Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro 123456 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 26 a 50 de 152

Tópico: Aquários plantados de água doce / Salgados

Membro Identificado Avatar de Diogo Lopes
    Data de Ingresso
    20-01-05

Re: Aquários plantados de água doce / Salgados

Olá Alfredo,

Muito bons esses teus exercícios! Curiosamente gosto do layout que proposeste para o João Monteiro (o último) - o aqua ficava bem mais leve!

Aproveito para te pedir um exercício para o meu aqua...

Abraço,
    Diogo

Membro Identificado Avatar de Alfredo R Deus
    Data de Ingresso
    08-11-05

Que tal um aquário mais pequeno :

Já tou com um bocado de sono... amanhã logo lhe dou uma volta.

Data de Ingresso
    08-11-05

Eu no teu arriscava o seguinte para o lado direito: um único tronco deste tipo, grande, com os corais lá presos.

Eu não consigo ter a noção das profundidades a partir da foto, mas aquele buraco negro enorme à esquerda era pra ser forrado a rocha ao fundo e ser uma grande caverna pra cardinais (daqueles de olhos grandes) e camarões.

Eu calculo que ao vivo o aquário não tenha um aspecto tão dramático com sombras pouco difusas muito escuras contrastando com zonas muito claras, mas foto tem o seu quê de gótico.

Escusado será dizer que a fauna era composta pelos tais Heteropriacanthus cruentatus de olhos grandes e camarões na gruta grande e claro... 3 platax que concerteza iriam gostar de habitar entre os troncos uma vez que normalmente tentam passar despercebidos entre folhas.

Tenho que dar título a esta foto: "Carpatian moods" (deve ser lido com sotaque romeno)
    Última edição por Alfredo R Deus; 19-09-06 às 03:51.

Data de Ingresso
    08-11-05

Mas para além de andarmos a fazer estes exercícios que por vezes raiam o absurdo (e porque não?) era bom que aparecesse alguém da área das artes que viesse lançar alguma luz sobre este assunto, com conselhos práticos a nível de composição, luz, formas e cores.

Convidado V. I. P Avatar de Gustavo Duarte
    Data de Ingresso
    05-11-04

Maravilha de post alfredo. Sinto falta de mais considerações a cerca da estética em reef, muito negligenciada já que os corais por si só são muitos bonitos e tal...
    []´s
    Gustavo Duarte

Membro Identificado Avatar de Paulo Gordinho
    Data de Ingresso
    29-08-06

Tendo começado pela água doce, sempre achei que os salgados tinham um grande problema.... Pareciam-me todos iguais. Vi umas dezenas de fotos, a maioria era do tipo "reef of the month" e sinceramente era MESMO todos iguais. Andei cerca de 4 ou 5 meses a pensar se o proximo iria ser um plantado ou salgado. A verdade é que os salgados são giros por si, mesmo que nao se tenha grande cuidado com a disposição, os plantados não. Sem ter bastante cuidado com a disposição ficam horriveis. Mas aprendi também uma coisa, é que com os salgados se tivermos em atenção as regras básicas (universais) o aspecto final é bastante melhor.

Uma vez que já tive alguns plantados (e ainda tenho), foi mais ou menos natural ter em atenção algumas das regras básicas de disposição de maneira a não fazer uma barreira de rocha igual a tantas outras. Ainda tem menos de 1 mês, por isso ainda nao coloquei fotos. Vou hoje colocar apenas pela disposição da rocha.

Após a foto coloquei alguma rocha viva, mas as linhas básicas são as mesmas.
    Espero daqui a 1 anito ter qq coisa para mostrar por agora nao passa de 1 monte de pedras dentro de agua.

Tenho aqui pelo menos 2 links muito básicos sobre distribuição que penso que mais pessoas deviam ler...

http://www.freshwateraquariumplants....caping101.html
    http://reefsources.itgo.com/guide/aquascaping.html

e uma das frases mais interessantes é
    The rectangular setup (high everywhere). This is the one you should avoid. It doesn´t give you areas of free space. But these are very important to create an illusion of depth. So less sometimes is much more.
    que me parece ser o normal nos reefs.

A proposito.... Acho os plantados tão interessantes que não consigo desistir... Vou convençer a wife a deixar montar 1 400l plantado na mesma sala do salgado. Prevêm-se grandes disturbios cá em casa, mas tem mm de ser.
    Imagens Anexas Imagens Anexas

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Uma coisa engraçada seria recolher a opinião dos peixes...

Por exemplo, no meu aquário, os peixes estão quase todos, quase sempre no lado esquerdo, o que tem mais rocha. É a zona preferido das anthias, da donzela e do loriculus e mesmo o zebrassoma (que cruza todo o aquário) esta muito mais vezes do lado direito. Só o premnas gosta mais do lado direito, mas mesmo assim, de uma gruta que lá está. Não do "campo aberto".

Gostam de serpentear entre a rocha e a parte da frente, mas sempre tendo a parede rochosa "suficientemente" perto.

O lado direito, que tem a ilha e algum espaço aberto atrás, até ao vidro, é uma zona de passagem apenas (e rara).

É normal que eles se sintam mais confortáveis tendo uma parede rochosa por perto onde se possam esconder, se necessário.

Mas deixo esta questão. A ideia é criar um ambiente que lhes seja confortável, não ?

E já agora pergunto se alguém que tenha zonas abertas no aquário vs outras mais fechadas, repara no mesmo.
    Abraços
    João M Monteiro

Membro Identificado Avatar de Pedro Pacheco
    Data de Ingresso
    09-09-04

Olá

Alfredo, se tiveres um pouco de tempo, tens mais este para ver onde é possivel melhorar.

Agora está assim... mas vai levar um reforma

Obrigado
    Abraço
    Pedro Pacheco
    Setup do aquário A minha poça
    A vida não vale pela sua duração mas pela elevação que atinge

Membro Identificado Avatar de Luis MF Rodrigues
    Data de Ingresso
    05-07-06

Boas

os meus costumam estar na zona entre rochas.

Tambem é a zona onde os alimento, poderá ter influencia..

abraço

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Luis,

Experimenta alimentar na zona livre. Já fiz essa experiência. Vão lá comer e regressam
    Abraços
    João M Monteiro

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Não poderão ser territórios?
    Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

No caso do premnas (gruta do lado direito) é claramente.

Agora no das anthias ??? Loriculus e donzela ? e mesmo zebrassoma (embora este vagueie mais ?

Penso que preferem a segurança da zona que tem mais rocha. Apenas isso
    Abraços
    João M Monteiro

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

O que eu noto relativamente a esta questão é que quanto mais rocha e esconderijos o aquário tem, mais "maricas" ficam os peixes.

Eu tinha o meu aquário "atolhado" de rocha e os peixes, mal alguém desconhecido se aproximava, escondiam-se logo. Quantas vezes não ouvi: "Então mas não tens peixes, só destas "plantas"?".

Retirei perto de 40 quilos de rocha e o comportamento dos mesmos peixes alterou-se totalmente. Já vinham ao vidro e nadavam à vontade.

Se pensarmos bem, os peixes menos "maricas" são os que estão nas lojas. Pode-se bater no vidro, fazer caretas, etc, que eles não importam. E não acredito que seja tudo resultado do stress...

Membro Senior Avatar de Carlos Gião
    Data de Ingresso
    07-03-06

Bom,esta discussão sobre estética,tem uma vantagem,que é alertar,para o facto de que o aquário é para ser bonito,agradável e funcional para os seus habitantes.Pois alguns...gostam muito da parte tecnológica...e esta fica visivel,até demais!
    Mas gostos não se discutem...
    Os meus peixes ficam na zona aberta,pois também é aí que os alimento.
    Cumps
    Carlos Gião

Membro Identificado Avatar de Diogo Lopes
    Data de Ingresso
    20-01-05

Olá,

Alfredo - devo dizer que não gostei muito dos teus exercícios!!!

Os meus peixes andam por todo o aqua, apenas com uma característica - sempre virados para o lado direito!!! É para esse lado que ficam contra a corrente principal.

Abraço,
    Diogo

Data de Ingresso
    08-11-05

O 1º link do Paulo tem lá o fundamental. Eu tinha apanhado a maior parte das coisas que se fala por lá enquanto lia posts do pessoal dos plantados, mas nunca as tinha visto sistematizadas. Se alguém tiver mais links desse tipo em que aquelas questões são aprofundadas, excelente.

Pedro: Quando tava a olhar pra 2ª foto do teu aquário, lembrei-me de ter ouvido uma frase que se aplicava, mas não me lembrava nem quem a tinha dito nem as palavras exactas. Fiz uma pesquisa na net pela parte que me lembrava: "Too much of a good thing is a"

E encontrei a frase que procurava: "Too much of a good thing is a wonderfull thing" - Mae West.

Mas também encontrei outras:

- "Too much of a good thing is a good problem"
    - "Too much of a good thing is bad"
    - "Too much of a good thing is a waste"
    - "Too much of a good thing is a good start"

Pra mim valem todas: demasiado de uma coisa boa (no teu caso os corais) é uma coisa maravilhosa, é um problema, é mau, é um desperdício e principalmente, é um bom começo. É como ter um monte de possibilidades de recriar o aquário.

Acho que em todos os exercícios que fiz aqui, andei sempre à procura de espaço. Pode ser trauma de alentejano no exílio, rodeado de montanhas e árvores por todo o lado, mas na maioria dos casos o que os aquários de recife me parecem precisar é de menos peso e espaço.

Por outro lado, se eu tivesse o aquário do Diogo, não era capaz de lhe mexer. É um aquário demasiado maduro. Tem muita história. Como é que alguém é capaz de remodelar uma casa cheia de coisas em que cada objecto já tem uma história? Só se pode fazer pequenas coisas.

É que os plantados desenvolvem-se rapidamente, não dão tanto tempo de nos apegarmos a eles e os salgados com mais calma, têm tempo de ganhar história, e fica-se mais apegado (se bem que com os suplementos a coisa parece que muda um bocado de figura). Mas isto de apegos, vai com a personalidade de cada um.

Vejo o pessoal dos plantados fazer mesmo séries de exercícios de criação. Depois de atingirem o objectivo, desmancham tudo e começam outro setup diferente. Normalmente trabalham com aquários pequenos.

Nos plantados, a maioria das vezes vemos paisagens terrestre recriadas debaixo de água em miniatura. É uma transposição lógica e relativamente simples, devido às formas e às cores. É apenas uma escola, uma filosofia e é um caminho óbvio. Aquilo pra mim é surrealismo naturalista.

Nos reefs os caminhos são menos óbvios, pralém da recriação do ambiente de reef. E parece-me que há dois caminhos. Um deles penso que toda a gente gostaria de seguir: manter o aspecto de recife e simplesmente torná-lo mais bonito através de aplicação de regras clássicas da arte.

O outro, acabei por começar a segui-lo no aquário do Diogo com o setup da Transilvania. Aquários mais conceptuais e arriscados. É muito fácil sair uma coisa foleira. É como a decoração moderna. Pode ser muito apelativa pra se ver 5 minutos, mas a probabilidade de fartar rapidamente é alta.

Nos reefs a paleta de formas e cores é enorme. Se alguém quiser fazer tapetes verdes donde emergem rochas e árvores, também chega lá, tem é que tar preparado praquilo não se parecer nada com um aquário de recife. E nada diz que tem que ser verde. Pode aproveitar só a forma. O tapete pode ser azul, amarelo, de qualquer cor.

Eu penso que as paisagens terrestres também podem ser uma inspiração para aquários de recife, quer mantenham as cores originais ou não.

Uma outra ideia era partir de quadros. Impressionistas, surrealistas ou abstratos.

Ou usar só corais muito parecidos com flores:

E o que é que impede alguém de recriar flores com corais? Infelizmente acho que nada impede

Última edição por Alfredo R Deus; 19-09-06 às 13:53.

Membro Veterano
    Data de Ingresso
    01-11-04

Bom topico Alfredo. Este e um assunto que acho muito importante na montagem de um reef. Tentar sempre que possivel fugir um pouco ao comum paredao. Ultimamente ja se encontram aquarios com landscapes muito originais e bonitos. Lembro-me do landscape por exemplo do Joao Monteiro, Joao Ribeiro, Diogo Lopes, Luis Rodrigues, Duarte Conceicao, Ze Perpetua e até os do Julio e do Pedro Pacheco, Ricardo Pinto que nao conheco ao vivo mas pelas fotos parecem muito bons...
    Penso que se o landscape de inicio for bom, o aqua ficara bem melhor com o passar dos anos e com os crescimentos dos corais... Devido ao landscape ainda, considero que a largura do aqua devia sempre ser superior a altura deste, mas as vezes nao e possivel.
    Uma coisa ainda a ter em atencao sao os esconderijos/cavernas para os peixes poderem se esconder e "dormir" assim como espaco para nadarem. Outra coisa a ter em atencao tambem sao os diferentes tipos de crescimentos e formas dos corais, nomeadamente os sps. Neste momento, em termos de sps, estou a tentar fugir um pouco ao chamado arvore de natal (muitas cores) e tentar fazer por cores, tipo plantado... areas verdes, areas laranjas, areas azuis. Apenas uma experiencia a ver o que da.

Membro Identificado Avatar de Luis MF Rodrigues
    Data de Ingresso
    05-07-06

Citação Postado originalmente por João M Monteiro
    Luis,

Experimenta alimentar na zona livre. Já fiz essa experiência. Vão lá comer e regressam

expliquei mal. È na zona livre entre as rochas. Naquele vale entre o monte dos zoanthos á esquerda e o prato grande.

Data de Ingresso
    08-11-05

Pedro: Isto tá complicado. Vá-se lá pedir a alguém pra melhorar uma sonata de Mozart... já andei praqui a tentar e só piorava. Tive que começar por te limpar o chão e retirar de lá os bibelots.

Depois experimentei Aumentar o monte direito:

E pra marcar a diferença baixar o monte esquerdo:

A peça central pra mim é a ponte. Cheguei a essa conclusão porque tentei tirá-la e compensar de várias maneiras e sempre que o fazia, a estrutura perdia coesão. Essa ponte sustenta os dois lados do aquário. E não está ao centro, aproximando-se de cumprir o tal critério do nº dourado.

Última edição por Alfredo R Deus; 20-09-06 às 04:03.

Membro Identificado Avatar de Joao Carlos Pereira
    Data de Ingresso
    15-08-05

Excelente topico. Pedro este arranjo ficou espetacular. Os biblots que não quiseres eu fico com eles...
    Cumprimentos
    Joao C Pereira

"Nunca desprezes os outros quando estiveres a subir, pois poderás encontra-los quando estiveres a descer."

Eu.

Data de Ingresso
    08-11-05

Já agora era interessante que o pessoal mais à vontade em photoshop ou parecido fizesse as suas experiências com os aquário anteriores e colocasse aqui.

Data de Ingresso
    08-11-05

Última edição por Alfredo R Deus; 20-09-06 às 11:28.

Data de Ingresso
    08-11-05

Aquele desfiladeiro está perigosamente próximo do centro do aquário e não está a ajudar.

As zonas que marquei com triângulos amarelos estão lá, mas demasiado subtis e mais uma vez e tender para a simetria. Uma ideia seria defini-as melhor, diferenciar mais as alturas, mantendo corais de formas diferentes, mas talvez tons semelhantes nas zonas mais próximas do centro.

Membro Identificado Avatar de Pedro Pacheco
    Data de Ingresso
    09-09-04

Olá

Gostei... nem sei o que dizer.
    Talvez o fundo seja o que menos gosto, tem que ser preto... mas isso já são gostos pessoais.
    Parece que o layout está muito bem conseguido
    Pena não conseguir tirar uma foto de cima é que os 80 cm de largura fazem muita diferença.

Por exemplo, do lado direito tem uma ilha para esconder uma saída e água do close loop, igual do lado esquerdo mas com uma "ponte", criando mais uma gruta. Já do lado esquerdo nunca podia tirar essas rochas porque por trás tem uma spray bar para forçar a água a passar pela rocha.

Gostei muito do areiam novamente limpo... infelizmente gosto muito dos LPS e não me desfaço deles, pelo menos enquanto tiver aquário.
    Neste momento já está mais livre, quase todos os corais do Nelson Pena já foram para uma nova casa.
    Abraço
    Pedro Pacheco
    Setup do aquário A minha poça
    A vida não vale pela sua duração mas pela elevação que atinge

Data de Ingresso
    08-11-05

Já agora, o objectivo destes exercícios é mesmo experimentar a aplicação de conceitos estéticos. Boa parte das vezes não consigo perceber o que é rocha e o que é coral, nem ter uma boa noção de profundidade, nem como estão apoiadas as rochas. Nem estou a levar em conta uma série de razões funcionais como esconder isto, correntes, etc. Pego naquilo como uma imagem e dou-lhe a volta como se fosse uma pintura.

Um caminho que pode ser tentado e que já foi referido é a criação de zonas com características comuns.

- Zonas abertas / Zonas fechadas;
    - Zonas de rochas grandes / Zonas de rochas pequenas;
    - Corais moles / Corais duros;
    - Associação por cores;
    - Associação por formas;
    - Associação por texturas;

As zonas não têm que coincidir, ou seja, uma zona de corais moles pode ser vizinha de uma zona de corais duros e os corais que fazem a fronteira terem a mesma cor, mesmo que mais escura ou mais clara, mais ou menos saturada:

Desta forma consegue-se demarcar zonas sob certos aspectos e integrá-las noutros.

A criação de uma zona tem também outro benefício: facilita a colocação de pontos de interesse. Algo diferente no meio de uma zona, salta à vista. Muitas vezes é boa ideia fazer convergir as linhas de força para esses pontos de interesse principais, que devem ser apenas 1 ou 2.

Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro 123456 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Melhorar conhecimentos quimicos de Reef...
    Por Marco Madeira no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 67
    Último Post: 15-04-11, 12:56
  2. Substratos de fundo
    Por Julio Macieira no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 0
    Último Post: 11-06-07, 00:21
  3. Síndrome do aquário velho
    Por Julio Macieira no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 27
    Último Post: 17-07-06, 14:18
  4. Escumador