Página 5 de 11 PrimeiroPrimeiro 123456789 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 101 a 125 de 261

Tópico: Nano - "Voyager"

Membro Identificado Avatar de Alfredo R Deus
    Data de Ingresso
    08-11-05

Re: Nano - "Pequeno mas quente"

Entretanto a morte da maior rocha do aquário fez que se iniciasse a procissão da N. Sra. das Algas outra vez... espero que agora o facto de haver mais corais filtradores impeça que a proliferação seja tão grande. Estou com TPA's de 10% de 3 em 3 dias.

No que respeita a luz, tive oportunidade de ver o efeito de 2 T5: uma de 10000K e uma actínica. A luz espalha-se tanto para todos os lados que eu penso que só em aquários com um racio de altura/largura pequeno é que poderá ter efeito visível e mesmo assim só se as duas lâmpadas estiverem muito separadas.
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Data de Ingresso
    08-11-05

Uma dúvida: a água do mar aqui tem uma dureza extremamente baixa (KH=3)e uma densidade alta em volta de 1.030.

A minha TPA típica consiste em retirar 7 litros de água do aquário, e adicionar 5 litros de água do mar e 2 litros de água de osmose. Para compensar a baixa dureza tenho que usar um buffer para elevar o KH.

Não valerá mais a pena manter a salinidade em 1.030?

Vantagens:

- Salinidade mais estável;
    - Maior concentração de elementos traço;

Desvantagens

- Salinidade demasiado alta.

Pra que lado pende a balança?
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Membro Identificado Avatar de Marcos Cavaleiro
    Data de Ingresso
    15-08-05

Boas Alfredo
    a densidade a meu ver esta alta demais para peixes no meu ponto de vista baixava ai para 1025 ou 1026 , mas vai fazendo isso de forma lenta, nunca se faz mudanças de parametros ou correçoes rapidas, estabilidade é muito importante.
    COLOR="Black"]AGAS[/COLOR]- Associaçao dos Guros da Aquarifilia Salgada

http://www.reefforum.net/showthread.php?t=4042
    http://www.reefforum.net/showthread.php?t=15404

Data de Ingresso
    08-11-05

Marcos: A água do mar tem 1.030 e eu consigo mantê-la em torno de 1.023 no aquário devido à forma como faço as TPA's (combinação de água do mar + água de osmose). Só estava a por a questão se não será melhor deixar em 1.030 ganhando estabilidade e maior concentração de elementos traço naturais.
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Membro Identificado Avatar de Marcos Cavaleiro
    Data de Ingresso
    15-08-05

Boas
    Penso que nao é por ai que perdes propriedades da agua do mar, eu sempre fiz com agua sem mesturar nada e nunca tive problemas, o marco madeira uma vez disse se nao estou em erro que fizia isso tb de mesturar agua osmose e tb nunca teve problemas.
    COLOR="Black"]AGAS[/COLOR]- Associaçao dos Guros da Aquarifilia Salgada

http://www.reefforum.net/showthread.php?t=4042
    http://www.reefforum.net/showthread.php?t=15404

Data de Ingresso
    08-11-05

Obrigado Marco.

Então vou manter a rotina...

Por um lado até me facilita a vida porque me basta arranjar 5 litros de água do mar pra fazer uma TPA - facilita as costas porque faço as TPA's com mochila
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Data de Ingresso
    08-11-05

Entretanto a guerra contra a caulerpa racemosa não terminou...

Tinha uns 3 ou 4 focos de algas filamentosas e um deles junto à euphillia. Quando puxo, vem a euphillia atrás. Qual é o meu espanto quando vejo um bocado de caulerpa agarrado à euphillia. E nas duas rochas onde a euphillia se apoiava, mais uns bocados...

Ahk, eu cada vez gosto mais de ciclídeos

Haja pachorra!

Lá tive de agulha a tentar tirar tudo quanto consegui ver... pelo menos uma das rochas vai ter a parte com caulerpa metida em água a ferver.
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Data de Ingresso
    08-11-05

Se não fosse o facto de não conseguir retirar o óleo da rocha, o ideal era fritá-la em óleo o mais quente possível.

Mas esta técnica de cozer a rocha em água a ferver para erradicar a caulerpa tem os seus problemas...

Ao matar uma rocha tão grande num nano, reduz-se bastante a capacidade filtradora da rocha viva no aquário. Por isso, a morte de um caramujo desencadeia uma libertação de nutrientes que o aquário não consegue aguentar sem ajuda. A 1ª a berrar por ajuda foi a estrela... Estou a fazer TPA's de 10% diárias após ter cozinhado a 2ª rocha (tem um quarto do tamanho da 1ª).

Notei um disparo no crescimento das xenias o que indica uma água bem carregada de nutrientes. Os corais aparentam estar bem, apesar de acastanhados e um pouco atacados por algas, o que se pode dever à iluminação e à quantidade de nutrientes.

Continuo a não ter escumador - se bem que de certeza me facilitaria a vida nestas aventuras culinárias com a sopa de pedra.
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Data de Ingresso
    08-11-05

Acho que tá na altura de trocar lampadas e uma vez que me vão devolver uma calha pequena que tinha empresatado, tenho 3 opções.

O aquário tem 70(comp) x 30(larg) x 40(alt).

O material que posso combinar é:

- Uma calha de 4 x 36 W PC com 120cms
    - Duas calhas de 2 x 24 W PC com 45cms

Em qualquer das calhas, os balastros ocupam bastante espaço.

Actualmente está assim (Hipótese A):

2 alternativas:

- Hipótese B

Tem a vantagem de poder aplicar aquela técnica de combinar lâmpadas de diferentes temperaturas e colocar 1 x actinica atrás, 2 x 10000K ao centro e 1 x 6500 à frente.

Hipótese C:

Talvez a que consegue aproveitar melhor a luz???

Já agora uma dúvida: uma das calhas cintila bastante; o que é que tá a dar o berro, o balastro electrónico ou as lâmpadas?
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Membro Identificado Avatar de Carlos Jorge
    Data de Ingresso
    08-10-05

Boas Alfredo

Não sei se o cintilar a que te referes ocorre quando a iluminação está desligada. Caso seja, eu resolvi o caso isolando os suportes de metal das lâmpadas com papel.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Data de Ingresso
    08-11-05

Carlos: Já tinha lido um tópico em que falavas do assunto mas infelizmente é quando estão acesas.
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Membro Identificado Avatar de Paula Exposto
    Data de Ingresso
    22-11-06

Olá Alfredo

Onde vais buscar água do mar?
    Eu costumo ir aos Reis Magos e lá a densidade é de 1,023 e a água passou nos testes que fiz em casa.

Paula

Data de Ingresso
    08-11-05

Vou buscar à praia do Forte de São Tiago e tem vindo de lá sempre com densidade acima de 1.029, medido por um refractometro. Fizeste a medição com densimetro ou refractometro?
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Membro Identificado Avatar de Paula Exposto
    Data de Ingresso
    22-11-06

Olá Alfredo,

Realmente as minhas medições não são tão precisas pois são feitas com um densimetro.
    Mas será que pode haver uma discrepância tão grande entre o valor verificado e o real?? É que das 4 vezes que fui lá buscar água (também não fora assim tantas) o valor no densimetro dá-va ligeiramente abaixo dos 1,023.

Cumprimentos,

Paula

Membro Identificado Avatar de Miguel Marçal dos Santos
    Data de Ingresso
    28-08-06

Citação Postado originalmente por Paula Exposto
    Olá Alfredo,

Realmente as minhas medições não são tão precisas pois são feitas com um densimetro.
    Mas será que pode haver uma discrepância tão grande entre o valor verificado e o real??
    Paula
    Eu tinha um densimetro que me dava uma diferença de 2 pontos, já que tens um colega na zona com um refractometro podes lavar bem o teu até mesmo usando um pouco de vinagre e combinares um encontro para comparares valores e usares o dele como ponto de referência.
    miguel marçal dos santos

Data de Ingresso
    08-11-05

Pois, eu pensava que a água daqui tinha 1.024 até ter usado o refractometro.
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Data de Ingresso
    08-11-05

Bom, há muito tempo que não contava novidades... porque não há muito pra contar. Como podem ver não há grandes crescimentos. Devo ter descoberto a técnica de fazer bonsais a partir de corais, porque não morrem, mas também não crescem. Continuo sem escumador mas encomendei um no ebay. Lá arrisquei mandar vir aquilo dos EUA. Também lá pro final deste mês conto ter uma calha nova, cortesia do Bruno Quinzico.

E aqui as fotos:

Digamos que hoje em dia, se fosse montar tudo de novo (longe vá o agouro, logo agora que isto parece querer estabilizar), já não tinha aquela diversidade de corais. Escolhia poucas espécies em vez daquela coleção do tudo o que vier à rede é peixe.

Como se pode ver, tá tudo atravancado. Mas não sou capaz de lhe mexer. Já tou muito habituado a ver aquela desarrumação toda e muito menos capaz de me desfazer dos corais, depois da luta para os manter.

No entanto, aqui vai uma dose homeopática do meu próprio veneno...

O sarco e a cladiella que estão à esquerda trocam de posição, o pé de euphyllia que está no chão à direita chega ainda mais para a direita e arranco as xenias da rocha de trás à direita. Mas onde é que as ponho?

E uma versão sem as xenias brancas e anthelias:

Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Membro Identificado Avatar de António Paes
    Data de Ingresso
    17-09-04

Quando vieres ao continente quero uma muda desses actinodiscus azuis
    Eu, tal como tu, também cometi o mesmo erro do " tudo o que vem à rede é coral castanho " e estou lentamente a fazer melhor as minhas escolhas.
    O aquascaping está porreiro, parece-me ver ali os famosos triângulos .
    Parece-me que falta aí alga coralina, como está o teu calcio e o kh ?
    António

REEFFORUM e IPAq, o melhor do Aquarismo Marinho em Língua Portuguesa

Data de Ingresso
    08-11-05

Boas.

Os actinodiscos estão azuis porque estão mal dispostos com tanta luz. Normalmente são mais violeta.

E ainda bem que falas no cálcio e KH.

Já tinha comentado que a água daqui é muito pouco dura. E eu tenho que confessar que gosto de fazer TPA's. Eu sei que não é muito normal, mas gosto. E faço-as a pé várias vezes por semana.

E o resultado é que mesmo com buffers a entrar diariamente em doses acima do recomendado, o KH fica baixo causando grandes oscilações do PH. Estou a adicionar um daqueles produtos A+B (alcalinidade + cálcio) para além de Kalk.

A rocha não tem quase alga coralina nenhuma, pelas causas acima e por outra. Eu matei-a. A rocha foi cozida e depois foi ao forno a 250º - isto pra me ver livre da caulerpa racemosa.

O resultado foi um reiniciar do ciclo, com uma enorme procissão de algas de todas as cores e feitios. Agora tá a parar e os corais até mudaram de cor pra muito mais claro, principalmente os sarcos.

E lamento dizer que a batalha contra a caulerpa racemosa continua. Tenho poucas dúvidas que se a largarem no equador marciano, sobrevive.
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Data de Ingresso
    08-11-05

Aiptásias, caulerpa racemosa e agora hidrozoários... isto, nem as sete pragas do Egipto...

Aqui vão 2 fotos de frente e um pouco de cima com a mini-remodelação:

Como o palhaço preto está a querer assentar arraiais nalgum lado e empurrava o outro para o canto esquerdo do aquário, coloquei lá umas anthelias para o pequeno se sentir melhor.

Com isso, consegui também recuar um pouco aquele istmo ao centro direita deixando mais espaço livre na areia. O sarco foi pro lugar das anthelias. Esse istmo ficou uma salganhada de xenias brancas, castanhas, sarco e uns pés de anthellias que ficaram lá agarrados.

Cheguei também uma cabeça de euphillia mais pra direita com o mesmo intuito de ganhar espaço de areia. No lado esquerdo troquei também algumas peças de lugar.

Na rocha do fundo, colei uns zoanthus a ver se se espalham mas aquilo parece ter corrente a mais pra eles.
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Data de Ingresso
    08-11-05

Bom, não há fotos, mas há novidades... até devia haver mais, mas não há. E não há porque me esqueci duma calha HQI + actínicas no meio da rua ao entrar para um taxi e porque, também no mesmo dia, parti o UV que tinha comprado.

Esquecendo as desgraças e passando à parte positiva, ao fim de quase um ano instalei um escumador, um AquaC Remora com uma maxijet 1200. Ainda não escuma nada, mas aparentemente é preciso esperar 1 a 2 semanas. Lá fácil de montar e silencioso, aquilo é.

Estou contente por ter conseguido manter o meu primeiro nano de 84 litros brutos por quase 1 ano sem escumador. Estou curioso por ver as diferenças.
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Membro Identificado Avatar de Diogo Lopes
    Data de Ingresso
    20-01-05

Olá,

Citação Postado originalmente por Alfredo R Deus
    ...E não há porque me esqueci duma calha HQI + actínicas no meio da rua ao entrar para um taxi e porque, também no mesmo dia, parti o UV que tinha comprado.
    Bem... correu bem a tua vinda a Lisboa!!! Explica-me lá como raio te esqueces de uma Calha???!!!!

Abraço,
    Diogo

Membro Identificado Avatar de Luis Carrilho
    Data de Ingresso
    12-10-06

Citação Postado originalmente por Alfredo R Deus
    Bom, não há fotos, mas há novidades... até devia haver mais, mas não há. E não há porque me esqueci duma calha HQI + actínicas no meio da rua ao entrar para um taxi

Não me digas que foi cá no contnente?...
    A ignorância é o maior veneno do homem.

Um abraço do Luis Carrilho.

Data de Ingresso
    08-11-05

Se alguém quiser tentar (afinal tanta gente joga no euromilhões), pode procurar na rua de campolide, próximo do nº 51. Foi aí que ficou uma calha de 1 metro, encostada a uma parede enquanto carregava o resto da bagagem pro taxi.
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Data de Ingresso
    08-11-05

Bom, mais um mês e tudo mais ou menos na mesma... o que é bom. O que aconteceu de estranho é que tinha um cerite que tinha um molho de xenias às costas e não conseguia se enterrar. Andou uns meses assim e morreu.

E parece-me que consegui fazer uma boa razia nos hidrozoários com o mesmo tratamento das aiptasias: kalk. Mas não consegui salvar a clavularia rosa, já fui demasiado tarde.

Lembrando que isto tem 84 litros brutos, dos quais uns 50 e picos são de água, o que há cá dentro é:

Moles:

- Actinodiscus violetas
    - Actinodiscus vermelhos
    - Zoanthus de várias cores
    - Palythoas
    - Gracilis
    - Xenias brancas (Cortesia do Miguel Correia)
    - Xenias castanhas
    - Anthelias
    - Sinularia
    - Capnella
    - 2 Sarcos
    - Ricordea verde (cortesia do Gil)
    - Ricordea laranja (cortesia da Leonor)

LPS

- 2 Euphyllias glabrescens com diversas cabeças... tinha logo que ser o coral mais urticante o maior coral do aquário.

SPS:

- 2 Montipora dititata laranja
    - Pocillopora vermelha
    - Acropora staghorn de pontas violeta
    - Outra Acropora
    - 2 Turbinarias
    - Seriatopora hystrix
    - Seriatopora caliendrum.

Algas: Halymeda, que cresce que se farta. Quanto à caulerpa raçamanhosa, não a vejo há muito tempo, mas não tenho falsas esperanças... ela há-de lá estar algures.

Tudo aquilo que não se deve fazer está aqui: é como se fosse à loja e pedisse "dê-me 1 de cada"... com esta mistela toda, muito bom está ele.

Cá pra mim o facto dos SPS se desenvolveram de vagar é capaz de ser culpa dos corais moles.

Os palhaços, que normalmente não ligam nada ao sarco e preferem as turbinarias ou os zoanthus, quando parei as bombas pra tirar a foto, mudaram-se pra lá.

Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Página 5 de 11 PrimeiroPrimeiro 123456789 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Overflow DIY em construção para o meu nano de 50 litros
    Por Artur Fonseca no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 9
    Último Post: 17-10-08, 08:35
  2. nano opinioes foto
    Por Pedro Resendes no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 46
    Último Post: 08-08-06, 20:11
  3. nano reef
    Por Rafael Cerqueira de Souza no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 11
    Último Post: 31-07-06, 21:06
  4. nano reef
    Por Rafael Cerqueira de Souza no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 1
    Último Post: 28-07-06, 14:11
  5. Nano 112l.
    Por António Frazão no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 8
    Último Post: 03-04-06, 14:57

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem