Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 26

Tópico: Tridacna maxima - urgente

Membro Identificado Avatar de Carlos Jorge
    Data de Ingresso
    08-10-05

Tridacna maxima - urgente

Boas

Reparei que a minha tridacna maxima, à cerca de uma semana, começou a abrir menos. Como as maxima são muito exigentes desconfiei que eu não reunia as melhores condições para ela e agora, ao fim de alguns meses, se estava a ressentir.
    Afinal, agora mesmo ao examiná-la reparei que está cheia de uns búzios muito pequenos, 1-2mm, brancos da cor da aragonite, em forma de espiral muito fino. Retirei cerca de 30 e devem ter caído para o areão uns 10. Elas confundem-se com a aragonite.
    Alguém sabe o que isto é?
    As que eu vi encontravam-se fora da concha, mas será que também entram para o seu interior?
    Qual será a melhor forma de me livrar delas?
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Membro Identificado Avatar de Tiago Garcia
    Data de Ingresso
    13-10-04

Re: Tridacna maxima - urgente

Boas,

Tenta um "six-line". Tem renome de "guardiões das Tridacnas"!!

Atentamente,
    Atentamente,
    Tiago Garcia

O meu Aquario
    O meu Video
    A minha Pagina web
    "O teu futuro depende dos teus sonhos, por isso não percas tempo, vai dormir...!!"

Data de Ingresso
    08-10-05

Citação Postado originalmente por Tiago Garcia
    Boas,

Tenta um "six-line". Tem renome de "guardiões das Tridacnas"!!

Atentamente,
    Boas

Será que ele tem dentes para comer aquilo? Alguém sabe por experiência própria? É que eles ainda têm uma concha um pouco dura.
    De qualquer das formas, no meu caso, essa solução iria levar pelo menos uma semana. Neste momento estou a retirá-los com uma pinça. Ainda agora acabei de retirar mais 4.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Membro Identificado Avatar de Duarte Conceição
    Data de Ingresso
    09-09-04

Olá Carlos.

Tudo indica tratarem-se de pyramid snails. Infelizmente depois dos nudibrânqueos nas montiporas, já cá cantam esses bichos também ... só faltam aparecer os red bugs das acroporas.

Pyramid Snails Pyramid Snails

Identification
    Pyramid Snails, or Pyrams are very small snails that belong to the Pyramidellidae family. They are generally white in color, have a slender shell that tapers to a point, and do not grow larger than a few millimeters. The Pyramid Snails use their long proboscis, which is a tube-like mouth, to puncture the mantle of a Tridacna Clam in order to feed upon the fluids and zooxanthellae cells contained within. A few snails will typically not pose a threat to a healthy Tridacna Clam. The snails reproduce every 90-120 days, and if left to multiply, can cause serious harm or even death to their host in a very short period of time.

Signs & Symptoms
    Evidence of an inflicted clam can be noticed by poor expansion and loss of color within the mantle. The Pyramid Snails feed mostly during the nighttime hours. During the daytime, they will remain either at the base of the clam, or within the scutes of the shell, where they are difficult to spot. It is best to inspect an ailing clam with a flashlight a few hours after the lights have turned off on the aquarium. The small snails will line up at the top of the shell just below the clam's mantle.

Treatment
    If you discover these snails, it is best to remove the clam to a separate container of aquarium water. Once out of the aquarium, you can physically remove the adult snails, and brush the entire shell with a new toothbrush in order to remove any eggs.

Natural predators of Pyramid snails include several species of wrasse within the genus of Halichoeres and Pseudocheilinus. A few of the more popular species that are reportedly very efficient at controlling these snails are; Six and Eight Lined Wrasse (P. hexataenia and P. octotaenia), and the Green Wrasse (H. chloropterus).
    in

http://www.liveaquaria.com/general/g...al_pagesid=362

A sugestão do Tiago deverá ser considerada se não conseguires retirar todos os caracois da tridacna

Boa sorte!

Data de Ingresso
    08-10-05

Boas

É isso mesmo Duarte, de certeza que são Piramyd snails. Estive agora a ler um tópico nos "artigos" e também falava dessas malditas.
    Um dos problemas é que a minha fixou-se a uma rocha enorme por isso vou ter que capturar os búzios com a tridacna dentro do aquário o que torna a tarefa mais difícil.
    Acho que vou ter de arranjar rapidamente o six-line. E eu que já tinha dito que o aquário estava fechado a peixes.

Obrigado a ambos pela rápida ajuda.
    Agora vou apanhar mais uns.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Lojista Avatar de Ricardo Santos
    Data de Ingresso
    14-07-05

Citação Postado originalmente por Carlos Jorge
    ...Um dos problemas é que a minha fixou-se a uma rocha enorme por isso vou ter que capturar os búzios com a tridacna dentro do aquário o que torna a tarefa mais difícil.
    Olá Carlos,
    quando dizes "...com a tridacna dentro do aquário"...como pensavas fazer, se a mesma não estivesse fixada na rocha?

Data de Ingresso
    08-10-05

Boas

Ricardo, estava a pensar tirá-la para um pequeno recipiente com água e aí seria mais fácil observar a concha à procura dos búzios.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Data de Ingresso
    14-07-05

Boas

Ricardo, estava a pensar tirá-la para um pequeno recipiente com água e aí seria mais fácil observar a concha à procura dos búzios.
    Olá de novo ,

Sim, concordo que seria mais fácil de facto observar a concha...mas eu jogava pelo seguro. Adquiria o six-line e não tocava na tridacna, para não a stressar mais. Com o peixe, em principio, limparás totalmente a tridacna e de uma forma natural e segura!

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Citação Postado originalmente por Duarte Conceição
    Olá Carlos.

Tudo indica tratarem-se de pyramid snails. Infelizmente depois dos nudibrânqueos nas montiporas, já cá cantam esses bichos também ... só faltam aparecer os red bugs das acroporas.

in

http://www.liveaquaria.com/general/g...al_pagesid=362

A sugestão do Tiago deverá ser considerada se não conseguires retirar todos os caracois da tridacna

Boa sorte!
    Bem visto, Duarte
    Abraços
    João M Monteiro

Data de Ingresso
    08-10-05

Boas

Já estou a considerar a hipótese de adquirir um six-line, no entanto como devem imaginar, aqui não basta sair de casa e ir à loja, é necessário fazer outros contactos que acabam sempre por levar algum tempo, por isso por enquando vou continuar a tirá-los com a pinça.
    Ricardo, acredito que o facto de mexer na tridacna a stress um pouco, mas ainda assim acho que é menos prejudicial do que a presença constante dos pyramid snails. Já tirei mais de 50. Podem achar estranho como é que eu ainda não tinha reparado na presença deles, mas eles são realmente pequenos, alguns não chegam a 1mm e são da cor da areia.
    A razão porque ainda estou um pouco indeciso na compra de um six-line é que eu tenho um mandarim e os pequenos seres existentes no aquário mal chegam para ele. Com um six-line a proporção desses seres deve diminuir muito!!!
    Vou ter de ponderar bem e rápido.

Obrigado a todos.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Data de Ingresso
    14-07-05

A razão porque ainda estou um pouco indeciso na compra de um six-line é que eu tenho um mandarim e os pequenos seres existentes no aquário mal chegam para ele. Com um six-line a proporção desses seres deve diminuir muito!!!
    Vou ter de ponderar bem e rápido.
    Olá Carlos,

Esse é um factor de facto importante, pelo que sei o six-line gosta de bicar em todo o lado...e isso vai diminuir a população que é tão importante para o mandarim.

Data de Ingresso
    13-10-04

Boas,

Num aquario 200lt brutos (o meu ), consigo manter um sixline e um manderim (synchiropus stellatus) sem o minimo de problemas (penso que á mais de um ano!!).
    Penso tambem que o meu grande trunfo são os 50Kg de rocha que tenho!
    Não te esqueças tambem que o sixline come da comida que das aos outros peixes, e bastante!!

Atentamente,
    Atentamente,
    Tiago Garcia

O meu Aquario
    O meu Video
    A minha Pagina web
    "O teu futuro depende dos teus sonhos, por isso não percas tempo, vai dormir...!!"

Data de Ingresso
    08-10-05

Boas

A tridacna mostra algumas melhorias. Já está mais aberta e com o manto para fora da concha, o que já não acontecia à uns dias. No entanto, o rebordo do manto está ligeiramente recortado em três sitios, provavelmente umas dentadinhas dos búzios.
    Apesar das melhorias, já encomendei o six-line que vai chegar amanhã. Depois da praga controlada, se vir que a comida é pouca para os dois tento arranjar-lhe um novo dono.
    Tiago, boas notícias essas. Ainda assim o meu é o splendidus. Não sei qual deles será mais difícil de manter. Já agora, tu tens refugio?
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Equipa RF Avatar de Roberto Pacheco
    Data de Ingresso
    10-09-04

Para pyramid snails recomendo um Halichoeres chrysus que e mais eficaz do que o Six-line unico problema vai ser se tivereres camarãos ele provavelmente os comera
    "I seem to have been only like a boy playing on the seashore, and diverting myself in now and then finding a smoother pebble or a prettier shell than ordinary, whilst the great ocean of truth lay all undiscovered before me." Sir Isaac Newton

Data de Ingresso
    13-10-04

Boas,

Carlos, não tenho refugio nem sump!
    Deixo abaixo uma foto o "miudo" que muito tem crescido aqui na nova casa:
    Imagens Anexas Imagens Anexas
    Atentamente,
    Tiago Garcia

O meu Aquario
    O meu Video
    A minha Pagina web

Membro Avatar de Pedro Resendes
    Data de Ingresso
    21-06-05

entao carlos o sixline já anda a trabalhar?

Membro Identificado Avatar de Rui Ferreira de Almeida
    Data de Ingresso
    15-09-04

Por experiênçia propria , posso afirmar que os "sixline wrasse " não tocam nos "pyramid snail". Os peixes eficazes são os da familia Haliocheres , particularmente o hortolanus.
    Cump.
    Rui

Data de Ingresso
    08-10-05

Boas

Rui, chegaste tarde . Realmente até agora ainda não o vi nem perto da tridacna. Pensei que ainda estivesse em fase de habituação, mas agora fiquei sem esperanças.
    De qualquer das formas não tenho dado tréguas aos bicharocos. Tenho-os tirado com uma pinça, cada vez são menos e a tridacna agora já está sempre aberta.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Data de Ingresso
    08-10-05

Bom

Há cerca de um mês a minha tridacna começou a definhar novamente. Dei tréguas às pyramid snails e elas atacaram de novo. Ou seja, o Rui tinha razão os six-line não dão conta do recado.
    Desta vez optei por dificultar a vida às ditas e tirei, com muito cuidado, a tridacna da rocha e coloquei-a numa zona de difícil acesso ou pelo menos de acsso bastante visível podendo assim capturá-las durante o trajecto da areia até à tridacna.
    Fiz isto com a esperança de que elas se alimentem exclusivamente das zooxanthelas da tridacna e assim acabem por morrer, mas ao fim de +- um mês, elas continuam vivas.
    Será que vão acabar por morrer?

Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Membro Identificado Avatar de Eduardo Ferreira
    Data de Ingresso
    20-07-06

que das de comer a tua tridacna

Data de Ingresso
    08-10-05

Boas Eduardo

Não dou nada, apenas luz.
    As tridacnas fazem simbiose com zooxanthelas que lhes vão fornecer alimento, glicose.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Bom

Há cerca de um mês a minha tridacna começou a definhar novamente. Dei tréguas às pyramid snails e elas atacaram de novo. Ou seja, o Rui tinha razão os six-line não dão conta do recado.
    Desta vez optei por dificultar a vida às ditas e tirei, com muito cuidado, a tridacna da rocha e coloquei-a numa zona de difícil acesso ou pelo menos de acsso bastante visível podendo assim capturá-las durante o trajecto da areia até à tridacna.
    Fiz isto com a esperança de que elas se alimentem exclusivamente das zooxanthelas da tridacna e assim acabem por morrer, mas ao fim de +- um mês, elas continuam vivas.
    Será que vão acabar por morrer?

Boa tarde Carlos
    Possívelmente não irão perecer porque também se alimentam de outras fontes de alimento, como pude observar recentemente num outro sistema, e já agora penso que o meu também tem desses búzios e há já bastante tempo, mas não tenho tridacnas. Como dizia verifiquei aglomeração destes búzios em torno de comida fresca num outro sistema. Assim e sem ter feito a experiencia, sugiro o seguinte: Experimenta colocar em zona visível e de facil acesso (talvez ao lado daquela peça se se vê na fotografia, um mexilhão fresquinho aberto e observa. Se resultar deverás conseguir reunir à volta do mesmo os referidos búzios que assim serão mais fáceis de retirar.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-10-05

Boas

Pedro, obrigado pela sugestão. Assim que possa vou experimentar. Li algures que elas movimentam-se especialmente à noite por isso vou tentar nesse período e depois recolho de manhã. Tenho é de pôr um bivalve congelado porque cá só existem ameijoas e apenas em S. Jorge e para dificultar um pouco mais, são espécie protegida.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Data de Ingresso
    08-10-05

Esqueci-me de dizer.

Parece-me já haver menos no aquário, mas ainda ontem recolhi uma. Pode-se dar o caso de ainda existirem muitas mas já não estarem concentradas no local da tridacna e por isso não conseguir observar-las.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Boas

Pedro, obrigado pela sugestão. Assim que possa vou experimentar. Li algures que elas movimentam-se especialmente à noite por isso vou tentar nesse período e depois recolho de manhã. Tenho é de pôr um bivalve congelado porque cá só existem ameijoas e apenas em S. Jorge e para dificultar um pouco mais, são espécie protegida.
    Boa tarde Carlos
    "Cum canudo" não existem mexilhões aí? Ó santa ignorancia minha. Claro que um bivalve de outra espécie também deve servir (acho que não devem ser esquisitos esse búzios) mas da experiencia que tive ou vi, poderás fazer isso de dia e aí 30 minutos depois começar a recolher os "pestinhas".

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Urgente, Urgente... Ajuda!
    Por FernandoSantos no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 3
    Último Post: 28-01-08, 16:11
  2. Tridacna máxima
    Por Julio Macieira no fórum Bivalves
    Respostas: 0
    Último Post: 19-11-06, 01:08
  3. tridacna maxima
    Por João Castelo no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 14