Resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Seres estranhos 03

Membro Junior Avatar de Luciano Azevedo
    Data de Ingresso
    17-02-07

Seres estranhos 03

Apareceram em meu aquário estes seres, os vermes de fogo. Aí pesquisei um pouco mais e aí está:

http://www.horta.uac.pt/Projectos/MS.../Hermodice.htm

Abraço a todos.

Última edição por Pedro Nuno Ferreira; 09-04-07 às 04:12. Razão: Converter a informação/artigo para formato que não entre em conflito com direitos de autor
    Luciano_Azevedo

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Wink Re: Seres estranhos 03

Bm dia Luciano

Como poderás ler procedi à edição do tópico para evitar conflitos de direitos de autor. Sempre que recorreres a citações de artigos, fotografias propriedade de alguém e/ou publicados noutro fórum, deverás ou colocar apenas o elo (=link) ou então exibir em modo inwindow, embora este último modo deva ser usado com muita limitação!!!! dado que pode tornar muito lenta a abertura de uma página e sobretudo não deve ser usado se essa mesma página abrir em formato pdf!!!!
    Quando o artigo, tópico, fotografia proceder de um fórum nosso parceiro, poderá ser publicado se não existirem restrições nesse sentido sobre o mesmo, pelo que deverás perguntar antes de publicar. De um modo geral o citar por meio de um elo (=link) não constituirá problema e ficam minimamente respeitados os direitos do autor dado que para visualizar teremos de aceder à página do mesmo cujo o acesso é livre ou não seria normalmente usado para citação.

O artigo em causa já foi aqui apresentado por mim na sequência da apresentação de um artigo sobre o verme Eunice sp. pelo Matias Gomes de Ilha Bela e que aproveito aqui para te dar a conhecer, dado ser um verme que te pode surgir à mistura com os muitos outros que já tens, um verme que existe aí no Brasil e que é má noticia se surgir. Caso isso aconteça e como é muito voraz, despois de o localizares deverá bastar um mexilhão sem concha préviamente injectado com Kalk que oferecerás ao "leviatã" que o deverá comer avidamente e......., assegura-te porém que só o verme Eunice o come, senão....
    E agora o verme Eunice:

Citação Postado originalmente por Matias Gomes
    As vezes não sabemos que temos um predador em nossos reefs, um simples snail que pegamos naquela praia pode significar o fim de uma Tridacna que levamos anos para conseguir ter, ou a devastação de sua equipe de limpeza, uma RV nova pode trazer um Mantis que pode devorar todos os seus paguros e atacar algum peixe pequeno, um simples caranguejo que veio numa rv pode se transformar em um tormento, sem contar as pragas que podemos importar junto com uma muda de coral ou outra coisa que colocamos no nosso Reef, hoje consegui fotografar o Verme Predador demos esse nome a ele pelo forma de sua boca lembrando o alienígena do filme, ele é muito voraz e nem quero imaginar um desses por engano em um reef, eu vi ele dando bote em cima de uns peixinhos e tb de camarões pequenos.
    Desculpem esqueci de escrever que essas fotos foram feitas na praia na maré baixa, no local da expedição noturna.
    Uma pergunta, vc já teve algum predador no seu Reef?

Já tive caranguejos e tenho ainda rss, e consegui tirar um mantis do reef.

segue as fotos

apenas a cara dele dentro da toca na lama.

tentando comer a varinha que o alimenta rss

brincando com o perigo

olha que cores lindas, alguem quer um para colocar no reef? rsss

Cuidado com o que coloca no seu Reef.
    MSN matias-ilhabela@hotmail.com
    Citação Postado originalmente por Pedro Nuno Ferreira
    Bom dia
    Esse "simpatic" "leviatã" é um verme anelídeo Eunice sp. (As meninas que se chamam Eunice não Têm nada a ver com este verme...ou então seriam alienigenas predadoras.... Se seguirmos a explicação aqui dada : http://www.mulhervirtual.com.br/nomes/emulher.htm Eunice significará boa vitória ou a vitoriosa ao que eu acrescento de ser de origem do Grego Eunike (o K em Grego lê-se C...e de facto com umas mandíbulas daquelas). Também conhecido por "Bobbit worm" é um predador voraz que é descrito pelo Ronald L. Shimek no seu livro Marine Invertebrates ISBN1-890087-66-1, na página 226 e as "competências" carnívoras do bicho são lá descritas. Uma das boas potencialidades é o facto de ser um bom comedor de carne putrefacta como por exemplo algum peixe "a quem as pilhas acabaram".

aqui uma pesquisa no google com a designação Bobbit worm para explorarem mais:

http://images.google.pt/images?q=bob...hl=pt-PT&gbv=2

e mais aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Bobbit_worm

De facto não é uma boa "companhia" para a "malta" dos nossos recifes, mas pode aparecer...e se isso acontecer...bem...uma vez localizado, bastará alimentá-lo com um mexilhão sem casca e...previamente injectado com um pouco de Kalk....mas assegurem-se que de facto o come e mais ninguém come...

Existe ainda um outro "má noticia" que se chama Hermodice carunculata ou verme de fogo comedor de corais, mesmo livro acima mencionado, página 225 e também aqui:

http://www.horta.uac.pt/Projectos/MS.../Hermodice.htm
    ...e acho que já tive um...ou tenho...alguém acabará com a raça dele...., já agora, esse verme abunda no nosso litoral, por isso evitem de lhe dar uma "ajudinha" para o que basta não o trazer para casa.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egrégiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...

Charles Darwin, a Origem das espécies.
    Foruns parceiros
    Zanclus canensces, cornutus, Kihikihi ou o zigzags
    Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Quítons?? Mais uns seres para identificar...
    Por Pedro Ferrer no fórum Outros...
    Respostas: 2
    Último Post: 09-01-08, 11:59
  2. Seres estranhos 01
    Por Luciano Azevedo no fórum Preciso identificar isto !!!
    Respostas: 6
    Último Post: 09-04-07, 02:20
  3. Seres estranhos 02
    Por Luciano Azevedo no fórum Preciso identificar isto !!!
    Respostas: 1
    Último Post: 09-04-07, 02:08
  4. Barulhos estranhos e bombas aos saltos
    Por Mario Ferreira no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 8
    Último Post: 28-07-06, 20:00
  5. Anémona Em Locais Estranhos
    Por Mario Ferreira no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 3
    Último Post: 03-06-06, 02:49

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem