Página 5 de 17 PrimeiroPrimeiro 12345678915 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 101 a 125 de 403

Tópico: Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Re: Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags

Pedro Nuno (e demais membros do "clube dos amigos do Zanclus"),

Tenho lido que, recentemente, nos Estados Unidos estão a obter bons resultados com Zanclus com comida tipo pellets da "Spectrum" (não vi referência a qual em particular, mas vou tentar saber).

Alguém já acompanhou isto ? Sabem se está disponível em Portugal (e já agora no Brasil) ? Não estando, alguém se quer interessar em como obter ?
    Abraços
    João M Monteiro

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Abraços
    João M Monteiro

Convidado de RF Avatar de Matias Gomes
    Data de Ingresso
    02-06-06

Pedro não consigo entender esse peixe rsss até agora não vi ele comer nenhum mysys e nenhuma larva de camarão, acabo de chegar do mar com uma carga de larva de camarão, agora estou usando uma rede bem fina e coletando até as larvas com menos de 1mm, todos os peixes do reef saem comendo feito loucos e o Zanclus se mantem a bicar rvs e não come as larvas, gostaria tanto que ele come-se as larvas feito um louco rss

Matias
    Ilhabela
    Brasil
    MSN matias-ilhabela@hotmail.com

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Boa tarde Matias
    Como já disse por várias vezes, os Zanclus alimentam-se essencialmente de esponja na natureza, 85% a 87%, o que não significa que não venham a comer de tudo e mais alguma coisa. O peixe está com bom aspecto. Não é por lhe dares a referidas larvas que o vais fazer comer e além disso o facto de as comer ou de outros as comerem, não significa que fique mais saudável ou que os outros sejam mais saudáveis. É um peixe com uma personalidade muito própria e que acima de tudo tem de "vencer o medo" de se alimentar porque é muito "desconfiado". No teu caso estás a dar comida viva, por isso não é muito problemático para o sistema, mas para quem der comida inerte, que começa logo a decompor-se, isso pode ser um problema grave e levar a envenenamentos por nitritos entre outros, como de resto já me aconteceu. Por isso não se deve insistir. O animal vai procurando na RV o sustento e acaba por se integrar. Como tens acesso a esponja fresca, coloca-a no sistema e deixa o animal andar à vontade. Eu estou já a fazer isso com a esponja da nossa costa e está a resultar, mas ainda é cedo para relatar. Necessito de mais tempo e sossego para fazer experiências e seguramente que não vai ser tudo sucessos, mas vamos evoluir ainda mais.

Citação Postado originalmente por Pedro Nuno Ferreira
    Esta experiência com a esponja no estado natural vem no seguimento da questão colocada pelo Gil e da observação do Rui Ferreira de Almeida que me levaram a responder que possivelmente a esponja não seria um alimento suficiente para o Zanclus. Ora em pesquisa que fiz na net, descobri duas tabelas de nutrição publicadas por instituições científicas, penso eu,
    http://filaman.ifm-geomar.de/TrophicEco/DietCompoList.cfm?ID=5950&GenusName=Zanclus&Specie sName=cornutus&fc=520&StockCode=6259

http://filaman.ifm-geomar.de/Trophic...sName=cornutus

http://filaman.ifm-geomar.de/Trophic...sName=cornutus
    Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    02-06-06

Olha as ultimas fotos de agora a pouco.

olha a comida que ele nega em aceitar rsss, então dalhe esponja rss

Obrigado pelas dicas, vou ficar mais calmo rsss
    Matias
    Ilhabela
    Brasil

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por João M Monteiro
    Pedro Nuno (e demais membros do "clube dos amigos do Zanclus"),

Tenho lido que, recentemente, nos Estados Unidos estão a obter bons resultados com Zanclus com comida tipo pellets da "Spectrum" (não vi referência a qual em particular, mas vou tentar saber).

Alguém já acompanhou isto ? Sabem se está disponível em Portugal (e já agora no Brasil) ? Não estando, alguém se quer interessar em como obter ?
    Boa noite João
    Estive a analisar a comida em causa e várias das apresentadas enquadram-se. Entretanto já conseguiste saber mais sobre isto?
    Onde tens lido sobre o assunto?

A comida em causa é Australiana se não me enganei. Vou tentar saber um pouco mais sobre como a obter.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    REEFS MAGAZINE

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Pedro,

Vê as FAQ sobre Zanclus no Wetwebmedia
    Abraços
    João M Monteiro

Data de Ingresso
    02-06-06

o meu Zanclus está comendo todos os spaghetts worms do meu reef rss
    ele assopra no substrato e consegue rancar os worms e come todos, é muito legal ver ele fazendo isso.
    Matias
    Ilhabela
    Brasil

Membro Identificado Avatar de Paulo Serrano
    Data de Ingresso
    23-09-04

Olá Matias
    Com os Zanculus é preciso ter alguma calma pois o mais iomportante é a adaptação ao novo meio hambiente, e pode demorar algum tempo a que ele começe a comer do que lhe damos, por isso ele estando a depenicar é sempre bom desde que não falte comida.
    Um abraço

Data de Ingresso
    08-06-06

Wink Re: Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags

Citação Postado originalmente por Matias Gomes
    o meu Zanclus está comendo todos os spaghetts worms do meu reef rss
    ele assopra no substrato e consegue arrancar os worms e come todos, é muito legal ver ele fazendo isso.
    Viva Matias
    Estás ver como está a correr bem, esse "à vontade", ou descontracção do Zanclus é indicador de que se está a integrar bem e até começa a complementar a dieta com os tais vermes. Já agora, podes retirar um desses vermes, fotografar e colocar aqui?, sabemos que informação visual é muito importante para todos. Este tópico é muito mais de que o meu tópico, é um tópico para todos os que querem saber sobre este magnifico peixe, o que fazer, etc...Ainda é um tema jovem e com muito desenvolvimento pela frente, por isso toda a informação é importante. Obrigado por nos informares desta particularidade. Giro era que filmasses o Zanclus em acção a recolher um desses vermes, ou fotografia em flagrante. Fica a sugestão. Obrigado amigo Matias.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    02-06-06

é esse o verme, vou ver se o amigo Antonio traz a máquina para fotografar ele em ação.
    Um abraço
    Matias
    Ilhabela
    Brasil

Data de Ingresso
    08-06-06

Talking Re: Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags

Boa tarde a todos
    Muto embora ainda seja cedo para eu actualizar e dar mais continuidade a este tópico, dado que pretendo e necessito estar sossegado a desenvolver as experiencias inerentes ao mesmo, tenho alguns dados que entendo obrigarem a alterar pontualmente essa necessidade. Dados que se prendem com a manutenção de esponja da nossa costa em aquário.

Se forem à pagina 2 deste tópico, entre muita informação que lá esta, encontra-se esta pergunta do meu Amigo e nosso Companheiro Gil Miguel
    Citação Postado originalmente por Gil Miguel
    Voltando á questão da esponja, achas que poderá ser compensatório tentar a reprodução, ou pelo menos Crescimento / cultura dessa esponja em cativeiro, num pequeno aquario mantido a uma temperatura razoavelmente baixa? Será viável?
    a que eu na altura respondi com os dados que tinha do seguinte modo:
    Citação Postado originalmente por Pedro Nuno Ferreira
    Penso que sim. Em 1999, Julho mais concretamente, fiz um artigo de 4 páginas A4 sobre a Estação Litoral da Aguda que foi publicado numa reista sobre animais e para o qual entrevistei o Mike Weber que muito solicitamente me respondeu a tudo, fez uma visita guiada e explicou-me em detalhe o esquema de funcionamento do complexo de Aquários que justamente começam na zona intertidal e à medida que fazemos o percurso, terminam na zona pelágica passando em seguida para águas salobras tipicas de foz ou estuário de rio e águas doces. Na altura os aquários tinham pouquissimo tempo de funcionamento e a fauna e flora do nosso litoral (Praia da Aguda) ainda se estava a instalar, pelo que agora já deverá ter mais animais incrustantes do que o que tinha na altura. Como fiquei de lá ir para fotografar alguma da nossa fauna e flora marinhas para o Eduardo Mahyra, e mesmo também quero la ir, vou ver como está. Se puder e o Mike Weber aceitar falar comigo, abordo o tema. De qualquer modo, o aquário deverá ser de águas temperadas com os parâmetros a elas relativos.
    ora na sequência da publicação do artigo sobre refugios após o que instalei um refugio no meu sistema, ver aqui: http://www.reefforum.net/showthread.php?t=7685, decidi fazer a experiência de manter a esponja da nossa costa nesse refugio e sinceramente esperava que a mesma se mantivesse mas não esperava que comecasse a dar mostras de crescimento que hoje de manhã pude constatar e que podem ver nas fotografias. Bem, a ser assim isso poderá alterar muita coisa, tanto no capitulo da alimentação de peixes que comam esponja, como os Zanclus, ou os peixes anjo do Rui Ferreira de Almeida e de muitas outras pessoas, como também alarga a possibilidade de ter esta belissima espécie de esponja da nossa costa. Obviamente que ainda é cedo para tirar conclusões e muito tem de ser testado, experimentado, etc... mas pelo menos algo já temos. Riscos também devem existir, como de resto existem quando algum organismo de um dado porte "resolve deixar de funcionar" e inquina o sistema todo, alias basta que a corrente eléctrica falte, e pode ser o..."canudo"...portanto e porque gosto de ver copos meio cheios onde muitos só vêm copos meio vazios, temos mais um dado.
    e por agora deixo-vos com imagens de ocorrencias de esponja da nossa costa que obtive recentemente.

Aqui podem ver os pedaços que recolhi deliberadamente para a experiencia e tanho mais no frigorifico que penso colocar hoje ou amanhã mas noutro sitio...

aqui quando coloquei no refugio:

Hoje de manhã com evidencias de crescimento e boa cor:

aqui o momento em que recolhi:

inumeras ocorrencias:

aqui a joaninha está a saciar-se de sais minerais e a esponja está assinalada:

um dos locais onde recolhi, mal se vê a esponja:

Não se trata de uma Joaninha Marinha embora esteja debaixo de água porque foi surpreendida por uma onda. Mas nada de mal se passou. A Joaninha continuou impávida e serena a caminhar pelo fundo e de lá sairia sem problemas, eu apenas resolvi lhe dar uma ajudinha.

E por agora é tudo, volto para a tranquilidade do "laboratório"

Atenciosamente
    pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Membro Identificado Avatar de Celso Suguimoto
    Data de Ingresso
    10-11-04

Alguem sabe como distinguir um Zanclus do Hawai e um da Indonesia ?

Estive em uma loja neste final de semana e notei pequenas diferenças entre dois exemplares, sendo que o mais recém chegado de importacao ainda nao demonstrava interesse por floculados, mas apresentava uma coloração mais definida e alguns traços ligeiramente diferentes

Acabei por adquirir este exemplar que tomou uma pequena surra do YT perseguidor e ainda aprontou com uma das tridacnas, mas cessou apos saciar seu apetite... estava faminto na loja.

Data de Ingresso
    08-06-06

Wink Re: Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags

Citação Postado originalmente por Celso Suguimoto
    Alguem sabe como distinguir um Zanclus do Hawai e um da Indonesia ?

Estive em uma loja neste final de semana e notei pequenas diferenças entre dois exemplares, sendo que o mais recém chegado de importacao ainda nao demonstrava interesse por floculados, mas apresentava uma coloração mais definida e alguns traços ligeiramente diferentes

Acabei por adquirir este exemplar que tomou uma pequena surra do YT perseguidor e ainda aprontou com uma das tridacnas, mas cessou apos saciar seu apetite... estava faminto na loja.
    Boa noite Celso e parabéns pelo bonito exemplar que exibes na fotografia. Pela descrição não faltou emoções com a entrada desse novo habitante do teu recife mas tudo acabou em bem e assim espero e desejo que continue. Mencionas que o Zanclus saciou o seu apetite...porque vinha faminto da loja, mas não mencionas que alimentos comeu. Pela imagem pode-se ver que está de estômago cheio e com um ar feliz. Podes PF descrever os alimentos, como os dás, como os recolhe e ingere?

Relativamente a
    Alguém sabe como distinguir um Zanclus do Hawai e um da Indonésia ?

Estive em uma loja neste final de semana e notei pequenas diferenças entre dois exemplares, sendo que o mais recem chegado de importação ainda nao demonstrava interesse por floculados, mas apresentava uma coloração mais definida e alguns traços ligeiramente diferentes
    pela descrição que fazes e pela experiência que tenho, poderás estar em presença de exemplares de idades diferentes, ou seja, um pode ser juvenil e o outro, embora jovem também, já terá adquirido libré de adulto,ou seja, já não evidencia linhas prateadas (1 ou 2) sobre a banda preta que lhe cobre a região anterior. O juvenil com libré de adulto será ainda juvenil porque ainda não exibe os dois esporões à frente dos olhos, uma característica dos adultos e que terá estado na origem da existência de dois nomes para a espécie, a saber canensces e cornutos, porque justamente terão sido recolhidos exemplares em estádios de desenvolvimento ontológico (Ontologia: estudo das formas de um indivíduo no seu desenvolvimento embrionário e na forma definitiva) diferentes com consequente fenótipo (BIOLOGIA: aspecto de um organismo), ligeiramente diferente. Seja como for para além das diferenças ontogénicas que acima menciono e que se reflectem no fenótipo do Zanclus, não conhecia ou conheço qualquer diferença relativa a zona geográfica, mas fiz uma pesquisa e o que encontrei corrobora o que para já conheço, ou seja, não há diferenças visíveis, ou seja, de fenótipo.

Citação Postado originalmente por www.fishbase.org
    The long pelagic larval stage is the reason for the wide distribution and strong colouration that shows no geographical variation (Ref. 48637)

Aqui poderás encontrar mais referencias e estudos sobre o Zanclus, não as li todas como podes compreender, mas pode ser que revelem mais do que o que encontrei:

http://64.95.130.5/References/Summar...sName=cornutus

http://scholar.google.com/scholar?q=...en&btnG=Search

aqui está um texto original do Departamento de Educação do Aquário de Waikiki muito interessante:

http://www.waquarium.org/MLP/root/ms...oorishIdol.doc

E agora não resisto e vou brincar um pouco para que te rias comigo e não só

...que tal pedir-lhe o bilhete de identidade ou passaporte marinho que seguramente terá obtido antes de viajar do mar para terra......

e agora que já riste um pouco, o que é excelente para o bem estar, falando a sério que tal inquirires junto da loja que te vendeu o peixe que por sua vez poderá inquirir junto do importador que se for bem organizado, terá listas de proveniências e terá cada remessa separada em tanques devidamente identificados e assim saberá dizer de onde veio este ou aquele lote? Alias é bom que saiba porque se tiver de justificar, ou reclamar porque por exemplo não lhe enviaram a quantidade pedida ou as espécies que queria, terá de ter dados para poder abordar o fornecedor correcto, além disso existe uma coisa aborrecida nas empresas que se chama inventário e que necessita de dados como os que menciono. Mas mesmo que não tenha esses dados, se for consciencioso terá os diferentes lotes separados para que em caso de necessidade possa isolar e intervir...
    Fica a sugestão e obrigado por contribuíres para este tópico

Atenciosamente
    Pedro Nuno
    Última edição por Julio Macieira; 26-03-07 às 18:13. Razão: Dimensão inwindow

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    10-11-04

As diferenças morfologicas que encontrei eram um pouco mais acentuadas, nao sei se por conta da origem ou entao caracteristica individual do exemplar. Mas o recém-importado tinha a parte amarela mais definida e uma pequena diferença no desenho da "mascara" proximo a boca.

Qto a alimentacao.... qdo faminto devorou floculados como se fosse a ultima coisa na vida, apos saciado variou entre nori (alga japonesa), vongole (mechilhao que ele adora) e pouca artemia.

Parece ter predileção pelo vongole ao qual devorou 8 conchas apenas ontem... tenho receio que ele olhe a tridacna de forma diferente

Agora está com um aspecto bem diferente da loja, a barriguinha tá bem cheia. Não sei se eles usam deste artificio para venda do animal, pois qdo faminto ele não me pareceu muito seletivo na alimentacao, devorando até mesmo ração granulada.

Logo que chegou no reef mostrou seu apetite por esponjas e acabou com uma branca que nasce entre as rochas. Infelizmente aqui no Brasil o comercio de animais nacionais está proibido e tenho receio de nao conseguir esponjas para suprir sua alimentacao.

Segundo relato de outro aquarista aqui do Brasil tambem ele parece gostar apenas de uma espécie de esponja laranja existe em nosso litoral.

Data de Ingresso
    08-06-06

Logo que chegou no reef mostrou seu apetite por esponjas e acabou com uma branca que nasce entre as rochas. Infelizmente aqui no Brasil o comercio de animais nacionais está proibido e tenho receio de nao conseguir esponjas para suprir sua alimentacao.

Segundo relato de outro aquarista aqui do Brasil tambem ele parece gostar apenas de uma espécie de esponja laranja existe em nosso litoral.
    Bom dia Celso
    Relativamente a esponjas, essa branca se for como o que penso que será, o Zanclus gosta imenso. Quanto à esponja laranja, o Matias Gomes de Ilha Bela está a usar esponja da costa Brasileira, como de resto já comentou aqui neste tópico, talvez ele possa esclarecer. Sei que existe na zona do Rio de Janeiro e no Nordeste Brasileiro, uma especie de Hymeniacidon parecida com a da costa Portuguesa, o que de resto já comentei aqui para o Joel que também é Brasileiro.
    Para obteres essas esponjas obviamente que terás de as recolher e não comprar, e recolha pontual em pequenissima quantidade, que é o que necessitas, não devia ser problema até porque não é espécie ameaçada, que seja conhecido.
    Com ou sem esponja, come bem e isso já é muito bom. Continuação de sucesso.
    Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Membro Identificado Avatar de Carlos Prates
    Data de Ingresso
    29-09-06

Olá Pedro,

Esta minha intervenção serve só para te dizer que sendo dos meus peixes preferidos, nunca me atrevi, sequer a pensar em ter um... Agora penso que eventualmente um dia poderei colocar... a hipotese de vir a ter um (isto lá mais para a frente, que ainda tenho muito que pedalar para me meter numa coisa destas ).

Muitos parabéns este tópico está 5 estrelas.
    A outra vantagem que este meu post tem, é que agora, passo a receber uma notificação sempre que este tópico for actualizado . É claro que o vou continuar a seguir com muita atenção a ver se aprendo mais alguma coisa .

Um abraço,
    Carlos

Data de Ingresso
    02-06-06

Depois de um longo tempo sem camera agora resolvido rss
    Meu Zanclus continua ótimo, não se interessa por ração e nem alimento congelado, os mysys faz tempo que não os coleto e não sei se ele aceitaria agora ou não, antes não aceitava, ele continua comendo os Vermes spaghetti e bicando as rvs, e comendo esponjas feito louco, essas fotos são das esponjas que ele está comendo, ele gosta mais da amarela clara que nasce em locais rasos com incidência direta de raios solares.

essa é a branca que ele tb come

e essa é a laranjada, usando a técnica do grampo que nosso amigo nos ensinou.

esse é outro tipo de amarela que nasce em áreas sem iluminação direta

Matias
    Ilhabela
    Brasil

Data de Ingresso
    10-11-04

Eis o almoco do novo morador

Ele tá perdendo a timidez inicial e demonstrando um apetite voraz... estou alimentando-o inversamente a sua predileção. Inicio com floculados Tetra Marine e Spirulina, parto para artemias e depois oferto-lhe vongole

Essa tridacna teve que ter uma protecao extra... inicialmente se stressou com algumas investidas do animal assim que chegou...

Apos saciado o apetite esqueceu deste banquete

Membro Identificado Avatar de Marcos Cavaleiro
    Data de Ingresso
    15-08-05

Boas Celso
    Nao se ve tuas fotos
    COLOR="Black"]AGAS[/COLOR]- Associaçao dos Guros da Aquarifilia Salgada

http://www.reefforum.net/showthread.php?t=4042
    http://www.reefforum.net/showthread.php?t=15404

Membro Identificado Avatar de António Paes
    Data de Ingresso
    17-09-04

Devia ser algum problema momentâneo, pois agora dá para ver.
    António

REEFFORUM e IPAq, o melhor do Aquarismo Marinho em Língua Portuguesa

Membro Identificado Avatar de Marcos Cavaleiro
    Data de Ingresso
    15-08-05

Pois ja da Antonio
    COLOR="Black"]AGAS[/COLOR]- Associaçao dos Guros da Aquarifilia Salgada

http://www.reefforum.net/showthread.php?t=4042
    http://www.reefforum.net/showthread.php?t=15404

Data de Ingresso
    10-11-04

Eu tentei ontem da esponja laranja "shell".... nao consegui resultado algum. O bicho nem ligou.

Data de Ingresso
    08-06-06

Eu tentei ontem da esponja laranja "shell".... nao consegui resultado algum. O bicho nem ligou.
    Bom dia Celso
    O facto de estares a dar esponja de cor laranja, não siginifica que estejas a dar uma espécie de que o Zanclus goste e assim sendo isso leca a várias perguntas:

Onde obtiveste a esponja?

Como a apresentaste ao Zanclus?

O Zanclus já tinha comido?

A esponja em causa está fresca e continua no aquário?

Tens fotografias da esponja?

e se calhar há mais perguntas, mas para já temos estas. Já noutras ocasiões me apresentaram situações como as que relatas, ao que eu expliquei e volto a explicar que o facto de ser esponja, não é suficiente, tem de ser uma esponja que o Zanclus goste, que reconheça como comestível e até que eventualmente reconheça como comestível. A titulo de exemplo, as pessoas comem bagas silvestres como por exemplo groselhas (que eu gosto imenso), mirtilhos (que eu também gosto), camarinhas (muito bom), framboesas, morangos e isso é comestível, agradável, mas na natureza existem algumas outras bagas que até podem ter aspecto e cor identico a outras comestíveis, não necessáriamente as que citei mas que nem é bom pensar em ingerir, por exemplo Ilex aquifolium (azevinho) só para citar um caso e não estou necessáriamente a dizer que se pode confundir com groselha, mas é semelhante na cor e no tamanho não tendo o aspecto vitrio que tem a groselha...e mais se poderia falar mas penso que isto basta. Assim tens de ir experimentando e isso sem garantias, até que o Zanclus se decida a dar uma dentada numa dada esponja e também não seria de surpreender se fosse dado à "preguiça" e preferisse alimento mais facil de comer, isso acontece e de resto tenho um bom exemplo disso na forma de um Euxiphipops xanthometapon que tive e que começou por comer zoanthus, que tirava com dificuldade, mas isso mudou quando descobriu o granulado e aí deixou em paz os zoanthus que recuperaram porque o peixe não os arrancava pela base ou na totalidade e assim ficou tudo composto.
    Terás de ter paciencia e calma, que seguramente tens, dar tempo ao tempo e sobretudo aproveitar o facto de o Zanclus que tens estar a comer tão bem os outros alimentos que lhe dás e estar bem integrado. A importancia da esponja como alimento deverá residir em boa medida no colagénio que esta proporciona e se mais não for, podes sempre "disfarçar" esponja numa pápa que podes fazer com esses bivalves que lhe dás e isso seguindo a "receita" que dou neste tópico, ou outra inteiramente diferente se entenderes melhor e se funcionar. Não deixes de nos manter ao corrente e já agora a esste titulo o Marcos Cavaleiro há pouco tempo deu-nos a conheçer que também tem um Zanclus com o qual está ter sucesso, que tal colocar aqui alguma informação, Marcos, fica a sugestão. Marcos, Celso, que tudo continue a correr pelo melhor, não desistam e partilhem informação. Obrigado.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    10-11-04

Pedro eh a mesma usada pelo Matias que esta presa a presilha.... Eu tinha uma branca encrustrante no reef que ele devorou logo que chegou.

Essa laranja que comprei ontem tbem foi usada por outro aquarista aqui do Brasil... o meu parece que qdo tá com o estomago cheio fica mais seletivo.

Página 5 de 17 PrimeiroPrimeiro 12345678915 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 2 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Tópicos Similares

1. Zanclus cornutus - Reefs Magazine - Pedro Nuno Ferreira
    Por Ricardo Pinto no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 13
    Último Post: 28-01-09, 23:54
  2. Zanclus cornutus
    Por Julio Macieira no fórum Peixes
    Respostas: 8
    Último Post: 03-06-07, 23:21

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem