Resultados 1 a 15 de 15

Tópico: tridacna maxima

Membro Identificado Avatar de João Castelo
    Data de Ingresso
    27-02-06

tridacna maxima

Mais uma vez recorro a voces. . A vossa ajuda tem sido mais que muita .

Nos ultimos quinze dias tudo me tem acontecido.

A minha haddoni ia-se passando. Felizmente e graças à v/ ajuda, lá se safou. Está maravilhosa.

Entretanto comecei a olhar com olhos de ver e verifiquei a alga coralina a desaparecer. Niveis baixissimos de calcio deverão ser a causa. Estou a tentar compor.

Agora é a minha TRIDACNA MAXIMA que se está a passar

Pouco abre e está constantemente a largar uma coisa que parece teias de aranha. Está quase sempre fechada e só abre um poucuo.

Qual é a v/ experiencia a este comportamento.

Será que tenho o aqua completamente desiquilibrado ?

Não vejo justificação para toda esta desgraça. Não se passava nada e de repente
    Um abraço,

João Castelo

Convidado de RF Avatar de Vitor Pestana
    Data de Ingresso
    01-02-05

Re: tridacna maxima

Olá João

Podem ser multiplos factores, mas o mais importante poderá ser a baixa intensidade luminosa em conjunto com a falta de calcio e outros elementos trace para o bom desenvolvimento desta especie...

Abraço

Pestana

Membro Identificado Avatar de António Frazão
    Data de Ingresso
    25-01-05

Olá..
    Sim mais uma vez penso que a luz será o teu problema, pelo que tenho lido as tridacnas máximas são uma das espécies que necessitam de mais luz, penso que com PC é complicado manteres uma Maxima.
    Já fizeste o upgrade da iluminação?
    Como está a Anemona?
    cumprimentos

Membro Identificado Avatar de Carlos Jorge
    Data de Ingresso
    08-10-05

Boas

António, eu mantenho uma máxima, no fundo de um aquário com 50cm iluminado com PC. Com isto não quero dizer que o problema não seja da iluminação, mas não é concerteza por serem PC, talvez o problema seja na baixa relação W/l. No entanto já andei à procura e não encontro o setup do João.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Data de Ingresso
    27-02-06

Citação Postado originalmente por António Frazão
    Olá..
    Sim mais uma vez penso que a luz será o teu problema, pelo que tenho lido as tridacnas máximas são uma das espécies que necessitam de mais luz, penso que com PC é complicado manteres uma Maxima.
    Já fizeste o upgrade da iluminação?
    Como está a Anemona?
    cumprimentos
    Antonio,

A anemona está recuperada . como sabes tirei-a do sitio e ela lá procurou outro sitio e lá está, com boas cores mas continua a rejeitar comida. Só lhe dei ainda camarão vou comprar salmão a ver se pega.

Aqui está ela , sempre apertada.

Tive que tirar o lobophyton pois colocou-se perto demais .

Relativamente à luz tens razão .

Tenho uma calha liffetech PC 100 cm PL 2x36 w + 2 x 18 w com lampadas já com um ano ( julgo que é o limite para utilização ) mas ando à procura de um projector HKI de 150 W para reforço.

sei que apenas essa inclusão não +e a ideal mas achas que resolve em parte o problema ?
    O aqua é de 240 litros, tem 100 cm de comprimentos e também não dá para muito mais.

A tridacna deve estar a pagar a factura da luz e do desiquilibrio da agua.

Um abraço,

JC
    Última edição por João Castelo; 13-05-06 às 22:14.
    Um abraço,

João Castelo

Membro Identificado Avatar de Ricardo Rodrigues
    Data de Ingresso
    15-09-04

Olá João Fernando Castelo,

O teu aquário não me parece estar em desequilíbrio biológico. As Tridacnas em aquários necessitam de luz e como tal sugiro que eleves a tua até junto da mesma. Se a Tridacna estiver agarrada a alguma rocha eleva-a juntamente. As Tridacnas movem-se pelo que convém estarem assentes numa plataforma estável e donde não caiam!

Convém mudares as lâmpadas da tua calha e se possível arranjar o tal projector HQI de 150W.

Quanto aos níveis baixos de Cálcio aconselho-te a fazeres TPAs e utilizar kalkwasser (água de OSMOSE + hidróxido de cálcio). Se adicionares algum produto para o efeito segue rigorosamente as instruções, não coloques em excesso porque podes causar um desequilíbrio químico na água!

Boa sorte
    "The natural world is, and probably always will be, complicated far beyond human understanding" J.E.N. Veron

Equipa RF Avatar de Roberto Pacheco
    Data de Ingresso
    10-09-04

teias de aranha
    Isto pode indicar uma infecao protozoaria...sera que ela se expande completamente ou parcial ? Aonde ela esta colocada, no substrato ou na rocha ?

Uma Tridacna particularmente Maxima necessita dum aquario maduro com niveis estaveis de cal/alk e intensa iluminacao senao nao tem chance
    "I seem to have been only like a boy playing on the seashore, and diverting myself in now and then finding a smoother pebble or a prettier shell than ordinary, whilst the great ocean of truth lay all undiscovered before me." Sir Isaac Newton

Data de Ingresso
    27-02-06

Citação Postado originalmente por Ricardo Rodrigues
    O teu aquário não me parece estar em desequilíbrio biológico. As Tridacnas em aquários necessitam de luz e como tal sugiro que eleves a tua até junto da mesma. Se a Tridacna estiver agarrada a alguma rocha eleva-a juntamente. As Tridacnas movem-se pelo que convém estarem assentes numa plataforma estável e donde não caiam!

Convém mudares as lâmpadas da tua calha e se possível arranjar o tal projector HQI de 150W.

Quanto aos níveis baixos de Cálcio aconselho-te a fazeres TPAs e utilizar kalkwasser (água de OSMOSE + hidróxido de cálcio). Se adicionares algum produto para o efeito segue rigorosamente as instruções, não coloques em excesso porque podes causar um desequilíbrio químico na água!

Boa sorte
    Ricardo, Obrigado. Excelente ajuda

Citação Postado originalmente por Roberto Pacheco
    Isto pode indicar uma infecao protozoaria...sera que ela se expande completamente ou parcial ? Aonde ela esta colocada, no substrato ou na rocha ?

Uma Tridacna particularmente Maxima necessita dum aquario maduro com niveis estaveis de cal/alk e intensa iluminacao senao nao tem chance
    Roberto,

Para dizer a verdade é assim - está numa rocha a meia altura de agua.Mas...
    É a primeira que tenho uma tridacna ( pouca experiencia ) e o meu CENTROPYGE TIBICIN , onde quer que a ponha vai implicar com ela.

Já tentei na areia, na rocha ,mas a verdade , verdade é que ainda não teve mais que 5/6 dias no mesmo sitio. Não consigo fazer melhor. Ele manda-a para baixo.

Tens alguma sugestão ?

Respondendo também à tua pergunta - ela pouco abre , muito pouco.

Um grande abraço

JC
    Um abraço,

João Castelo

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

e o meu CENTROPYGE TIBICIN , onde quer que a ponha vai implicar com ela.
    Olá joão

É normal. É normal. Estes bichinhos adoram bicar os mantos delas. Não lhes fazem mal, mas irritam-nas fazendo com que se mantenham fechadas.

Eu recomendadria um Six line para esse aquario. Chamados por alguns dos protectores das tridacnas, este peixes defendem a tridacna, alem de a limparem dos inoportunos "caracois" que tanto gostam de colocar as posturas nas suas conchas.
    Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Data de Ingresso
    10-09-04

Estes bichinhos adoram bicar os mantos delas. Não lhes fazem mal, mas irritam-nas fazendo com que se mantenham fechadas.
    Se a Tridacna esta debaixo de stress com o constante bicar pode levar ao seu fim
    "I seem to have been only like a boy playing on the seashore, and diverting myself in now and then finding a smoother pebble or a prettier shell than ordinary, whilst the great ocean of truth lay all undiscovered before me." Sir Isaac Newton

Data de Ingresso
    27-02-06

Roberto,

Acabei de ler um artigo espectacular sobre tridacnas.

Vale a pena.

Um abraço,

JC

Nota - Não consegui colocar aqui . Está em - artigos e foi colocada pelo Julio Macieira
    Um abraço,

João Castelo

Data de Ingresso
    27-02-06

A falta de iluminação, a minha inexperiencia e o Centropyge Tibicen * venceram a Tridacna Máxima, acabando por a matar.

* Verifiquei no Marine Fishes que existe alguma dificuldade no relacionamento entre estas duas especies.

Mas o verdadeiro culpado fui eu quando inexperiente e precipitado comprei seres vivos para o meu aquario só porque " é bonito ", não me tendo preocupado com as compatibilidades e incompatibilidades relativamente ao resto do sistema.

Foi uma lição final para este tipo de comportamento.

Que sirva também para todos aqueles que se estão a iniciar e que ainda não teem um verdadeiro entendimento sobre o que é construir um reff.

Ao fim de alguns meses de relacionamento diario neste fórum, deparei hoje comigo a registar a seguinte evolução:

- Antes - Comprava e depois perguntava
    - Hoje - Pergunto e depois compro ou não

Obrigado a todos vós que muitas vezes tiveram paciencia para aturar as minhas absurdas questoes, nunca negando uma resposta.

Como questão final ponho a seguinte questão.

A Tridacna morreu mas gostaria de deixar ficar o esqueleto no aqua . É tóxico o que ficou no seu interior ?

Um abraço

JC
    Última edição por João Castelo; 18-05-06 às 08:56.
    Um abraço,

João Castelo

Membro Identificado Avatar de José Francisco Duarte
    Data de Ingresso
    09-11-05

Wink Re: tridacna maxima

Citação Postado originalmente por Joao Fernando Castelo
    ...
    Como questão final ponho a seguinte questão.

A Tridacna morreu mas gostaria de deixar ficar o esqueleto no aqua . É tóxico o que ficou no seu interior ?

Um abraço

JC
    Boas...

A questão, não é se é tóxico, é se se vai tornar tóxico... e a resposta é sim... ao decompor-se a massa orgânica da tridacna vai libertar amónia (bastante)... e isso... tu já sabes...
    ...

Data de Ingresso
    10-09-04

O que podes fazer e remover a carne e deixar o esqueleto la dentro.

Lojista Avatar de Gil Miguel
    Data de Ingresso
    10-09-04

Os ermitas limpam a casca da tridacna em 2 tempos
    www.reefcenter.vstore.ca
    There are no facts, only interpretations.
    Friedrich Nietzsche (1844 - 1900)

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Tridacna maxima - urgente
    Por Carlos Jorge no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 25
    Último Post: 23-11-06, 19:09
  2. Tridacna máxima
    Por Julio Macieira no fórum Bivalves
    Respostas: 0
    Último Post: 19-11-06, 01:08
  3. RIP Tridacna Crocea
    Por Julio Macieira no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 27