Página 5 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 101 a 125 de 185

Tópico: Disposição do aquário

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    18-07-07

Re: Disposição do aquário

Estava a mostrar isto à minha Maria... quando disse o preço ele deixou-me a falar sozinho....

Membro Identificado Avatar de Paulo R Pinto
    Data de Ingresso
    18-07-11

Citação Postado originalmente por Filipe.Pires Ver Post
    Estava a mostrar isto à minha Maria... quando disse o preço ele deixou-me a falar sozinho....
    ja agora qual é mais ou menos o preço??

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    18-07-07

Se não estou enganado o Pedro pagou mais de 100 Euros pelo bicho. Mas não sei o preço exacto.

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Filipe.Pires Ver Post
    Da próxima vez não majores o preço em 50% para ver se arranjas orçamento extra para mais corais e já não te deixa a falar sozinho.

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Paulo R Pinto Ver Post
    Lindo ja tinha visto um, e acho-os muito bonitos, qual é o tamanho maxino??
    em meio confinado são referidos 30 cm

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

Aкула a comer ...

Essencialmente sai muito próximo da altura em que as luzes se vão apagar e depois gosta de nadar pela lagoa no escuro. Come bem como se pode ver no vídeo. Para já saliento que a alimentação quase lhe tem de ser colocada na boca, mas também pude verificar que tem sentido de olfacto e detecta o alimento com uns barbilhos que tem nos bordos da boca que é sub terminal.

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    18-07-11

obrigado pela resposta, e parabens, o que lhe ta a dar(camarão)??

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Paulo R Pinto Ver Post
    obrigado pela resposta, e parabens, o que lhe ta a dar(camarão)??
    Sim! de momento recebe carne de camarão. Oportunamente receberá além da carne de camarão, outros alimentos. É importante salientar que o alimento dado só o deve ser na quantidade que for logo ingerida,porque se assim não for haverá fortes possibilidades de o alimento não ser ingerido o que terá consequências nefastas na carga orgânica e pode inclusive provocar forte desequilíbrio biológico ou mesmo um crash do sistema.

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    18-07-11

Citação Postado originalmente por Pedro Nuno Ferreira Ver Post
    Sim! de momento recebe carne de camarão. Oportunamente receberá além da carne de camarão, outros alimentos. É importante salientar que o alimento dado só o deve ser na quantidade que for logo ingerida,porque se assim não for haverá fortes possibilidades de o alimento não ser ingerido o que terá consequências nefastas na carga orgânica e pode inclusive provocar forte desequilíbrio biológico ou mesmo um crash do sistema.
    ok obrigado pelo esclarecimento

Data de Ingresso
    08-06-06

Actualização efectuada em 8-07-2012

As Cianófitas estão a desaparecer e a continuar assim no final desta semana já poderão não estar presentes. As Hydnophora acusam algum desgaste mas continuam a manter-se. Houve introdução de mais alguns corais, frags essencialmente, um coral de turbinária, um cycloseris laranja, uma euphyllia verde... Após decorridas algumas semanas da introdução de um frag de Stylophora pistillata de cor magenta vivo, a cor mantém-se e assim veio mais outro frag. Há três frags de milka em bom progresso, uma montipora laranja, uma digitata laranja, a duncanopsamia está a desenvolver 3 ou 4 cabeças novas... enfim a lagoa continua a consolidar a sua estabilização pese o facto de ter ocorrido um pequeno episódio de desequilíbrio que resultou da introdução do Aкула (Tubarão) e um Odonus niger, mais concretamente da sua alimentação com a qual no inicio nem sempre tive o cuidado que fosse logo toda ingerida, situação que agora não se verifica e só é dado o que é ingerido, o mesmo se passando com os restantes peixes. O Odonus ainda está meio tonto de tanto comer e está a recuperar. Acresce ainda a contribuir para o episódio, o desaparecimento natural e progressivo, fruto em boa medida das trocas abundantes de água, das cianófitas que libertam a sua carga. Amanhã deverão ser mudados os 210 litros (cerca de 30%) de água, acção que ocorre a cada 7 a 10 dias. Os parâmetros de água estão dentro dos valores adequados a um recife de coral.

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

Perguntaram-me porque não dava já alimento vivo a Aкула ( o Tubarão) ... a resposta é:

Não nesta fase e por duas razões que já expliquei nos posts anteriores. O camarão tem de ser descascado ou não o come e ainda pouco se movimenta, só agora há pouco quando o alimentei antes de desligar as luzes, é que fez um breve movimento de procura de alimento e de resto um dos dois Lysmata debelius que temos tentou retirar-lhe o alimento da boca ... isso explica porque ainda não considerei essa hipótese.

Citação Postado originalmente por Ricardo Pinto
    Parabéns! Adoro ver coisas fora do vulgar, faz-me ver como sei tão pouco deste hobby. Olha lá... Se o gajo dá 3 voltas ao aquário, nao te atira todos os corais ao chão?
    Óóóóó Ricaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrrdooooooooo ... RELAX ...ao longo da história geológica do planeta já ocorreram 5 grandes extinções em massa, os corais já mudaram por 4 vezes a composição do esqueleto em função do teor de CO2 na atmosfera ... a Aкула ( o Tubarão) ainda é pouco volumoso e movimentado ... pode acontecer e se se tornar excessivo como aconteceu com a Coris guaimard que virava os frags à procura de alimento, uma coisa que faz por instinto na natureza sendo que aí vira pedras, pedaços de coral, etc... e neste caso por essa razão foi parar ao Mar das Gorgónias e lá vive, a Aкула ( o Tubarão) vai para o Estreito Abissal onde de resto entre outros planeio ter mais exemplares desta espécie ... e só terei de colocar os corais direitos ... porque para atirar tudo borda fora, teria de ser bem maior do que o que é ou alguma vez será uma vez que não deverá ultrapassar os 30 cm por viver em espaço tão confinado ... seja como for de um modo ou outro vai tudo correr bem
    Sim é fora do vulgar, mas ao alcance de outros/as que o queiram ao contrário de outras espécies mais complicadas como so Zanclus por exemplo ... seja como for espera para veres o que está previsto para o Estreito Abissal se de facto for viável como penso que é ...

Tirei algumas fotografias pouco antes das luzes se desligarem e depois de a Aкула ( o Tubarão) ter sido alimentado e procurei o detalhe da morfologia da boca e dos barbilhos sensoriais que possui e com os quais esquadrinha o fundo, pedras, etc à procura de alimento ... e como se pode ver, os olhos são bem diferentes ... parecem ser mais adaptados a visão nocturna ... tipo night prawler ...

Fotografias de outros habitantes da lagoa

Tridacna azul sob a corrente de água

Stylophora pistyllata magenta de polipos verdes, Milka, Tridacna derasa, caulastrea, catalaphyllia, Cyprea tigris

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

Breve actualização

Ontem foram trocados mais 210 litros de água e chegou mais uma Stylophora pistyllata magenta à Lagoa, é a terceira ... deixo algumas imagens tiradas hoje com o sol da manhã ...
    Nota: As imagens algo desfocadas devido à suave ondulação da água naquela zona da lagoa ... (um dia destes não me dou conta e enfio a lente da máquina fotográfica na água @-) )

Stylophora magenta nº 3

Stylophora nº 2

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Ricardo Prata
    Pedro,

Lindo bicho, mas diz-me qual o tamanho dele tens ideia?
    era bom ser registado para se acompanhar o seu crescimento

Boa Sorte
    Olá Ricardo
    Ontem respondi com base numa medição que me obrigava a estimativa e apontava para 17cm, mas resolvi apagar o post convencido que iria conseguir tirar medida mais exacta, mas ainda não foi possível. De qualquer modo hoje de manhã voltei a analisar e tudo aponta para os 20cm.

Ontem a Aкула começou a comer Krill Superba além da carne de camarão e comeu bem, muito bem mesmo. Comeu um cubo de carne de camarão e uns 3 Krill superba (Euphausia superba) que são bem grandes. Hoje de manhã estava a repousar como se vê na imagem acima e não tinha forme ... porque seria :-? :- ... pudera, comeu que nem um :@) ontem à noite e estava saciado ~o) =

Uma pequena actualização rápida onde se podem ver peças novas.

Stylophora pistyllata polipos verdes nº 2

Slylophora pistyllata polipos verdes nº 3

Cypraea tigris no Mar das Gorgónias

As cianófitas estão a desaparecer na lagoa e também no Mar das Gorgónias, mas o Mar das Gorgónias ainda está demasiado instável dado que a RV que lá está teve um ciclo mais longo com consequências nefastas para os peixes que lá estavam o que foi um forte contraste com a Lagoa que embora ligada não se passava nada.
    A Stylophora pistyllata nº 1, teve esta noite um pequeno incidente possivelmente provocado por um dos dois eremitas laranjas de dorso branco que lá andam e caiu sobre uma montipora laranja que lhe danificou uma pequena área de contacto. Coloquei aminoácidos e vitalizador e vamos ver como se comporta.
    Foram colocados vários Kg de RV a amadurecer num sistema bem maduro e oportunamente virão para uma das caixas de depuração de 600 L que dentro em breve serão instaladas e com isso deverá estabilizar e enrobustecer o sistema que nessa altura terá o Estreito Abissal ligado ... irei dando noticias.

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Filipe Pires
    Um dia destes vamos à caça de camarões da costa tamanho XXS para o tubarão.
    Aproveitamos e trazemos um carregamento de água natural.
    A logística está a ser preparada nesse sentido ... Estou a planear negociar o motor a 4 tempos para a recolha por estas semanas ... vamos ver se pode ser. Seja como for mesmo sem motor podemos ir.

Uma pequena actualização efectuada hoje de manhã com a luz do sol a entrar na lagoa e após a entrada de uma Euphyllia ... mais logo coloco um vídeo que está a carregar no youtube ...

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

A actualização em vídeo ... mas entretanto já entrou uma porites com muitas sabelas árvore de natal de várias cores, uma fugia, uma heliofungia ... oportunamente actualizo as evoluções ... e ainda há espaços a aguardar um coral embora já pouco falte e isso a contar com possíveis crescimentos ...

REEFS MAGAZINE

Membro Senior Avatar de Carlos Gião
    Data de Ingresso
    07-03-06

Viva
    Parabéns pelo projecto.
    Penso que as necessidades alimentares do tubarão, são um desafio, os poluentes entram no sistema, mesmo os ingeridos,o equilibrio terá de ser conseguido à custa de fortes Tpas.
    Mas como já segui outros teus desafios...desejo-te as maiores felicidades.
    Cumprimentos
    Carlos Gião
    Cumprimentos
    Carlos Gião

Tudo tem o valor que lhe concedemos!

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Carlos Gião Ver Post
    Viva
    Parabéns pelo projecto.
    Penso que as necessidades alimentares do tubarão, são um desafio, os poluentes entram no sistema, mesmo os ingeridos,o equilibrio terá de ser conseguido à custa de fortes Tpas.
    Mas como já segui outros teus desafios...desejo-te as maiores felicidades.
    Cumprimentos
    Carlos Gião
    Olá Carlos
    Obrigado!
    Para já as necessidades alimentares da Aкула ( o Tubarão) não estão a ser um desafio na medida em que come muito bem todos os dias dois cubos de carne de camarão e também come krill superba. Come da minha mão e já começa a associar embora tenha uma visão fraca mas um olfacto forte e é pouco antes das luzes desligarem que se começa a movimentar e fica mais activo quando as luzes se desligam.
    O desafio poderá ser o Mar das Gorgónias onde estão planeados os azoox ... mas ainda é cedo e antes disso tenho de ligar o Estreito Abissal, instalar as caixas depuradoras de 600 L cada e completar o circuito, para depois tratar da escumação que tem de ser do tipo industrial/ETAR possivelmente com técnica injector em vez de roda/rotor de agulhas ... uma coisa de cada vez e aos poucos

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

Dentro em breve o Estreito Abissal e as duas caixas de depuração (sump) de 600 L cada ficarão ligados, tudo alimetado pela ITT Marlow Argonaut AG8 e então começará a ser altura de pensar na escumação que presentemente é assegurada por um BK Vertex Alpha 250 e um Deltec APF 600 que sendo bons escumadores não são suficientes para lidar com uma unidade azoox e para isso é necessário prever escumação do tipo industrial/ETAR possivelmente com tecnologia de injecção em vez de rotor de agulhas ... ou não será possível fazer coexistir três biotopos marinhos diferentes porque simplesmente a carga orgânica dos azoox inviabiliza os restantes a menos que seja retirada em 15 ou 20 minutos ... e como se prevê a adição em continuo de plâncton, não deve faltar nutrientes vivos no sistema, mesmo com escumação muito agressiva ...

Isto são só esboços de ideias para escumação de tipo industrial/comercial que ando a magicar... com venturi mazzei seguramente... ainda nada de concreto

Este é um protótipo da Honya Reef Octopus

Este é um modelo de série construído por uma empresa Portuguesa a Reefset com materiais de topo, alias os materiais e fornecedores são os mesmos que para BK, Vertex e afins

que também faz destes não profissionais

E estes são os injectores mazzei ou venturi mazzei que a Reefset tem em stock

enfim são só ideias para já ... mas a escumação por injecção com venturi mazzei ou becket isso já é uma intenção a pensar nos azoox que um dia possam ir para o Mar das Gorgónias ... porque com azoox a abordagem de depuração tem de ser do tipo ETAR.
    Ontem fui esclarecendo dúvidas e como gostei do modelo da Honya Reef Octopus, modelo baixo e largo ... perguntei ...

Citação Postado originalmente por Fernando Santos
    Olá Pedro,

As respostas ás questões estão referenciadas a vermelho.

Cumprimentos
    Citação Postado originalmente por Pedro Nuno Ferreira Ver Post
    Peças com boa apresentação e acabamento ... o detalhe da insonorização.
    Tens vídeos disto a funcionar?

Este modelo Proskim usa venturi mazzei? Esse modelo está construido com mazzei sim, ar aspirado 6500 lts/h, tanque com cerca 15000 lts com 3 predadores de 2.20 mts de comprimento

Quais os modelos em que podes fornecer equipados com venturi mazzei em alternativa a rotor de agulhas? Para fornecer com injector Mazzei apenas modelos acima de 25 cms de diametro, mas terão sempre de ser calculados em função da aplicação.

Em vez de uma coluna hidráulica tão alta, não podes fazer mais larga de diâmetro e mais baixa tipo o da imagem abaixo:

Sim, posso construir mais largo, na minha oferta standard por medida pode ir até 65 cms de diametro, outras medidas superiores são possiveis tambem, com custos acrescidos pois o tubo em acrilico tem de ser feito por encomenda.
    Este aqui tem a forma que imaginei ... mas bombas a mais ...

Que bombas equipam modelos com venturi mazzei? Normalmente uso bombas com bom poder de elevação, para poder tirar proveito da pressão, várias marcas são possíveis, incluindo as AG da TMC ou um modelo eleito por mim da Speck.
    Também fabricas com venturi Beckett? Não, nunca foi desenvolvido pela ReefSET até ao momento.

Citação Postado originalmente por Fernando Santos
    Olá Pedro,

Relativamente a diâmetros de escumadores, eu tenho acesso nos meus fornecedores a tubos de acrílico até 65 cms em tabela standard.
    A bomba AG8 é uma hipótese, mas tem um pequeno problema, o pré-filtro não se adequa muito ao funcionamento dos mazzei, costumo aplicar outra bomba da marca Speck.
    Quanto ao poder de escumação, deixa isso comigo, já percebi o que pretendes; ...
    A foto do escumador que envias tem 1 mt de diâmetro, é possível também, tenho acesso a esse tipo de diâmetros, mas os custos são elevadíssimos.
    Com 65 cms de diâmetro e um corpo de 1.20 mts, temos máquina para um pequeno Oceanário, garanto.

Melhores cumprimentos
    Fernando Santos

ReefSET - Aquariofilia, Lda.
    Travessa 5 da Rua da Várzea – Pavilhão C
    4795-439 São Mamede Negrelos
    PORTUGAL

Cont. : 508 585 074

Telefone: +351 91 346 5200
    Fax: + 351 252 843 226
    E-mail: info@reefset.com
    www: www.reefset.com
    65 cm de diâmetro e 1,20m de altura com injector mazzei, deve ficar cá uma máquina e tanto ... vou analisar, mas para já são ideias que podem ou não ser concretizadas ... a seu tempo talvez sim ou não e ficam só peixinhos e gorgónias fotossintéticas ... o que quer que seja tem de ser fácil de manter e se forem azoox tem de haver sistema de alimentação em continuo, vulgo mini-bar adaptado com doseadoras... vamos ver se poder ser e se é simples de gerir.

REEFS MAGAZINE

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Grande projecto sim senhor!
    De ficar com água na boca…

Uma pergunta, se usares venturi, julgo que as bolhas serão maiores, certo?
    O problema não é o ar injectado, o tamanho das bolhas deverá ter impacto na eficiência do escumador, só se a quantidade de ar é tanta que esse facto não prejudica em nada, é apenas uma pergunta atenção…

julgo que é sempre montado na aspiração das bombas, para que ande passe pela turbina, e essa deverá quebrar as bolhas… E como é turbina, é bem mais água e ar...pode efectivamente ser mais eficiente.

Talvez seja mesmo isso, para se conseguir ter eficiência em GRANDES escumadores com bombas que estão quase no limite do tolerável para o volume do escumador, pode ser mais eficiente ter bombas de turbina e venturi do que bombas com mesh ou de rotor de agulhas. Deverá ser isso, pensando no assunto. Uma turbina é obviamente mais eficiente a transportar água e provocar o efeito de venturi que uma bomba de agulhas…
    Isso não faz do venturi melhor, mas para estes grandes escumadores, deverá ser impraticável, e tínhamos de ter bombas industriais se quiséssemos agulhas ou mesh… que por acaso lido todos os dias… com mais de 100 bombas…

Isto sou eu a divagar, mas gostava de ouvir a tua opinião.
    Também seria se calhar possivel, com menos consumo eléctrico ter bombas mais fracas em escumadores "normais" desde que este tivessem turbina e o tal venturi.

Por vezes não é o melhor nem o mais eficiente que ganha, é o que parece ser melhor, e o consumidor é enganado com facilidade...a moda também ajuda…
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

O problema de ter ar a entrar na aspiração, é as bombas poderem cavitar, seria preferível meter o venturi na compressão sempre…

Aliás um dos grandes problemas nas bombas com entrada de ar, na aspiração é a cavitação (ruido, e baixa performance), em linguagem de fábrica podem desferrar, se as turbinas não forem decentes provocam turbilhões de ar e as turbinas deixam de ser eficientes… isso provoca ruido tremendo nas bombas.

Agora não sei sinceramente como é esses escumadores nem sei se geralmente tÊm o venturi na compressão, mas faz todo o sentido colocar na compressão, o problema é as bolhas não se partirem, mas se calhar não é problema… isso acontece sempre…

gostava que falasses do assunto PEdro, porque eu desconheço como funcionam esses escumadores.
    nos normais temos a entrada de ar na aspiração… o que provoca o que falei mas em menos escala. Se calhar nem turbinas seriam mais eficientes, pelos motivos que expliquei.

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Lojista Avatar de FernandoSantos
    Data de Ingresso
    17-06-07

Citação Postado originalmente por António Vitor Ver Post
    Grande projecto sim senhor!
    De ficar com água na boca…

O problema não é o ar injectado, o tamanho das bolhas deverá ter impacto na eficiência do escumador, só se a quantidade de ar é tanta que esse facto não prejudica em nada, é apenas uma pergunta atenção…

julgo que é sempre montado na aspiração das bombas, para que ande passe pela turbina, e essa deverá quebrar as bolhas… E como é turbina, é bem mais água e ar...pode efectivamente ser mais eficiente.

Talvez seja mesmo isso, para se conseguir ter eficiência em GRANDES escumadores com bombas que estão quase no limite do tolerável para o volume do escumador, pode ser mais eficiente ter bombas de turbina e venturi do que bombas com mesh ou de rotor de agulhas. Deverá ser isso, pensando no assunto. Uma turbina é obviamente mais eficiente a transportar água e provocar o efeito de venturi que uma bomba de agulhas…
    Isso não faz do venturi melhor, mas para estes grandes escumadores, deverá ser impraticável, e tínhamos de ter bombas industriais se quiséssemos agulhas ou mesh… que por acaso lido todos os dias… com mais de 100 bombas…

Isto sou eu a divagar, mas gostava de ouvir a tua opinião.
    Também seria se calhar possivel, com menos consumo eléctrico ter bombas mais fracas em escumadores "normais" desde que este tivessem turbina e o tal venturi.

Por vezes não é o melhor nem o mais eficiente que ganha, é o que parece ser melhor, e o consumidor é enganado com facilidade...a moda também ajuda…

Boa noite,

Vou tentar esclarecer algumas duvidas baseando-me no livro de Pablo Escobar um cientista da NASA que decidiu colocar em matematica o funcionamento de um aquario de agua salgada. Foi a minha base informativa para a construção de escumadores.

Vamos chamar "Venturi Mazzei" e "Venturi de Agulhas", até porque o sistema venturi é necessário nos dois tipos de escumadores.

Não Vitor, antes pelo contrario, são menores, menos de metade do tamanho e 3 a 4 vezes mais quantidade.

Tendo em conta um tanque de 150 mm de diametro e 285 mm de altura (+/- 5 lts); 1000 lts/h de ar na base do tanque a relação é mais ou menos a seguinte:

Venturi de Agulhas - Z numero de bolhas, 5 microns, velocidade de subida (contacto) 0.094 segundos.

Venturi Mazei - 4 x Z numero de bolhas, 1.8 microns, velocidade de subida (contacto) 0.156 segundos.

Seja qual for a situação, para 1000 lts/h de ar, é sempre muito superior o Venturi Mazzei, pelos dados que referi acima.

A materia organica dissolvida na agua, agarra-se ás bolhas devido á tensão magnetica criada com a fricção das bolhas no orificio do Venturi de Agulhas (mais largo) e a seguir na fricção com as agulhas (perdendo tensão magnetica inicial mas somando mais alguma nas agulhas).

A diferença é que para 1000 lts/h de ar em Venturi de Agulhas precisamos de um orificio de 13 a 14 mm de diametro e cerca de 0.35 bar, menos força de pressão, menor velocidade, menor fricção, volume de vacuo baixo, tensão compensada depois com a fricção de agulhas.

Venturi Mazzei para 1000 lts/h, orificio de 4 ou 5 mm e 1.5 bar, maior pressão, maior velocidade, maior fricção e maior força de compressão sobre o orificio logo 6 x maior volume de vacuo.

O venturi Mazzei é sempre melhor seja em que tamanho for.

Para conseguir 1000 lts/ hora com "Venturi Mazzei" os custos com bomba + Venturi são muito mais altos que "Venturi de Agulhas", daí o seu pouco uso, mas não precisam de bombas industriais, como refere.

Agora se compararmos uma bomba com "Venturi de Agulhas" que produza 3000 lts/h, com um sistema "Venturi Mazzei", aqui sim, não compensa em nada as turbinas de agulhas.
    De cabeça, julgo que uma Red Dragon ou uma AirStar da ATB a produzir 3000 lts/h custam entre 600 e 800 Euros.
    Com um valor entre 300 e 400 Euros numa bomba centrifuga e um venturi calculado á medida conseguimos 6000 lts/h.

Assim com custos relativamente identicos temos a seguinte relação no mesmo corpo de escumador.

"Venturi de Agulhas" 3000 lts/h, Z numero de bolhas - Turbulencia (pode ser diminuida coms os difusores) devido á quantidade de agua sugada em orificio maior.

"Venturi Mazzei" 6000 lts/h 14 x Z numero de bolhas - Acentuada diminuição turbolencia pois o orifico é menor, passa menos volume de agua, mas com mais velocidade.

Esta afirmação não poderia estar mais correcta.

Senão vejamos dois exemplos; Schuran JetSkim 150 versus Deltec APF 600. (Não quero ferir susceptibilidades de ninguem)

Qual o mais eficiente e qual o da moda? Para mim e para qualquer bom conhecedor de funcionamento de escumadores a resposta é clara.

O schuran JetSkim 150 é de longe mais eficiente, a materia organica dissolvida na agua agarra-se mais ás bolhas, devido ao sistema up-down (Berlin) tem um turn-over direto mais rápido no aquario e porque produz bolhas mais pequenas, mais quantidade de bolhas, assim maior tempo de contacto. Gasta apenas uma bomba.
    Mas não é uma marca da moda.

O Deltec APF 600 é eficiente devido ao uso da re-circulação, precisa de, como que insistir a colocar 2 ou mais vezes a mesma agua dentro corpo para que a tensão magnetica se aplique e assim a materia organica dissolvida adira ás bolhas. Necessita de 2 bombas (por norma), turn-over direto mais lento.
    É uma marca na moda.

Por fim, alguem poderá levantar a questão, se o sistema "Venturi Mazzei" é assim tão bom, porque é que a ReefSET não adoptou nos escumadores de gama mais baixa?

Os custos ao cliente final são muito superiores, para além de que os escumadores ReefSET usam um sistema que não é de re-circulação e com um turn-over direto rápido.

Melhores cumprimentos

Fernando Santos
    Fernando Santos

Data de Ingresso
    08-06-06

Olá Vitor ... é óptimo colocares essas perguntas porque as repostas ajudam a perceber as diferenças e a fazer evoluir o conhecimento.
    Antes de mais agradeço ao Fernando a explicação que deu porque sem dúvida tem mais detalhe e conhecimento prático do que o que eu tenho mas que conheço sem contudo ir a tanto detalhe e razão pela qual há muitos anos que sonho em poder ter um verdadeiro escumador como os que são usados na industria e no tratamento de águas residuais urbanas e industriais que são escumadores com injectores, ou o venturi mazzei. Sonho ainda com um dia ser possível o tratamento por oxidação com peróxido de hidrogénio após escumação e num reactor de peróxido de hidrogénio, ou seja, é ter uma mini ETAR lá em casa ... mas para já a oxidação por peróxido de hidrogénio ou até um reactor de cloreto de lantânio ainda não pode entrar no complexo porque por enquanto ainda não foram resolvidos problemas colaterais que daí emanam ... enfim chegará o dia, mas para já vamos lá ver se consigo obter o tal "super" escumador e até já tenho nome de modelo para esse escumador (mas só divulgo se for construído para mim) ... necessito de orçamentação que aguardo embora já saiba um possível preço de tubo acrílico de 650 mm de diâmetro, mas ainda faltam mais elementos. Penso que o Fernando Santos estará a trabalhar nisso. Seja como for e se tiver tempo, vou ver se encontro um venturi mazzei em artigos de jardinagem e adubação para adquirir e mostrar aqui, esse venturi mazzei servirá para posteriormente usar para administrar adubo liquido às plantas/árvores que lá tenho em vez de andar a distribuir planta a planta de cada vez, uma tampa do frasco para 5 litros de água ...
    O ano passado escrevi um artigo para a Reefs Magazine em que justamente procuro atrair a atenção dos aficionados para este aspecto fundamental no sucesso dos sistemas de recife domésticos, a exportação de nutrientes - REEFS MAGAZINE - Nutrient Export-Old Problem, New Solutions - by Pedro Nuno Ferreira - e isto porque sei por experiência e conhecimento da realidade dos factos, que a maior parte dos aficionados pouca atenção dá a este aspecto e estão muito pouco e mal informados ... pode ser que com este meu projecto se consiga fazer avançar mais e melhor o conhecimento. O surgimento de sistemas azoox, ou seja, sistemas onde vivem essencialmente senão mesmo apenas, corais não fotossintéticos essencialmente representados por octocorais, vulgo gorgónias, impulsionou o desenvolvimento do conhecimento nesta área, um conhecimento ainda empírico que cada vez mais encontra soluções adaptadas à dimensão, nos sistemas de tratamento de águas residuais das grandes cidades e isso irá também beneficiar grandemente os sistemas ditos de baixos nutrientes, que assim poderão beneficiar de tecnologia que ajustada às necessidades dará melhor resposta e rápida por comparação com a actualmente em voga de utilização que leva pouco em conta os "entusiasmos" e "asneiras" que são frequentes e comuns tanto nos que se iniciam como mesmo nos mais experientes sendo que estes últimos podem errar por excesso de confiança ... e depois as coisas acontecem ao contrário do que se pretendia.
    Bem agora e para já aguardo orçamentação e vamos lá ver se se consegue implementar o escumador que tenho em mente equipado com venturi mazzei.

Exemplo de tubo acrílico
    Última edição por Pedro Nuno Ferreira; 20-07-12 às 13:11.

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

Uma pequena actualização feita ontem mas hoje ainda está melhor ... é impressionante o poder das trocas de água a todos os níveis ... as cianófitas estão a desaparecer cada vez mais rapido .. vamos ver o resultado depois da troca de água que se irá efectuar hoje...
    A luz do sol a insidir nos corais pela manhã é fascinante, penso que as fotografias e vídeos não dão o efeito visto ao vivo.

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    29-03-08

Boas!
    Obrigado Fernando pelas excelentes explicações.

E também obrigado pelo excelente projecto do Pedro.

É das coisas que me levaram a este hobby, excelentes tópicos e artigos de excelentes aquários que fui vendo na net.

Eu nesta semana deveria ter feito uma TPA, mas tenho trabalhado 12 horas por dia, no periodo nocturno... já há 6 dias consecutivos... isto com a troika ainda vou fazer isso um dia à borliu....ou a baixo custo hé bem...

Voltando ao assunto, esse artigo Pedro, tem lá o meu algae-scrubber...acho que vou de novo o colocar.

não posso acreditar que seja negativo, uma coisa é não ter escumador outra é ter AMBAS formas de exportação de nutrientes.
    Devo meter ainda esta semana.

Não achas boa ideia Pedro?

-Anónimo.

Página 5 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Disposição de Aquário de recife 2006
    Por Hugo Oliveira no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 26
    Último Post: 06-07-08, 00:24
  2. Guia básico de segurança em aquários
    Por Gustavo Duarte no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 5
    Último Post: 21-02-08, 02:44
  3. Mais Alguns Litros ....
    Por Rui Cruz no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 33