Página 4 de 17 PrimeiroPrimeiro 1234567814 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 76 a 100 de 403

Tópico: Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags

Membro
    Data de Ingresso
    16-11-06

Re: Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags

Olá Pedro, tudo bem? Tbm gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de dividir conosco os relatos sobre a manutenção deste peixe que, ao meu ver, é o mais belo de todos. Tentei ter um por aqui, mas meu Zebrassoma o matou em menos de uma semana, por isso retirei ele do meu aqua.

Gostaria de saber quais as dimensões do teu aqua e quais seriam as dimensões que vc consideraria mínimas para poder mantê-lo e tbm se vc saberia se aqui pelo Brasil, mas especificamente Rio de Janeiro, haveria alguns tipos de esponjas e algas que pudessem ser boas para a dieta do Zanclus.

desde já agradeço e mais uma vez Parabéns!

Grande Abraço

Joel

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Isaias Rola
    Boas Pedro, desde já quero felicitar-te pelo tópico está muito nutritivo de informação e muito detalhado, é preciso ter muito gosto pelo hobby e tb alguma paciência para teclar tudo ao detalhe e com fotos a justificar as palavras, é de facto de salientar.
    O zanclus sempre foi um peixe que me despertou muito interesse mas como sabia ser um peixe muito dificil de manter em cativeiro nunca me aventurei, mas parece que isso está prestes a mudar pois tenho um reservado a fazer quarentena e vou amanhã sexta-feira buscá-lo, a sua origem é de Bali Indonésia e pelo que li não são os mais fáceis de manter, mas os do Hawai são muito dificeis de arranjar e este foi o que apareceu, agradecia que me aconselhasses de como introduzi-lo no aqua, sua aclimatização, em relação à alimentação vou seguir ao rigor a tua papa e tentar recolher as esponjas na praia da aguda que conheço tão bem, mas não te preocupes que não as recolho todas .
    Espero conseguir ter o sucesso que estás a ter para bem do bicho e tb para o Porto passar a ter mais um zanclus

P.S - Foi este tópico que me incentivou a ter o Zanclus, PARABÉNS

Cumprimentos
    Boa tarde Isaías

Obrigado pelas apreciações e interesse

Da experiência que entretanto recolhi e aqui descrevi e lembro que apenas decorreram 3 ou 4 meses!, sugiro e de resto é o que vou fazer quando receber mais Zanclus e isso para um outro projecto de 3m cúbicos que já aqui mencionei, como dizia, sugiro fornecer já a esponja no estado natural que seguramente fará melhor efeito do que as algas humedecidas e maceradas que forneci no inicio desta aventura, como poderás ler nas mensagens iniciais.

Ao forneceres esponja no estado natural vais exibir/proporcionar ao Zanclus um alimento que ele reconhece por ser semelhante ou o mais parecido, se é que posso falar assim, do que existe no seu meio natural, logo deverá facilitar a aclimatação.

As algas liofilizadas, corta-as aos pedaços e deixa a flutuar para veres a reacção. Se vires que não lhes pega, então avança para o humedecer e macerar, e põe aos poucos no aquário.

A papa, sugiro que faças uma pequena quantidade de cada (específica e genérica – vai à Sohal comprar os restantes ingredientes e com alguma sorte pode ser que o João já lá tenha a esponja no congelador). Depois de preparada podes conservá-la 3 ou 4 dias na prateleira superior do frigorífico. Se pretenderes congelar a papa, lembra-te de a preparar em porções à medida de cada refeição (como a comida congelada em cuvetes), para facilitar, caso contrário acabas a retirar as porções a martelo! e corres o risco de descongelar papa desnecessariamente. As porções congeladas podem ser fornecidas tal como a espoja natural, ou seja, colocadas nas molas que os peixes vão mordiscando à medida que vai descongelando, mas acaba por chegar a um ponto em que se desfaz na água e isso é de evitar, por isso se o fizeres usa sempre o mínimo dos mínimos.

Para forneceres a papa à colher, lembra-te que o Zanclus e os outros peixes, tem de se habituar à tua presença e associá-la à comida, ou seja, quando te virem têm de pensar algo como “citação de peixes de recife a pensar: é pá, olha o “caramelo” curioso que vive fora de água (coitadinho) e que está sempre a olhar para nós (provavelmente desejoso de se nos juntar, coitadinho) está ali...”cum canudo”...”bora” lá malta (diz o peixe mais guloso/lateiro e pelo discurso provavelmente natural do distrito do Porto) é hora da paparoca...fim de citação de peixes de recife a pensar)

Vai à praia (tens várias, não é obrigatório ser na praia da Aguda – tens praias rochosas em Miramar Francemar, Francelos, Valadares, Madalena, Salgueiros, etc e também de Matosinhos para cima) e recolhe apenas quantidade suficiente para no máximo! encher uma daquelas caixas de plástico onde vêm embaladas as algas da Ocean Nutrition. Não recolhas mais porque essa quantidade ou mesmo muito menos dá para um mês ou muito mais! Lembra-te das palavras avisadas do Jaques Yves Cousteau sobre a pesca intensiva! Não leves mais do que o que necessitas e não tires tudo de cada ocorrência que encontrares. Recolhe também ulva, aquela alga verde e as algas tipo filamentosas assim como as algas castanhas de folhas longas, que poderão ser um chamariz e de resto o Zanclus gosta de as mordiscar e comer.

Sei que está frio e a chover, mas olha que a praia e o mar são particularmente bonitos nessas condições(para os peixes...também) (já agora aproveita para comprar um dos camisolões de lã que a estação litoral da aguda vende – são óptimos para essas condições atmosféricas e leva também uma capa para a chuva tipo pescador que penso a estação também lá vende e galochas de cano longo.)
    Consulta as tabelas de marés no site do instituto hidrográfico http://www.hidrografico.pt/wwwbd/Mar...Principais.asp onde seleccionas Leixões, e ficas assim com o horários das marés da região.
    Pr’ajudar aqui vai o resultado para este fim de semana.

Porto: Leixões (12)
    previsões para: 2006-11-17

Hora
    Altura (m)

2006-11-17 00:26
    2.89
    Preia-Mar
    2006-11-17 06:29
    1.11
    Baixa-Mar
    2006-11-17 12:39
    2.99
    Preia-Mar
    2006-11-17 18:52
    0.95
    Baixa-Mar
    2006-11-18 01:01
    3.03
    Preia-Mar
    2006-11-18 07:05
    0.99
    Baixa-Mar
    2006-11-18 13:14
    3.07
    Preia-Mar
    2006-11-18 19:24
    0.86
    Baixa-Mar
    2006-11-19 01:34
    3.15
    Preia-Mar
    2006-11-19 07:39
    0.89
    Baixa-Mar
    2006-11-19 13:47
    3.14
    Preia-Mar
    2006-11-19 19:55
    0.79
    Baixa-Mar

Conservação dos alimentos:
    A esponja, forneces uma ou duas porções logo fresca e a restante colocas no congelador. Procura fornecer pequenas porções. Lembra-te que as esponjas têm o “mau habito” de serem venenosas, por isso não coloques porções grandes (vê nas fotografias as porções colocadas no “estendal”)
    As algas frescas conservam-se bem em água do mar na prateleira superior do frigorífico tal como a papa, se optares por não a congelar (eu não congelo), durante 3 a 4 dias. Podes também “guardar” as algas na caixa depuradora (=sump) porque se conservam lá bem durante esse tempo ou mesmo mais. Se optares por essa solução sugiro que uses uma caixa de rede flexível como as usadas para colocar alevins, por exemplo.

Quanto à introdução do Zanclus no teu aquário sugiro que faças o que eu fiz e que habitualmente faço para os outros peixes, coloca-o no aquário à “luz do Luar” se a tiveres. Se não a tiveres improvisa. O Zanclus deve poder ver e ser visto num ambiente tranquilo, de repouso, caso contrário pode ser objecto do “interesse” acentuado dos demais companheiros. Já agora que peixes tens no teu aquário?
    Sugiro ainda que te limites a um Zanclus para já porque facilmente se podem “pegar” entre si.

Bem...que mais posso dizer...olha só não alcança quem não tenta e como a sorte protege os audazes...

Atenciosamente
    Pedro Nuno

P.S.: Esqueci-me de te dizer: Compra molas qb para o "estendal"

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Membro Identificado Avatar de Isaias Rola
    Data de Ingresso
    17-11-05

Boas Pedro, muito obrigado pela atenção e disponiblidade para ajudares
    Já li o teu tópico com muita atenção 3 vezes e penso que não me escapou nada, entendi tudo na perfeição pois está tudo muito bem esclarecido, em relação á matéria prima para as papas só não tenho a esponja, penso em ir apanhar uma molha amanhã não tenho o imunivit mas tenho o lipovit penso que é muito idêntico, e não consegui ainda arranjar o zoecon.
    Em relação população do meu aqua aqui vai:

Casal Clarki´s
    2 Hepatus (e pequeno e um médio)
    2 ocellaris
    1 Zebrassoma Flavescense
    1 Goby Amarelo
    casal stenopus
    1 lysmata amboinesis

Hoje trouxe o Zanclus e para aumentar a parada trouxe um Chelmon Rostatus , estão os dois com muito bom aspecto, neste momento estão na sump dentro dos sacos a fazer aclimatização, são os dois de tamanho médio.
    Pedro se detectares alguma irregularidade apita.

Obrigado
    Isaias Rola

Data de Ingresso
    08-06-06

Boas Pedro, muito obrigado pela atenção e disponiblidade para ajudares
    Já li o teu tópico com muita atenção 3 vezes e penso que não me escapou nada, entendi tudo na perfeição pois está tudo muito bem esclarecido, em relação á matéria prima para as papas só não tenho a esponja, penso em ir apanhar uma molha amanhã não tenho o imunivit mas tenho o lipovit penso que é muito idêntico, e não consegui ainda arranjar o zoecon.
    Em relação população do meu aqua aqui vai:

Casal Clarki´s
    2 Hepatus (e pequeno e um médio)
    2 ocellaris
    1 Zebrassoma Flavescense
    1 Goby Amarelo
    casal stenopus
    1 lysmata amboinesis

Hoje trouxe o Zanclus e para aumentar a parada trouxe um Chelmon Rostatus , estão os dois com muito bom aspecto, neste momento estão na sump dentro dos sacos a fazer aclimatização, são os dois de tamanho médio.
    Pedro se detectares alguma irregularidade apita.

Obrigado
    Bom dia Isaías
    Da descrição de peixes que fazes o unico que poderá dar alguma confusão poderá ser o Zebrasoma flavensces, mas como o teu aquário é amplo (se bem me lembro da apresentação que dele aqui fizeste no forum), não deverás ter problemas.
    Nem de propósito, a Sohal ontém recebeu um Zanclus que veio do Hawai e já estamos a ensaiar com esponja, de que se lhe colocou ontém um pedaço que se apresenta hoje mordiscado e agora vamos colocar papa específica de que cedi da minha e algas. Vamos lá ver no que dá. O peixe está no aquário dos corais, o de baixo, onde também está um Calloplesiops altivelis (beta marinho) e não toca em nada.
    Relativamente ao Zoecon, a Sohal tem aqui em stock.
    O chelmon poderá vir a comer uma papa semelhante à do Zanclus (sem esponja e cuja receita já aquii mencionei-uma papa que fiz à cerca de 18 anos +/- e funcionou bem), apenas sugiro que a tornes significativamente mais consistente e macia para que este possa arrancar pedaços que podes "espetar" nas rugosidades da rocha viva (o mesmo podes fazer para o Zanclus, alias fois assim que descobri que mordiscava a esponja, só depois começei a colocar nas molas).

Atenciosamente
    Pedro Nuno

P.S.: May the force be with you

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    17-11-05

Boas Pedro, fui de manhã apanhar a esponja, bem cedo e é dificil encontrar mas com o tempo começamos a adivinhar onde ela está, já fiz a papa e todos adoraram menos o zanclus que não lhe tocou e o rostatus tb, penso que ainda estão um pouco tímidos, coloquei um pouco de esponja espetada na rocha viva mas ele nem lhe liga, vamos dar tempo ao tempo, penso que eles se estão a ambientar, o único que não gostou muito dos novos inclinos foi o zebrassoma mais com o rostatus, sempre que o zebrassoma passa perto do rostatus ele põe-se a milhas , o zanclus não tem esse tipo de problema a envergadura dele impõe respeito.
    Em relação à papa que que falas para o rostatus já pesquisei aqui no forum e não consegui encontrar, se não for pedir muito podes indicar qual o tópico que onde mensionaste a papa ou colocar a receita.
    Desde já quando vieres a Matosinhos estás convidado a vires ver o meu aqua e o dito Zanclus, quando decidires aparecer dá-me um toque 962644685.

Nota: Vou passar na SOHAL para ir buscar o Zaecon e mais molas para o dito "estendal"

Um Abraço
    Isaias Rola

Data de Ingresso
    08-06-06

Boas Pedro, fui de manhã apanhar a esponja, bem cedo e é dificil encontrar mas com o tempo começamos a adivinhar onde ela está, já fiz a papa e todos adoraram menos o zanclus que não lhe tocou e o rostatus tb, penso que ainda estão um pouco tímidos, coloquei um pouco de esponja espetada na rocha viva mas ele nem lhe liga, vamos dar tempo ao tempo, penso que eles se estão a ambientar, o único que não gostou muito dos novos inclinos foi o zebrassoma mais com o rostatus, sempre que o zebrassoma passa perto do rostatus ele põe-se a milhas , o zanclus não tem esse tipo de problema a envergadura dele impõe respeito.
    Em relação à papa que que falas para o rostatus já pesquisei aqui no forum e não consegui encontrar, se não for pedir muito podes indicar qual o tópico que onde mensionaste a papa ou colocar a receita.
    Desde já quando vieres a Matosinhos estás convidado a vires ver o meu aqua e o dito Zanclus, quando decidires aparecer dá-me um toque 962644685.

Nota: Vou passar na SOHAL para ir buscar o Zaecon e mais molas para o dito "estendal"

Um Abraço
    Boa tarde Isaias
    Esse comportamento é normal. Os peixes estão timidos/receosos porque se estão a aclimatar/habituar ao meio e seus habitantes bem como à tua pessoa. A titulo de exemplo o Zanclus que está aqui na Sohal só cerca de cinco horas depois de lhe colocar-mos a papa específica (ligeiramente enriquecida) é que a provou, mas ainda anda receoso. Até esse momento andou a comer pequenas algas e alguma alga macerada e andou de volta do local onde colocamos a papa, que neste caso "colamos" à rocha uma vez que ele mostrou interesse em "petiscar" na rocha. Está activo, com ar saudáve, curioso e já se aproxima ou vem ver quando nos aproximamos. Isto é um trabalho de pacienciencia. A Sohal ficou com papa fresca que ensinei ao Hugo a fazer. Agora é ir dando e com paciencia existem boas probabilidades.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    17-11-05

Citação Postado originalmente por Pedro Nuno Ferreira
    Boa tarde Isaias
    Esse comportamento é normal. Os peixes estão timidos/receosos porque se estão a aclimatar/habituar ao meio e seus habitantes bem como à tua pessoa. A titulo de exemplo o Zanclus que está aqui na Sohal só cerca de cinco horas depois de lhe colocar-mos a papa específica (ligeiramente enriquecida) é que a provou, mas ainda anda receoso. Até esse momento andou a comer pequenas algas e alguma alga macerada e andou de volta do local onde colocamos a papa, que neste caso "colamos" à rocha uma vez que ele mostrou interesse em "petiscar" na rocha. Está activo, com ar saudáve, curioso e já se aproxima ou vem ver quando nos aproximamos. Isto é um trabalho de pacienciencia. A Sohal ficou com papa fresca que ensinei ao Hugo a fazer. Agora é ir dando e com paciencia existem boas probabilidades.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

Boas Pedro, fui á pouco á SOHAL e já vi o Zanclus é igualzinho ao meu mesmo em tamanho só com origens diferentes, o meu é de Bali Indonésia e o do João é do Hawai, está com bom aspecto, tive que sair à pressa nem trouxe as molas nem o zoecon.
    Para já só fiz papa genérica mas vou fazer a especifica que se bem entendi a sua composição é: cyclopeeze, esponja, e muita farinha para dar consistência , vou dar mais tempo ao zanclus e pensar positivo, penso que existem boas probabilidades pois com as tuas papas teêm grandes chances de se aguentarem pelo menos e para já uns meses.

O zanclus já está muito bem encaminhado para a sobrevivência, agora resta o Rostatus vou experimentar uma papa parecida com a do Zanclus mas sem esponja e muito consistente para colocar na rocha viva de acordo com a tua sugestão.

Em relação à carga orgânica que das papas possa resultar, penso que tenho um escumador (Deltec AP851) sobredimensionado para a litragem do meu aqua 540l que dará conta do recado, penso eu

Continuação de um bom fim-de-semana
    Isaias Rola

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Joel Junior
    Olá Pedro, tudo bem? Tbm gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de dividir conosco os relatos sobre a manutenção deste peixe que, ao meu ver, é o mais belo de todos. Tentei ter um por aqui, mas meu Zebrassoma o matou em menos de uma semana, por isso retirei ele do meu aqua.

Gostaria de saber quais as dimensões do teu aqua e quais seriam as dimensões que vc consideraria mínimas para poder mantê-lo e tbm se vc saberia se aqui pelo Brasil, mas especificamente Rio de Janeiro, haveria alguns tipos de esponjas e algas que pudessem ser boas para a dieta do Zanclus.

desde já agradeço e mais uma vez Parabéns!

Grande Abraço

Joel
    Boa tarde Joel
    Da tua descrição não dá para perceber qual a cubicagem e tamanho do teu aquário, mas dá para entender que os animais não terão muito por onde nadar ou se retirarem em caso de necessidade. Para além dos dois peixes que mencionas, não sei que outros peixes albergas.

Normalmente e para evitar infortúnios, costumo pôr os peixes novos a nadar no aquário à luz do “luar” artificial, que no caso do meu aquário é constituído por um foco de 24 leds azuis e que liga pouco antes da iluminação geral se desligar em sequência intervalada, permanece ligado algum tempo (no meu caso penso que fica ligado cerca de uma hora ou hora e meia), após o que desliga para voltar a ligar ao nascer do dia e desligar quando liga em sequência a iluminação geral. Deste modo procuro evitar transições bruscas do nível de iluminação. Para a aclimatação faço recurso dessa luz que permite ao peixe que entra ver e ser visto em ambiente tranquilo e assim poder melhor se integrar. Não sendo uma solução a 100% ou uma garantia, é uma ajuda que eu gosto aplicar e me tem ajudado muito, para além da beleza que é ver os corais sob essa luz.

Quanto a dimensões do aquário e já a pensar no que o Zanclus cresce, espaço vital para nadar/viver (e não andar à pancada com os outros), 450 ou 500 litros de cubicagem seriam o mínimo recomendado e a pensar mais tarde ou mais cedo em aumentar para 1m cúbico por exemplo. Claro está que se só pretenderes colocar o Zanclus como peixe de porte significativo e corais e tudo resto 3 ou 4 pequenos peixes como por exemplo um Pseudochromis porphyreus, ou Apogon kaudermi, talvez possas ter uma cubicagem inferior. Mas todos sabemos que mais tarde ou mais cedo entra mais um peixe e o Zanclus cresce, por isso o melhor será mesmo 450 ou 500 litros de cubicagem.
    Relativamente ao sistema onde vive o meu Zanclus, podes consultar : http://www.reefforum.net/showthread.php?t=4220

Relativamente a esponjas da costa Brasileira, fiz uma pesquisa e encontrei alguma coisa de que a Hymeniacidon heliophila (Heliophila =que gosta do sol) me parece ser uma boa “candidata” e pela descrição parece ocorrer aí no Rio de Janeiro ou nas costas dos Brasil, um pouco da mesma forma como ocorre a Hymeniacidon sanguínea nas praias rochosas de Portugal. Quanto a algas terás de experimentar, tal como eu fiz. Fala com o Matias de Ilha Bela que penso te poderá elucidar um pouco melhor sobre as algas e até mesmo a esponja.

Ainda relativamente à esponja, ou esponjas, lembra-te que “têm o mau hábito” de serem venenosas ou poderem libertar substâncias venenosas na água. Uma escumação acentuada é de prever.

Coloco alguns endereços para consultares.
    http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=1926
    http://www.dpo.uab.edu/~acnnnghm/BY255L/BY255L-Porifera.htm
    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=...pt=sci_arttext
    http://journals.cambridge.org/action...ine&aid=241559

http://www.sescsp.org.br/sesc/revist...4014&reftype=1

http://www.scielo.br/pdf/isz/v94n2/21587.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=...pt=sci_arttext

http://acd.ufrj.br/hajdu/7thISS/ (Julio Obrigado por teres corrigido este elo (=link)

http://acd.ufrj.br/labpor/ (Acrescentado em 21-11-2006)

7th international sponge symposium – Rio de Janeiro 07 a 13 de Maio 2006 – Livro publicado em Setembro.

http://www.marlin.ac.uk/species/Hymeniacidonperleve.htm

Lembro que este tipo de aventuras exige paciência, calma, determinação, investigação.

Algumas fotografias de qualidade modesta que tirei ontem onde se pode ver o Zanclus a comer com muita vontade um mexilhão (Mityllus galloprovincialis) da nossa costa e isso depois de ter “enfardado” doses substanciais de esponja e algas (é o que dá estar em casa para o apaparicar)

“Bolinhos” feitos de papa de esponja específica ligeiramente enriquecidos. Podem ser aplicados na colher, mola ou contra a rocha ou superfície rugosa. Se congelados, ficam assim em porções fáceis de retirar e dar.

Espero ter ajudado

Atenciosamente
    Pedro Nuno
    Última edição por Pedro Nuno Ferreira; 21-11-06 às 13:29. Razão: Acrescentar mais um elo da teia (=web link)

REEFS MAGAZINE

Membro
    Data de Ingresso
    16-11-06

Olá Pedro, muito obrigado pelas respostas!

Meu aqua tem em torno de 430 litros, e o únicoproblema atualmente é um Heniochus acuminatos que cresceu muito e começa a ficar bravo, por isso vou retirá-lo até pq é parecido com o Zanclus e certamente vai perturbar-lo. Tenho um Rostratus tbm, mas este é bem manso, de resto são algumas donzelas, e um Gramma Braziliensis. Sobre as esponjas, vou conversar com o Matias sobre elas, ele certamente vai ajudar bastante.

Muito obrigado e grande abraço,

Data de Ingresso
    08-06-06

Boa tarde
    Da última vez que recolhi esponja encontrei debaixo de uma das ocorrências, uma concha completamente tapada pela esponja e algas a ela associadas. Recolhi assim o pedaço de esponja de onde destaquei a concha que pensei logo guardar para um dia oferecer à laia de petisco ao Zanclus e não só - A Esponja incrustada ao Zanclus. As algas a ela associadas aos demais peixes assim como Zanclus que também gosta de algas, como se pode ver nas fotografias onde o mesmo retira pedaços de alga da nossa costa, das molas do “estendal”.

Que confusão, diz o Zanclus, já não se pode comer à vontade – Estes tipos não têm maneiras...chega p'ra lá...

Imaginei logo na altura que tal deveria proporcionar uma observação e momentos interessantes, o que de facto ocorreu e assim aqui os partilho com os interessados.

Algumas imagens da concha com a esponja incrustada e algas a ela associadas

Depois de apresentar o “petisco” apresento agora a “patuscada”

Esta parte deverá ser o equivalente Humano de “chuchar os ossos”

...Bem, costuma-se dizer que antes de servir chega para todos…pois mas agora já era...

Raparam Tudo!!!

Aqui poderão ver parte da acção em vídeo.

http://www.reefforum.net/photopost/s...o/7412/cat/534

http://www.reefforum.net/photopost/s...o/7413/cat/534

http://www.reefforum.net/photopost/s...o/7414/cat/534

Passado este tempo e “olhando” para trás, o mais difícil é de facto ultrapassar a barreira da aclimatação/integração. Este “caminho” foi e é um dos que funciona e existem experiências semelhantes com êxito.

Pela experiência que vivi e estou a viver, esta Jóia do recife terá melhores condições de sucesso se a colocarmos num aquário de quarentena/adaptação/integração, que não sendo tão completo como o de exibição, terá uma montagem parecida. Penso que o João M Monteiro usa aquário de quarentena e terá feito algo de semelhante com os magníficos Apogon leptacanthus (se não me engano e se assim for venham daí umas imagens dessas jóias – que às tantas já aqui colocaste e eu nem me dei conta).

No caso do Zanclus conseguir acalmá-lo, “convencê-lo” a comer, a integrar-se, a mostrar-se será uma tarefa primordial para a qual temos de nos sentir vocacionados/preparados, ao contrário de outros peixes que se adaptam mais rapidamente.

Planear antecipadamente tanto as condições que iremos reunir como até onde estamos dispostos a ir e sabemos poder ir, antes de o adquirir/manter, é muito importante. Comprar de impulso não é muito aconselhável a menos que se tenha uma experiência razoável e boa capacidade de gerir as situações.

Eu já tinha alguma experiência, procurava o desafio (e tenho mais outros em carteira e acho que ando sempre à procura de desafios) e tenho muita vontade de aprender/evoluir e verifiquei que o peixe já se alimentava na Loja que também pacientemente trabalhou nesse sentido (Obrigado João Soares, Sohal) (até porque penso que sabiam deste meu interesse). Eu já conhecia a esponja da nossa costa e com a informação que recebi de uma experiência que também envolvia esponja, embora de outra costa e outra espécie (Obrigado João M. Monteiro), ...bem...o resto é história é só ler desde o inicio ou ter acompanhado desde aí. A todos obrigado pelo apoio, interesse demonstrado. A história não acaba aqui mas pelo menos uma parte (pequena ou grande) já está vivida.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Pedro,

Já to disseram mais de uma vez, mas a tua dedicação a esse (e aos outros) peixe é absolutamente notável e digna de elogio - ou como diria António O. Cosme, "dos mais elevados encómios e panegíricos".

Penso que se pode dizer que está cumprida com sucesso a primeira fase - de ambientação a cativeiro do Zanclus - que são, via de regra, os primeiros 6 meses.

Com os resultados que apresentas, tenho fé no sucesso das demais. Força nisso.

Já agora, e porque os referistes, os meus Apogons, após aclimatação e quarentena de, cerca de, 7-8 semanas (se não estou em erro) já estão no aquário desde 01/10 e podes vê-los (a partir de) aqui: http://www.reefforum.net/showthread.php?t=2577&page=11
    Abraços
    João M Monteiro

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por João M Monteiro
    Pedro,

Já to disseram mais de uma vez, mas a tua dedicação a esse (e aos outros) peixe é absolutamente notável e digna de elogio - ou como diria António O. Cosme, "dos mais elevados encómios e panegíricos".

Penso que se pode dizer que está cumprida com sucesso a primeira fase - de ambientação a cativeiro do Zanclus - que são, via de regra, os primeiros 6 meses.

Com os resultados que apresentas, tenho fé no sucesso das demais. Força nisso.

Já agora, e porque os referistes, os meus Apogons, após aclimatação e quarentena de, cerca de, 7-8 semanas (se não estou em erro) já estão no aquário desde 01/10 e podes vê-los (a partir de) aqui: http://www.reefforum.net/showthread.php?t=2577&page=11
    Boa noite João
    Só posso agradecer um elogio tão pronunciado de que me sinto na obrigação de "traduzir" para o tornar mais acessível a quem possa não estar familiarizado com as palavras empregues.

encómio= (Do gr. egkómion, «elogio») = 1. elogio rasgado; 2. louvor público; 3. aplauso;

panegírico= (Do gr. panegyrikós [lógos], «discurso próprio das assembleias gerais», pelo lat. panegyrìcu- , «apologético») = elogioso; laudatório; encomiástico; 1. discurso laudatório; 2. elogio; 3. LITERATURA composição em prosa ou em verso em que se louvam e celebram virtudes de determinadas personalidades, acções, etc.;

Lembra-te que é extensível e a ti pelo teu interesse, apoio, a informação que facultaste.
    Com esta aventura procuro a evolução do conhecimento e contribuir para que se possa fazer mais e melhor. Tenho outras aventuras em "carteira", mais uma vez a envolverem os designados "impossíveis, difíceis, etc...porque...

"eles não sabem nem sonham que o sonho é uma constante da vida - António Gedeão (Rómulo de Carvalho)..."

...e eu sonho.

Tenho consciencia do que (se não estou em erro) um dia terá dito Albert Szent-Györgyi para caracterizar a sua pretenção estudar a origem da vida.

Terá dito algo como o seguinte: Pretendendo estudar e determinar a origem da vida começei pela Biologia, mas rapidamente me dei conta de que isso não bastava e assim prossegui com a química que associei à Biologia, e seguiu-se-lhe a Física, a Matemática, etc... até que um dia, dei comigo a olhar para mim mesmo, mas do alto, e...estranhamente...vi-me a descansar sobre a minha mesa de trabalho. Olhei melhor, e...dei-me conta de que a vida me tinha deslizado por entre os dedos como a areia...bem não pretendo saber tudo e tenho consciencia das minhas limitações, mas se conseguir contribuir para o conhecimento e evolução de modo a que outros possam continuar e fazer mais e melhor, já fico satisfeito. Espero que esta aventura se enquadre nessa perspectiva até porque gosto de poder pensar como um dia escreveu Charles Darwin, mais concretamente a 13 de Novembro de 1859, numa carta dirigida a L. Jenyns, sobre o seu livro a Origem das espécies,

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...o que significa: É claro que eu posso estar egrégiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...

Bem e agora falando mais concretamente das últimas novidades do Zanclus, a novidade como ilustra a fotografia, é que agora já partilha amigavelmente o alimento com os demais companheiros, coisa que até aqui não fazia com este à vontade. No caso concreto da fotografia está a saborear Mysys e faz o mesmo com as algas da nossa costa. Come muita esponja, toda a que eu lhe der. Neste momento já dou a papa como complemento.
    Obrigado por tudo, pela força e encorajamento.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    17-11-05

Olá Pedro, li no tópico de votação que adicionaste mais 3 zanclus no teu aqua e como para mim este tópico tem de continuar, achei por bem colocar aqui as minhas questões, penso que ainda tenho muito a aprender sobre o zanclus, e este tópico ainda tem muito para dar, aqui vão as perguntas:

- Qual a origem deles?
    - Que tipo de quarentena fizeste?
    - Já estão a comer, se sim o quê?
    - Achas que vai ser possivel manter os 4 no mesmo aqua sem qualquer tipo de problema entre eles ou mesmo entre os outros peixes?
    - Será que tens o volume necessário de espaço para eles?

Parabens!!!Cumprimentos
    Isaias Rola

Convidado de RF Avatar de Matias Gomes
    Data de Ingresso
    02-06-06

Pedro estou com o coração na mão, comprei um zanclus na sexta feira, comecei comprando errado, a importação chegou na quinta feira ás 23:00 peguei o peixe no outro dia ás 18:00. Na bateria da loja tinham 8 zanclus joguei um pouco de ração e dois deles demostraram interesse na ração dando umas bicadas timidas, acabei escolhendo o mais bonito desses dois, cheguei em casa com o peixe ás 23:30 aclimatei e fui mergulhar e coletei 4 tipos de esponjas diferentes ele deu apenas umas bicadas e não mostrou mais interesse nelas, vou ver pego outros tipos, ele está bicando as rvs isso é um bom sinal, mas meu Purple tang não deixa ele em paz, fico preocupado se o tang vai acabar extressando tanto ele que vai leva-lo a morte, ele ainda não se interessou pelos misys vivos, tem alguma dica especifica para mim?
    Muito obrigado por sua atenção
    Um abraço
    Matias
    Ilhabela
    Brasil
    MSN matias-ilhabela@hotmail.com

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Matias Gomes
    Pedro estou com o coração na mão, comprei um zanclus na sexta feira, comecei comprando errado, a importação chegou na quinta feira ás 23:00 peguei o peixe no outro dia ás 18:00. Na bateria da loja tinham 8 zanclus joguei um pouco de ração e dois deles demostraram interesse na ração dando umas bicadas timidas, acabei escolhendo o mais bonito desses dois, cheguei em casa com o peixe ás 23:30 aclimatei e fui mergulhar e coletei 4 tipos de esponjas diferentes ele deu apenas umas bicadas e não mostrou mais interesse nelas, vou ver pego outros tipos, ele está bicando as rvs isso é um bom sinal, mas meu Purple tang não deixa ele em paz, fico preocupado se o tang vai acabar extressando tanto ele que vai leva-lo a morte, ele ainda não se interessou pelos misys vivos, tem alguma dica especifica para mim?
    Muito obrigado por sua atenção
    Um abraço
    Boa noite Matias
    Só agora vi o teu post porque tenho estado ocupado o dia todo. Fui recolher água natural e estive a traduzir um artigo que vou publicar daqui a pouco, logo a seguir te responder.
    Esse comportamento dos Zanclus é normal e levam muitos dias a perder a timidez. Os peixes mostram interesse na comida mas como que não se atrevem a comer e querem. Porcuram definir um espaço para eles e normalmente dali não saem. Por isso deixa o peixe andar à vontade qie quando ele perder a timidez e se sentir á vontade, come. Se andares aí ás voltas não só transmites essa angustia e ansiedade ao peixe que fica ainda menos tranquilo porque não sabe interpretar a tua emoção, como também podes acabar a cometer o erro de colocr alimento e mais alimento, etc...até que quando te dás conta já é tarde de mais e à agua deteriora-se com tudo de negativo que isso pode ter. Quanto ao facto de o teu Zebrasoma xanthurus volta e meia se pegar com o Zanclus, o meu também lhe dava para isso mas acabou por perder a mania, até porque os Zanclus têm uma capacidade de manobra espantosa que deixa desconcertados e por vezes assustados os outros peixes, Tu tens um aquário bastante amplo, por isso não deve haver problema. Deixa os animais sossegados e dá tempo ao tempo. Lembra-te que não podes forçar o Zanclus a alimentar-se, por isso alimemnta normalmente que ele acaba por lá ir, primeiro à distância e depois à mistiura com os demais. Esse comportamento é normal no Zanclus e pode durar várias semanas. Sobretudo deixa andar tudo tranquílo para que o peixe se acalme e se integre. Da experiencia que tenho, esse é o passo mais importante, porque depois vai comendo e progradindo no que come e como come.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    02-06-06

depois que postei isso ele começou a bicar as esponjas brancas que coloquei no reef, fiquei super contente, as manobras para escapar do PT são lindas rss ele é muito experto, junto com o zanclus comprei um aquiles, ele está apenas bicando as rvs e nem chega perto das algas que coloquei no reef, agora a noite ele está todinho pintado de ictio, uma pena acho que não vou conseguir salvar esse.
    Um abraço e obrigado por sua resposta.
    Matias
    Ilhabela
    Brasil

Data de Ingresso
    08-06-06

depois que postei isso ele começou a bicar as esponjas brancas que coloquei no reef, fiquei super contente, as manobras para escapar do PT são lindas rss ele é muito experto, junto com o zanclus comprei um aquiles, ele está apenas bicando as rvs e nem chega perto das algas que coloquei no reef, agora a noite ele está todinho pintado de ictio, uma pena acho que não vou conseguir salvar esse.
    Um abraço e obrigado por sua resposta.
    Boa noite Matias
    Matias a esperança é a última coisa a ir. Lá porque o Achilles tem uns pontos não significa o fim ou que não vais conseguir. Se já viajaste sabes bem como te podes sentir depois de uma viagem de avião por exemplo, doméstica e o melhor ainda intercontinental. Ás vezes até com dor de cabeça ou pior ficamos. Ora isso passa, e por isso tens de acreditar que é o caso. Não andes à volta dos bichos, mantém-te calmo que as coisa vão ao sitio. e se não come, não alimentes mais do que o que dás todos os dias. Não é por dares mais que vão comer, só vais é desperdiçar e pior que tudo estragar a água. Comem quando quiserem. Como viste o Zanclus já está a dar mostras de que aceitou o novo sitio e a ti. Tu tens um aquário amplo e recursos naturais bons, por isso as possibilidades são enormes!
    Deixa os bichos andarem à vontade, porque senão vais ser tua a fazer aquilo que temias que o teu Zebrasoma Xanthurus pudesse fazer e que não vai fazer, nem tu!
    Um dia se puder, vou ir aí a esse "sitio do Pica pau Amarelo" (para mim dizer sitio do Pica pau Amarelo, é equivalente de paraíso no Brasil) para conhecer de perto esses recurso naturais que aí tens a 80 metros de casa. Olha só para veres, hoje fui buscar água natural e levei um banho natural, calças, sapatilhas, quase até á cintura...uma onda apanhou-me distraído

Atenciosamente
    Pedro Nuno

P.S.: Lembra-te, Tudo em Cima e parabéns pela compra dessas duas joias

REEFS MAGAZINE

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

Olha só para veres, hoje fui buscar água natural e levei um banho natural, calças, sapatilhas, quase até á cintura...uma onda apanhou-me distraído
    Faz parte!...
    Calha a todos!

Data de Ingresso
    02-06-06

Pedro o que me intriga nele é o fato de não comer mysys, acabo de chegar do mar e novamente soltei eles no reef o zanclus passeia no meio deles e não bica um se quer, ele adorou a esponja laranjada

come com uma vontade só, chega a devorar uma boa parte em apenas um dia, tb gostou das esponjas brancas, a verde ele nem chegou perto e tb não gostou da esponja azul (roxa)

, o Achilles ontem quando soltei os mysys chegou perto deles e ficou olhando ai experimentou um e guspiu, depois pegou de novo, e saiu feito louco comendo todos que chegavam perto dele rsss

Pena que minhas estrelas tb gostam de esponjas rss
    um abraço e obrigado pela atenção.
    Matias
    Ilhabela
    Brasil

Data de Ingresso
    08-06-06

Viva Matias

Muitos parabéns pelo excelente desempenho. Estás a ver como as coisas estão a correr pelo melhor. Estavas com receio pelo Achilles e afinal está a correr para o melhor. O Zanclus estava reticente no primeiro dia ou segundo, ou até mais, é normal e lá vai andando (nadando) Faço votos para que assim continue.

Finalmente já não estou só! e pelo comportamento do teu Zanclus, a coisa começa a evoluir no sentido de consolidar os resultados.

Não fico surpreendido com o facto de o Zanclus comer uma dada esponja e rejeitar outra. Por exemplo, os Humanos, comem cogumelos, mas não todos ou qualquer um.

Se ele gosta e come bem, dá-lhe o mais que puderes e que ele coma durante o dia, ou a altura em que está activo a comer.

Falas (escreves) em duas espécies de esponja que ele come, por isso tenta identificá-las para se divulgar com mais exactidão. PF e tal como eu fiz, quando fores recolher de novo esponja aí na praia, tira fotografias das ocorrências, para que todos possam ver como é e como encontrar.

Oxalá haja mais gente e juntar-se a nós.

Talvez possamos fundar os UNIDOS ZANCLUENSES

Atenciosamente
    Pedro Nuno

P.S.: Para ti Matias, para ti João M. Monteiro, para todos vós que se interessaram e apoiaram, pelo interesse, pela Bravura, pelo conhecimento, esta distinção , a Pour Le Mérite mais conhecida como Blue Max, que em tempos era atribuída por feitos bélicos e que desde os anos 50 até à data é atribuída por feitos civis culturais, académicos, artísticos http://en.wikipedia.org/wiki/Pour_le_M%C3%A9rite
    Última edição por Pedro Nuno Ferreira; 25-01-07 às 12:54. Razão: Colocar o Post Scriptum

REEFS MAGAZINE

Membro Identificado Avatar de Paulo Serrano
    Data de Ingresso
    23-09-04

Olá Pedro e Matias
    O meu zanculos come de tudo o que entra no aqua,e como no refugio dos cavalos marinho tenho muitas esponjas amarelas volta e meia meto no aquario para ele comer mas não sei se come mas elas desapareçem.
    Mas para minha sorte ele come de tudo até caulerpa que dou de vez em quando ele come.
    Um abraço

Membro Identificado Avatar de Marcos Cavaleiro
    Data de Ingresso
    15-08-05

Citação Postado originalmente por Paulo Serrano
    Olá Pedro e Matias
    O meu zanculos come de tudo o que entra no aqua,e como no refugio dos cavalos marinho tenho muitas esponjas amarelas volta e meia meto no aquario para ele comer mas não sei se come mas elas desapareçem.
    Mas para minha sorte ele come de tudo até caulerpa que dou de vez em quando ele come.
    Um abraço
    Ate broa de milho ele come que eu vi e esta bem gordinho cerca de 2 cm de largura, deve ser da broa decertesa.
    COLOR="Black"]AGAS[/COLOR]- Associaçao dos Guros da Aquarifilia Salgada

http://www.reefforum.net/showthread.php?t=4042
    http://www.reefforum.net/showthread.php?t=15404

Data de Ingresso
    02-06-06

Pedro as esponjas que coleto ficam dentro dágua não tenho como tirar fotos, minha camera queimou fazem 2 meses, estou esperando comprar uma agora no começo de fevereiro.
    Matias
    Ilhabela
    Brasil

Data de Ingresso
    08-06-06

Pedro as esponjas que coleto ficam dentro dágua não tenho como tirar fotos, minha camera queimou fazem 2 meses, estou esperando comprar uma agora no começo de fevereiro.
    Boa tarde Matias
    Se a profundidade for pouca talvez não necessites de uma máquina muito sofisticada e cara. Experimenta a Fujicolor QuickSnap Marine que o fabricante prevê poder funcionar até 10 metros de profundidade, o que faz pensar que 2 ou 3 metros seguramente não será problema.

http://www.fujifilm.com.br/produtos/...ico/index.html

que é barata e descartável. Só terás depois que digitalizar a imagem e já está. Pode não ficar uma imagem de elevada qualidade, mas já deve ter qualidade que chegue.

Eu por cá vou fazer o mesmo. Vamos lá ver no que dá e se dá para colocar quando actualizar o tópico.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Membro Avatar de Antonio Amaral
    Data de Ingresso
    23-05-06

pô compadre. é só pegar a nikonos V aqui em casa ou então me convidar para mergulhar que esse problema será resolvido

abs

Página 4 de 17 PrimeiroPrimeiro 1234567814 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Zanclus cornutus - Reefs Magazine - Pedro Nuno Ferreira
    Por Ricardo Pinto no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 13
    Último Post: 28-01-09, 22:54
  2. Zanclus cornutus
    Por Julio Macieira no fórum Peixes
    Respostas: 8
    Último Post: 03-06-07, 22:21

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem