Página 2 de 8 PrimeiroPrimeiro 123456 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 26 a 50 de 188

Tópico: Percula 90 - Full ReStart

Convidado de RF Avatar de João Magano
    Data de Ingresso
    13-02-05

Re: Percula 90 - Full ReStart

Não João Monteiro, não sei o PAR desta lampada, quanto ao adubo ... a ver vamos , após 3 meses talvez, depende de como as coisas estiverem a correr e se estarei para aí virado.
    João Magano

Percula 90: Full ReStart e Fotos

A preguiça ... é um mamífero de hábitos nocturnos que vive em pequenos bandos nas florestas tropicais húmidas da Guianas, Venezuela, Nordeste do Brasil... e em Queluz, Monte-Abraão !

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Boa tarde João
    Está mesmo bonita essa disposição. Era só mesmo conseguires disfarçar as cabeças motoras.... Seja como for Parabéns - Excelente pleno re-inicio (=Full ReStart)

Que peixes pensas aí colocar? Que tal por exemplo um pseudochromis fridmani ou o porphyreus (tenho um bem gordinho)?, ou o nemateleotris decora? ou Pterapogon kaudermi?

Atenciosamente
    Pedro Nuno
    Última edição por Pedro Nuno Ferreira; 21-11-06 às 15:24. Razão: Acrescenar mais uma sugestãode espécie de peixe

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    13-02-05

Relativamente a peixes isto ainda está muito indefinido, de momento só tenho 2 certezas:
    1. Peixes não são uma prioridade. Esta montagem não foi efectuada a pensar em peixes, não tenho idealizado nenhum peixe em particular. Neste momento nem é garantido que venha a ter peixes neste aquário. Talvez uns "utilitários" .

2. Não vou colocar peixes antes de assegurar que a coisa está a funcionar sobre rodas, e mesmo que pareça que está tudo bem , tenciono ter, no minimo, 3 meses o aquario a rodar sem peixes.

Última edição por João Magano; 21-11-06 às 18:35. Razão: ortografia
    João Magano

A preguiça ... é um mamífero de hábitos nocturnos que vive em pequenos bandos nas florestas tropicais húmidas da Guianas, Venezuela, Nordeste do Brasil... e em Queluz, Monte-Abraão !

Data de Ingresso
    13-02-05

Pois, quem mandou que a ReefDiscus fosse para as traseiras da CEDI , fui tirar uma Radio à cremalheira e depois ...

Acropora Milepora Rosa ? Acertei ? Não perguntei na loja.
    Última edição por João Magano; 30-11-06 às 01:38. Razão: Colocação de foto mais nitida
    João Magano

Equipa RF Avatar de Roberto Pacheco
    Data de Ingresso
    10-09-04

Citação Postado originalmente por João Magano
    Relativamente a peixes isto ainda está muito indefinido, de momento só tenho 2 certezas:
    1. Peixes não são uma prioridade. Esta montagem não foi efectuada a pensar em peixes, não tenho idealizado nenhum peixe em particular. Neste momento nem é garantido que venha a ter peixes neste aquário. Talvez uns "utilitários" .

2. Não vou colocar peixes antes de assegurar que a coisa está a funcionar sobre rodas, e mesmo que pareça que está tudo bem , tenciono ter, no minimo, 3 meses o aquario a rodar sem peixes.

Joao o que tens na equipa de limpeza ? Eu recomendo pelo menos um peixe um peixe herbivore para controlar as micro-algas.

BTW As Montiporas sao bonitas !
    "I seem to have been only like a boy playing on the seashore, and diverting myself in now and then finding a smoother pebble or a prettier shell than ordinary, whilst the great ocean of truth lay all undiscovered before me." Sir Isaac Newton

Data de Ingresso
    13-02-05

Era isso que eu queria dizer com peixes "utilitários", peixes que me ajudassem a controlar as algas .

Tenho Cerites (9), Nassarius (+- 12), Eremitas de patas verdes (5), de patas brancas (5), de patas azuis (1) e de patas vermelhas (1).
    Última edição por João Magano; 22-11-06 às 01:39. Razão: Correcção do numero de Cerites de 6 para 9
    João Magano

Data de Ingresso
    10-09-04

Era isso que eu queria dizer com peixes "utilitários", peixes que me ajudassem a controlar as algas .
    Sim mas sera que esperaras os 3 meses ? Eu adicionaria um cedo ou aumentaria os hermitas ou adicionaria alguns Turbos.
    "I seem to have been only like a boy playing on the seashore, and diverting myself in now and then finding a smoother pebble or a prettier shell than ordinary, whilst the great ocean of truth lay all undiscovered before me." Sir Isaac Newton

Data de Ingresso
    13-02-05

Porque de inicio não quero adicionar carga orgânica da pesada .

Vou controlando o crescimento das microalgas, ter algumas, poucas, não me incomoda, até porque as tenho desde o primeiro dia, alguma da RV que veio do Panorâmico tinha micro (e macro) alga.

Se começar a ver que está aumentar logo vejo as medidas a tomar, que naturalmente podem passar por adquirir uns peixes herbivoros, por enquanto só noto alguma nova alga no vidro traseiro, mas as cerithes até têm andado por lá, vamos ver se dão conta do recado .

Eremitas não sou muito adepto ... têm o mau habito de me "desmontar a montra", turbos quero mas ainda não consegui arranjar .
    João Magano

Data de Ingresso
    13-02-05

Encontrei referencia ao PAR das Aqualine (150w = 210.00):

Para verem têm que fechar a janela do Yahoo .

João Magano

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Foi excelente teres obtido essa informação, mas não a consigo perceber..
    especialmente se compararmos com as lâmpadas de 6.500k.

Deve ser problema meu, de leitura dos dados
    Abraços
    João M Monteiro

Data de Ingresso
    10-09-04

Estes #'s de PAR na Aqualine e sem nenhuma duvida um erro !

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Já agora, Roberto,
    tens ideia do PAR das Aquaconnect 150w 14.000k que me falaste em tempos ser elevado (considerando os k) ?
    Abraços
    João M Monteiro

Membro Identificado Avatar de Rodrigo Pontes
    Data de Ingresso
    11-11-05

Se reparares a Aqualine 150 W foi a unica lampada em que o teste foi efectuado com reflector o que segundo o texto aproveita mais 75% de luz.

Um abraço
    Rodrigo

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Boa noite João
    No sentido de proporcionar melhor acesso ao dados do texto em Inglês que colocaste, abaixo coloco a tradução do mesmo que agradeço completes com os endereços da net e valores das lâmpadas, algo que não consegui copiar para traduzir.

Espero ter ajudado

Atenciosamente
    Pedro Nuno

Link para o original: www.geocities.com/justinbaldwin/Sanjay.html

Tradução efectuada por Pedro Nuno Ferreira:
    (Joshi and Morgan 1998,1999,2001, Joshi 2002)
    Os dados acima constituem um resumo das leituras de PPFD/PAR para as varias lâmpadas de aquários de recife, como medidas por Sanjay Joshi e Dave Morgan. E agora o que significam estes números? Penso que o primeiro passo lógico seria o de dar uma vista de olhos nas disposições naturais dos corais nos trópicos. Nos trópicos, os valores de PAR para a superfície dos mares (PAR=Photosynthetic Active Radiation=Radiação Fotosintetica Activa) têm uma média, depois de descontar nuvens, etc..., de cerca de 2000 uE/s/m2. Ena pá, isso parece ser imenso, e é, como é que alguma vez chegaremos perto dos números apresentados acima?

A lei do Quadrado Inverso
    Sendo um ponto de fonte de luz, à medida que uma pessoa se aproxima de uma lâmpada de Iodetos metálicos, a intensidade aumenta na medida do quadrado da distância. Nos testes efectuados para obter os números acima, a distância do sensor à lâmpada era de 18 polegadas (apróx. 45,7 cm). Como as lâmpadas estão posicionadas a 9 polegadas (aprox. 22,8 cm) acima da água, multiplique o numero acima por 4 (ex: Iwasaki 400w – 173x4=692). Mova-as para 6 polegadas (15,2 cm) e pode multiplicar por 9 (ex: Iwasaki 400w – 173x9=1557). Esta lâmpada em particular aproxima-se de valores naturais da superfície sem sequer usar um reflector.

O valor de um bom reflector
    O ponto seguinte mais importante a lembrar-se, é o de que os testes foram feitos sem um reflector (excepção para a AB HQI 150 w), por isso quase 75% da luz emitida pela lâmpada estava a perder-se e não atingia o sensor. Pensem no que acontece quando um reflector adequado é usado...podemos adicionar mais uns 50 a 75% ao número ajustado da distância. Por exemplo uma lâmpada 250w Aqualine de 10000K posicionada num reflector de luz a 6 polegadas (15,2 cm) da superfície da água produziria/renderia 111x99=999 ao que se adiciona mais 50% o que sendo conservador daria (990x1.5) 1499 uE/s/m2. Mais uma vez estamos próximo da irradiação da superfície. O elo abaixo do artigo de Richard Harker na Aquarium Frontiers dá vários exemplos dos diferentes materiais usados para reflectores e a sua utilidade relativa.

Onde são encontrados os corais e quanta luz necessitam de facto
    Existem de facto corais que são encontrados em águas tão superficiais que quando ocorre a maré baixa ficam expostos à plena luz do sol durante períodos longos, mas será que de facto necessitam de tanta luz? A resposta é muito simples “nem de perto”! Existe um ponto para cada coral no qual as zooxantelas simbióticas atingem a “saturação” ou “ponto de saturação” a partir do qual qualquer que seja a quantidade de luz que recebam, essa não será processada. Mesmo para os corais adaptados a intensidades de luz extremamente elevadas, como mencionado acima, este ponto de saturação constitui apenas cerca de 20 ou 30% da luz que recebem. Com efeito, mesmo aqueles que recebem 2000 uE apenas necessitam e usam um PAR de cerca de 400-600 PPFD com o restante sendo reflectido pela pigmentação ou absorvido por várias proteínas (ver artigo Salih et al abaixo). Em corais adaptados a baixos níveis de luz, o ponto de saturação pode ser muito mais baixo e mesmo inferior a 10% dos valores naturais da superfície, o que é algo a ter em mente quando nos preparamos para imergir um coral no aquário. Basicamente a maioria das lâmpadas testadas se usarmos um reflector de qualidade a 6 polegadas (aprox. 15,2 cm), serão capazes de cumprir os requisitos de luz de praticamente qualquer coral, coloração à parte, mas ainda assim a coloração não tem nada que ver com a saúde do coral. Por muito estranho que pareça, a grande diversidade usando o índice H Shannon-Winer de corais, ocorre entre 10 e 20 m onde a radicação fotossintética activa que penetra é cerca 10-20% dos valores da superfície.

Atenuação da luz com a profundidade
    È bem conhecido o facto de que a luz se atenua rapidamente à medida que atravessa a água tanto na natureza como nos nossos aquários. Nos primeiros 5 metros de profundidade de um recife de coral, os valores de luz caem cerca de 50% relativamente aos valores da superfície, cerca 1,000PPFD. A 15 metros a luz atenuou-se para cerca de 10% relativamente aos valores da superfície, ou cerca de 200 PPFD. A uma profundidade de 20-30 metros onde muitos dos corais duros são recolhidos para o comercio, restam uns meros 30-40PPFD. Nos nossos aquários com lâmpadas relativamente fracas quando comparadas à energia do sol, a luz atenua-se ainda mais rapidamente com um redução de 50% nos primeiros 15 a 30 cm caído para 25% da irradiação da superfície a 60 cm de profundidade.

Com alguma sorte, “esmagando alguns números” olhando para os dados básicos fornecidos acima, recorrendo à lei inversa do quadrado, somando a luz adicional de um bom reflector e subtraindo a atenuação com a profundidade, poderíamos ter um boa ideia para o posicionamento dos vários corais no vosso aquário e de como bem este mimetiza esses valores encontrados a varias profundidades.
    Última edição por João Magano; 24-11-06 às 16:11. Razão: Colocação do link para o texto original

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    10-09-04

Citação Postado originalmente por João M Monteiro
    Já agora, Roberto,
    tens ideia do PAR das Aquaconnect 150w 14.000k que me falaste em tempos ser elevado (considerando os k) ?
    Joao nao sei se Sanjay tem os #'s da 150w aquaconnect mas AQUI tem a info nesta lampada e no balastro que uso, mas nos 250w tipo rosca MH.

Vou ver se acho no site de Sanjay depois digo.

Data de Ingresso
    10-09-04

João que balastro usas HQI ? Ve se tens a resposta AQUI

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Esclarecido. Obg Roberto
    Abraços
    João M Monteiro

Data de Ingresso
    13-02-05

João,

Não tenho assim as coisas tão bem definidas ainda, algumas já sei:

1. ...
    2. Vou ter alguns sps mas não serão muitos e principalmente mudas, por enquanto continuo a preferir lps e moles;
    Parece que no final nem isto estava bem definido .
    Quem vir o meu aquário agora é o oposto desta afirmação, só a palavra mudas está correcta.

Vários factores contribuiram para isso, entre eles e não necessáriamente por esta ordem:
    • Não ter nem estar interessado em ter muita carga orgânica de inicio;
    • O comércio de mudas de membros do forum, principalmente sps;
    • Amigos a incentivarem o gosto pelos sps;
    • Ofertas de mudas de sps;
    • Compras a meias (mais concretamente a 3) de sps para partir e dividir;
    • Lojas a vender frags;
    • Preços altos dos Lps;
    • Alguma frustação por não os ter conseguido manter no Panoramico 80l;

Presentemente a lista é esta:

Sobreviventes do Panoramico 80l:
    • Sinularia Dura (varias mudas)
    • Lobophyton
    • Sarcophyton (muda)
    • Palythoas (muda)
    • Parazoanthus gracilis (amarelos)
    • Rhodactis Indonensis
    • Cladiella sp
    • Capnella
    • Tridacna Maxima

Novas Aquisições:
    • Frag Stylopora pistillata
    • Frag Seriatopora caliendrum rosa
    • Frag Madracis decactis
    • Frag Pocillopora damicornis rosa
    • Frag Pocillopora damicornis purpura
    • Frag Montipora aequituberculata vermelha
    • Frag Lobophylia
    • Frag Euphyllia glabrescens verde
    • Frag Acropora Milepora roxa (ou Montipora Digitata)
    • Muda Zoanthus cinza
    • Muda Pachyclavularia verde
    • Frag Montipora Laranja
    • Frag Montipora Capricornis Verde
    • Frag Montipora Capricornis Roxa
    • Muda Zoanthus Rosa
    • Muda Zoanthus Verdes
    • Frag Acropora SP. "Creme"
    • Galaxea Sp.
    • Frag Acropora Milepora Rosa
    • Frag Acropora Sp. "Marmore"
    • Frag Acropora Sp. "Amarela" - Humilis ?
    • Frag Acropora Sp. "Verde com pontas Azuis" - Humilis ?
    • Frag Acropora Sp. "Amarela pontas coloridas"
    • Acropora Sp. "Azul"
    • Muda Zoanthus Lilás
    • Frag Acropora Nana Lilás polipos verdes
    • Frag Acropora Formosa Verde
    • Frag Acropora Sp. "Verde e Azul"
    • Muda Fungia SP.
    • Muda Sarcophyton
    • Frag Turbinaria Reniformis amarela
    • Frag Psammocora verde
    • Gorgonia lilaz

E já vão muitos €€€, muito mais do que tinha previsto.

E o motor do escumador . . . ainda não chegou !
    Última edição por João Magano; 05-02-07 às 01:31. Razão: Actualização da lista corais, aquisição de alguns "apalavrados"
    João Magano

Data de Ingresso
    13-02-05

Faltou foto actual:

João Magano

Membro Identificado Avatar de Luis Carrilho
    Data de Ingresso
    12-10-06

João isso está ,agora faltam ai uns peixitos para animar o cenário.
    A ignorância é o maior veneno do homem.

Um abraço do Luis Carrilho.

Membro Identificado Avatar de Marcos Cavaleiro
    Data de Ingresso
    15-08-05

Ola Joao esta muito bonito o teu aqua, so tenho um reparo a fazer, axo que daqui a uns meses vais ter muitos problemas em relaçao aos corais duros devido a estarem muito juntos e nao terem espaço para crescerem depois .
    COLOR="Black"]AGAS[/COLOR]- Associaçao dos Guros da Aquarifilia Salgada

http://www.reefforum.net/showthread.php?t=4042
    http://www.reefforum.net/showthread.php?t=15404

Membro Identificado Avatar de Diogo Lopes
    Data de Ingresso
    20-01-05

Olá,

Parabéns pelo aqua! Está a evoluir muito bem em termos de corais.

Citação Postado originalmente por Marcos Cavaleiro
    Ola Joao esta muito bonito o teu aqua, so tenho um reparo a fazer, axo que daqui a uns meses vais ter muitos problemas em relaçao aos corais duros devido a estarem muito juntos e nao terem espaço para crescerem depois .
    Concordo com o Marcos, mas gostaria de realçar as Montiporas que tens do lado direito - estão mesmo muito juntas e em menos de 2 meses terás problemas.

Abraço,
    Diogo

Membro Identificado Avatar de Marcos Cavaleiro
    Data de Ingresso
    15-08-05

Citação Postado originalmente por Diogo Lopes
    Olá,

Parabéns pelo aqua! Está a evoluir muito bem em termos de corais.

Concordo com o Marcos, mas gostaria de realçar as Montiporas que tens do lado direito - estão mesmo muito juntas e em menos de 2 meses terás problemas.

Abraço,
    Diogo
    Doença da perna tb afectou cabeça ao Diogo ta visto concordar com coisa que eu disse.........mais uma coisa Joao do mesmo lado tens me parece 2 montiporas de ramos isso tudo tao junto vai dar salganhada aiaiaiaiia.....se tiveres possiblidade separa pouco as coisas.
    COLOR="Black"]AGAS[/COLOR]- Associaçao dos Guros da Aquarifilia Salgada

http://www.reefforum.net/showthread.php?t=4042
    http://www.reefforum.net/showthread.php?t=15404

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Parece que vem aí mais um upgrade...
    Abraços
    João M Monteiro

Data de Ingresso
    13-02-05

Estão mais optimistas que eu !

Nenhum dos duros está colado a rocha, posso deslocá-los conforme for conveniente.

Pois, talvez venha a ter problemas de espaço, neste momento confesso que é uma experiência que até anseio por vir a ter, pois como disse são tudo mudas e algumas bem pequenas. Será bom sinal se vier a acontecer .

Tenho algum espaço de reserva, ocupado por moles que podem ser deslocados para posições inferiores e parece-me que se deslocar a wavemarea que está situada no lado direito da foto para uma posição mais
    central, consigo aproveitar melhor o monte desse lado direito.

Vou ter é que arranjar um peixe herbívoro mais cedo do que estava a contar, porque a Caulerpa Peltata que invadiu o Panorâmico já está a despontar com alguma força.

Aqui está uma foto dela no Panorâmico:

João Magano

Página 2 de 8 PrimeiroPrimeiro 123456 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Percula 90 (1º Aquario)
    Por Antonio Valente Canhão no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 13
    Último Post: 03-07-08, 00:37
  2. Restart do aquario grande... Set up e actualizaçoes
    Por Pedro Venancio no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 12
    Último Post: 26-06-08, 00:18
  3. Reactivar percula 120
    Por Hugo Daniel no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 38