Boas Jose
Axo se nao alastrar nao faças nada, agora se começar a morrer para cima volta a cortar senao vai todo ao ar.
Boas...
Recentemente, adquiri um frag de montipora foliosa, o qual passado um dia de estar no meu aqua começou a perder tecido... no caso fiz um outro frag, para separar algum coral, para ver se não a perdia toda! No entanto todos os valores estão normais, o KH - 8, o cálcio 450, PH - 8,3... todos os outros corais não têm qq problema, apenas a montipora... a aclimatação foi lenta...
A fixação foi feita com cola de epoxi da Deltec, ao que fiz uma base para "acentar" o coral, (até hoje o tecido perdido é o que fica por cima da base), poderá ter sido do tipo de fixação??
Nota que o frag que fiz, encontra-se de boa "saúde"!!!
Que me dizem a "partir" o coral em redor da zona afectada?
Alguém já teve o mesmo problema? Qual a possivel solução???
...
Boas Jose
Axo se nao alastrar nao faças nada, agora se começar a morrer para cima volta a cortar senao vai todo ao ar.
COLOR="Black"]AGAS[/COLOR]- Associaçao dos Guros da Aquarifilia Salgada
http://www.reefforum.net/showthread.php?t=4042
http://www.reefforum.net/showthread.php?t=15404
Postado originalmente por Marcos Cavaleiro
Era o que me parecia...
![]()
...
Olá José Francisco
eu recomendaria uma análise minuciosa a essa montipora.
Nudibranquios .... eles andam ai....
Vou ter que dar uma vista de olhos, mas não acredito que, quem me vendeu o frag, tivesse esse problema e não me dissesse nada (a menos que não soubesse!!!) .Postado originalmente por Julio Macieira
De qualquer forma, vou ter que avaliar a possibilidade da existência dessa malvada praga!!!![]()
![]()
...
Que tipo de luz mantens no aqua ? Aonde foi colocado o coral quando o introduziste ? Como fizeste a aclimatação ? A corrente era forte e directa ?
Boas...Postado originalmente por Roberto Pacheco
A Luz, 2*150w HQI - 10000K, 1*30w - actínicas + 1 * 30w - dayligth, corrente forte mas não directa...
O Local onde o coloquei, foi mais ou menos onde estava no aqua de origem (ao meio do aqua), a luz do aqua de origem era semelhante e a aclimatação que fiz foi lenta (à temperatura e à salinidade), no entanto, o frag que fiz encontra-se de saúde!!! Contínuo sem perceber o porquê do problema...![]()
...
A que temperatura mantens o aqua ? Sera que mudaste as lampadas recentemente ? O kelvin das lampadas e o mesmo do aqua anterior ? Eu costumo colocar os frags no substrato por uma semana ou mais para se ajustar a minha luz. Cada aqua e diferente podes ter mais claridade do que o aqua anterior e o Coral ter que se ajustar.
Boas... quando chegar a casa se tiver alastrado mais, vou parti-lo e colocá-lo no areão... em relação aos K do aqua anterior, não tenho a certeza poderá ser uma hipótese e em relação à temperatura tb poderá ser, visto que tenho o aqua agora no verão a +- 27º... no entanto a claridade, apesar de ser uma hipótese, não me parece visto que no outro aqua tinham uma calha T5 que me parecia... mais potente que as minhas... A ver vamos...Postado originalmente por Roberto Pacheco
![]()
...
Olá José.
É com muita pena que oiço essas palavras.
Como podes-te verificar a colonia mãe encontra-se de perfeita saude e um dos factores que me levou a fazer algumas mudas foi o seu rapido crescimento. Caso houvessem nudibranquios a colonia mãe à muito que tinha morrido.
Até ao momento todas as outras mudas não tiveram problemas, penso que o problema esteja na aclimatização, deverás coloca-la no areão e ir subindo aos poucos... espera até o tecido se regenerar.
Abraço
Pestana
E confirmo a 100%, VitorPostado originalmente por Vitor Pestana
A muda que te comprei está 5 estrelas e até a coloquei num local não muito previligiado ( falta de espaço) e ela simplesmente adorou...
A minha coloquei mesmo no topo do aqua e or pólipos estão sempre abertos...
Postado originalmente por Vitor Pestana
Sim, sim, foi o que eu disse num post... não me parecia que fossem nubibranquios... Sim como já disse vou ver como as coisas progridem...
De ti, apenas posso dizer que gostei de te conhecer e que nada tenho a apontar!!! E que também se tivesse mais tempo naquele dia tinha de bom grado ficado mais tempo a falar contigo (acredito que teriamos muitos aspectos interessante a discutir)!!! Sem Stress...![]()
...
Boas,
Adquiri tb uma muda e está tudo bem no reino de sua magestade.
Pedro Cruz
AKA Zurk
Sem stress... um frag que fiz da original tb está de saúde!!! Deve ter sido o sítio onde coloquei!! Vou ver qd chegar a casa!!!Postado originalmente por Pedro Cruz
...
Boas...Postado originalmente por José Francisco Duarte
Ontem, quando cheguei a casa, a perca de tecido tinha alastrado um pouco, mas nada que se comparasse com o início, de qualquer forma parti o frag, novamente e coloquei-o no chão um pouco desviado da luz das HQI... Vamos ver o desenrolar nos próximos dias, de qualquer forma se alguém tiver algum conselho, agradeço...![]()
![]()
...
Boas Jose
Mas concelhos so rezar e esperar depois de partir nao á mesmo nada a fazer boa sorte para o frague.
Boas...Postado originalmente por Marcos Cavaleiro
Felizmente parece que não foi necessário rezar... os frags que fiz à primeira vista estão "normais" e a perca de tecido parou... parece que deve ter sido mesmo da aclimatação à luz...![]()
![]()
![]()
...
boa sorte entao
Boas...
Quando parti a Montipora, deixei o pedaço sem tecido colado na rocha e por incrível que possa parecer, de um pedaço de montipora aparentemente morto, começou a aparecer (ao que parece) novo tecido - embora muito menos denso! (tentei tirar umas fotos, mas como a máquina é o telemóvel, não se consegue ver)
Já aconteceu a alguém???![]()
...
Olá "Chico"
Algumas vezes, chama-se regeneração/aclimatização.
Abraço
Pestana
Boas, Victor...Postado originalmente por Vitor Pestana
Espero que se "comece" da dar tão bem como no teu aqua, pois, lá obviamente era a casa dela e era isso que queria...A ver vamos!!!
![]()
![]()
![]()
...
Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)