Resultados 1 a 4 de 4

Tópico: Dúvidas que procedimentos e o que me aconselhão??

Utilizador Banido Avatar de Pedro Moreira
    Data de Ingresso
    20-11-06

Dúvidas que procedimentos e o que me aconselhão??

Boas colegas já vou consegui um aquario furado e oferecido pela familia graças agora é assim digam-me os 2 furos para a saida da agua para a samp de que diametro é o normal e eu sei que o furo ladrão é mais acima e vou por no furo principal que não é o ladrão uma cuva pvc para a caida de agua do aquario para a samp o outro mais a cima é em caso de intupimento para não inundar a casa o retorno não vai ser furado nenhum furo porque vou por um tubo vindo da bomba de retorno até á superficie o aquario e talvés opte por fazer de 2 entradas para o aquario será que funciona bem?O aquario vai ter estas medidas 110,45,45 quantos litros levará no total outra dúvida para fazer um tpa ao aquario que prosedimentos é que tenho de fazer na samp tenho de fechar os passadores da agua tanto a que vai para a samp como a do retorno?é só tirar a agua que eu quero da samp e meter a mesma quantidade que a tirei?e se for agua+sal em que repartição eu ponho o sal na samp?e só abro os passadores dá agua toda do aquario como da samp quando tiver na temperatura e na dencidade que o aquario tiver?agradeço que digam estas dúvidas que me faltam saber que melhores procedimentos o que eu tenho de fazer?visto só ter o nano da minha filha que não tem samppor isso estou a perguntar á as medidas da samp são:50,30,30 para o sitiu que vai não me cabe uma maior e já agora que bomba de retorno é que me aconselhão para esta dimenção do aquario?um abrço colegas e desculpem estas dúvidas todas mas eu só quero o melhor para os nossos amigos um abraço a todos fiquem bem

Data de Ingresso
    20-11-06

Re: Dúvidas que procedimentos e o que me aconselhão??

Boas amigos ninguém me pode dar uma ajuda nestas dúvidas???fico agurdar agradeço-vos um abraço

Lojista Avatar de Gil Miguel
    Data de Ingresso
    10-09-04

Boas Pedro

Em relação aos furos, podes fazer de 32 mm ou 40 mm para o tubo ladrão e de 40 mm para a furação principal. Ambos devem estar protegidos com crivos para evitar entupimentos. O Tubo ladrão pode ficar apenas pouco acima do furo saida (nao tem que ter uma grande diferença), tem apenas atenção a que altura do aquario vais fazer o furo de saida, pois é esse que te vai definir a altura de água no aquario. Na descida eu colocaria tambem uma Válvula para poderes no futuro regular o fluxo do aquario para a sump e para fechar o circuito se necessário.
    Se vires algumas fotos na galeria do Reefforum penso que ficarás esclarecido.
    Ainda sobre este assunto, na saida do passa muros para o aquario, nao coloques uma curva, mas sim um T, para te eliminar possiveis ruidos na queda de água.Convem tambem que o tubo que vem do aquario assente na sump, esse tubo cortas de forma obliqua.

O retorno não vai ser furado nenhum furo porque vou por um tubo vindo da bomba de retorno até á superficie o aquario e talvés opte por fazer de 2 entradas para o aquario será que funciona bem?
    Esta frase nao compreendi o que queres dizer com retorno Furado.Se te estiveres a referir aos furos no aquario para a entrada de água não são necessários, podes colocar as entradas de água a passarem por cima do aquario e ficarem uns cm´s dentro de água. Atenção, não coloques as entradas de água demasiado baixas, já que assim vazas o aquario até entrar ar nesse tubo, o que te pode levar a uma inundação pela sump.
    Podes utilizar um SCWD para fazer a divisao do fluxo de entrada, e assim ganhas tambem um wave maker mecanico
    Atenção tambem ao nivel de água nas sumps, a sump tem que ter capacidade para suportar a agua que desce do aquario quando a bomba de retorno pára, por exemplo por falta de electricidade.

aquario vai ter estas medidas 110,45,45 quantos litros levará no total outra dúvida para fazer um tpa ao aquario que prosedimentos é que tenho de fazer na samp tenho de fechar os passadores da agua tanto a que vai para a samp como a do retorno?é só tirar a agua que eu quero da samp e meter a mesma quantidade que a tirei?e se for agua+sal em que repartição eu ponho o sal na samp?e só abro os passadores dá agua toda do aquario como da samp quando tiver na temperatura e na dencidade que o aquario tiver?
    São muitas perguntas! Lol Pedro tens que perder muito mais tempo a ler, lê as FAQS e alguns dos milhares de topicos aqui do forum, ficarás muito melhor elucidado e com perguntas mais especificas verás que vais têr muito mais colegas do forum a responder.
    De qualquer forma as coisas funcionam da seguinte forma: Evaporação de água é reposta com água doce ( + kalk é aconselhável) e quando queres fazer mudas de água, acrescentas água mais sal.
    Se necessário acertas a densidade com + ou - sal. Desligares a bomba e fechares a valvula de saida é um cuidado que te pode evitar alguns dissabores enquanto tiveres pouca experiencia.

O Aquario com essas medidas terá 220 litros brutos + sump.

Em relação á sump podia ser um pouco maior, mas já que não podes ter uma de maior dimensão tem atenção, e como já referi em cima, á capacidade da sump para suportar a agua que vem do aquario com a electricidade desligada.
    Uma bomba de retorno para esse aquario pode ser por exemplo de 2500 L/H, mais que isto é demais.
    www.reefcenter.vstore.ca
    There are no facts, only interpretations.
    Friedrich Nietzsche (1844 - 1900)

Data de Ingresso
    20-11-06

Boas amigo Gil muito agradecido da tua parte por me dares estas dicas e não é o começo porque já montei um nano de 60 litros para a minha filha e está cheio de saude com os conhecimentos em ler neste forum o que tenho de vou em antes de me meter em alguma coisa tenho de ler pelo menos o mais importante de um aquario marinho porque não quero cometer erros nenhuns porque assim com paciencia e algum conhecimento tenho tudo excelente e não meto a vida em risco os vivos á certa deste que vou montar tinha estas duvidas porque não tinha samp.Vai levar no aqua principal 2 furos em cima 1 no vidro lateral e o outros que é o furo ladrão mais acima no vidro trazeiro e culuna secavai ser um vidro a cercar a quina onde estão os furos o furo principal vai ter 38mm de diametro e o outro mais acima tambem o principal fica 20mm da superficie e o ladrão fica a 10mm da superficie do aquario achas que está correcto e vai funcionar bem? todos os 3 tubos pvc vão ter passadores para eu fechar para alguma coisa tipo tpa a entrada da agua que vem pela bomba de retorno eu não sei que peça é esta que falas SCWD podes me dar um esquema disto?e já agora podes-me dizer com estas medidas de elevação da samp para o aqua da entrada da agua já com curvas e tudo que bomba de retorno é que me aconselhas suficiente para 60cm a 70 cm da samp até ao aquario assim boa e barata como nós dizemos?E diz-me que peça é esta tens esquema dela da palavra crivos?e finalmente diz-me se não te importas quando for encher o aquario como é que eu posso nivelar a agua do aquario e samp? é a bomba de retorno que que tem de ter mais fluxo de agua doque para a que sai até á samp é assim que funciona?e a vaporação tenho de ver no aquario ou na samp o nivel da agua?um abraço fico aguardar só estas dúvidas e desculpa se te estou a massar obrigado colega e se me podes mostrar os 2 esquemas de que falas do caso do intupimento e da entrada da agua para o aquario

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Duvidas e muitas duvidas???????????
    Por Manuel canhoto no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 24
    Último Post: 17-08-08, 22:34
  2. Startup ajuda na escolha / duvidas
    Por JoseCarlos no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 6
    Último Post: 06-05-07, 19:03
  3. Dúvidas para colocar uma samp
    Por Pedro Moreira no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 7