalmado. Pisei um sarco pequeno...

Hipóteses de sobrevivência?

boas,na minha opinião os sarcos como maioria dos corais moles,são muito resistentes,quando cortei o pé do meu,que estava numa rv grande,nasceu outro do restinho de pé que lá ficou...acho que o teu tem hipoteces de recuperar da pizadela!
    abraço

Data de Ingresso
    08-11-05

Espero que sim. Se sobreviver vai-se tornar uma variedade rara de sarco: Sarcophyton abanicus.

O aquário estava claustrofóbico com tanta rocha, vai daí voltei ao layout anterior com algumas alterações e muita monda. Ao menos agora já tenho um bocado de planície pra matar saudades de casa

Data de Ingresso
    08-11-05

Agora é que reparei que tenho um sarco em forma de coração do lado direito. Ele esteve entalado e ficou assim.

Até me espanta como na América ainda não os vendem assim, ou em forma de letras, estrelas e afins.

Data de Ingresso
    08-11-05

Novo layout:

A razão: http://www.reefforum.net/showthread.php?t=4701

Isto vai ficar assim, durante mais de um mês até a rocha terminar de "cozinhar"
    Última edição por Alfredo R Deus; 06-08-06 às 13:22.

Data de Ingresso
    08-11-05

Ficou uma única aiptásia de bom tamanho no aquário. As outras estão a cozinhar nas suas respectivas rochas. Segundo li, o processo também as elimina se for mesmo cumprido à risca.

Os seticaudata, com muito menos rochas pra pastar e sem ter o que comer, acabaram com a única aiptasia que tinha ficado.

Data de Ingresso
    08-11-05

O processo de cozinhar as rochas acabou. Ainda não tenho certeza de ter erradicado a caulerpa racemosa. Daqui por uma semana, se ainda estiver por lá, deve aparecer.

Entretanto também tive alguns problemas com alguns corais porque ficaram demasiado tempo expostos ao ar enquanto os colava à rocha. Mas aqui vão umas fotos, já com 2 novos habitantes - 2 ocellaris normais.

No que diz respeito a evolução da "dependência" posso dizer que desisti de construir um cubo de 70 x 70 x 70 e que resisti à tentação de adquirir cardinais de bangaii. Este nano ainda tem tanto para explorar e evoluir que não vale a pena apressar as coisas. Quero ver se fico uns bons tempos sem lhe fazer alterações e deixá-lo evoluir e entrar em velocidade de cruzeiro.

Entretanto a alga coralina levou um desbaste, quer nas rochas que estiveram no escuro quer no próprio aquário. Será devido à introdução de corais duros? Continuo sem escumador e fazendo reposições com kalk. Só limpo o vidro da frente de vez em quando pra ver se a estrela tem o que comer.

Última edição por Alfredo R Deus; 10-09-06 às 20:08.

Data de Ingresso
    08-11-05

Aqui vai um esquema da distribuição de corais. Ainda é tudo muito pequeno, excepto a euphyllia. Quando e se crescerem logo se resolve. Por enquanto o meu mantra "Não gosto de aquários de água salgada grandes", repetido de manhã ao acordar e à noite antes de dormir tem surtido efeito.

Tentei criar zonas para diferentes tipos de corais para conseguir controlar as correntes adequadamente. A zona dos corais moles apesar de não ter corrente directa das bombas, tem uma circulação média. A dos LPS, fraca e a dos SPS tem uma bomba apontada directamente.

__________________________________________________ ______________

Zona dos corais moles:

Na zona dos SPS os corais estão bastante próximos uns dos outros. Espero que isto me traga problemas, porque significa que cresceram . Infelizmente alguns SPS's sofreram um bocado na colagem por terem ficado demasiado tempo em seco e vai demorar até que se recomponham, em especial a acropora millepora, a pocillopora e a desgraçada da montipora capricornis.

A zona dos LPS tem alguns moles misturados e as turbinarias estão a fazer sombra sobre 2 colónias de actinodiscus. A Euphylia por enquanto ainda não chega a tocar em ninguém, mas anda lá próximo.

Lojista Avatar de Gil Miguel
    Data de Ingresso
    10-09-04

Re: Nano - "Pequeno mas quente"

Boas Alfredo, atenção que tirando a Seriatopora Histryx e mais algumas excepções, os SPS não gostam de corrente laminar directa.
    www.reefcenter.vstore.ca
    There are no facts, only interpretations.
    Friedrich Nietzsche (1844 - 1900)

Data de Ingresso
    08-11-05

Tou a ver... então pra evitar isso a técnica é colocar outra bomba do lado oposto de forma às correntes de se cruzarem sobre a zona dos SPS criando correntes caóticas? Ou simplesmente noutro ângulo? Vou experimentar as duas hipóteses e ver qual resulta melhor.

Mas isto já começa a ser demasiada bomba num aquário tão pequeno. Bomba pra agitar a superfície, bomba pra movimentar atrás da rocha, 2 bombas pra criar correntes mais caóticas...

Vou experimentar estas 3 hipóteses a ver qual resulta melhor. Mas a 3ª implica meter a bomba na frente do aquário, o que fica feio todos os dias.

Membro Identificado Avatar de Diogo Lopes
    Data de Ingresso
    20-01-05

Olá,

Em qualquer um dos casos as correntes são laminares! O problema é serem sempre constantes. Existem duas soluções - um wavemaker ou um closed loop ligado a um SCWD. A segunda hipótese, além de ser bastante mais barata é muito simples de se fazer.

Abraço,
    Diogo

Página 3 de 11 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Overflow DIY em construção para o meu nano de 50 litros
    Por Artur Fonseca no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 9
    Último Post: 17-10-08, 09:35
  2. nano opinioes foto
    Por Pedro Resendes no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 46
    Último Post: 08-08-06, 21:11
  3. nano reef
    Por Rafael Cerqueira de Souza no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 11
    Último Post: 31-07-06, 22:06
  4. nano reef
    Por Rafael Cerqueira de Souza no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 1
    Último Post: 28-07-06, 15:11
  5. Nano 112l.
    Por António Frazão no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 8
    Último Post: 03-04-06, 15:57

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem