Resultados 1 a 13 de 13

Tópico: Pontos de Recolha de Àgua

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    04-05-05

Pontos de Recolha de Àgua

Boas,

Preciso de ir apanhar água este fim-de-semana. Dá-me substancialmente mais jeito apanhar na Margem Sul, uma vez que sou de Almada. Ainda só recolhi água na Fonte de Telha, e parece-me que é boa, mas apesar de não ser mau sitio, é um sitios chato pela extensão de areia e obrigar-nos a entrar dentro de água para conseguir algo de jeito.

Alguém me pode dar sugestões/dicas de outros locais, onde a recolha seja segura e de mais fácil acesso, quer para lá chegar com o carro, apanhar a água e trajecto a fazer com os bidons carregados até ao mesmo?

De preferência deixem indicações de como lá chegar

Obrigado
    Ricardo Sousa

Membro Identificado Avatar de João Castelo
    Data de Ingresso
    27-02-06

Re: Pontos de Recolha de Àgua

Tenho apanhado na praia da california em Sesimbra sem problemas

JC

Membro Identificado Avatar de Paulo Lourenço
    Data de Ingresso
    17-03-05

Boas, Ricardo,
    Tens a praia da Foz, no Meco. O carro fica perto. Chegas à Aldeia do Meco e perguntas pela praia da foz. Toda a gente te diz por onde ir para lá chegar. Depois de encheres os bidons, aconselho-te a ir até à praia do Meco, ao Bar do Peixe almoçar. Seja peixe ou marisco, comes da melhor qualidade e frescura. O meu amigo Jorge Agripino faz questão de só servir grande qualidade.
    Abraço,
    Paulo

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    04-05-05

Boas,

Obrigado pelas indicações. Acabei por não ter tempo disponivel para ir buscar a àgua, mas dei lá um salto para conhecer o sitio (praia da Foz).

Paulo, ficou-me uma duvida: como é que fazes para não apanhar um grande banho e não apanhar a agua cheia de espuma? É que pelos menos quando lá estive, as ondas estavam a bater e bem nas rochas, praticamente impossibilitando a aproximação e água junto às rochas tinha imensa espuma.

RSousa
    Ricardo Sousa

Membro Identificado Avatar de Rui Silveira Nunes
    Data de Ingresso
    02-03-06

Existe algume do centro que faça recolhas nesta zona. (Fig. da Foz, Mira, Tocha, etc)? São zonas de confiança?

Membro Identificado Avatar de Nuno Vidrago
    Data de Ingresso
    10-02-06

- Atenção se chuver é melhor n recolher água.
    Se ferradura fosse sorte... Burro não puxava carroça...

Lojista Avatar de Gil Miguel
    Data de Ingresso
    10-09-04

Citação Postado originalmente por Ricardo Sousa
    Boas,

Obrigado pelas indicações. Acabei por não ter tempo disponivel para ir buscar a àgua, mas dei lá um salto para conhecer o sitio (praia da Foz).

Paulo, ficou-me uma duvida: como é que fazes para não apanhar um grande banho e não apanhar a agua cheia de espuma? É que pelos menos quando lá estive, as ondas estavam a bater e bem nas rochas, praticamente impossibilitando a aproximação e água junto às rochas tinha imensa espuma.

RSousa
    Boas

Se o mar tiver muito agitado como tem estado ultimamente não se consegue apanhar , nem ali nem em lado nenhum
    Em dias de mar mais agitado colecto água junto á praia, mas claro tenho que me molhar.
    De qualquer forma é muito mais facil apanhar lá agua com a maré vazia do que com a maré cheia. Na maré vazia existem uns canais de agua que estao ligados ao mar e em constante renovação, que permitem uma margem de segurança maior.
    www.reefcenter.vstore.ca
    There are no facts, only interpretations.
    Friedrich Nietzsche (1844 - 1900)

Data de Ingresso
    10-09-04

Exclamation Re: Pontos de Recolha de Àgua

Queria deixar um Aviso para não colectarem agua nos proximos tempos na Costa da Caparica.

Hoje tivemos lá e apesar de na 1º impressão a agua parecer bem, á posteriori(cheirando a agua dentro dos garrafoes) verificamos que tinha um cheiro muito activo a produtos quimicos ou lá o que era aquilo... cheirava tipo a Cais do Sodré!
    www.reefcenter.vstore.ca

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    06-02-07

Citação Postado originalmente por Gil Miguel
    Queria deixar um Aviso para não colectarem agua nos proximos tempos na Costa da Caparica.

Hoje tivemos lá e apesar de na 1º impressão a agua parecer bem, á posteriori(cheirando a agua dentro dos garrafoes) verificamos que tinha um cheiro muito activo a produtos quimicos ou lá o que era aquilo... cheirava tipo a Cais do Sodré!
    É verdade.... eu so agora e que me vou "meter" nos salgados... ja ando a varios meses a ler o forum... realmente para mim a costa da caparica era o ideal porque embora more em almada os meus pais teem casa na costa o que facilitaria muito as coisas...
    Como ando pela costa desde pequeno...a melhor altura para recolhjer agua devera ser um pouco antes da maré cheia... embora seja mais dificil....
    creio que essa agua com cheiro deverá ter sido apanhada na mare vazia...pois os detritos durante a mare vazia veem todos do rio tejo....
    mas captando a agua durante a enchente da mare numa das ultimas praias "EX. QUica" nao me parece que haverá problemas

Membro Junior
    Data de Ingresso
    08-03-07

Para agua salobra posso recolher agua no mar e fazer a mistura até ter a salinidade pretendida?

Que cuidados se deve ter antes de colocar a agua do mar no aquário?

Vocês colocam a agua do mar no aqua sem ferver?

abraço

Membro Identificado Avatar de João Castelo
    Data de Ingresso
    27-02-06

Hugo,

Em termos genéricos vou tentar explicar.

Usamos água para dois tipos de situação:

1º - Para repor a água evaporada
    2º - Para fazer trocas de água ( tpa´s )

Para repor a água evaporada é conveniente adquirires um aparelho de osmose Inversa ( oi ) que é um purificador de água , ajudando assim a manter uma boa qualidade de água no aquario.

Esta é então uma água doce porque com a evaporação a agua sai mas o sal fica.

Para fazer trocas de agua ( semanalmente ou quinzenalmente ) usas água salgada com a mesma densidade da agua que tens no aquario.

Essa agua, poder ser natural ou artificial ( agua de oi com sal sintectico )

A agua natural não tem que saber, apanhas numa zona que dê algumas garantias relativamente à sua qualidade.Deve ser aplicada conforme é recolhida. Nada de ferveduras.

A água sintectica deve ser feita à parte. Num garrafão ou num bidon juntas a agua e o sal e mexes até à dissolução . É conveniente a sua mistura pelo menos 24 horas antes de adicionares no aqua.Há quem use uma bomba para ajudar na dissolução ( que é o meu caso ).É também conveniente aquecer ( com um termostato ) esta agua por forma a quando fores colocar esta agua ela esteja à temperatura da agua do aquario, evitando assim " choques ".

Tens que ter cuidado para que a densidade seja igual.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

JC
    Última edição por João Castelo; 08-03-07 às 23:00.

Data de Ingresso
    10-09-04

Boas José

A concentração de poluição pode ser maior na altura da vazante, mas na enchente essa mesma poluição continua lá mas mais diluida.
    Já apanhei agua na vazante na Costa muitas vezes sem problemas.. mas desta vez acredita que a água estava realmente poluida, o facto de ser vazante é apenas uma questão de concentrações.
    Eu tao depressa nao volto lá.

Quanto a locais pertos da costa, comecei a divulgar a uns tempos a praia da foz no meco e pelos vistos já lá vai mesmo muita gente buscar água
    Na minha galeria podes ver fotos do local. Toda a gente te confirma a excelente qualidade da água ali colectada.
    Nao há esgotos no raio de muitos quilómetros e não há barcos ao largo.
    www.reefcenter.vstore.ca

Membro Identificado Avatar de Welington
    Data de Ingresso
    10-11-06

eu peguo no cabo da roca

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Recolha de agua 9H dia 3 Junho DOMINGO Valadares
    Por Jose Neves no fórum Zona de Colecta
    Respostas: 37
    Último Post: 10-06-07, 15:32
  2. Encontro para recolha de agua
    Por Victor Hugo Silva no fórum Zona de Colecta
    Respostas: 11
    Último Post: 27-02-07, 20:48
  3. Recolha de água
    Por Pedro Pacheco no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 4