Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: Uma Introdução Aos Leitos de Areia Profundos

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Uma Introdução Aos Leitos de Areia Profundos

Artigo por: Anthony Calfo
    Traduzido por: Pedro Nuno Ferreira

Boa noite a todos

Depois dos excelentes artigos sobre os refúgios, boa metodologia para a exportação natural de nutrientes, era imperativo abordar os leitos de areia profundos. Espero que a versão Portuguesa deste excelente artigo de Anthony Calfo, lance esclarecimento sobre um tema muito falado e muitas vezes mal por falta de conhecimento. Além disso a analise sobre o calibre da areia tem aqui destaque esclarecedor que espero ajude na definição e escolha do substrato que mais se adequa aos organismos e resultados do sistema pretendidos e lance esclarecimento sobre “coisas inexplicáveis” que aconteceram ou acontecem sem que alguma vez se suspeite da verdadeira origem.
    Pedro Nuno Ferreira – 24-03-2007

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Membro Identificado Avatar de Paulo Vasconcelos
    Data de Ingresso
    06-06-06

Re: Uma Introdução Aos Leitos de Areia Profundos

Citação Postado originalmente por Pedro Nuno Ferreira
    Ba noite
    Assim à primeira vista pela imagem que colocaste parece o leito de areia profundo LAP=DSB parece estar instalado numa area reduzida e não se percebe como flui a circulação. Sugeria que lesses atentamente este artigo que traduzi específicamente sobre esse asunto, os leitos de areia profundos ou LAP=DSB - Deep Sand Bed. Lá encontrarás respostas às tuas dúvidas e podes aproveitar para lá colocar todas as tuas perguntas.

http://www.reefforum.net/showthread.php?t=8450

http://www.reefforum.net/view.php?pg...reia_profundos

Atenciosamente
    Pedro Nuno
    Boas Pedro,

Já li o artigo que mencionas, mas não encontrei nada que se relacione especificamente com o tamanho mínimo e circulação na DSB em refúgio.

Aquele refúgio (http://www.reefforum.net/showthread.php?t=1250&page=4) que aparece na foto tem 15x39x50 e é alimentado por uma powerhead de 300Lh, caindo depois a água por gravidade para a sump, não tenho qualquer bomba de circulação lá dentro.

A minha dúvida persiste: Será que feita dessa forma a DSB tem alguma eficácia? Ou só servirá para acumular detritos.
    Abraço,
    Paulo
    Nano.................... Reef.........................................Cristal Lagoon

reef video1 reef video2 (clica nos links para ver) Sobre mim

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Paulo Vasconcelos
    Boas Pedro,

Já li o artigo que mencionas, mas não encontrei nada que se relacione especificamente com o tamanho mínimo e circulação na DSB em refúgio.

Aquele refúgio (http://www.reefforum.net/showthread.php?t=1250&page=4) que aparece na foto tem 15x39x50 e é alimentado por uma powerhead de 300Lh, caindo depois a água por gravidade para a sump, não tenho qualquer bomba de circulação lá dentro.

A minha dúvida persiste: Será que feita dessa forma a DSB tem alguma eficácia? Ou só servirá para acumular detritos.
    Justamente a DSB tem por objectivo acumular detritos para os ir decompondo lentamente e efectuar a desnitrifcação entre outros. A DSB não tem por objectivo ser um atoleiro, daí o aspecto da circulação da água entre outros como aqui focado. Terás de analisar esse aspecto no teu sistema e verificar se areia em causa tem a granulometria mais favorável como descrito no artigo e relativamente à area pois quanto mais reduzida, mais se concentram os detritos.
    Pessoalmente não uso DSB e não gosto lá muito justamente porque implica muitas variáveis e quanto mais variaveis houver para gerir, mais complicado fica. No entanto é uma abordagem com méritos e eu apoio e ajudo dentro do pouco que sei e posso, quem quer que decida enveredar por tal metodologia.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

Como aquaristas temos frequentemente fluxo de água inadequado, o que impede exportar adequadamente detritos e partículas orgânicas pelo escumador e outras dinâmicas de filtragem. Em retorno, excesso de detritos assenta em bolsas e migra profundamente no substrato. Além disso, a areia e areão de curso é ainda bastante popular e permite às partículas que assentem e se acumulem bem facilmente. O golpe fatal para uma aplicação defeituosa com substratos de curso em aquários fracamente circulados é o uso popular infeliz de camadas intermédias de areia entre 25 e 75mm. Nesta gama média a areia é frequentemente demasiado profunda para ser completamente aerobica e contudo não suficientemente profunda para permitir faculdades eficientes de desnitrificação. Como tal, a duas populações biológicas dominantes (e desejadas!) são restringidas se não mesmo excluídas amplamente e o leito de areia pode tornar-se numa zona morta…um atoleiro de nutrientes. Seja como for, camadas de areia intermédias podem ser mantidas com sucesso (de facto, frequentemente!) mas requerem atenção diligente na forma de regularmente peneirar/soltar a areia naturalmente ou mecanicamente (pelo aquarista ou por criaturas no aquário), forte fluxo de água no aquário, bio cargas realistas, etc.

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Convidado V. I. P Avatar de João Basso
    Data de Ingresso
    07-06-07

Prezados amigos

Uso em meu aquario, a mais de 10 anos, areia de uma praia, proxima a minha casa, cerca de 83 km,com mais ou menos 5 centimetros de altura, não mai
    s e sua granulometria, é de 1 milimetro para menos, e meus aquarios tem em média 30 litros,e considero excelente, já que meu nitrato, apesar de não ser como dizem ,zerado, se mantem em torno de 3 a 5 ppm.Ésta areia, se olhada num microscópio ,tem fragmentos de conchas finissimos, em quantidade razoavel, e sinto meus aquarios, bem, a muitos anos, sendo que um amigo logista que vinha acompanhando meu trabalho, depois de 4 anos de uso, se intusiasmou, e agora vem usando já a dois anos e meio, em seus aquario, substituio a halimeda,no sistema Jaubert, por ésta areia e seu nitrato, tambem é satisfatório.Jogamos em baixo do aquario, em cima do vidro direto, e nunca ultrassamos 5 centimetros, isto escrevi a pedido do autor do tópico, e a quiza de esclarecimento.

Abraço

Basso

Membro Identificado Avatar de José Francisco Duarte
    Data de Ingresso
    09-11-05

Wink Re: Uma Introdução Aos Leitos de Areia Profundos

Citação Postado originalmente por João Basso
    Prezados amigos

Uso em meu aquario, a mais de 10 anos, areia de uma praia, proxima a minha casa, cerca de 83 km,com mais ou menos 5 centimetros de altura, não mai
    s e sua granulometria, é de 1 milimetro para menos, e meus aquarios tem em média 30 litros,e considero excelente, já que meu nitrato, apesar de não ser como dizem ,zerado, se mantem em torno de 3 a 5 ppm.Ésta areia, se olhada num microscópio ,tem fragmentos de conchas finissimos, em quantidade razoavel, e sinto meus aquarios, bem, a muitos anos, sendo que um amigo logista que vinha acompanhando meu trabalho, depois de 4 anos de uso, se intusiasmou, e agora vem usando já a dois anos e meio, em seus aquario, substituio a halimeda,no sistema Jaubert, por ésta areia e seu nitrato, tambem é satisfatório.Jogamos em baixo do aquario, em cima do vidro direto, e nunca ultrassamos 5 centimetros, isto escrevi a pedido do autor do tópico, e a quiza de esclarecimento.

Abraço

Basso
    Boas João Basso...

Queria fazer uma observação que apesar de não estar relacionada com DSB's, que poderá ser útil aos membros mais distraídos...

A areia da praia que referes, teremos de ter em conta que é do Brazil, ou seja areia de coral... Muito diferente da areia de praia de Portugal, que tem em sua composição muita sílica e esta última poderá trazer algum alimento no que respeita às algas (que tentamos impedir que cresçam nos nossos sistemas), assim e apesar de alguns membros usarem esta areia, não é muito indicada para servir de substrato para os nosso aquários em Portugal...

Fica a observação!

Um abraço!
    ...

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. DSB 10cm vs DSB 2.5Cm - An Experimental Comparison of Sandbed and Plenum-Based System
    Por João Magano no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 92
    Último Post: 15-09-10, 09:31
  2. Leitos de Areia Profundos/Deep Sand Beds
    Por Pedro Nuno Ferreira no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 0
    Último Post: 14-08-08, 17:32
  3. Substratos de fundo
    Por Julio Macieira no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 0
    Último Post: 10-06-07, 23:21

Tags para este Tópico