Página 1 de 17 1234511 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 403

Tópico: Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags

Boa tarde

Depois de ter escrito noutro tópico sobre a adição de um Zanclus ao “cardume” lá de casa, o que atraiu a atenção de alguns membros, abro este tópico para melhor diferenciar os temas e evitar que o outro tópico seja desviado do tema que o seu autor colocou.

Assim e apesar de querer ter mais tempo para reunir mais dados e melhor fundamentar e informar todos, posso adiantar que o Zanclus já começou a comer pedaços grandes de alga vermelha (ocean nutrition) que é a mais macia e pela qual demonstrou sempre preferência. Pedaços previamente molhados com água do aquário e ligeiramente macerados ou rolados nos dedos. Pedaços que procura e começa a disputar aos outros. Até aqui só comia pedaços pequenos que resultavam de migar/desfazer a alga entre os dedos depois de a molhar na água do aquário, com ou sem cyclopeeze que adicionava polvilhando os pedaços molhados de alga migada "colados" aos dedos da mão que em seguida mergulhava na água do aquário.

Começou também mostrar interesse e a mordiscar as algas frescas da nossa costa que disponibilizo, lado a lado com os outros peixes.

Ingeriu também ovos de aplysia da nossa costa, mas não vou insistir com isso pelo menos até ter estudado melhor os mesmos, até porque a aplysia possui a capacidade de produzir e lançar uma substância tóxica à base de peróxido de hidrogénio para se defender http://en.wikipedia.org/wiki/Aplysia. e não sei se as fiadas de ovos estarão munidas de defesas químicas, o que não me surpreenderia.

Com base numa fonte de informação que me facultou o João Monteiro e o livro do Mike Weber, que comprei em 1999 por alturas da inauguração da Estação Litoral da Agua, local próximo do qual (praia rochosa em frente ou do lado sul) habitualmente recolho as algas e outros alimentos da nossa costa que disponibilizo, recolhi esponja da nossa costa na passada Sexta-feira ao fim da tarde (e apanhei uma chuvada – que figura). Distribuí a referida esponja no estado natural, tendo notado interesse por parte do Zanclus que a mordiscou. Congelei a esponja em causa e poderei vir a “inventar” uma papa com a mesma, algas, cyclopeeze entre outras coisas, para ver no que dá, mas isso apenas após ter estudado melhor a composição das duas espécies de esponja da nossa costa quanto a nutrientes, toxicidade eventual, etc...

Noto que de dia para dia que o Zanclus está a “vencer” a timidez, que é sem dúvida um dos maiores problemas que enfrenta a espécie (timidez, concorrência alimentar) e cada vez mais se integra com todos e vice-versa.
    Desde o primeiro dia (noite) que ocupou um lugar central no aquário, de onde ninguém o tira e nunca se deixou dominar ou intimidar. Raramente se refugia na minha presença e começa a associá-la a “comida”. Tem revelado sinais de boa integração e está sempre presente para receber alimentação.
    Há medida que for tendo mais dados editarei o tópico para o actualizar. Oxalá, para benefício do Zanclus, da espécie e de todos os interessados nessa espécie, se vão reunindo condições para isso, e todos colaborem com experiências positivas feitas/vividas. Foi e é um animal delicado mas de todas as vezes que mantive Zanclus é sempre por muito mais tempo.

Aproveito para exprimir um grande agradecimento ao João Monteiro e ao Gil pela informação muito útil que me forneceram assim como pelo interesse e sensibilidade demonstrados. A ambos muito obrigado.

Relativamente ao nome do genero, Zanclus, segundo a explicação dada pelo Australian Museum Fish Site www.amonline.net.au/FISHES/fishfacts/fish/zcornutus.htm, vem da palavra Grega para Foice e refere-se à barbatana dorsal em forma de Foice.

Kihikiki é a desiganção comum Havaiana e significará curvas, zigzags e será dado em alusão à sua forma e padrão de cor.

Quanto à designação da espécie, cornutus ou canescens, foi atribuida por Linneus e uma será para a forma adulta e a outra para a forma juvenil. parece que ambas são aceites.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    REEFS MAGAZINE

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Re: Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags

Pedro Nuno,

Excelente tópico que vou acompanhar com toda a atenção e (redobrado) interesse.

Tenho alguns pontos que gostaria de começar a debater:

1. A questão da timidez e concorrência alimentar é muito importante é meio caminho andado para vencer a primeira fase: ambientação ao novo (1ºs 6 meses, por aí).

No teu caso, o Zanclus é o "Alpha" do aquário, ou há peixes maiores e tendencialmente mais agressivos ? e o aquário está muito ou pouco povoado?

2. Quanto à alimentação disponível.

Tens Sps, designadamente montiporas ? Notas que ele debica nas mesmas ? Não acontece sempre, mas li algures que, pelo menos alguns indivíduos, gostavam de debicar alguns SPS´s com predilecção pelas montiporas. Outros nem ligam (é um bocado como os anjos vs SPS).
    Abraços
    João M Monteiro

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por João M Monteiro
    Pedro Nuno,

Excelente tópico que vou acompanhar com toda a atenção e (redobrado) interesse.

Tenho alguns pontos que gostaria de começar a debater:

1. A questão da timidez e concorrência alimentar é muito importante é meio caminho andado para vencer a primeira fase: ambientação ao novo (1ºs 6 meses, por aí).

No teu caso, o Zanclus é o "Alpha" do aquário, ou há peixes maiores e tendencialmente mais agressivos ? e o aquário está muito ou pouco povoado?

2. Quanto à alimentação disponível.

Tens Sps, designadamente montiporas ? Notas que ele debica nas mesmas ? Não acontece sempre, mas li algures que, pelo menos alguns indivíduos, gostavam de debicar alguns SPS´s com predilecção pelas montiporas. Outros nem ligam (é um bocado como os anjos vs SPS).
    Ola João e muito obrigado pelo interesse

1- relativamentente à concorrencia alimentar, o Zanclus não é o "Alpha" do aquário que tem peixes muito maiores do que ele (ou ela?), no entanto este Zanclus revelou "caracter" o que também ajudou a que o levasse. Não se intimida com os outros e faz-lhes fintas do tipo das que faziam os pilotos de combate da 1ª guerra e fica atráz do seu "perseguidor" baralhando-o e assustando-o, pelo que agora já não o perseguem. Sugiro a quem pretenda ter um, que o coloque com peixes mais calmos, pelo menos durante os primeiros tempos, até que o Zanclus se torne "dono" do lugar. Se poderem mantê-lo sempre com peixes mais "mansos" melhor ainda. Isto pelo menos até que um dia se domine melhor a manutenção desta espécie.

O aquário é densamente povoado, até porque estive a fazer experiencias com os escumadores (dois deltec APF 600) e o povoamento era importante. Saliento porém que são quase todos essencialmente Alguívoros, uma escolha intencional já para reduzir a carga. Ainda não tenho máquina fotográfica que me permita tirar melhores fotografias, até porque gostaria de actualizar o tópico da disposição do aquário. Mesmo assim vou usar a que tenho e devo conseguir alguma coisa de jeito.

2 - A alimentação disponível é essencialmente constituida por algas da ocean nutrition, de que as vermelhas são as preferidas do Zanclus. A essa alimentação junta-se o cyclopeeze, mysys, alguma artémia e as algas da nossa costa. A esponja (de que tenho fotografias) e outros alimentos, são ainda experiencias que vou continuar a desenvolver.

Tenho motiporas cylindrica com muitos vermes azuis, vermelhos, etc..., pocillopora verde, hydnophoras, merulinas (4), Lobophyllias, blastomussa merletti, Acanthastrea, pseudopterogorgias (2), zoanthus, Euphyllias (4) duas grandes, uma pequena e outra ainda mais pequena, um Lobophyton etc... e o Zanclus não toca em nada e nem sequer mostra interesse, apenas gosta de ir por baixo de uma das merulinas, ou na parte de trás da RV, etc... e mordiscar alguma esponja ou "iguaria" que lá esteja. Também não toca na alga coralina. De resto esse comportamento já estava a ser monitorizado na loja (a Sohal) durante a quarentena de adaptação/aclimatação que lá efectuou. Para já tudo bem, nunca se sabe, mas nunca me preocupei com isso.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    REEFS MAGAZINE

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Há algum Z. flavescens ?
    Abraços
    João M Monteiro

Data de Ingresso
    08-06-06

Há algum Z. flavescens ?

Sim João
    Um Flavescens já com mais de dois anos que vai no terceiro aquário e foi um dos primeiros residentes. Um Zebrasoma xanthurus. Um Naso lituratus bem grande que já vai no segundo aquário. Um Acanthurus tennenti bem grande. Vários hepatus dos quais um bem grande. Niguém importuna o Zanclus e têm temperamento tranquílo. No início foram "ver quem é", uma ou outra perseguição e nada mais. Agora vive tudo em harmonia. Estou a projectar vários outros aquários, de que um deverá vir a receber os peixes de maior porte, porém é um projecto que ainda só está em esboço.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Pedro,

Perguntei pelo flavescens por causa da forma e cor serem aproximadas. Podia ter reagido pior à entrada do zanclus
    Abraços
    João M Monteiro

Data de Ingresso
    08-06-06

Pedro,

Perguntei pelo flavescens por causa da forma e cor serem aproximadas. Podia ter reagido pior à entrada do zanclus

Daquilo que observei neste caso, esse tipo de comportamento ocorreu mais por vizinhança de território ou espaço, daí que as poucas "escaramuças" que culminavam com manobras de "acrobacia aerea de combate" em que o Zanclus fazia "looping" e ficava atrás do perseguidor (tipo barão vermelho)foram entre o Zebrasoma xanthurus e o Zanclus, cujos "terrenos" são vizinhos, mas o primeiro já desistiu depois de tantas fintas.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

.....Ainda não tenho máquina fotográfica que me permita tirar melhores fotografias, até porque gostaria de actualizar o tópico da disposição do aquário. Mesmo assim vou usar a que tenho e devo conseguir alguma coisa de jeito....

Ora aqui vai

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Membro Identificado Avatar de Rui Bessa
    Data de Ingresso
    12-09-04

Olá Pedro
    Parece-me em grande forma, o Zanclus!
    Vou seguir atentamente este tópico para que possa aprender algo de como manter em sucesso uma espécie tão difícil
    Espero muito siceramente que tenha exito!
    Cumps,
    Rui Bessa

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Rui Bessa
    Olá Pedro
    Parece-me em grande forma, o Zanclus!
    Vou seguir atentamente este tópico para que possa aprender algo de como manter em sucesso uma espécie tão difícil
    Espero muito siceramente que tenha exito!
    Cumps,
    Rui Bessa
    Boa tarde Rui
    Obrigado pelo interesse. O objectivo é de facto evoluir, aprender e insistir até conseguir. Num mundo que cada vez mais exerce pressão avassaladora e imparável sobre o meio natural, aprender a manter a fauna e a flora, é uma das respostas coerentes e responsáveis. A propagação de corais por fragmentação que vários membros deste forum praticam, é justamente a resposta corente e responsável para a protecção da natureza. Quando começei, práticamente tudo vinha do meio natural. Hoje em dia muito e cada vez mais do que temos, é de origem doméstica (aquacultura, cultura em casa).

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Membro Identificado Avatar de Paulo Serrano
    Data de Ingresso
    23-09-04

Boas
    Eu tb tenho Zanculos e que comem artémia com spirulina congelada, alga congelada, misis congelado, cyclopepes secos e alga nori seca, e sem duvida quando o coloquei no aquario foi corrido pelos restantes peixes o que me assustou bastante mas com o tempo foi perdendo o interesse por parte dos outros habitantes e agora anda mais calmo, e descontraido começa a comer alguma comida seca mas não muito, vejo o a depenicar nas rocha em partes mais abrigadas da luz penso que procura algumas esponjas no aqua.

Equipa RF Avatar de Roberto Pacheco
    Data de Ingresso
    10-09-04

So porque o peixe esta comendo nao e guarantia de sucesso. O meu Rostratus comia de tudo ate das minhas maos mas evidentemente nao estava recebendo a nutrição necessaria e ao fim de alguns meses morreu.

Tem havido muitas pessoas que ja tentarem manter um Zanclus e muitos durarem um ou dois anos e comiam bem mas de repente morriam sem explicacao. Temos um grande aquario publico em Colorado USA que tinha uma grande grupo destes peixes e um por um todos eles morrerem eventualmente.

Como ja disse antes desejo-te muita sorte com o peixe e a minha esperanca e que algum dia este peixe tera mais sucesso em captividade.
    "I seem to have been only like a boy playing on the seashore, and diverting myself in now and then finding a smoother pebble or a prettier shell than ordinary, whilst the great ocean of truth lay all undiscovered before me." Sir Isaac Newton

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Roberto Pacheco
    So porque o peixe esta comendo nao e guarantia de sucesso. O meu Rostratus comia de tudo ate das minhas maos mas evidentemente nao estava recebendo a nutrição necessaria e ao fim de alguns meses morreu.

Tem havido muitas pessoas que ja tentarem manter um Zanclus e muitos durarem um ou dois anos e comiam bem mas de repente morriam sem explicacao. Temos um grande aquario publico em Colorado USA que tinha uma grande grupo destes peixes e um por um todos eles morrerem eventualmente.

Como ja disse antes desejo-te muita sorte com o peixe e a minha esperanca e que algum dia este peixe tera mais sucesso em captividade.
    Bom dia
    Antes de mais agradeço os teus votos de sucesso.
    Sei por experiencia de muitos anos que o facto de estar a comer não é garantia de sucesso e de resto este tópico que aqui abri, não é novo para mim, é o continuar de algo que já vem de há bastante tempo. Falas no rostratus, mas este tópico é sobre o Zanclus e o rostratus actualmente "goza" de um estatuto a este título, bem mais benéfico e encorajador do que o Zanclus. Seja como for o objectivo é evoluir e não é por ser complicado ou por registar insucessos que vamos parar, daí que esteja a fazer experiencias com a alimentação e a esse titulo pedia-te ajuda para procederes a uma investigação aí nos Estados Unidos, mais concretamente em Long Island ou mais precisamente saber qual é a espécie de esponja que cresce por 12 polegadas de profundidade sobre os postes de madeira das docas flutantes de madeira existentes em Long Island, Nova York. A cor da esponja em causa (se de facto o é) é alaranjada ou amarelo torrado (vou preparar e colocar fotografia). De facto e graças à prestável e pronta colaboração/ajuda do João Monteiro, tive acesso a um contacto com um Americano, com cerca de 36 anos de experiencia em água salgada e entre muitas outras coisas ex sargento das tropas Americanas no Viet Nam que gosta de andar de barco, ir à pesca, etc..., que tem procurado manter Zanclus e pelo que percebi se bem li, já tem o actual há três anos. Assim recentemente terá encontrado e recolheu a referida esponja e está a ter bons resultados. Já me respondeu e não sabe qual a espécie em causa, porém são aguas Atlanticas e vivemos no mesmo paralelo, 49, só que em lados opostos, o que me levou a proceder à recolha de esponjas da nossa costa e começar a experiementar. Se quiseres e puderes dar ajuda no que acima te peço, será óptimo. De qualquer modo, obrigado à mesma pelos votos de sucesso e interesse. Vou preparar as fotografias e volto mais tarde para editar e anexar.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Paulo Serrano
    Boas
    Eu tb tenho Zanculos e que comem artémia com spirulina congelada, alga congelada, misis congelado, cyclopepes secos e alga nori seca, e sem duvida quando o coloquei no aquario foi corrido pelos restantes peixes o que me assustou bastante mas com o tempo foi perdendo o interesse por parte dos outros habitantes e agora anda mais calmo, e descontraido começa a comer alguma comida seca mas não muito, vejo o a depenicar nas rocha em partes mais abrigadas da luz penso que procura algumas esponjas no aqua.
    Bom dia Paulo
    Obrigado pelo interesse e pela informação prestada. Aproveitava também para te pedir se colocavas imagens e mais alguns dados sobre as experiencias que tens tido com está espécie.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Citação Postado originalmente por Pedro Nuno Ferreira
    :, tive acesso a um contacto com um Americano, com cerca de 36 anos de experiencia em água salgada e entre muitas outras coisas ex sargento das tropas Americanas no Viet Nam que gosta de andar de barco, ir à pesca, etc..., que tem procurado manter Zanclus e pelo que percebi se bem li, já tem o actual há três anos.
    O tal do Paul B já tem o Zanclus actual hà 3 anos ? Isso, sim, são excelentes notícias.
    Eu vi as fotografias das esponjas que ele está a dar e ele tem relatado bom resultado com essa comida.
    Se bem me lembro, naquele longo tópico, ele dizia a "páginas tantas" que andava um pouco preocupado porque estava sem esponja (no Inverno) e ao fim de algum tempo notava a barbatana dorsal a começar a ficar "mole", o que nos anteriores tinha sido dos primeiros sinais de declínio. Mas depois, tirou-se de cuidados e foi recolher mais e em pouco tempo "sentiu" o peixe em melhor estado e mais atento. Pode estar aí um elemento importante/decisivo para o sucesso.
    Mas, de facto, não tinha reparado que ele tinha o Zanclus dele há tanto tempo. Achava que ainda ia no ano e meio.

nota de moderação: vou copiar para este post as mensagens do outro em que se tratava a questão do Zanclus. Penso que faz sentido
    Abraços
    João M Monteiro

Data de Ingresso
    08-06-06

nota de moderação: vou copiar para este post as mensagens do outro em que se tratava a questão do Zanclus. Penso que faz sentido[/quote]

Bom dia João
    Eu não enveredei por aí porque tive receio de que fosse contra as regras do forum, mas para tu escrevers isso é porque não será, o que é óptimo porque para além da muita informação que vai trazer e se for toda serão cerca de 227 ou mais páginas deste tópico lá nesse forum, vai também facilitar a parte das fotografias e evita-me de ter de as copiar.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Pedro,
    Referia-me ao post "Yellow Tang vs Hepatus"...
    Abraços
    João M Monteiro

Data de Ingresso
    08-06-06

Pedro,
    Referia-me ao post "Yellow Tang vs Hepatus"...

...ups...embora tivesse achado estranho, não alcancei o que acima explicas. De qualquer modo é excelente à mesma e ajuda a "arrumar a casa"
    Vou pedir ao Paul se me concede a imagem sem que isso traga problemas.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

P.S.: Tenho um video com 9MB em formato MOV que queria anexar a este tópico mas não consigo. Tentei várias vezes ontém mas não percebi porque é que não consigo. É possível anexar videos desse tamanho? Podes me explicar/esclarecr como fazer? Na galeria entro em videos mas só encontro upload de fotografias? é assim? O video em causa foi feito no mesmo dia que as fotografias, 22 de Agosto, e mostra a interação do Zanclus com o resto da "trupe" lá do aquário.
    Última edição por Pedro Nuno Ferreira; 24-08-06 às 13:11. Razão: o navegador (browser) estampou-se (crashed) duas vezes e não pude concluir a mensagem

REEFS MAGAZINE

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Ups....informática e eu... não é um casamento feliz.
    vou tentar apurar como se coloca o video
    Abraços
    João M Monteiro

Lojista Avatar de João Soares
    Data de Ingresso
    09-09-04

Saudações

Penso que este tópico é mesmo muito bom. Parabens Pedro pelo modo como abordaste o assunto.

O Zanclus é sem duvida um verdadeiro desafio, considero um peixe quase mitico pois a dificuldade de o manter é bastante grande. Mas existem algumas excepções como não podia deixar de ser.

Na minha viagem a Nuremberg á Interzoo deparei-me com um aquario de 10m com um Zanclus enorme ( penso que o Pedro Pacheco terá umas fotos ), bastante gordinho e saudável. Em conversa com o proprietario do restaurante ele mantinha o peixe já há um ano e meio. O aquário estava cheio mas mesmo cheio de rocha viva e sinularias ( Sinularia brassica e Sinularia dura ). Duvido que alguem fosse á praia apanhar esponjas para o alimentar .
    A dieta era á base de comida seca e congelada.
    Acho que colocar o peixe a comer é uma grande vantagem pois poderemos ir apurando a sua dieta.

Em conversa com o Paul West ( dono da Tropical Marine Center ) durante uma visita cá á loja ele disse-me que parte do sucesso estaria na Origem do peixe, normalmente o Zanclus comercializado tem como origem Indonésia, Sri-Lanka e Singapura. Segundo o Paul West a dieta dos Zanclus destas origens é bastante mais dificil de substituir ao contrario dos Zanclus do Hawai, onde existia um sucesso de quase 90%.

Tenho um cliente que teve 1 Zanclus durante dois anos mas que morreu porque comeu um pedaço de calcio que ele colocou directamente no aquário.

Vamos ver a evolução do peixe porque penso que estamos todos a torcer por ele .
    [url]http://aqua-station.
    Matosinhos
    Portugal
    TEL00351 229 371 972)
    Sales@aqua-station.com

Data de Ingresso
    23-09-04

Olá Pedro
    Vou tentar tirar fotos hoje para colocar aqui.
    Fui hoje a um supermercado e comprei umas amêijoas para fazer um teste para ver se o meu zanculus come amêijoas e tenho umas rochas no meu refugio com esponjas amarelas este fim de semana vou tentar tirar um pouco dessa esponja para ver se ele lhe pega.
    Tenho tb no aqua pulgas do mar, que apanhei um dia destes que fui á praia, e dá me a ideia que ele mostra interesse por elas, mas só na proxima ida á praia é que vou apanhar mais algumas e soltar no aqua para ver se é curiosidade ou alimento.
    Abraços a todos

Data de Ingresso
    08-06-06

Boa tarde
    Coloco aqui algumas imagens do local onde recolhi as esponjas da nossa costa (uma pequena quantidade e deixei a maior parte na rocha para que se regenere), bem como da própria esponja na cavidade onde a encontrei, uma cavidade nas rochas exposta na maré vaza ou baixa mar e numa zona que se situa no eulitoral inferior ou médio se não estou em erro nas designações.
    Presumo que a esponja que está nas fotografias e que foi a primeira que recolhi, será a Hymeniacidon sanguinea enquanto que a segunda que não está fotografada, será a Halichondria paniceia que tem um aspecto de miolo de pão e é de cor também alaranjada, podendo ocorrer noutras cores. O livro de Mike Weber Aguda, Entre as Marés - Fauna e Flora do Litoral da Praia da Aguda - ISBN 972-36-0432-9, explica e exibe as esponjas em causa e muito mais, com detalhe e rigor científico.

A Praia da Aguda tem praia rochosa e praia de areia. A fotografia onde se vê a nuvem que me deu a chuvada enquanto estava a procurar e depois a recolher a referida esponja, mostra a area onde a encontrei.
    Antes de congelar a esponja dei pequenos pedacinhos que suscitaram o interesse do Zanclus e o desinteresse dos demais peixes. Nos próximos dias vou continuar a fazer experiencias.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

Última edição por Roberto Pacheco; 24-08-06 às 23:22.

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    23-09-04

Olá Pedro não se vêm as fotos.
    um abraço

Lojista Avatar de Ricardo Santos
    Data de Ingresso
    14-07-05

Citação Postado originalmente por Pedro Nuno Ferreira
    P.S.: Tenho um video com 9MB em formato MOV que queria anexar a este tópico mas não consigo. Tentei várias vezes ontém mas não percebi porque é que não consigo. É possível anexar videos desse tamanho? Podes me explicar/esclarecr como fazer? Na galeria entro em videos mas só encontro upload de fotografias? é assim? O video em causa foi feito no mesmo dia que as fotografias, 22 de Agosto, e mostra a interação do Zanclus com o resto da "trupe" lá do aquário.
    Olá Pedro,
    Experimenta ir a "Galeria" > "Upload photos" > depois onde diz: "Choose a category to upload your images to.", escolhes "videos"...ou entras logo nos "videos" e vais a "Upload photos" na mesma...
    ...aí consegues colocar videos, mas não sei é se 9MB dá...experimenta.
    Depois se der, diz-me que eu coloco aqui o video, ou o link, pois pode caregar muito a abrir o tópico.

Membro Identificado Avatar de Rui Damião
    Data de Ingresso
    10-06-06

pode-se dar qualquer esponja?

Página 1 de 17 1234511 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Zanclus cornutus - Reefs Magazine - Pedro Nuno Ferreira
    Por Ricardo Pinto no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 13
    Último Post: 28-01-09, 23:54
  2. Zanclus cornutus
    Por Julio Macieira no fórum Peixes
    Respostas: 8
    Último Post: 03-06-07, 23:21

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem