Resultados 1 a 4 de 4

Tópico: Hexabranchus sanguineus

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Hexabranchus sanguineus

Hexabranchus sanguineus (Spanish Dancer) postura
    Última edição por Julio Macieira; 16-08-08 às 18:58.

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Re: Hexabranchus sanguineus

Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Viva
    Esta "menina" é uma espongivora...come esponjas como nos indica Ronald L. Shimek no seu guia Marine Invertebrates - pág 345 - ISBN 1-890087-66-1 - que passo a citar

Citação Postado originalmente por Ronald L. Shimek - Com Fotografia e vídeo de Julio Macieira - Mar Vermelho - Traduzido por Pedro Nuno Ferreira

Hexabranchus morsomos, Hexabranchus sanguineus
    Dancarina espanhola

Tamanho máximo: Até 61 cm de comprimento.
    Distribuição Geográfica: Hexabranchus sanguineus, Indo-Pacifico, {NT:Mar Vermelho}; Hexabranchus morsomus, Caraíbas.
    Cubicagem mínima do aquário: Aquários muito grandes, 0.76 m3 (760L = 200 Galões Americanos) ou maior
    Iluminação: Imaterial (não tem significado)
    Comidas e Alimentação: Come esponjas vivas
    Adequabilidade para aquário/aquário de recife: Predador de esponjas; necessita de comida viva {NT: por comida viva entende-se esponja viva}, pode ser venenosa, não deve ser colhida ou comprada.
    Cuidados em meio doméstico:As dançarinas espanholas são nudibrânquios vermelho vivo grandes, capazes de nadar na coluna de água. A espécie do Indo-Pacífico é o nudibrânquio mais comprido, atingindo mais de 60cm. Têm seis brânquias retracteis e um grande bordo tipo aba no pé, que lhes proporciona a capacidade de nadar. A sua coloração vermelha e comportamento não escondido, são sinais prováveis de que são tóxicas (vermelhos e laranjas são cores comuns em outros nudibrânquios comedores de esponjas). Embora isto não tenha sido investigado, há uma boa razão para concluir que são nocivos. Embora possam dar-se bem em condições normais de recife, não se consegue oferecer uma fonte de alimento vivo suficiente e morrerão à fome em meio doméstico

Talvez se possa alimentar com Hymeniacidon sanguinea e Halichodria paniceia, no entanto tal terá de ser verificado e mesmo que seja aceite pode não ser suficiente e mesmo que o seja, implica uma recolha dessas esponjas muito frequentemente o que para muitas pessoas não é opção e para outras mesmo que o fosse, o facto de não viverem próximo dos locais na nossa costa onde a esponja é recolhida como eu de resto o faço para Zanclus, Pygoplites etc...afasta a possibilidade de manter estes animais elegantes, bonitos e grandes.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Membro Avatar de Eduardo Flor
    Data de Ingresso
    31-08-06

Boas
    Estava a pensar colocar uma no meu aqua este fim, de semana,mas depois desta leitura ,já n tenho duvidas que não,ou alguem tem alguma inofensiva?
    é que bonita é ela e espaço no meu aquario teria de certeza
    Um abraço
    Eduardo Flor

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem