Página 1 de 8 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 185

Tópico: Disposição do aquário

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Disposição do aquário

Forma - Triangular
    Fachada - 170 cm
    Altura - 70
    Cubicagem - Cerca de 450 Lts
    Caixa depuradora (sump) com reservatório independente para reposição
    Unidade de reposição - Aquamedic Niveau
    Método de depuração - escumação
    Unidade depuradora - Deltec APF 600
    Circulação e re-circulação - Eheim 1262 e OR 6500
    Iluminação - HQI 14000 K 150 Wx2 + T5 actínicas 80Wx2 + 24Wx2
    Processamento Biológico - Rocha viva (cerca 55 ou 65 Kg + coisa - coisa)
    Climatização - Termostato 300 W

Membro Identificado Avatar de João Castelo
    Data de Ingresso
    27-02-06

Re: Disposição do aquário

Pedro,

É o teu primeiro aqua?

JC
    Um abraço,

João Castelo

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    28-08-05

Montado a quanto tempo?
    Que vida habita aquário?
    E muito importante.... cadê fotos?
    Cumprimentos,
    César Dias

Membro Senior
    Data de Ingresso
    16-10-05

curioso esse aqua triangular....
    poderias por fotos??

Membro Identificado Avatar de Bernardo Gordo
    Data de Ingresso
    27-12-05
    Almada, Margem Sul/Alter do Chão, alentejo

Também estou curioso...
    Os meus dois aquas, com fotos e passos de como "fazer":
    http://www.reefforum.net/showthread.php?t=2585
    Abraço,
    Bernardo Gordo

Membro Identificado Avatar de José Francisco Duarte
    Data de Ingresso
    09-11-05

Wink Re: Disposição do aquário

Citação Postado originalmente por Bernardo Gordo
    Também estou curioso...
    Boas...

Ao que parece, estamos todos!!!
    O Pedro, "aguça curiosidades" poderia colocar umas fotos, para vermos essa piscina...
    ...

Data de Ingresso
    08-06-06

Bom dia a todos
    Não Não é o meu primeiro aquário. Ando nestas andanças à cerca de 30 anos, mais ano menos ano, dos quais cerca de 20 anos, também mais ano menos ano, em aquários marinhos de ecossistema tropical.
    Muito evoluiu desde que comecei e os sistemas de muitos dos membros deste fórum são um bom exemplo disso.

Este aquário triangular é ainda muito jovem. Foi montado em meados de Março 2006 e serviu para preencher um canto da sala imediatamente anexa ao terraço.
    Pela primeira vez encomendei a construção que foi efectuada segundo a minha encomenda pela Sohal. A montagem é e será sempre minha.

Relativamente aos animais (vida) que lá habitam neste momento, poderão visualizar alguns espécimes que publiquei nas diferentes classes da galeria deste fórum e que irei publicando. (Oportunamente editarei uma lista detalhada)
    A população piscícola é essencialmente herbívora e deliberadamente "pesada" para um aquário jovem dado que assim me permitiu avaliar a capacidade do escumador que responde em pleno, pelo que tenho já garantias para um outro próximo projecto (outro aquário) que envolve carga orgânica mais elevada dado ir lidar essencialmente com corais não fotossintéticos que implicará o uso de pelo menos dois escumadores APF 600 da Deltec (prefiro dois em vez de um de maior capacidade - questão de segurança).

O sistema teve um desempenho bastante estável para as solicitações que lhe fiz e presentemente começa a entrar em fase de consolidação.
    A partir desta semana, os peixes passaram a receber algas frescas da nossa costa para além das liofilizadas que já recebiam todos os dias complementado por ciclopes, artémia liofilizada e comida seca em flocos 2 vezes por semana. A partir da semana passada e uma vez por semana (se tiver tempo), camarão vivo da nossa costa, o que permitirá dieta mais interessante aos peixes omnívoros, e ao carnívoro "beta marinho" que já tem cerca de dois anos lá em casa e come quando o "rei faz anos".

Algumas imagens como me pedem. São imagens que recolhi para minha referência e nunca pensei que um dia me pediriam para as ver. A definição/qualidade não será muita, mas servirá para vos elucidar.

A titulo informativo e antes que me perguntem o que é, a "bola" tipo bóia que vêm no topo do aquário não é mais do que um simples pára folhas de caleira, para evitar "sessões de jangadismo (rafting)" que já provocaram um acidente que custou a existência a 7 peixes que sobreviveram à primeira volta mas não à segunda. Não se trata de defeito de construção mas sim de distracção minha, porque o dreno é extensível mas não o accionei e assim depois do acidente, optei por colocar essa peça.

Imagens Anexas Imagens Anexas
    Última edição por Pedro Nuno Ferreira; 23-08-06 às 13:33. Razão: Não consegui anexar as imagens da actualização

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Pedro,

Não consegues colocar as fotografias aqui no tópico ?
    Abraços
    João M Monteiro

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    28-08-05

Está com bom aspecto
    Mas esse cardume de hepatus dá-se todo bem?
    Cumprimentos,
    César Dias

Data de Ingresso
    08-06-06

Bom dia
    E porque é que não havia de dar? Os Hepatus são peixes que vivem em cardume e gostam de viver em cardume. Durante todos este anos tive sempre cardumes de hepatus (possívelmente o meu peixe favorito), que de resto é a maneira mais adequada de ter hepatus, e por cardume entende-se sempre como minimo 4 (com 3 também funciona mas menos bem), e além desses cardumes já tive dois cardumes de Zebrasomas, 7 flavensces e 7 xanthurus, 14 ao todo a viver em conjunto, numa outra montagem que tive entre 1995 e 2000.
    A titulo de informação 3 dos hepatus do cardume em causa, dormem todos juntos entre os ramos de um coral Seriatopora hystrix que penso estar visivel na fotografia.
    Assim sendo de que estão à espera? Força e comprem 4, 5 os que puderem e o vosso sistema permitir. De preferencia todos ao mesmo tempo, muito principalmente se forem constituir cardumes de zebrasomas.
    De qualquer modo se já tiverem 3 ou 4 qualquer introdução que façam posteriormente é bem acolhida pelos que já lá vivem e facilita a aclimatação/adaptação/integração. Se não puderem comprar 5 ou 6, comprem pelo menos 3 ou 4 ao mesmo tempo e progressivamente acrescentem os restantes, sempre respeitando os limites do sistema, espaço vital para cada animal.

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    28-08-05

O meu aquário está "nú" de barbatanas
    Ainda tenho de escolher a peixarada. Em principio darei prioridade a peixes que ajudem a manutenção e depois, se tiver espaço, algum para "embelezar" o quado
    Mas não sei porque, tinha ideia que os hepatus nao se davam muito bem entre eles
    Cumprimentos,
    César Dias

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Citação Postado originalmente por Pedro Nuno Ferreira
    Assim sendo de que estão à espera? Força e comprem 4, 5 os que puderem e o vosso sistema permitir. De preferencia todos ao mesmo tempo, muito principalmente se forem constituir cardumes de zebrasomas.
    De qualquer modo se já tiverem 3 ou 4 qualquer introdução que façam posteriormente é bem acolhida pelos que já lá vivem e facilita a aclimatação/adaptação/integração. Se não puderem comprar 5 ou 6, comprem pelo menos 3 ou 4 ao mesmo tempo e progressivamente acrescentem os restantes, sempre respeitando os limites do sistema, espaço vital para cada animal.

Pedro,
    Este aquário tem uma montagem interessante e percebo que a elevada carga biológica é de teste e em transição para um aquário maior.

Permito-me pegar na afirmação sob citação e, dentro desta, nesta última parte:

sempre respeitando os limites do sistema, espaço vital para cada animal.
    A questão está aí mesmo. Conheço poucos sistemas com volume suficiente para aguentarem um cardume de cirurgiões (adultos). Juvenis é outra história, o problema é quando crescem e chegam a adultos e o espaço é insuficiente.
    Existe o exemplo do Paulo Bravo que tem 9 Zebrassomas flavescens num aquário com mais de 3.000 lts (se não estou em erro), onde não antecipo problemas. Mas poucos têm possibilidade de ter um sistema assim.

E na minha opinião (que é tudo menos original, neste aspecto), em sistemas "caseiros" - diria, até 1000 lts - não temos qualquer possibilidade de oferecer o espaço necessário a um cardume de cirugiões adultos.

Por isso tenho sempre algum cuidado e muitas reservas em dar estes conselhos de ter cardumes de cirurgiões, especialmente a quem tem pouca experiência no hobby.
    Abraços
    João M Monteiro

Data de Ingresso
    08-06-06

Bom dia
    O espaço vital está assegurado na medida em que quando os peixes crescem eu transfiro-os para um aquário maior que entretanto já previ e construí ou tenho disponível, de resto foi o caso de um Zebrasoma flavensces que já vai no terceiro aquário, bem como o "beta marinho" que "come quando o rei faz anos". Este aquário é um e em projecto tenho ainda mais 3 a serem construidos num futuro próximo, sendo o mais pequeno de ceca de 800 lts se não me engano nos cálculos, e os outros mais de 1m3 cada, por isso o espaço não é problema, está e esteve sempre pensado. Quando digo aos demais para levarem em conta o espaço vital, é para que não se esqueçam desse aspecto de um modo ou outro e não exagerem inadevertidamente.
    A titulo de exemplo, se por acaso necessitasse agora de transferir algo por qualquer razão para outro aquário, tenho neste momento disponível um aquário panorâmico de 350 Lts vazio que está destinado a receber uma montagem para ciclídieos do lago malawi, mas que pode perfeitamente ser montado para água salgada e fazer o serviço permanentemente ou temporáriamente e como tenho material de sobra que acumulei ao longo dos anos e que não uso, como por exemplo candeiros, um ozonizador, sonda de potencial redox, outro aquário de 500 lts, etc..., com relativa facilidade posso fazer uma montagem em pouco tempo.
    Indicar 3 ou 4 hepatus, destina-se essencialmente a evitar que pessoas menos experientes ou conhecedoras, ou atentas, cometam o erro de comprar apenas 2, o que pode ter consequências nefastas, principalmente se o aquário for de dimensões reduzidas.

Última edição por Pedro Nuno Ferreira; 21-06-06 às 12:11.

Data de Ingresso
    08-06-06

Boa tarde
    Em anexo coloco algumas imagens de actualização do aquário. Estas imagens foram recolhidas ontém, 22 de Agosto 2006, e foram obtidas duas horas depois das luzes HQI 14000K se terem apagado, para o que voltei a ligá-las, daí alguns corais se apresentarem fechados. Próximamente vou tirar fotografias a meio do dia.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

http://www.reefforum.net/anexos/Aqua...06_ZANCLUS.MOV

http://www.reefforum.net/anexos/PICT0036.MOV

Última edição por Pedro Nuno Ferreira; 02-09-06 às 14:54. Razão: Colocar os links dos videos que fiz nesse dia

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Membro Identificado Avatar de Rui Bessa
    Data de Ingresso
    12-09-04

Olá Pedro
    Primeiro quero felicitalo pelo aspecto do reef mas, não terá peixe a mais? Ou melhor, consegue manter a água em boas condições para manter os corais mais sensíveis por muito tempo?
    Já agora o Zanclus (peixe de que gosto muito) está a quanto tempo no aqua, e alimenta-se bem?
    Cumps,
    Rui Bessa

Membro Identificado Avatar de Isaias Rola
    Data de Ingresso
    17-11-05

Boas Pedro, está muito bonito gosto especialmente do cardume de hepatus, gostava de vê-lo ao vivo pois como és de Gaia é um saltinho, quando for possivel apita.

Um Abraço
    Isaias Rola

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Rui Bessa
    Olá Pedro
    Primeiro quero felicitalo pelo aspecto do reef mas, não terá peixe a mais? Ou melhor, consegue manter a água em boas condições para manter os corais mais sensíveis por muito tempo?
    Já agora o Zanclus (peixe de que gosto muito) está a quanto tempo no aqua, e alimenta-se bem?
    Cumps,
    Rui Bessa
    Boa tarde
    Obrigado pela felicitação e ao contrário do que se possa pensar para este aquário, não tem peixe a mais, alias é intensional ter os peixes em causa e por isso é que tem dois escumadores Deltec APF 600 e o próximo aquário que estou a projectar, irá ter dois escumadores Bubble King 300, 400 ou 500 externos, só decidi ainda a marca não o modelo e este aquário serviu para fazer as experiencias.
    Quanto ao Zanclus, abri ontém um tópico onde estão alguns dados.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Isaias Rola
    Boas Pedro, está muito bonito gosto especialmente do cardume de hepatus, gostava de vê-lo ao vivo pois como és de Gaia é um saltinho, quando for possivel apita.

Um Abraço
    Boa tarde Isaias
    Obrigado pela apreciação. Os cardumes de Hepatus têm sido um "obrigatório" nos meus aquários ao longo dos anos. Possívelmente será o peixe que mais gosto.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Membro Identificado Avatar de José David
    Data de Ingresso
    23-07-06

Pedro... tanto as espécies, como o aquário, como a disposição de tudo.. está FAIVE STARESSSSS eheeheheheh
    Five stars!! Excelente, continua...

Grande abraço
    José David

Visite o ReefQuarium
    http://www.reefforum.net/showthread.php?t=4737

Membro Identificado Avatar de Rui Damião
    Data de Ingresso
    10-06-06

Ola se morasse ai perto gostava de o ver ao vivo acho o aqua muito bonito pessoalmente tb gosto muito de hepatus

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por José David
    Pedro... tanto as espécies, como o aquário, como a disposição de tudo.. está FAIVE STARESSSSS eheeheheheh
    Five stars!! Excelente, continua...

Grande abraço
    Bom dia José e obrigado pela apreciação e votos de sucesso.
    Se não me engano, penso que estarás na fase de preparação (ciclar) o teu aquário, ou um dos teus aquários, mas mesmo que assim não seja só desejo que te corra pelo melhor e que ainda consigas fazer mais e melhor do que eu, para que todos possamos evoluir ainda mais.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Adolfo Pereira
    esta lindo, peixes lindo, estou de boca aberta, esta tao bonito, vou adicionar nos meus faritos, acerio , adoro, ainda vou aprecialo um bocadinho ...lolololo
    Bom dia Adolfo e obrigado pela tua apreciação. Fico contente pelo projecto que decidiste fazer, aquário da nossa costa e admiro o arrojo dos teus 12 anos que era a idade que eu tinha quando comecei cheio de incertezas mas com muita vontade e gosto, momentos bons outros menos bons. Força, nunca desistas.
    Não te tenho contactado sobre o teu aquário da nossa costa, mas não me esqueci até porque é um tema que um dia pretendo também pôr em prática, mas logo que possa vou continuar a contactar-te. Existe um livro muito interessante escrito pelo Mike Weber da Estação Litoral da Aguda em Vila Nova de Gaia, um local próximo de minha casa, sobre a fauna e flora da nossa costa, mais concretamente sobre a da praia da Aguda onde vou frequentemente descançar/tomar um refresco/apreciar o mar e também recolher algas, etc... para os meus peixes. Sugeria que consultasses essa obra magnifica. Eu tenho um que comprei em 1999 por altura da inauguração da Estação Litoral da Aguda, que o Mike Weber assinou e me entregou - Aguda, Entre As Marés - Fauna e Flora do Litoral da Praia da Aguda - Edições Afrontamento ISBN: 972-36-0432-9. O Guia de campo da zona intertidal da praia da Aguda é também excelente e custa cerca de 10 ou 12 euros. Não serão águas, fauna e flora exactamente como a dos Açores, mas serão próximos e tem informação muito útil.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Rui Damião
    Ola se morasse ai perto gostava de o ver ao vivo acho o aqua muito bonito pessoalmente tb gosto muito de hepatus
    Bom dia Rui
    Obrigado pela apreciação. Quanto aos hepatus, pois... tens bom gosto, digo eu ...que mais poderia dizer... .

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Membro Identificado Avatar de Adolfo Pereira
    Data de Ingresso
    19-12-05

Citação Postado originalmente por Pedro Nuno Ferreira
    Bom dia Adolfo e obrigado pela tua apreciação. Fico contente pelo projecto que decidiste fazer, aquário da nossa costa e admiro o arrojo dos teus 12 anos que era a idade que eu tinha quando comecei cheio de incertezas mas com muita vontade e gosto, momentos bons outros menos bons. Força, nunca desistas.
    Não te tenho contactado sobre o teu aquário da nossa costa, mas não me esqueci até porque é um tema que um dia pretendo também pôr em prática, mas logo que possa vou continuar a contactar-te. Existe um livro muito interessante escrito pelo Mike Weber da Estação Litoral da Aguda em Vila Nova de Gaia, um local próximo de minha casa, sobre a fauna e flora da nossa costa, mais concretamente sobre a da praia da Aguda onde vou frequentemente descançar/tomar um refresco/apreciar o mar e também recolher algas, etc... para os meus peixes. Sugeria que consultasses essa obra magnifica. Eu tenho um que comprei em 1999 por altura da inauguração da Estação Litoral da Aguda, que o Mike Weber assinou e me entregou - Aguda, Entre As Marés - Fauna e Flora do Litoral da Praia da Aguda - Edições Afrontamento ISBN: 972-36-0432-9. O Guia de campo da zona intertidal da praia da Aguda é também excelente e custa cerca de 10 ou 12 euros. Não serão águas, fauna e flora exactamente como a dos Açores, mas serão próximos e tem informação muito útil.

Atenciosamente
    Pedro Nuno
    Obrigado, pela a sua admiraçao em eu ter muito interese pelos aquarios, desde de pequeno sempre gostei, tive primeiro um medio de agua fria, depois foi melhorando, o maior e o de agua quente mas antes ja tinha feito um de agua salgada do nosso mar, ainda na tinha entrado no reefforum, e depois chegai on de estou .
    AHHHHHHH!!!!!!! Nos açores sabe que a agua e limpa portanto eu vou todas as semanas mudar a agua do aquario de agua quente, hoje vou mudar dos dois
    Um abraço
    PeReiRa

Membro Identificado Avatar de Isaias Rola
    Data de Ingresso
    17-11-05

Boas Pedro, é na praia da Aguda que vou buscar a minha àgua, qualquer dia encontramo-nos la

Cumprimentos
    Isaias Rola

Página 1 de 8 12345 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Disposição de Aquário de recife 2006
    Por Hugo Oliveira no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 26
    Último Post: 05-07-08, 23:24
  2. Guia básico de segurança em aquários
    Por Gustavo Duarte no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 5
    Último Post: 21-02-08, 01:44
  3. Mais Alguns Litros ....
    Por Rui Cruz no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 33