Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 37

Tópico: Algas... muitas algas filamentosas

Membro Identificado Avatar de Carlos Prates
    Data de Ingresso
    29-09-06

Algas... muitas algas filamentosas

Olá,

Ultimamente o meu aquário tem tido um crescimento muito elevado de algas verdes (filamentosas). Anteriormente já tinha umas quantas, mas tenho notado que ultimamente o seu crescimento tem aumentado ao contrário do que seria normal (penso eu).
    Recorri aqui ao forum li umas coisas, e após alguns testes, principalmente para ver o estado dos fosfatos e nitratos eis o que resolvi fazer:

Antes de mais valores:
    Densidade - 1024
    Temp - 26
    pH - 8,4
    kH - 9,6
    PO4 - aprox. 0
    Amónia - 0
    Nitritos - 0
    Nitratos - 0
    Ca - 390

A conclusão que tirei destes testes é que nenhum destes parametros está a ser responsavél por este boom de algas, isto apesar de este ter coincidido com a introdução de novos peixes, logo aumentando a carga organica. O ultimo peixe entrou já há 4 ou 5 semanas e nessa altura eu que fazia TPA´s de 15 em 15 dias ou por vezes passavam 3 semanas, passei a faze-las semanalmente (cerca de 20%) com água do Cabo Raso.

Terei aumentado os nutrientes necessários ao desenvolvimento desta alga com TPA's mais frequentes? Uma vez que os parametros estão Ok resolvi passar de novo para os quinze dias e introduzi carvão activado. Que acham?

Os próximos peixes a introduzir serão cirurgiões , que apesar de darem uma ajuda, por si só não resoverão o problema.

Umas dicas seriam bem vindas, porque não sei se estou a tomar as medidas correctas e/ou se há mais alguma coisa que deva fazer.

O meu setup:http://www.reefforum.net/showthread....=carlos+prates

Obrigado,

Abraços,
    Carlos

Membro Identificado Avatar de João Castelo
    Data de Ingresso
    27-02-06

Re: Algas... muitas algas filamentosas

Carlos,

Não acredito que os peixes que tenhas introduzido tenham trazido tanta carga organica.

Acho tpa´s de 20 % semanais demasiado. 10 % quinzenalmente é suficiente ainda mais com o belo escumador que tens.

Não mudas-te nada , por exemplo iluminação?

Não metes aditivos? Aditivos é aquiloque quase ninguém mete mas que as lojas vendem muito.

Esta foi so uma gracinha para a geral.

A sério, há pessoal com problemas de algas com aditivos que metem.

Os valores estão impecáveis.

Primeiro convém descobrir a causa e depois proceder à sua normalização.

Um abraço,

JC

RF Moderador Avatar de Ricardo Prata
    Data de Ingresso
    16-08-05

ola carlos

tenta colocar umas fotos pa ver que tipo de alga será,pois com esses valores que aprezentas é mt estranho.

nao haverá mesmo fosfatos?
    faz novamente testes

abraços
    Ricardo PRATA

Data de Ingresso
    29-09-06

Olá João e Ricardo,

Não, não mudei nada na iluminação, nem sequer o periodo...
    As únicas coisas que adiciono é Kalkwasser e uma vez por semana Turbo Strontium, mas abaixo da doze recomendada. Quanto aos fosfatos tornei a fazer o teste e está de facto entre o 0 e os 0.03.
    Aqui ficam as fotos:

[IMG][/IMG]

[IMG][/IMG]

[IMG][/IMG]

[IMG][/IMG]

Obrigado,
    Um abraço
    Carlos

Membro Identificado Avatar de João Castelo
    Data de Ingresso
    27-02-06

Carlos,

Noutro tópico encontrei uma intervenção do Ricardo Rodrigues tão completa que a transcrevo na totalidade.

Citação Postado originalmente por Ricardo Rodrigues
    Olá Alex,

Se aquele Sarcophyton que aparece na 9ª foto é dos meus está enorme!!!

Os corais nas fotos estão com bom aspecto a chatice é mesmo as algas. Se as algas crescem é porque têm boas condições no aquário para satisfazer as suas necessidades em termos de abundância de nutrientes, luz e corrente. Para abrandar e impedir o seu desenvolvimento tens de atacar o problema pela raíz tornando escasso um desses factores - os nutrientes. As fontes de nutrientes no aquário são: água natural do Cabo Raso, água doce de reposição, aditivos orgânicos e inorgânicos, matéria orgânica em decomposição no aquário (peixes e corais mortos), restos de comida e dejectos dos peixes. Deves controlar os nutrientes reflectindo a agindo sobre cada uma das suas fontes: parar as TPA; usar fortemente carvão activado de qualidade (Kent Marine) e um bom escumador (manter este a funcionar a 100% - bomba de alimentação de débito adequado, bombas limpas, sem algas, lavar o copo colector de 3 em 3 dias); verificar a condutividade e TDS da água de osmose (eu tenho um aparelho que permite fazé-lo); parar com todos os aditivos; ressuspender regularmente os sedimentos removendo as algas em suspensão com uma rede de malha fina; verificar os sedimentos acumulados no areão e aspirá-los convenientemente; alimentar os peixes pouco e bem (toda a comida é ingerida, não ficam restos). Aconselho-te ainda a reforçar adequadamente a equipa de limpeza (eremitas comedores de algas, Nassarius para remover o areão na medida certa e de origem tropical - os da nossa costa morrem devido à temperatura elevada), deves parar com a introdução de corais e peixes. Deves ainda verificar regularmente (2x por semana) os parâmetros físico-químicos facilmente quantificáveis: temperatura, pH, potencial redox (variações ao longo do dia/noite), amónia, nitritos e nitratos, fosfatos, silicatos, magnésio, cálcio e dureza carbonatada (KH). Podes também melhorar a tua circulação e reforçar a quantidade de rocha viva reposicionando esta de forma a que a água circule o melhor possível (evitar zonas mosrta) pela sua superfície.

Não desesperes que não vale a pena, a "natureza" tem sempre razão. Deves sim ficar contente pelo ar saudável dos corais que tens e pelo facto de estes estarem a crescer.

Boa sorte
    Um abraço,

JC

Membro
    Data de Ingresso
    02-04-06

Olá Carlos,
    Tive um pequeno tufo inicial na base de um coral que se foi espalhando gradualmente, deixando de ser engraçado...
    Acabei por ter de fazer um desbaste completo às algas retirando as rochas e corais e arrancando-as cuidadosamente. Nas rochas fui um pouco mais radical e esfreguei-as com uma escova das unhas.Fiz este desbaste com água do aquário mas fora dele pois, anteriormente quando as arrancava lá dentro, estas espalhavam-se mais (penso que devido aos seus próprios esporos que se iam desenvolvendo por todo o lado). Passei tudo muito bem por água salgada limpa antes de recolocar na aqua.
    Desde então , o Yellow Tang ,que não lhes tocava talvez por estarem muito compridas, tem tratado de as debicar sem que estas voltassem a crescer.
    Os valores dos testes também não apresentavam alterações, no entanto aumentei a circulação e a equipa de limpeza.
    Vais de certo conseguir resolver isso. Boa sorte,
    Suzana

Membro Identificado Avatar de Rui Damião
    Data de Ingresso
    10-06-06

Carlos que tipo de testes utilizas?
    Vê lá se os testes estão bons pois para o crescimento dessa forma de algas há qualquer coisa que não está bem e poderá ser muito bem os testes.

Data de Ingresso
    29-09-06

Olá a todos,

Antes de mais obrigado a todos pelas vossas dicas.

Rui os testes que uso são da Marine Ent. para Nitritos, Nitratos, Amónia, e pH, e da Salifert para kH, Ca e fosfatos... e são todos novos

João, esse tópico so Ricardo foi o que me levou a tomar aquelas medidas que referi anteriormente. No entanto, obrigado na mesma .

Suzana, não me apetecia nada ter de escovar a rocha porque se isso acontecer, tenho de desfazer o layout todo e provavelmente não vou conseguir coloca-lo como está neste momento.

Se houver outra(s) opção(ões).... força, venham de lá essas ideias:

Obrigado,
    Cumps
    Carlos

Equipa RF Avatar de Roberto Pacheco
    Data de Ingresso
    10-09-04

Esta alga parece-me ser Bryopsis, uma alga muito dificil de remover quando estabelecida. Os teus testes estao dando um falso negativo existe um excesso de nutrientes no teu aqua. Sera que curaste a tua RV no aqua ? Quantos peixes tens ? Qual e a frequencia de alimentacao e quantidade ? Estas usando RO ou agua natural ? Estas usando alguma comida para filtradores ?

Infelizmente vais ter que tomar a acao que a Suzana mencionou e provavelmente sera necessario mais do que uma vez. Outra ajuda e aumentar os herbivoros no aqua. Se possivel adiciona uma Diadema setosum ou Aplysia sp.
    "I seem to have been only like a boy playing on the seashore, and diverting myself in now and then finding a smoother pebble or a prettier shell than ordinary, whilst the great ocean of truth lay all undiscovered before me." Sir Isaac Newton

Data de Ingresso
    29-09-06

Olá Roberto,

Já fiz o que a Suzana sugeriu, raspei as rochas, pelos menos as piores e já não está com tão mau aspesto. Vamos ver por quanto tempo...

Os peixes que tenho são 2 ocellaris, 4 cromis, 1 salaria fasciatus, 1 centropyge bispinosus e 1 Paramonacanthus japonicus. São 9 mas todos pequenos. Estava a pensar agora colocar uns cirurgiões para darem uma ajuda à salaria...
    A RV comprei-a curada, uso água de RO. Quanto à comida penso que aí poderei estar a abusar... O que costumo fazer é descongelo meio quadrado de mysis, artemia ou krill e misturo com alguns flocos e com cyclopeeze, e divido isto em 3 vezes. Será muito?

Obrigado,
    Um abraço,

Carlos

Data de Ingresso
    10-09-04

Citação Postado originalmente por Carlos Prates
    O que costumo fazer é descongelo meio quadrado de mysis, artemia ou krill e misturo com alguns flocos e com cyclopeeze, e divido isto em 3 vezes. Será muito?

Obrigado,
    Um abraço,

Carlos
    Quando descongelas removes a agua ? Os flocos sao uma comida muito alta em PO4, eu nao uso. Tambem reduziria a frequencia de alimentacao para uma vez por dia pelo menos ate controlares as algas. Quanto a adicionar os cirurgiões eu nao faria pois nao irao comer Bryopsis e vao aumentar a carga organica contribuindo para o aumento das algas. Eu esperaria ate que tenhas a situacao debaixo de controlo antes de adicionar mais peixes. Seria preferivel adicionar mais invertebrados na minha humilde opiniao.
    "I seem to have been only like a boy playing on the seashore, and diverting myself in now and then finding a smoother pebble or a prettier shell than ordinary, whilst the great ocean of truth lay all undiscovered before me." Sir Isaac Newton

Membro Identificado Avatar de Tiago Garcia
    Data de Ingresso
    13-10-04

Boas Carlos,

Para não mexer na rocha, pessoalmente aumentaria a circulação e faria TPAs semanais de 15 a 20%.
    Não adicionaria mais vivo nenhum nesta fase e esperaria uns 2 meses até isso desaparecer! Digo isto porque já tive essa alga num outro aqua e experementei tudo até dar com o problema (falta de circulação).
    Embora tenhas duas bombas potentes, são só duas e não são de alto fluxo, ou seja, é muito dificil de criar boas correntes e alternadas.
    Isto é o que faria para não perder esse layout e em principio, embora essas algas estejam com mau aspecto, chega quase de certeza.
    Posso-te dizer que vi melhoras do dia para a noite desde que adicionei aquelas duas Wave Marea 4000 (para alem das 2 PH 802 que já mantinha nesse aqua de 200Lt).
    Tudo o que descrevi foi por experiencia própria e sem fundamentos cientificos!

Atentamente,
    Atentamente,
    Tiago Garcia

O meu Aquario
    O meu Video
    A minha Pagina web
    "O teu futuro depende dos teus sonhos, por isso não percas tempo, vai dormir...!!"

Lojista Avatar de Duarte Araujo
    Data de Ingresso
    11-04-06

Citação Postado originalmente por Joao Fernando Castelo
    Não metes aditivos? Aditivos é aquiloque quase ninguém mete mas que as lojas vendem muito.
    essa foi de mestre e a altura não podia ser a melhor! acho que agora ninguém usa mesmo disso. nada mesmo

Data de Ingresso
    29-09-06

Olá a todos,

Antes de mais obrigado pelas vossas dicas.

Citação Postado originalmente por Tiago Garcia
    Boas Carlos,

Para não mexer na rocha, pessoalmente aumentaria a circulação e faria TPAs semanais de 15 a 20%.
    Não adicionaria mais vivo nenhum nesta fase e esperaria uns 2 meses até isso desaparecer! Digo isto porque já tive essa alga num outro aqua e experementei tudo até dar com o problema (falta de circulação).
    15 a 20% semanais era o que eu fazia... apenas este fim de semana não fiz porque também já li que estas trocas também aumentam os nutrientes necessários ao crescimento das algas. Quanto à circulação, também coloquei essa hipotese, mas a parte do aqua com mais algas era precisamente onde eu tenho uma maior circulação, numa rocha que fica na direcção da saída da bomba de retorno.

Viro-me mais para o que diz o Roberto. Provavelmente ando a abusar na comida. Ao menos os peixes andam contentes...... e gordinhos!!!

Citação Postado originalmente por Roberto Pacheco
    Quando descongelas removes a agua ? Os flocos sao uma comida muito alta em PO4, eu nao uso. Tambem reduziria a frequencia de alimentacao para uma vez por dia pelo menos ate controlares as algas. Quanto a adicionar os cirurgiões eu nao faria pois nao irao comer Bryopsis e vao aumentar a carga organica contribuindo para o aumento das algas. Eu esperaria ate que tenhas a situacao debaixo de controlo antes de adicionar mais peixes. Seria preferivel adicionar mais invertebrados na minha humilde opiniao.
    Não removia a água quando descongelava a comida . Big mistake?!?!

Comida uma vez por dia Não será uma mudança muito brusca, passar de 3 para uma vez??? Aquela malta vai-se passar

Quanto aos flocos, o que dás então? Só congelada?
    Quando falas de invertebrados, falas mais propriamente de quê? Dos que referiste no post anterior, ou há outros?

Quanto aos aditivos, já mencionei que estava a usar para além do Kalkwasser o turbo strotium (numa pequena quantidade) para ajudar ao crescimento da alga coralina, Parei, e esta semana já não adicionei. Poderá ter alguma influência, o strotium?

Uma vez mais obrigado,
    Abraços
    Carlos

Data de Ingresso
    10-09-04

Não removia a água quando descongelava a comida . Big mistake?!?!
    Yes it is...lol
    Esta agua esta saturada de fosfato eu sempre coloco a comida numa rede para drenar a agua.

Comida uma vez por dia Não será uma mudança muito brusca, passar de 3 para uma vez??? Aquela malta vai-se passar
    Sim vai passar muito bem ! Os peixes nao sao como nos nao precisem de 3 refeicoes...lol Existe algumas excepções como Anthias mas em geral uma vez e sufeciente.

Só congelada?
    Sim ! Embora toda a comida contem fosfato os flocos sao excessivamente alto.

Quando falas de invertebrados, falas mais propriamente de quê? Dos que referiste no post anterior, ou há outros?
    Poucos animais vao comer Bryopsis especialmente no tamanho que se ve mas se removeres manualmente a maioria uma Diadema setosum ou Aplysia sp. pode ser de grande ajuda.

Membro Identificado Avatar de Pedro Marreneca
    Data de Ingresso
    31-10-06

15 a 20% semanais era o que eu fazia... apenas este fim de semana não fiz porque também já li que estas trocas também aumentam os nutrientes necessários ao crescimento das algas.
    Dá uma olhadela neste artigo (se ainda não deste ), sobre as trocas de água e seus benefícios.

http://www.reefforum.net/view.php?pg=trocas_de_agua

Boa sorte com essas algas
    Um Abraço

Pedro Marreneca

Deve-se viver a vida como uma jornada, não como um destino

O meu antigo nanoreef http://www.reefforum.net/showthread....6970#post66970

O meu novo reef http://www.reefforum.net/showthread.php?t=9527

Membro Identificado Avatar de Tiago Garcia
    Data de Ingresso
    13-10-04

Boas Carlos,

...15 a 20% semanais era o que eu fazia... apenas este fim de semana não fiz porque também já li que estas trocas também aumentam os nutrientes necessários ao crescimento das algas...
    Não quando a água que irás utilizar for de qualidade! Agora, se usares uma agua rica em nutrientes só vais estar a aumentar o problema

...Quanto à circulação, também coloquei essa hipotesse, mas a parte do aqua com mais algas era precisamente onde eu tenho uma maior circulação, numa rocha que fica na direcção da saída da bomba de retorno...
    Ora ai está uma situação que tambem se passava comigo e que nunca consegui explicar!
    Mas acho que tem qualquer coisa a haver com correntes "directas". Ainda hoje se eu apontar uma bomba directamente a uma rocha, esse efeito surge imediatamente, mesmo sem ter algas em mais lado nenhum! O porquê... não sei!!

...Viro-me mais para o que diz o Roberto. Provavelmente ando a abusar na comida...
    Tambem é algo que terias de corrigir

...Poderá ter alguma influência, o strotium?
    Adiciono e sempre adicionei estrôncio nos meus aquários, penso que não esteja ai o problema!

Espero ter ajudado

Atentamente,
    Atentamente,
    Tiago Garcia

O meu Aquario
    O meu Video
    A minha Pagina web
    "O teu futuro depende dos teus sonhos, por isso não percas tempo, vai dormir...!!"

Membro Identificado Avatar de Manuel Faria
    Data de Ingresso
    02-03-06

viva

Então eu sou mais um que tem o problema de ter algas quando se tem corrente directa sobre as rochas.
    Tenho uma única rocha que leva com a força da corrente de uma tunze 6000l/h e a parte de cima da rocha ganha sempre uma leve camada de uma alga escura.
    Porque será? Alguém tem respostas? Ou alguém mais obseervou o mesmo fenómeno?
    Um Abraço amigo
    -----------------------------------------------
    M. Faria

Data de Ingresso
    10-09-04

Citação Postado originalmente por Manuel Faria
    Nao e segredo Manuel e evidente que nutrientes nao estao sendo exportados, se houver nutrientes dissolvidos vai haver algas.

Membro Identificado Avatar de Manuel Faria
    Data de Ingresso
    02-03-06

viva Roberto.
    Eu sei que é assim. O que é cómico, se assim lhe posso chamar, é que sómente a rocha que leva em cima com a maior parte da corrente directa é que apresenta uma leve camada de alga.
    Nas outras rochas e no aqua não tenho algas.
    Um Abraço amigo
    -----------------------------------------------
    M. Faria

Membro Identificado Avatar de Diogo Lopes
    Data de Ingresso
    20-01-05

Olá,

Citação Postado originalmente por Duarte Araujo
    essa foi de mestre e a altura não podia ser a melhor! acho que agora ninguém usa mesmo disso. nada mesmo
    De facto a frase foi bem colocada, mas é importante referir que colocar aditivos não significa ter algas! Eu coloco muitos aditivos no aqua e não tenho...

O problema deve estar associado a excesso de nutrientes e quanto a mim uma circulação deficiente. Podes ter muita litragem em circulação mas isso não significa que esteja bem feita. Com duas Powerheads como pude verificar no teu setup, não podes ter uma circualção bem conseguida num aqua desse tamanho... tenta rever esse ponto.

Abraço,
    Diogo

Membro Identificado Avatar de Carlos Jorge
    Data de Ingresso
    08-10-05

Citação Postado originalmente por Manuel Faria
    viva

Então eu sou mais um que tem o problema de ter algas quando se tem corrente directa sobre as rochas.
    Tenho uma única rocha que leva com a força da corrente de uma tunze 6000l/h e a parte de cima da rocha ganha sempre uma leve camada de uma alga escura.
    Boas

Manuel, a mim acontece-me exactamente o mesmo. Tenho uma lifetech por trás das rochas. O jacto sai paralelo e encostado a uma das rochas e exactamente à saída do jacto tenho um corredor com uns 10cmx3cm com uma película muito fina de algas castanhas. O aquário está completamente estabelizado e não tenho algas em mais lado nenhum.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Membro Identificado Avatar de Rui Ferreira de Almeida
    Data de Ingresso
    15-09-04

As filamentosas crescem é na corrente ; Inclusivamente nas proprias saídas das bombas. Porque será? Se calhar porque maior fluxo de água significa maior concentração de nutrientes nesse mesmo fluxo por unidade de tempo.
    Ás vezes mudas de água trazem mais algas!Porquê? Porque nutrientes limitantes como o ferro são reintroduzidos apesar de haver diluição de outros como o fosfato e os nitratos. Mas o ferro nesse caso vai aumentar as algas porque poderia ser o factor limitante.
    Atenção aos testes de fosfatos. O Único que vale a pena é o da Deltec!
    Rowaphos ajuda muito!
    Carvão activado ajuda muito!
    Um escumador a trabalhar bem é fundamental!
    No teu caso um ouriço diadema e uns caranguejos mithrax ajudam muito. Depois podes retirá-los.
    Cump.
    Rui

Membro Identificado Avatar de Carlos Jorge
    Data de Ingresso
    08-10-05

Boas

Não queria fugir ao tópico, mas como estive agora a observar melhor a alga queria apenas descrevê-la para ver se é semelhante à do Manuel.
    Ela é castanho escuro, tem uma espessura desprezável e quando passei uma pinça ficou um risco perfeito por isso não é aderente, diria que tem uma textura semelhante a pó.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Lojista Avatar de Ricardo Santos
    Data de Ingresso
    14-07-05

Citação Postado originalmente por Carlos Jorge
    Boas

Não queria fugir ao tópico, mas como estive agora a observar melhor a alga queria apenas descrevê-la para ver se é semelhante à do Manuel.
    Ela é castanho escuro, tem uma espessura desprezável e quando passei uma pinça ficou um risco perfeito por isso não é aderente, diria que tem uma textura semelhante a pó.
    Isso são diatomáceas...

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Algas I e Algas II.
    Por Alex Correa no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 2
    Último Post: 17-10-08, 23:58
  2. Aumento de algas filamentosas
    Por José Passos Campainha no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 10
    Último Post: 10-01-08, 18:44
  3. O nosso primeiro salgado
    Por Eduardo Futre no fórum Diário do Meu Aquário
    Respostas: 148