Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Cypraea? Preciso de ajuda para identificar isto....

Membro Identificado Avatar de Ricardo Domingues
    Data de Ingresso
    25-10-06

Question Cypraea? Preciso de ajuda para identificar isto....

Boas pessoal!!!

Comprei umas rochas vivas para o meu mini-reef e "isto" vinha lá.
    Alguém sabe o que é? será perigoso manter isto no aquário?

Tem uma "carapaça" dura, e quando está a comer fica com este aspecto filamentoso, tem cerca de 5/6cm .
    Normalmente aparece com as luzes desligadas, mas já o vi a "passear" com as luzes ligadas.
    Alimenta-se por um pequeno "tubo" vermelho (foto2) e tem também uma membrana branca na zona traseira(parece uma antena parabólica)

Até agora ainda não vi estragos visiveis em corais/peixes....

Comprimentos,
    Ricardo Silva
    Imagens Anexas Imagens Anexas
    Última edição por Ricardo Domingues; 07-05-07 às 12:05.
    Aproveitar todos os momentos na vida como se fossem os últimos.....

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Re: Cypraea? - Preciso de ajuda para identificar isto....

Bom dia
    Tem todo o ar de ser uma Cypraea moneta ou annulus ou da familia, ou seja, um búzio "beijinho-do-mar" tropical que podes ver melhor aqui

http://seashellsofnsw.org.au/Cypraei...ea_annulus.htm

Nota: no elo acima na tabela do lado direito vais encontrar outra espécie de Cypraea a que podes aceder e assim sucessivamente. O nome moneta vem do facto dos Búzios deste Género serem usados pelas populações locais das ilhas tropicais, como moeda ...claro que agora "funcionam" melhor com dollars, euros, etc...

A ser esse magnifico búzio, para além de bonito é excelente para comer algas indesejadas como as filamentosas, e é inofensivo para os demais invertebrados. Se assim for for tiveste um "brinde" com a RV porque normalmente as Cypraea moneta custam cada uma entre 5 e 10 euros na loja. A que exibes na imagem tem o manto todo estendido sobre a concha, pelo que quando o retrair deverá exibir a concha que pode ser "branco porcelana vidrada". São normalmente mais activos nos período nocturno.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Equipa RF Avatar de José Passos Campainha
    Data de Ingresso
    26-06-06

Citação Postado originalmente por Pedro Nuno Ferreira

A ser esse magnifico búzio, para além de bonito é excelente para comer algas indesejadas como as filamentosas, e é inofensivo para os demais invertebrados. Se assim for for tiveste um "brinde" com a RV porque normalmente as Cypraea moneta custam cada uma entre 5 e 10 euros na loja. A que exibes na imagem tem o manto todo estendido sobre a concha, pelo que quando o retrair deverá exibir a concha que pode ser "branco porcelana vidrada". São normalmente mais activos nos período nocturno.

Atenciosamente
    Pedro Nuno
    Boas, Pedro.

Pelo preço e pelo facto de ser um animal espectacular e um bom exterminador de algas acho que qualquer aquariofilista teria 1 ou 2 no seu aquário. Haja é lojas a vendê-los.

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por José Passos Campainha
    Boas, Pedro.

Pelo preço e pelo facto de ser um animal espectacular e um bom exterminador de algas acho que qualquer aquariofilista teria 1 ou 2 no seu aquário. Haja é lojas a vendê-los.
    Bom dia Passos
    Eu tenho duas e até lhes chamo outra coisa por causa da forma......são lindíssimas e custaram-me cerca de 7 euros cada. Estes magníficos Búzios estão sempre disponíveis nas listas dos exportadores e distribuidores, mas a maior parte das pessoas vai para outros Búzios que até nem são tão resistentes, quiçá mais baratos, daí não se verem muito no comercio de retalho que nos serve. A titulo de exemplo enquanto escrevo estas linhas aproveitei para ver a lista de um famoso distribuidor Holandês cujo nome não vou revelar por questões de ética comercial e mesmo de moderador, e tem Cypraea annulus e Cypraea tigris disponíveis, desta vez em quantidades modestas porque tem o stock em baixa depois de se ter fartado de vender nas duas últimas semanas para as lojas da Europa. A Cypraea tigris cresce muito e pode ser incomoda para aquários mais pequenos mas a Cypraea annulus ou moneta é pequena, discreta, porque não pedes/pedem junto dos lojistas que vos fornecem para que obtenham e vos disponibilizem tais jóias do recife?, aí umas 5 para o teu aquário...Fica a sugestão. Aproveito para informar que alguns búzios com este aspecto não são "seguros", por isso e até que dominem melhor os conhecimentos e a capacidade de identificação, fica/fiquem por Cypraea annulus.
    Cá para nós Passos, acho que vai ficar espectacular no teu aquário que cada dia está melhor, pensa nisso e fala aí ao pessoal de Viana, Vila Praia de Ancora, etc...Fica a sugestão

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    REEFS MAGAZINE

Equipa RF Avatar de José Passos Campainha
    Data de Ingresso
    26-06-06

Re: Cypraea? Preciso de ajuda para identificar isto....

Ok, Pedro. Grato pelas valiosas informações. Vou ver se arranjo em alguma loja.

Data de Ingresso
    25-10-06

Thumbs up Cypraea? Preciso de ajuda para identificar isto....

olá Pedro!!

Desde já obrigado pela tua resposta.
    Da página que disses-te parece-me que ser uma Cypraea flaveola ou uma Cypraea caputserpentis Linnaeus.
    É que a concha não é branca mas sim com tons de castanho, mas tenho alguma dificuldade em afirmar correctamente pois, normalmente, está sempre escondido é quando vem "passear" vem como está na foto.
    Vou tentar observar melhor, tentando com que se feche.
    Na tua opinião esta especíe não é perigosa? é que já pesquisei um pouco e tive a impresão que este tipo de especíe era venenoso.
    Espero que não pois até gosto dele .....

Comprimentos,
    Ricardo Silva
    Última edição por Ricardo Domingues; 07-05-07 às 15:35.

Data de Ingresso
    08-06-06

Viva Ricardo
    Se for Cypraea flaveola será talvez como isto:

http://seashellsofnsw.org.au/Cypraei...a_flaveola.htm

http://www.environment.gov.au/cgi-bi...nt.pl?id=77194

aqui uma espécie muito semelhante, a Cyprea cernica

http://www.mollusca.co.nz/shells/she...ge=shell_6501&

aqui pode-se ler um pouco da origem do emprego destes búzios como dinheiro

http://www.sydneyshellclub.net/shellers/0499/0499.htm

Tinha ideia de que não são tóxicos no entanto fiz uma pesquisa que até ao momento não produziu qualquer resultado nesse sentido, mas vou continuar a pesquisar.
    Para já parece-me que estarás a confundir estes búzios com uns outros também muito bonitos mas carnívoros e que produzem uma neuro toxina que pode matar um homem adulto em menos de uma hora e de que o Conus textile é talvez um dos mais venenosos e perigosos, podes ver aqui:

http://images.google.pt/images?svnum...ocurar+imagens

São Géneros e espécies completamente distintas, uma é vegetariana e a outra é predadora. A predadora usa um "arpão" que lança e injecta o veneno na vitima, um peixe por exemplo. Logo vou pesquisar mais para informar melhor, mas para já penso que estarás a confundir e não me recordo de ler que as Cypraea possam ser venenosas. Tudo o que li aponta para animais pacíficos e vegetarianos.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Lojista Avatar de Gil Miguel
    Data de Ingresso
    10-09-04

Boas

Aqui ficam 2 excelentes sites para identificaçao destes animais:

http://www.oceanlight.com/cypraea.html

http://www.gastropods.com/Taxon_page...YPRAEIDAE.html

De qualquer forma terás sempre que a vêr "fechada"

Basta tocar-lhe quando a vires a vaguear pelo aquario, normalmente quando tens luz mais fraca ou as luzes apagadas.´

Eu já tive as annularis e são excelentes comedoras de algas. Já por exemplo a Cyprea Tigris cresce imenso e consume grandes quantidades de cálcio no seu crescimento, derrubando tudo por onde passa.
    Estão identificadas mais de 500 espécies e algumas (poucas) não são herbivoras, podendo comer corais moles e esponjas por exemplo.
    Última edição por Gil Miguel; 07-05-07 às 21:04.
    www.reefcenter.vstore.ca
    There are no facts, only interpretations.
    Friedrich Nietzsche (1844 - 1900)

Data de Ingresso
    25-10-06

Thumbs up Cypraea? Preciso de ajuda para identificar isto....

Olá a todos!!!
    Antes de mais nada o meu muito obrigado pela vossa ajuda...
    Após uma difícil e demorada "investida" para conseguir identificar, é uma Cypraea flaveola Linnaeus ou cypraea cernica. por muito que lhe mexe-se, apenas consegui ver um pouquinho da concha . Acho que deve ter muito mau feitio ...
    Agora uma identificação mesmo precisa só alguém mais entendido.
    Só o facto de saber que não é venenoso já ajuda....

Comprimentos a todos,
    Ricardo Silva

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Plâncton vivo/inerte - Gorgónias/Corais Não Fotossintéticos
    Por Pedro Nuno Ferreira no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 30
    Último Post: 24-10-07, 19:50
  2. Tratamentos para Cryptocaryonosis
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 0
    Último Post: 20-09-04, 03:35
  3. Composicao de ASW
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 3