Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Startup ajuda na escolha / duvidas

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    06-02-07

Startup ajuda na escolha / duvidas

Ora ai vai o meu primeiro post, depois de passar 6 anos em agua doce, e de andar aqui pelo forum a uns mesitos, decidi avancar para os salgados, mas como nao quero cometer os mesmos erros que cometi de inicio com o aquario de agua doce (dimensões, equipamento, etc), queria a v/ opinião e o esclarecimento para algumas duvidas que tenho.

POSSIVEL SETUP:

Aquario:
    2000x600x600 [mm] ( coluna seca a meio com 2 furos de 1 polegada (esgoto/ladrao) + 1 de 32 m(retorno)
    Sump
    120x50x50 [mm] ( 3 divisões com a do meio como ETB/circulação)
    refugio
    (ainda a comprar) ( elevado com DSB colocado na "dispensa"na traseira da parede do aqua)

retorno SUMP/AQUA
    Ocean Runner 6500
    AQUA/Refugio
    (por defenir)
    Circulação
    TS 2 x 6100 controlador 7095 (em lados opostos) + possivelmente 2 x TS 6060 ( colocadas de cada lado da coluna seca para circular a agua por detraz da rv)

Espumador (por escolher)
    Deltec 850 ?
    BK 250 ?

Reactor kalkwasser
    (por escolher)

Reactor de calcio (por escolher)

iluminação (por escolher, possivelmente 3x150 w HKI 14000k + 8x t5 80 w ( 4 act+ 4 brancas) + 2 moonlight)

comentarios:
    Quanto ao aquario/sump/estrutura, pelo que eu tenho lido, convem mandar fazer a alguem que percebe do assunto, por isso irei perguntar a algumas lojas/fabricantes orcamento.
    os restantes equipamentos e para se irem comprando, pois como ja aprendi a muito, isto e um hobbi de $$$$$...;-)

perguntas....

1º sabem se mandarmos fazer aquario/sump/estrutura, existe hipotese de entregarem o aquario ( moro num 1º andar)

2º as medidas do aquario, gostaria que fosse em vez da largura de 60 cm ser 70 cm, mas isso envolviria a entrada com elevador exterior, alguem sabe precos de aluguer custos?

3º quanto as reactores kalk/calcio pelo que eu tenho pesquizado muitos membros utilizam reactores subdimensionados para os aquas o que me teem dado grandes duvidas e nao consigo defenir os parametros para os mesmos nem os modelos

4º a mesma coisa para o espumador

obrigado desde ja e agradeço a vossa ajuda...

Membro Identificado Avatar de António Paes
    Data de Ingresso
    17-09-04

Re: startup ajuda na escolha / duvidas

Mais um grande aquário que vai nascer estou certo disso.

Relativamente à coluna seca ser a meio, há quem a use mas eu prefiro a um dos lados pois a coluna a meio irá sempre condicionar-te o aquascaping, obrigando-te a teres rocha até a cima nessa zona central.

Relativamente aos escumadores ficas bem servido com qualquer um dos 2.

Há lojas/empresas que te entregam o aquário em casa, aliás a maioria faz isso mediante uma taxa de transporte.

Relativamente aos reactores de cálcio e Kalk, irá depender muito do género de aquário que pensas ter. Mas de inicio podes ter apenas o de kalk, quando começares a ter grandes consumos de cálcio com o crescimento dos corais então investe num de cálcio tb.

Boa sorte
    António

REEFFORUM e IPAq, o melhor do Aquarismo Marinho em Língua Portuguesa

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Re: Startup ajuda na escolha / duvidas

1º sabem se mandarmos fazer aquario/sump/estrutura, existe hipotese de entregarem o aquario ( moro num 1º andar)

2º as medidas do aquario, gostaria que fosse em vez da largura de 60 cm ser 70 cm, mas isso envolviria a entrada com elevador exterior, alguem sabe precos de aluguer custos?

3º quanto as reactores kalk/calcio pelo que eu tenho pesquizado muitos membros utilizam reactores subdimensionados para os aquas o que me teem dado grandes duvidas e nao consigo defenir os parametros para os mesmos nem os modelos

4º a mesma coisa para o espumador
    Olá JoseCarlos

Bem vindo a RF

O meu aquario tem 210x60x60 com vidro de 15m/m e moro num 3º andar. O aquario veio ja colado pelas escadas.

O meu como ja disse tem 60 de profundidade, se podesse ter de 70 certamente que o teria, infelizmente não tenho casa para o ter de 100

Quanto ao reactor de cálcio.
    Nos primeiros 6 meses não vais necessitar dele. Em termos teoricos a dimensão do reactor não é sinonimo de melhor ou pior. Apenas temos uma vantagem num reactor maior. Trata-se de conseguirmos mais estabilidade no retorno do reactor.

Quanto ao escumador. A minha opinião é que o escumador deve ser dimensionado para o minimo de tratamento de 3 vezes hora a litragem do aquario. Ou seja um escumador para 750L deverá tratar 2250L/hora (reais)
    Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Membro Identificado Avatar de Pedro Marreneca
    Data de Ingresso
    31-10-06

Só gostaria de acrescentar uma coisa. O diâmetro dos furos parece-me pequeno, eu apostaria em pelo menos 2".
    Força e boa sorte
    Um Abraço

Pedro Marreneca

Deve-se viver a vida como uma jornada, não como um destino

O meu antigo nanoreef http://www.reefforum.net/showthread....6970#post66970

O meu novo reef http://www.reefforum.net/showthread.php?t=9527

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    06-02-07

por acaso enganei-me nas medidas do aqua
    serão 2000x600x650 [mm]... quero ter 600 de coluna de agua efectivos....

1º quanto ao problema do aqua vir pelas escadas....nao há... o problema e as portas da casa:-) so tem 700 mm de largura.... mas como tenho um terraco e ao lado nao a predios poderia entrar pelo lado do predio...e ai a porta ja tem perto de 1200mm.... nao sei e o preço de um elevador exterior...

2º quanto as reactores... pelo que ei vi no forum.... todos os membros mesmo com litragens acima de 1000 L utilizam reactores para 500 L, é essa a minha duvida....

bem moro na cova da piedade...se houver algum membro proximo agradecia.... pois isto vai ser o meu primeiro salgado.... e como na agua doce a primeira dei barraca..... nao quero que se volte a passar o mesmo.... por isso vou para um aquario desta litragem ... assim os erros diluem-se mais

Membro Identificado Avatar de José Francisco Duarte
    Data de Ingresso
    09-11-05

Citação Postado originalmente por JoseCarlos
    ...
    nao sei e o preço de um elevador exterior...

2º quanto as reactores... pelo que ei vi no forum.... todos os membros mesmo com litragens acima de 1000 L utilizam reactores para 500 L, é essa a minha duvida....

bem moro na cova da piedade...se houver algum membro proximo agradecia.... pois isto vai ser o meu primeiro salgado.... e como na agua doce a primeira dei barraca..... nao quero que se volte a passar o mesmo.... por isso vou para um aquario desta litragem ... assim os erros diluem-se mais
    Boas...

Pois, em relação à primeira questão infelizmente não te sei responder, no entanto em relação à segunda, posso-te assegurar que esse procedimento é incorrecto (apenas poderia ser explicado por um baixo orçamento ), o correcto será um sobredimensionamento dos reactores, facilmente explicável com a disponibilidade dos elementos (cálcio, magnésio, etc..) ser insuficiente caso o reactor seja muito sub-dimensionado, neste caso os vivos(especialmente os corais duros) poderão, caso sejam muitos, não ter os elementos que necessitam para um crescimento optimizado!

A minha sugestão, será usar um reactor (seja de Kalk ou de Cálcio) de por exemplo 1000lts num aquário de 500lts, ou até de 1500lts num aquário de 1000lts!

Em relação a ajudas, qualquer ela que seja, coloca aqui no fórum que existirá sempre alguém disposto a ajudar-te!!!

Editado: Claro que, caso não tenhas reactor nenhum, ao colocar um, mesmo que seja para uma litragem muito menor que a do aquário, notarás um crescimento muito maior, no entanto não quer dizer que seja o óptimo!

Um abraço...
    ...

Membro Identificado Avatar de José Francisco Duarte
    Data de Ingresso
    09-11-05

Boas...

Há pouco consegui uma informação que poderá ser-te útil José! O Joaquim Galinhas costuma usar na sua profissão uma grua do tipo que pretendes (altura máxima 13 métros) e que custa 180€ o aluguer! Seja como for tenta falar com ele, se te interessar!

Outra questão que quero frizar e porque possa parecer contraditório é que o tamanho e a litragem máxima para um reactor de cálcio, não são factores directamente proporcionais, ou seja existem outros factores que poderão influenciar o desempenho de um reactor de cálcio, dou exemplos de câmaras de reacção de CO2 onde o CO2 será dissolvido na água, fluxo da água na câmara do elemento que contém cálcio (normalmente chamada de media), entre outros...

Seja como for, espero ter ajudado...
    Última edição por José Francisco Duarte; 06-05-07 às 20:29.
    ...

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Escolha de Boia de Nivel e Ajuda Montagem
    Por João Carlos Judicibus no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 11
    Último Post: 26-04-08, 03:32
  2. Duvidas na escolha de aqua
    Por Marco Lopes no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 4
    Último Post: 13-11-07, 22:34
  3. Ajuda na escolha de escumador
    Por Antonio Silva no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 9