Resultados 1 a 4 de 4

Tópico: Qual melhor configuração - Nano Reef

Membro Junior
    Data de Ingresso
    08-04-05

Qual melhor configuração - Nano Reef

Caros amigos do fórum,

Estou querendo montar um aquario marinho e estou pesquisando bastanta para saber qual a melhor configuração para começar. No começo queria montar um aquario com uns 500 litros, mais fiquei desanimado com o preço dos equipamentos que seria necesários, fora a minha pouca ou nenhuma experiência nessa área.

No momento estou pretendendo montar um nano reef com no máximo 150l, principalmente pelo custo bem mais baixo. gostaria da opinião de vocês sobre a seguinte configuração para o meu aquario:

1) Medidas: 70x40x50 (140 litros) - O que vocês acham dessas medidas, queria que o aquario não tivesse mais do que 150L. Ele esta muito pequeno? 70cm de largura é pouco, é melhor que seja mais largo e mais baixo, tipo 90x40x40 (144 litros)? Outra pergunta 6mm ou 8mm pro vidro?

2) Filtros: Estou pensando em usar um Morato skimmer 150 interno, mas estou em duvida por ele ser interno, já que o aquario é pequeno não gostaria que tivesse nada dentro que não fossem corais ou peixes. O que vocês acham?

Tem o Skimmer airlift 60 - red sea que é bem mais barato, vale a pena usar esse, tinha pensado no Morato por ler que era um dos melhores.

Usando com uma bomba Bomba submersa maxi jet mp - 1200

3) Circulação: Alem da bomba para o skimmer vou precisar de mais bambas para a circulação da água, qual e quantas deveria usar, não sei como escolher isso. Eu deveria usar um sump nesse aquario? Se eu tiver um sump eu posso colocar o skimmer dentro do sump? Qual seria o tamanho do sump para um aquario desses?

4) Refrigeração: Como eu moro no Rio de Janeiro, aqui é bem quente, estou preocupado com a temperatura será que serei obrigado a usar um chiller. Quais seriam as outras opções para manter a temeratura correta do aquario?

5) Iluminação: Não tenho a menor idéia de qual tipo de iluminação usar, sei que quero ter peixes e corais...preciso de sugestões.

Bem acho que por enquanto é isso, tenho certesa que devo estar esquecendo de varias coisas que são fundamentais, conto com a experiência de vocês para me ajudarem a construir esse aquário.

Desde já obrigado pela ajuda.
    Última edição por Julio Macieira; 12-04-05 às 07:59. Razão: Correcção de tiulo

Membro Identificado Avatar de Duarte Conceição
    Data de Ingresso
    09-09-04

Re: Qaul melhor configuração - Nano Reef

Olá André

Aqui ficam as minhas opiniões/sugestões

1) Eu acho que deve ser o mais profundo e mais alto possível, o que ajuda bastante na criação de um layout...que tal 70x50x50 ? Quanto à espessura do vidro eu iria para os 8 mm.

2) O skimmer interno podes tentar disfarçar com a rocha viva, no entanto se conseguires um skimmer estilo mochila ou externo resolves este problema facilmente.

Eu utilizei um skimmer air lif 60 no meu nano de 54 lt e não me pareceu que fosse demais, por isso se calhar para o teu sistema devias pensar no modelo acima o air lift 90. Estes skimmers são relativamente fáceis de esconder com a RV. O morato desconheço

A bomba do skimmer air lift 60 deve ser uma bomba de ar externa. O morato permite uma bomba interna? É que assim é mais uma coisa a aquecer o aquário e para tentar esconder

3) Quanto Às bombas deverás utilizar um turnover na ordem de 20x o volume do teu aquário (principalmente se quiseres vir a manter corais SPS (duros)). Por isso admitindo que o aquário teria 150 lt, deverias apontar para 2 bombas de 1500 l/h. As Maxijet são uma boa opção.

Quanto à sump não é minimamente obrigatório. Serve fundamentalmente para esconder equipamento, facilitar as trocas de água e aumentar o volume do sistema. Poderias lá colocar o skimmer e termostatos p.ex No entanto já terias que comprar mais uma bomba para elevar de novo a água para o aquário. O tamanho poderia ser qualquer coisa como 50x40x50 desde que lá coubesse tudo.

4) Pois ... se aquecer muito por aí um chiller é a melhor opção Caso contrário podes sempre utilizar daquelas fans estilo as dos PC's ligadas a um transformador.

5) Depende do tipo de corais que queiras manter. Se a tua escolha forem corais moles e LPS aconselho-te uma calha com powercompacts. Se quiseres SPS então terás que colocar HQI (o que poderá aquecer ainda mais o aquário).

Faltou-te apenas um item...a osmose

Cumps
    Duarte

Membro Identificado Avatar de Rinaldo Fontenele
    Data de Ingresso
    24-09-04

Re: Qaul melhor configuração - Nano Reef

Depende muito, na minha opinião um nano deve ter no mínimo 120 L, mais não podemos generalizar esta idéia pois já ví nanos menores e cheios de vida.
    O Duarte falou tudo......parabéns......
    ===============================
    Cumprimentos!

ABRAQUA, a primeira associação de aquariofilia do Brasil.

Acesse: http://www.abraqua.org.br

Rinaldo Soares Fontenele
    Professor de Química
    Caraguatatuba /SP - Brasil

Membro Junior
    Data de Ingresso
    06-07-07

Re: Qual melhor configuração - Nano Reef

boas amigos aquariofilos,

estou a fazer um aquario de quarentena DIY e tem 60x60x50. aconselham-me a fazer traves francesas? e qual o melhor vidro a utilizar? ja agora, se nao for pedir muito, podiam me dar uma lista resumida dos equipamentos a utilizar? o aquario tem capacidade de 162 L... agradeço desde já qualquer ajuda que me possam dar... Obrigado...

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. qual o melhor sal ?
    Por ricardo jorge silva no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 2
    Último Post: 06-09-10, 22:00
  2. Qual o melhor
    Por Joaquim Galinhas no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 10
    Último Post: 24-09-07, 23:28
  3. Qual o melhor orp?
    Por Ricardo Bulario no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 8
    Último Post: 23-05-07, 21:13
  4. Qual HQI é melhor??
    Por Marco Mansano no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 2
    Último Post: 13-02-07, 22:26
  5. Qual o melhor escumador para um reef de 120lt.
    Por Carla Valentim no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 4
    Último Post: 01-10-05, 15:27

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem