Página 4 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 76 a 100 de 152

Tópico: Aquários plantados de água doce / Salgados

Membro Identificado Avatar de Joao Carlos Pereira
    Data de Ingresso
    15-08-05

Re: Aquários plantados de água doce / Salgados

Citação Postado originalmente por Carlos Mota
    ...acho que um dos grandes problema dos layouts dos salgados e mesmo esse saber quando se deve parar de encher o aquario
    Pois o topico do Julio (http://www.reefforum.net/showthread....fechar+aquario) faz algun sentido tendo também em consideração os layouts.
    Cumprimentos
    Joao C Pereira

"Nunca desprezes os outros quando estiveres a subir, pois poderás encontra-los quando estiveres a descer."

Eu.

Membro Veterano
    Data de Ingresso
    01-11-04

Alfredo...
    Layouts sempre foi uma das minhas grandes preocupacoes na montagem de aquarios. Demorei cerca de 3 horas a montar e desmontar o neu actual landscape. Embora seja dificil de o fazer passar atraves das fotos devido a ter 1 metro de profundidade gostava que mesmo assim apontasses o teu ponto de vista sobre ele e o que poderia fazer de diferente para que pudesse melhorar... embora talves pouco possa fazer devido ao tamanho das rochas...

Membro Identificado Avatar de Alfredo R Deus
    Data de Ingresso
    08-11-05

Este tópico tá-me a fazer mal... eu vivia feliz e satisfeito com o meu nano.
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

Citação Postado originalmente por Alfredo R Deus
    Este tópico tá-me a fazer mal... eu vivia feliz e satisfeito com o meu nano.

Exacto!!!

Data de Ingresso
    08-11-05

As ilhas são um layout interessante para aquário com 3 ou 4 vistas. Mas sacrificam a noção de produndidade para conseguir ter essas vistas desimpedidas. Um aquário tipo cubo posicionado a um canto permite jogar melhor com diferentes níveis de profundidade.

Marco: Isto foi só uma experiência com um aquário das dimensões do teu. Eu ainda não experimentei com o teu propriamente.

Última edição por Alfredo R Deus; 28-09-06 às 14:56.
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Data de Ingresso
    08-11-05

Marco: O teu aquário é todo feito de lajes e uma ideia que me surgiu foi criar um conjunto de 3 torres de lajes unidas por uma baía de rocha. Se bem que uma das torres pode perfeitamente ser substituída pelo teu sarcophyton

Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Membro Veterano
    Data de Ingresso
    01-11-04

Alfredo...
    Mas eu tenho 3 faces visiveis... o que complica um pouco essa ultima imagem. De qualquer maneira, gostei...

Data de Ingresso
    08-11-05

Ah, eu tinha a ideia que isto estava a um canto, junto a uma janela.

De qualquer forma é possível desde que a torre mais pequena fique junto à face visível e com a laje superior a uns 5-10 cms do vidro.
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Data de Ingresso
    08-11-05

Fiz uma experiência mal sucedida com um layout humanizado. E penso que a maioria de nós no mínimo franze logo o sobrolho ante a ideia.

Os layouts mais humanos até podem ser interessantes, se bem feitos. No mar os naufrágios são um ponto de interesse quer para os animais marinhos quer para mergulhadores. Também em terra, quando a natureza começa a recuperar o que foi dela geram-se imagens surreais extremamente interessantes. Imaginem a antiga capital da Guine-Bissau isolada numa pequena ilha, com árvores crescendo dentro das casas, no meio das ruas de arquitectura colonial portuguesa e as raizes entrando cada vez mais fundo nas paredes e engolindo a cidade sem pressa.

Estou-me a lembrar duma música da Kate Bush, "A coral room" em que ela fala sobre a forma como lida com a morte da mãe utilizando como metáfora uma cidade em ruinas afundada - "My mother... and her little brown jug... it held her milk... now it holds our memories... ". O que nos impede de colocar num aquário algo com algum significado para nós e deixar que a alga coralina, zoanthus e afins comecem a acelelar o trabalho que o tempo faz sobre todas as coisas? É só mais uma dimensão que um aquário pode ter.

É possível fazer coisas interessantes e bonitas com tudo. Voltando à Kate Bush, nesse mesmo album ela tem uma música em que o refrão é "Washing machine... Washing machine... Washing machine...". E não é nada cómico, é sobre uma mulher que faz a lida da casa uma semana depois do marido morrer, lavando a lama deixada pelo monte de pessoas que foram a sua casa, lavando a roupa da cama em que ambos dormiam, a roupa do marido e vendo a sua blusa se enrolar nas calças dele dentro da máquina de lavar enquanto deixa a sua mente vaguear.

Penso que a recriação cuidada de ruinas e restos do que quer que seja possa ser um projecto alternativo interessante para um reef. Mas mais uma vez é preciso um cuidado extremo no planeamento senão faz-se algo desgraçado.

Acho que é necessária muita perícia para conseguir que um layout desses resulte. No mar, quando um barco afunda, em poucos meses já está cheio de corais, esponjas, peixes e todo o tipo de vida e é bonito. Acredito que num aquário também pode acontecer o mesmo.
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Data de Ingresso
    13-10-05

Citação Postado originalmente por Alfredo R Deus
    As ilhas são um layout interessante para aquário com 3 ou 4 vistas. Mas sacrificam a noção de produndidade para conseguir ter essas vistas desimpedidas. Um aquário tipo cubo posicionado a um canto permite jogar melhor com diferentes níveis de profundidade.

Marco: Isto foi só uma experiência com um aquário das dimensões do teu. Eu ainda não experimentei com o teu propriamente.

Bem, voltando a este tema, queria dar os parabéns ao Alfredo por este ensaio. Achei simplesmente expectacular e não sei mesmo se não o irei ter em conta para o layout do próximo aquário. Está um layout muito muito conseguido...

Data de Ingresso
    08-11-05

Obrigado Hugo.

Em relação à possibilidade de levar à prática estes layouts, não se pode pensar em conseguir uma réplica exacta. A meu ver servem para ter uma ideia geral da composição.

Num aquário pequeno as dificuldades são acrescidas porque quando necessitamos de uma rocha com determinada forma e dimensões temos poucas opções, ao contrário do que se passará num aquário com muita rocha.

Mas penso que colando blocos de rochas para conseguir estabilidade vertical e colocando rochas mais pequenas encostadas quando for necessário criar declives mais suaves se chega lá. Depois é deixar que o crescimento da alga coralina e dos corais acabem ajudando a integração de cada bloco de rochas.
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Data de Ingresso
    13-10-05

Em relação à possibilidade de levar à prática estes layouts, não se pode pensar em conseguir uma réplica exacta. A meu ver servem para ter uma ideia geral da composição.
    Claro que sim. E o que eu disse é que adorei esse layout em caracol

Membro Identificado Avatar de João Castelo
    Data de Ingresso
    27-02-06

Marco,

No teu aquário não dá para mexer. Está perfeito.

Um abraço,

JC

Equipa RF Avatar de José Passos Campainha
    Data de Ingresso
    26-06-06

Na minha opinião, não há layout, projecto ou estudo que substitua a mão da natureza. Quando decoramos os nossos aquas, sejam doce ou salgado, tentamos (é isso mesmo... tentamos) recriar as imagens-padrão que temos da natureza, mas acabamos sempre por conseguir uma "paisagem" humanizada, pois foi concebida pela nossa mão e não "semeada" pelo "acaso" da natureza.

Depois, há conceitos relativos, o de beleza é um deles. O que para os olhos de uns pode ser belo, para os de outros pode ser monstuoso.

Na minha modesta opinião, o mais importante no nosso hobby será, sem dúvida, proporcionar as melhores condições aos seres vivos que mantemos nos habitats imaginados por nós, pois são eles que merecem todo o respeito. Aos olhos de cada um será belo ou não... é relativo.

Data de Ingresso
    08-11-05

É... a natureza parece ter muita dificuldade em criar algo que se possa chamar feio. No entanto a beleza tem uma componente cultural e outra genética. Nesta última, pelo menos uma parte é partilhada por toda a humanidade. Essa parte tem regras.

Eu sou de opinião que a natureza tem muito menos de acaso do que possa parecer (depende também da definição de acaso). Acasos talvez não existam, se se acreditar plenamente que tudo tem uma causa. Por outro lado existem muitos acasos se para algo não ser acaso houver necessidade de uma intenção.

Acredito que estudando paisagens ou a forma de um ser vivo do ponto de vista estético, vamos encontrar regras simples escondidas debaixo do "acaso da natureza".

No que respeita a prioridades, há até pessoas para quem o aquário é mais do que um quadro vivo e não querem perceber nada do assunto e por isso pagam a empresas que lhes fazem toda a manutenção e de vez em quando trocam peixes e corais.

Há muitas formas de encarar a aquariofilia e nenhuma delas exclui as outras. Pode ser pelo gosto pelo "cultivo" de corais, pelo desafio de manutenção de certas espécies, pela reprodução, pela estética, pela observação de comportamentos e por aí fora. O melhor é quando se conjuga tudo.

Levantei a questão da estética por ver que em relação a todos os outros aspectos da aquariofilia marinha, andava a ser pouco estudada.

A verdade é que os animais são extremamente adaptáveis no que respeita aos layouts mas respondem de formas muito diferentes a cada layout. Eu não tenho dúvidas de que o comportamento de alguns peixes muda radicalmente se estiver num layout de ilhas ou num layout com grandes grutas. São tantos factores técnicos, biológicos, estéticos e tantos outros que se torna complicado conjugá-los todos. Aí cada um tem as suas prioridades e contingências e assim privilegia e sacrifica vários aspectos.

A estética pode ou não ser funcional. Mas vamos por partes. No meu caso estou a tentar aprender o alfabeto antes de tentar escrever uma ópera, ou seja, tentar controlar um factor (a estética) isoladamente ou sem complicar muito com factores técnicos ou biológicos. Quando estiver mais à vontade com a estética, quando tiver assimilado as regras através de estudo e prática e ela passar a sair mais naturalmente e sem esforço, talvez seja altura para dar mais um passo e incluir a biologia e a técnica.
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Membro Identificado Avatar de Manuel Faria
    Data de Ingresso
    02-03-06

viva pessoal

Estou plenamente de acordo com o que se tem dito pois como amante da natureza, penso que a mesma não faz nada de feio ou errado.
    O que por vezes encontrámos feio ou fora de local, somos nós, homens que o fazemos ou colocámos lá.
    neste caso concreto do "layout" penso que tem que ter uma mão nossa com ou menos estética. É claro que para uns pode não estar muito bem, para o autor, que o fez da melhor maneira que sabia, está um espectáculo.

Alfredo,

além de seres um bom aquarista, pelo que vejo um bom desenhador e gostares da estética, vejo pelas tuas palavras que também és um bom filósofo.
    Vê-se um sentimento mais profundo ao analisares as coisas e isso é importante e faz-nos por vezes pensar no outro lado das coisas
    Um Abraço amigo
    -----------------------------------------------
    M. Faria

Data de Ingresso
    08-11-05

Boas Manuel!

Tu vives num país em que basta dar uma volta de carro pra vir com a cabeça cheia de ideias pra layouts

Aqui vai um layout muito inspirado no trabalho do pessoal dos plantados com o meu palhaço favorito. Só duas espécies de coral (sarcophyton e green star polyps) e amhiprion frenatus.

Muito fácil de implementar... é só ir ali à praia apanhar uns calhaus basálticos rolados altamente porosos que devem dar uma excelente rocha viva... e eu hoje estive a lavar um aquário panorâmico de 1 metro... pra meter as minhas criações de haps do malawi... pra meter haps do malawi... pra meter haps do malawi...

Já agora, o sarco devia ficar todo queimado, não? E os palhaços iam marimbar-se pro sarco? Se gostassem dele iam acabar por danificá-lo?

De qualquer das formas é bom ver que a minha alma alentejana ainda resiste... aquilo parece mesmo um chaparro à beira da estrada, no meio de uma seara de trigo na Primavera... só espaço...
    Última edição por Alfredo R Deus; 30-09-06 às 22:20.
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Membro Identificado Avatar de Carlos Jorge
    Data de Ingresso
    08-10-05

Boas

Layout simples e bonito.
    Os meus ocellaris já fizeram simbiose com o "chaparro" portanto os frenatus também devem fazer e duvido que o danifiquem.
    Da experiência que tenho com o "trigo" são pouco agressivos por isso também não devia danificar o sarco.
    Para quem não quiser gastar muito dinheiro, aqui está uma boa solução. Depois é só aguentar a tentação de não colocar mais corais .
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Data de Ingresso
    08-11-05

O sarco habituou-se a ter os ocellaris em cima? Não recolhe os pólipos?
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

A maior parte habitua-se.

Entretanto, deixo aqui a versão final...final do meu aquário que incorpora algumas ideias do Alfredo. Pode não parecer, mas saíram mtos kilos de RV, para a sump e refúgio.

Abraços
    João M Monteiro

Data de Ingresso
    08-11-05

Tá um tipo praqui todo contente com layouts simples e tu mandas esse colosso... tá um espectáculo dos grandes.

Houve grande deslocamente de pedras em cima. Mais leve, mais aberto, com 2 focos de interesse bem marcados. O olhar já segue bem até ao fundo pelo canal e o aquário ganhou profundidade. A ilha de Marajó (é uma ilha na foz do Amazonas com o tamanho da Suiça) marca melhor a sua posição do que a anterior com 2 rochas.

Aliás tem linhas já muito marcadas. Olha-se praí vê-se as linhas da baía, por cima da baía uma linha curva que circunda o sarcophyton por cima, por cima dessa outra com orientação oposta.

Mas estes rabiscos nah dizem nada. Uma pessoa olha praí e vê que tá um espectáculo. E ficaste com um bocado de céu por cima das rochas

[media=552,350]http://members.netmadeira.com/arquimedes/joaomonteiro.swf[/media]
    Última edição por Alfredo R Deus; 01-10-06 às 13:27.
    Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Equipa RF Avatar de Roberto Pacheco
    Data de Ingresso
    10-09-04

Alfredo ve o que podes fazer com o meu por favor
    Imagens Anexas Imagens Anexas
    Última edição por Roberto Pacheco; 01-10-06 às 04:33.
    "I seem to have been only like a boy playing on the seashore, and diverting myself in now and then finding a smoother pebble or a prettier shell than ordinary, whilst the great ocean of truth lay all undiscovered before me." Sir Isaac Newton

Lojista Avatar de Paulo Bravo
    Data de Ingresso
    15-09-04

Talking Re: Aquários plantados de água doce / Salgados

Boas o do Joao Monteiro ficou exelente, estou bastante surpreendido como pequenos pormenores fazem toda a diferença.....os meu parabens Joao,deu trabalho mas tens ai o resultado.
    Um abraço

Paulo Bravo

www.bubbles-shop.com - Bubbles the Reef Store!!!!

Membro Senior Avatar de Carlos Gião
    Data de Ingresso
    06-03-06

Bom trabalho Alfredo e João Monteiro,o teu aquário ficou a meu ver muitissimo mais bonito,Parabéns aos dois,pelas ideias...e pelo trabalhinho braçal...até me doi as costas Fala a experiencia...
    Carlos Gião

Data de Ingresso
    08-11-05

Roberto: Não mexi muito na rocha porque não consigo ter ideia das rochas que aí tens. Mas aqui vão umas ideias base e uma imagem.

- Limpar o chão;

- Não espalhar os corais pelo aquário todo e juntá-los de acordo com as formas e cores. Criar zonas de corais dentro dos mesmos tons ou vizinhos e nessas zonas colocar algo contrastante. Mas na minha opinião, as coisas de cores mais "fluorescentes" devem ficar em locais discretos;

- Criar alguns níveis de profundidade no chão. O que tentei fazer foi criar um caminho em ziguezague até ao fundo que vai estreitando e nas curvas cria pequenas baías ao um lado e a outro. O caminho em zigue-zague, estreitando em direcção ao fundo e com várias pequenas baías aumenta a noção de profundidade. É um layout em "puzzle".

Entretanto tinha praqui um sarcophyton bonito e mais umas pedras com uns green star polyps e resolvi oferecer-te... em troca fiquei com um peixe grande.

Cumprimentos.

Alfredo Reis Deus

Página 4 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Melhorar conhecimentos quimicos de Reef...
    Por Marco Madeira no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 67
    Último Post: 15-04-11, 11:56
  2. Substratos de fundo
    Por Julio Macieira no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 0
    Último Post: 10-06-07, 23:21
  3. Síndrome do aquário velho
    Por Julio Macieira no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 27
    Último Post: 17-07-06, 13:18
  4. Escumador