Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 149

Tópico: O nosso primeiro salgado

Membro Senior
    Data de Ingresso
    02-03-07

O nosso primeiro salgado

Ao fim de quase 3 anos de aquariófilia, eu e o meu irmão montamos o nosso primeiro salgado .
    O primeiro e unico problema com que nos deparamos até agora foi com a temperatura da água causada pelas HQI. Ontem a noite estava a 28º e tal, depois das luzes apagarem e até hoje de manha desceu para os 26º. Assim que acendemos a luz começou a subir outra vez, mas entretanto já metemos uma ventoinha de 12 por 12 de 12v e a temperatura já caiu para os 25º .

A nivel de aspecto, podemos n ser aquascapers, mas acho que o resultado final n ficou desagradavel

Domingo 27-05 -> limpeza de algas, areia e plantas e introdução de bombas, água nova, sal e areão coralino.

Segunda 28-05 -> Introdução de rocha morta e keramic comprada na agua viva, se n me engano.

Terça 29-05 -> Introdução de rocha viva, mais keramic e um ermita de patas verdes comprada na red fish. Alguma amonia e nitritos na água, mas abaixo dos valores perigosos.

Quarta 30-05 -> Produto final. Mais uma viagem à red fish para mais rocha viva e morta e um ermita de patas brancas na aquaplante. Um amigo meu trouxe-me um Premnas Biaculeatus, o que foi um pouco prematuro, uma vez que o aquário tinha acabado de ser montado, mas pensei, que se lixe... o maximo que vou ter que fazer são mudas de água.

Hoje 5ª feira -> A água está mais limpa, de qualquer das formas ias preparado para fazer uma muda de água, mas incrivelmente a amonia os nitritos desceram ligeiramente, por isso para já não mexo em nada que por agora está tudo a funcionar normalmente.
    Última edição por Eduardo Futre; 31-05-07 às 16:04.

Membro Identificado Avatar de Aderito Pereira
    Data de Ingresso
    12-09-04

Re: O nosso primeiro salgado

Então já colocaste um peixe ???? acabaste de montar o aquário !!! coitado....quando tiveres os picos de amónia.....

Coloca o setup do aquário.
    Antigo Reef 1: http://www.reefforum.net/showthread.php?t=2584
    Antigo Reef 2: http://www.reefforum.net/showthread.php?t=9614
    Actual Reef : Fotos para breve....

Membro Senior
    Data de Ingresso
    02-03-07

a amonia e os nitritos vão ser monitorados de perto para o bicho n sofrer com isso

setup

120/50/60 -> 280l reais, sensivelmente.
    1400l*3 de circulção
    Escumador V2 skim 400
    2 HQI 150w 10.000k
    15kg rocha viva
    22kg rocha morta
    20 kg de areão, para fazer apenas uma camada fina.

penso ser isto

Equipa RF Avatar de José Passos Campainha
    Data de Ingresso
    26-06-06

Boas, Irmãos Futre

A nivel de aspecto, podemos n ser aquascapers, mas acho que o resultado final n ficou desagradavel.
    Parece-me que têm um layout muito bem conseguido. Só uma sugestão: se não têm sump, tentem esconder o aquecedor por detrás da RV, mas numa zona de boa circulação de água, para poder espalhar a água quente e ter uma temperatura constante em todo o aquário.

Um amigo meu trouxe-me um Premnas Biaculeatus, o que foi um pouco prematuro, uma vez que o aquário tinha acabado de ser montado, mas pensei, que se lixe... o maximo que vou ter que fazer são mudas de água.
    Um conselho: na aquariofilia marinha não se pode pensar assim. Temos de ter paciência para evitar baixas e todos os seres vivos devem merecer o nosso respeito! Mesmo fazendo TPAs podes pôr a vida do Premnas Biaculeatus e dos eremitas em perigo.

Lojista Avatar de Gil Miguel
    Data de Ingresso
    10-09-04

Boas..

3 dias e ja um peixe que um "amigo" trouxe.. ok... o facto de monitorizares os nitritos e amónia não impede que estes subam a niveis mortais para o peixe, nem as trocas de água nesta fase resolvem isso...se nos proximos 2/3 meses começas a encher o aquario de vivos, vai tudo morrer.

Quanto á reeframik acho uma má escolha, a um preço mais acessivel tens rocha morta natural, que tem muito mais qualidade em termos de filtração (mais porosa) e com um aspecto natural, que a reeframik, mesmo com anos de aquario, nunca vai ter. Acho tambem que tens pouca circulação.
    Última edição por Gil Miguel; 31-05-07 às 18:43.
    www.reefcenter.vstore.ca
    There are no facts, only interpretations.
    Friedrich Nietzsche (1844 - 1900)

Membro Senior
    Data de Ingresso
    02-03-07

boas

a reef keramic o bastante boa numa coisa(segundo consta) na manutençao dos niveis de magnesio na agua, coisa que a rova natural n faz.

Membro Senior
    Data de Ingresso
    02-03-07

GIl, está descansado que nunca perdi um unico peixe por causa de amonia ou nitritos , nem vou encher o aquário de peixes nos proximos 2 meses.
    Ja por parasitas e infecções bacterianas, n posso dizer o mesmo, desde hexamitas spironucleus, até hidropsia, passando por ténias e por ai fora.

Foi precipitado, claro que foi. Se estou preocupado? nem por isso.
    Já vi barbaridades bem maiores que a minha, feitas em aquarios de água salgada em arranque ( e ao longo da existencia desses mesmo aquários) e n vi nenhum peixe morrer por amonia ou nitritos, nem sequer deixarem de comer.

Isso ajuda na despreocupação, mas n é a unica razão como é obvio, até pq respeito muito os animais e a vida em geral e n ia fazer uma coisa dessas se soubesse que estava a condenar os bichos a morte ou a um sofrimento insuportavel.

A rocha viva é Fiji Premium que é tida como uma das melhores, parecia estar bem maturada e estava debaixo de luz, ao contrario do que costuma aocntecer.
    Na superficie da rocha é possivel observar os mais variados mini detritivoros e certamente que deve haver uma boa colonia de bacterias nitrificantes, mesmo que algumas se tenham perdido no transporte da loja para casa.
    Tem tambem imensa alga coralina, apesar de n se ver bem nas fotos.
    O escumador é bem referênciado e premiado e ligeiramente sobredimensionado para o aquário.

se a amonia vai subir? É possivel que eventualmente suba, sim.
    Para niveis mortais. De certeza que nem pouco mais ou menos, por todas as razões enunciadas atrás.

Mais, mesmo com a introdução do peixe e de mais um ermita ontem e depois de ter registado uma baixa de amonia e nitritos durante esta noite (e tendo em conta que nunca esteve em valores perigosos), agora voltei a fazer mais uma medição e os valores estão proximos de zero, acreditem ou n, apesar de n querer dizer que n voltem a subir outra vez.

Quanto à reef keramic, depois de bem colonizada é relactivamente dificil ver diferenças ente uma e outra e mesmo que fosse horrivel, tendo em conta a diferença de preços e desde que faça igualmente bem o serviço, é o que interessa.
    Quanto à porosidade ser melhor ou n na rocha verdadeira e relactivo...
    Depende da rocha em questão e de qualquer das formas a keramic é porosa que chegue, pelo menos esteve um dia ou assim, a largar bolhas de ar enquanto inflitrava água, alem de que se sentiu realmente uma grande diferença de peso assim que foi introduzida dentro de água. N vou dizer que flutuava :P, mas a diferença no peso foi enorme, principalmente no calhau de 5 kg que la pus.
    Existem outras duas vantagens para a keramic.
    Constou-me que é rica em magnesio e outros elementos e sendo verdade, é importante.
    A outra, é que se diminuir o desbaste que as barreiras de coral verdadeiras levam, pq para isso ja chega a rocha viva que de lá vem.
    Se é melhor ou n que a rocha viva verdadeira não sei, mas acredito que também desempenhe bem a sua função.

Vamos ver como as coisas correm e espero que seja pelo melhor .

A nivel de layout, mudavam mais alguam coisa, alem da posição do termoestato? agora deve ser dificil mudar, mas gostava de ouvir as opiniões.
    Última edição por Eduardo Futre; 31-05-07 às 20:59.

Membro Identificado Avatar de Pedro Marreneca
    Data de Ingresso
    31-10-06

Citação Postado originalmente por Eduardo Futre
    Ao fim de quase 3 anos de aquariófilia, eu e o meu irmão montamos o nosso primeiro salgado .
    GIl, está descansado que nunca perdi um unico peixe por causa de amonia ou nitritos
    Um Abraço

Pedro Marreneca

Deve-se viver a vida como uma jornada, não como um destino

O meu antigo nanoreef http://www.reefforum.net/showthread....6970#post66970

O meu novo reef http://www.reefforum.net/showthread.php?t=9527

Data de Ingresso
    10-09-04

Boas Eduardo

GIl, está descansado que nunca perdi um unico peixe por causa de amonia ou nitritos , nem vou encher o aquário de peixes nos proximos 2 meses.
    Ja por parasitas e infecções bacterianas, n posso dizer o mesmo, desde hexamitas spironucleus, até hidropsia, passando por ténias e por ai fora.
    Penso que terás a consciencia que os parasitas como o cryptorian e o odinium se manifestam e levam muitas vezes á morte dos peixes, exactamente por o peixe se encontrar fragilizado, podendo obviamente um dos motivos ser a má qualidade da água. Com certeza que com 3 dias o teu aquario tem nitritos e amónia. Em niveis altos ou baixos, só o facto de existirem são um factor de stress (possivelmente mortal) para os peixes.

Foi precipitado, claro que foi. Se estou preocupado? nem por isso.
    Já vi barbaridades bem maiores que a minha, feitas em aquarios de água salgada em arranque ( e ao longo da existencia desses mesmo aquários) e n vi nenhum peixe morrer por amonia ou nitritos, nem sequer deixarem de comer.
    Neste ponto tens razão, já vi aqui grandes barbaridades e continuo a ver, como por exemplo aquarios de 100 e tal e 200 litros com 20 e tal peixes ou zebrassomas em aquarios de 40 L...sempre tentei chamar atenção para este facto(alias sou criticado por muitos por isso), mas parece que de á um tempo para cá muito poucos chamam a atenção para isso ou sequer se importam. Dizer que está espectacular e muito bonito é sempre mais facil.
    No entanto, não é por os outros fazerem porcaria, que nós tambem podemos fazer...

rocha viva é Fiji Premium que é tida como uma das melhores, parecia estar bem maturada e estava debaixo de luz, ao contrario do que costuma aocntecer.
    Na superficie da rocha é possivel observar os mais variados mini detritivoros e certamente que deve haver uma boa colonia de bacterias nitrificantes, mesmo que algumas se tenham perdido no transporte da loja para casa.
    Existindo nitritos e amonia, é obvio que essas colonias não existem em número suficiente.

Mais, mesmo com a introdução do peixe e de mais um ermita ontem e depois de ter registado uma baixa de amonia e nitritos durante esta noite (e tendo em conta que nunca esteve em valores perigosos), agora voltei a fazer mais uma medição e os valores estão proximos de zero, acreditem ou n, apesar de n querer dizer que n voltem a subir outra vez.
    O Ciclo mal foi iniciado, claro que os niveis ainda não são altos. Não penses que o ciclo desse aquario vai durar 3 ou 4 dias...isso é na agua doce não é ?

Quanto à reef keramic, depois de bem colonizada é relactivamente dificil ver diferenças ente uma e outra e mesmo que fosse horrivel, tendo em conta a diferença de preços e desde que faça igualmente bem o serviço, é o que interessa.
    Quanto à porosidade ser melhor ou n na rocha verdadeira e relactivo...
    Depende da rocha em questão e de qualquer das formas a keramic é porosa que chegue, pelo menos esteve um dia ou assim, a largar bolhas de ar enquanto inflitrava água, alem de que se sentiu realmente uma grande diferença de peso assim que foi introduzida dentro de água. N vou dizer que flutuava :P, mas a diferença no peso foi enorme, principalmente no calhau de 5 kg que la pus.

Já tive reeframik mais de um ano e meio no aquario, e já vi muitos aquarios montados com esse tipo de rocha. Distingue-se muito facilmente,demasiado.
    Quanto á porosidade... pode funcionar, mas na minha opinião incomparavel com a rocha natural.

Existem outras duas vantagens para a keramic.
    Constou-me que é rica em magnesio e outros elementos e sendo verdade, é importante.
    A outra, é que se diminuir o desbaste que as barreiras de coral verdadeiras levam, pq para isso ja chega a rocha viva que de lá vem.
    Se é melhor ou n que a rocha viva verdadeira não sei, mas acredito que também desempenhe bem a sua função.
    Quanto ao desbaste das barreiras de coral, tens toda a razão. Quanto ao facto do magnésio, ele existindo é libertado ? Tens algum site, livro, qualquer coisa onde isto esteja escrito ?
    É que nunca ouvi tal coisa mas estamos sempre a aprender.

Quanto ao layout parece-me bem, mas continuo a achar que tens pouca corrente no aquario.
    www.reefcenter.vstore.ca

Membro Senior
    Data de Ingresso
    02-03-07

boas

belo debate que aki vai. gostava de felicitar os intrevenientes, ja que estao a levar o debate de uma maneira pensada e n ofenciva, tentando explicar o ponto de vista de cada um da maneira mais clara possivel; afinal tamos aki todos para aprender, ajudar e ser ajudados .PARABENS!

bom gostaria entao de dar a minha opiniao ja que sou um dos donos do aquario.

Gil tas muito enganado se pensas que o ciclo de um aquario de agua doce dura 3 ou 4 dias, no entanto no segundo dia e logo possivel observar valores de amonia altissimos.Isso n acontece num aquario de agua salgada pois a rocha viva tem ja uma boa colonia de bacterias amonizantes e nitrificantes, por isso os niveis de amonia n sobem tanto.

no entanto quer em agua doce quer em agua salgada sem materia organica n irá munca haver ciclo feito!e isso e um facto inegavel.

se o aquario tiver sem nenhum tipo de ser vivo durante dois menses n ira de todo ter o seu ciclo completo e certamente que com a introduçao de peixes os niveis de azoto iram subir.

quero com isto dizer que acho que a ideia de deixar o aquario um mes sem qualquer tipo de ser e um erro pois e preciso introduzir materia organica dentro do aquario para que o ciclo se inicie;claro que n podemos introduzir 20 peixes de uma vez mas n vejo que um peixe seja demais.

tambem acho que o facto de ja se terem registado niveis mais altos e agora mais baixos significa que o ciclo ja se esta a completar e que o ecossistema se esta a estabilisar.

na minha opiniao, sem nenhum motor de arranque(peixe, hermita,etc.)o ciclo nunca ira começar. se o peixe so fosse posto daqui a um mes iriamos na mesma ver subidas dos compostos azotados.

um abraço

Membro Identificado Avatar de Luis Carrilho
    Data de Ingresso
    12-10-06

Boas Eduardo,
    Em relação ao layout,tanbem me parece agradavel embora sem duvida uma sump faça muita falta pra esconder certos equipamentos.
    A iluminação tanbem é suficiente,mas pessoalmente adicionava-lhe uma ou duas T5 actinicas.
    Tál como o Gil,tanbem me parece que esses valores de circulação interna são irrisorios ,sem duvida um ponto a rever.
    Em relação á novela do peixe e do ciclo etc,não vou fazer grandes comentarios,até pq já tive alguns "arranca rábos" com outros membros por motivos semelhantes,apenas vou dizer algo que disse na altura "os erros alheios não desculpam os nossos,isso chama-se nivelar por baixo".
    Desejo-te a ti e ao teu irmão a melhor das sortes com esse projecto e vão postando sempre que houver novidades.
    A ignorância é o maior veneno do homem.

Um abraço do Luis Carrilho.

Data de Ingresso
    10-09-04

Manos Futre

A Questão do ciclo penso ser um pouco mais complexa que isso.

A introdução de matéria organica não é necessariamente obrigatória, é alias totalmente dispensavel nesta fase.
    A rocha viva traz uma grande quantidade de microfauna e bactérias que se reproduzem a ritmos elevados. Estes mesmos seres têm um periodo de vida muito curto, ou seja, existe uma taxa elevada de seres a entrar em decomposição... sim sao minusculos ou microscópicos.. mas são centenas de milhar ou milhões. É nesta fase que ainda não existe a capacidade de processamento destas decomposições. A acrescentar outro tipo de seres que veem na rocha viva, como as esponjas, que quando morrem são altamente poluentes.

Esta mesma introdução de matéria organica pode ser feita de várias formas com o intuito de acelerar o ciclo, nunca o ultrapassar. Podes introduzir comida no aquario nesta fase para promoveres uma multiplicação mais rapida das bacterias nitrificantes e disnitrificantes, sem ter que necessariamente sujeitares um ser vivo a uma possivel morte ou "sofrimento". O uso de água natural, por ter na sua composição planckton e outros elementos, tambem ajuda a um ciclo mais rápido.

O factor realmente importante é o de dar tempo para que se estabeleçam no aquário, colónias de bactérias dos 2 tipos ,em número e quantidade suficiente, para que toda a matéria organica seja rapidamente transformada.

tambem acho que o facto de ja se terem registado niveis mais altos e agora mais baixos significa que o ciclo ja se esta a completar e que o ecossistema se esta a estabilisar.
    Aqui penso que estás totalmente enganado. Um aquario com 3 dias não tem o ciclo feito, e muito menos está estabilizado.
    Os valores de nitritos e amónia vão ter picos, subidas e descidas constantes, conforme a actividade das bactérias no aquario.
    São estes picos que normalmente sao fatais para os seres vivos nesta fase.

Introduzir um peixe agora ou daqui a 1 mes é totalmente errado, é usar um ser vivo para um fim errado, e que na minha opinião nem sequer resulta. O que ainda pode ser a vossa sorte é o facto do premnas ser um peixe extremamente resistente, de qualquer forma é injusto..

Mesmo que não os consigas medir ou simplesmente não calhar, nestes primeiros tempos de aquario vais ter niveis altissimos de amónia.

O Facto da rocha ser maturada poderá abreviar esse ciclo, mas ele vai sempre acontecer.

Acho que tambem devias colocar um preencher o vidro de trás do aquario, papel autocolante azul ou preto.
    Última edição por Gil Miguel; 31-05-07 às 23:18.
    www.reefcenter.vstore.ca

Membro Senior
    Data de Ingresso
    02-03-07

bom, acima de tudo penso que a maioria, ou pelo menos parte de nós, estima os animais que tem e dá-lhes mais valor do que o meramente decorativo, como muita gente faz. Eu pelo menos estimo . Neste caso penso que nenhum dos que se incluem nesse grupo sujeitariam os animais a sofrimento desnecessário de forma consciente.
    Por isso, eu acredito que a coisa n vá correr muito mal, nem acredito que o peixe vá sofrer.

No entanto quer corra bem, quer corra pior, uma coisa é certa, ao menos serve de exemplo para o futuro. É mais facil explicar as coisas dando exemplos concretos do que falar teoricamente.
    Por isso sobre este assunto vou voltar a pronunciar-me quando a "experiência" for mais avançada.

Também gosto de ver as coisas com os meus proprios olhos. Em todos os hobbies que pratico/pratiquei observei que as pessoas são muitas vezes dadas a exageros e ideias feitas. N estou a dizer que é o caso, até pq o que dizes faz todo o sentido.
    No entanto, falando apenas de aquáriofilia, quando me iniciei na água doce também havia uma serie de regras rigidissimas e não segui-las significava a morte de todo o sistema, quer fosse por doenças, ou picos de amonia, ou concentrações elevadas de CO2 etc etc.
    Acabei por concluir que nem tudo é assim tão linear, que cada caso é um caso, que ha demasiada gente que tem a mania e sem conhecermos as pessaos n sabemos como elas são, e que as variaveis involvidas são tantas, que ás vezes ha alguem que faz algo de errado, sem consequências e outras vezes pessoas que seguem tudo a risca, têm desastres n se sabe vindos de onde.
    Este é o maior problema na aquariofilia. A maioria dos mitos, que ha muitos, surgem na sequência de problemas que alguem teve no aquário e considera uma hipotese provavel para a causa. Se se repetir o mesmo problema na sequência da tal hipotese, esta é imediatamente considerada responsavel e como poucos de nós têm formaçao na área (mesmo os que têm falham muitas vezes), muitas vezes n distinguimos uma coincidência ou causa secundária, de uma verdadeira causa do problema. Entretanto acho que ja divaguei tanto que me tornei confuso :P.
    O que eu queria dizer é que ás vezes as pessoas têm convicções tão fortes e as vezes com poucas bases ( mais uma vez, n estou a querer sugerir que é o caso, estou so a explicar pq e que gosto de ver com os meus proprios olhos ) que acabam por assustar o pessoal.
    Conheço um gajo que ao fim de 6 meses de aquário, tem lá se calhar 2 peixes pequenos, 2 ermitas e um ou 2 mini corais, pq tem medo de desequilibrar o sistema e matar tudo. Acho que tem cerca de 180L. Cautela é bonito, mas n exageremos.
    Assim se tudo correr como eu planeei, tendo em conta a escumação, o tamamnho do aquário, a rocha já maturada, a iluminação etc etc etc, quer dizer que para o meu caso a coisa era realmente possivel.
    Se der para o torto, de futuro posso virar-me para alguem e dizer, n faças isso, pq eu fiz isso assim e assado como tu e a coisa correu mal .
    É o chamado risco calculado. Vamos la ver se fizermos as contas bem.
    Mas pronto, se correr bem, posso dizer que eu e o meu irmao ate fazemos umas coisas acertadas. Se correr mal posso por as culpas nele :P lol

Quanto a keramik, apenas vendi o que me venderam a mim.
    Já n me lembro se vi na net, se me disseram na loja, acerca do magnesio, mas já mais do que uma vez vi referência a tal.
    Como disse atrás, a ser verdade é uma grande vantagem, mas n tenho maneira de o confirmar de momento.

Numa pequena pesquisa que fiz na net encontrei referências a que o calcio e o magnesio eram dissolvidos na água.
    (tive de retirar os links a pedido do administrador; pesquisa no google por "vantagens reef keramik")

Fora isto n tenho mais nada de concreto para mostrar. Pode ser mito urbano, pode n ser.

n me digas que n gostas dos mosaicos azulejos lá atrás.

realmente temos de arranjar forma de tapar aquilo, mas papel azul n sou grande fã. Tv preto.
    Última edição por Eduardo Futre; 01-06-07 às 10:48.

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Olá Eduardo

Os elos (links) que colocaste não se conseguem ler.

Os membros para poderem ler esses tópicos têm obrigatoriamente que se registarem. Tal situação é contra as regras de RF, que apenas permite elos (links) para páginas de livre acesso, sejam elas de fóruns ou de outro âmbito, mas que não obriguem os nossos membros a efectuar o registo.

agradeçemos que edites o teu comentário e retires os elos (links)
    Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Membro Senior
    Data de Ingresso
    02-03-07

já agora so uma pergunta na qual tenho duvidas.

qual é a corrente que o aquário deve ter e porque?
    pq é que 4200l/h é insuficiente?

Membro Identificado Avatar de Paulo Vasconcelos
    Data de Ingresso
    06-06-06

já agora so uma pergunta na qual tenho duvidas.

qual é a corrente que o aquário deve ter e porque?
    pq é que 4200l/h é insuficiente?
    Boas,

Dá uma vista de olhos aqui: http://www.reefforum.net/faq.php?faq...w_faq_item_rui

Tens lá muitas respostas as tuas duvidas, incluindo essa da corrente
    Abraço,
    Paulo
    Nano.................... Reef.........................................Cristal Lagoon

reef video1 reef video2 (clica nos links para ver) Sobre mim

Membro Senior
    Data de Ingresso
    02-03-07

obrigado

Membro Senior
    Data de Ingresso
    02-03-07

boas

gil o teu topico esta muito bom e faz bastante sentido.

no entanto discordo em alguns pontos.

a minha experiencia em agua doce levou me a concluir que n existem varios picos de amonia, a menos que seja introduzida no aquario mais carga organica que a ja existente.como por exemplo introduzir peixes ou qualquer outro tipo de ser vivo.

num aquario de agua salgada penso que n sera muita a diferença; sei que o ciclo de um aquario de agua salgada e bem mais complexo que o de agua doce pois requer que todos esses micro organismos se desenvolvam e cimentem a sua colonia.no entanto estou convicto que a medida que essas colonias vao crescendo o numero de bacterias ira crencendo proporcionalmente,pois as bacterias conseguem-se reproduzir muito mais rapidamente que qualquer outro tipo de ser;e assim o aquario ira mostras niveis de amonia sempre muito baixos.

anteontem a amonia estava a 0.2 ontem estava a 0.1 e hoje acabei de fazer a mediçao e esta a 0(segundo as tabelas dos testes, os valores toxicos seram superiores a 0.3,sendo este dados com margem de segurança para os seres).os nitrotos anteontem estavam a 0.1 ontem estavam praticamente a 0 e hoje nem vestigios deles.pelo que podemos concluir que os vivos nada sofreram ate agora

isto significa que a colonia de bacterias esta a crescer muito bem e caso aconteça um desastre assim ira continuar certamente.

quanto ao sofrimento do peixe como o meu irmao disse e o que nos preocupa mais, por isso os niveis estao a ser monitorisados duas vezes por dia e assim iram continuar a ser nos proximos tempos para garantir que nada de mal aconteça.

o peixe veio de um aquario de 60 e neste momento esta mais feliz que nunca a explorar todos os cantos da sua nova casa;esta a comer muito bem e tem optimas cores, querem peixe mais feliz que este?

sou da opiniao que esta introduçao do peixe so veio ajudar acelerar o ritmo do ciclo e tornalo bem mais cimentado e seguro. caso morra alguma esponja ou outro ser toxico n devera mais haver grandes picos de amonia.

como o meu irmao disse falar teoricamente n nos leva a grandes conclusoes.

temos opinioes diferentes, agora vamos dar tempo ao tempo.

para dar continuidade a esta "experiencia" bastante interessante eu ou o meu irmao vamos aontinuar a colocar a evoluçao dos niveis.

falando agora um pouco da reefkeramic ja encontrei alguns topicos noutro site que afirmao que akilo liberta calcio e magnesio na agua, no entando segundo as nossas mediçoes os niveis de calsio e de magnesio sem a introduçao de mais nada anbos os niveis subiram um pouco.o calcio de 380 para 440. e o magnesi de 1.100 para 1.300.sera da keramic???

um abraço

Membro Identificado Avatar de João Castelo
    Data de Ingresso
    27-02-06

Boa noite,

A conversa está a correr muito bem , de forma interessante e com muita informação

Por essa razão não quero desviar a atenção de assuntos tão interessantes.

Contudo, queria apenas dizer o seguinte:

- Parabêns pelo layout. E não estou apenas a ser simpático. Fácilmente se verifica que está diferente . A rv está lá mas não " atamanca " o aquário deixando um espaço central bem grande para os peixes nadarem e acabando por tornar o aquario maior porque não rouba na profundidade.Gostei muito.

- Relativamente à circulação , cada vez mais ponho em causa aquele conceito do 20 x. Cada caso é cada caso e cada aquario tem a sua especificidade. Alguns concordarão comigo que existem grandes aquarios com uma " baixa " circulação. E Também existem vários tipos de bombas que provocam resultados finais de circulação diferentes.

Neste caso, para aquilo que se pretende e para os corais que os manos irão ter, até pode ser que a actual circulação se encontre adequada.

Um abraço,

JC

Membro Senior
    Data de Ingresso
    02-03-07

boas

muito obrigado pelo teu comentario, captaste totalmente a nossa ideia.

as rochas estao dispostas de maneira a dar maior noçao de profundidade e espaço apesar de na foto se perder um pouco essa noçao.

a rocha viva como disseste e bem n foi de todo atamancada, esta disposta em lugares estrategicos.

em relaçao a circulaçao tambem foi relativamente bem pensada pois com as duplas saidas das nossas bombas conseguimos ter zonas com bastante circulaçao e outras zonas com menor, nunca deixando de a ter;no entanto ainda estamos a ponderar a colocaçao ou n de mais uma bomba.

continuando a relatar os valores de compostos azotados fresquinhos amonia-0 nitritos-0 nitratos-5 tudo em mg/litro.

perante estes valores de nitratos e depois de observarmos um pequeno aumento da algas decidimos fazer uma muda de 1/10 de agua.

um abraço

Data de Ingresso
    10-09-04

Boas

Bem, depois de ler os vossos posts e visto que estao com as ideias definidas.. não posso acrescentar muito mais porque nao vai valer a pena.
    Muitas coisas são ideias pré-concebidas e existem alguns mitos infundados.. mas não é tudo.... muitas coisas são factos demonstrados cientificamente, e nesse caso vêr para querer..nao faz muito sentido.É chover no molhado. Se 100 pessoas experimentaram um problema porque tomaram uma acção X, a pessoa seguinte que faça o mesmo erro não vai mudar nada.. é so mais um numero.

As ultimas 2 pessoas que me disseram que eu era um exagerado e cheio de teorias e que resolveram fazer tudo á "braviu" mataram um bom numero de peixes e corais e neste momento já venderam tudo e desistiram. Apesar dos muitos conselhos de membros aqui do forum, resolveram ignorar toda e qualquer opinião (nao sendo tão obviamente o vosso caso, mas sim casos mais extremados).

Em relação a esses resultados de 0 Nitritos e 0 Amónia e 5 de nitratos ...
    Posso assim interpretar do teu entusiasmo, e pelo facto de nao teres amonia nem nitritos, que o ciclo do vosso aquário está feito e em 3 dias!

Se assim o consideras e segundo a vossa lógica, podes colocar peixes e corais á vontade, porque o ciclo já está.

O Valor de nitratos que voces mediram é irrisório (tomara muitos aquarios ja montados a muito mais tempo que o vosso ter esses valores ) , enquanto medi os nitratos nunca os tive abaixo de 20, e não tinha qualquer tipo de algas. A haver algas (estranho nao achas ?? ) com certeza não tem a ver com nitratos.
    Última edição por Gil Miguel; 01-06-07 às 23:56.
    www.reefcenter.vstore.ca

Membro Senior
    Data de Ingresso
    02-03-07

boas

bem penso que os nitratos sao assim tao baixo pois o aquario ainda n tem muita materia organica ou entao porque ainda n subiram o que tinham a subir muito provavelmente vao subir bem mais; neste momento e o que o teste diz. no entanto nos tamos ca para dar cabo deles com mudas de agua.

e agora ca para nos, 0 so nestes testes pouco precisos de gotinhas pois a amonia e os nitritos nunca sao 0 chapado, mas andam la muito perto.

ja agora pergunto a uma coisa. mesmo com mudas de agua suponho que seja inevitavel que os nitratos subam o que significa que sera inevitavel haver uma invasao de algas ou nem por isso?

e que um amigo meu tambem menbro do forum o Joao Manarte teve um crescimento bastante grande de algas nos primeiros tempos (tambem podia ter feito mais mudas de agua BALDAS LOLOLOL)

isso n seria nada agradavel quer visoalmente quer para a coralina.

um abraço

Membro Senior
    Data de Ingresso
    02-03-07

Gil, ninguem te chamou exagerado e eu proprio fiz questão de referir que tudo aquilo que disseste fazia sentido e varias vezes referi que a introdução do peixe tv tivesse sido prematura.
    Por outro lado, no mundo "netiano", falar em coisas provadas cientificamente é subjectivo, porque nunca ninguem se dá ao trabalho de justificar aquilo que diz, nem por palavras, nem por referências a links ou livros. É suposto eu ter de adivinhar o que está realmente provado e o que n está?
    Quando me dizem qualquer coisa, me dão um conselho, etc, eu agradeço, mas gosto de ver uma justificação. Frequentemente a peço e raramente a dão.
    Quando comecei nos discus aqui ha 2 anos, ja depois de ter quase um ano de aquariofilia em cima (numa altura em que era nabo a nivel de doenças de água doce, fazia tudo com muita calma e seguia todos os conselhos que me davam) comprei-os infestados de parasitas de guelras e intestinos (na altura eu n sabia o que era), eu tive o cuidado de relatar com cuidado num forum, o estado, aspecto e comportamento dos peixes. A opinião geral de todos os que me ajudaram (e foram muitos) foi para levantar a temperatura da água, meter sal na água, desligar a luz, isso é só stress e principalmente me desaconcelharam o uso de medicamentos pq é "anti-natural"(como se os parasitas desaparecessem por obra egraça de nosso senhor). Escusado será dizer que experimentei tudo sem qualquer sucesso, até que alguem me sugeriu uma concentração de praziquantel e se esqueceu de referir que tinha de ligar uma bomba de ar bem forte, pq o praziquantel dá cabo dos niveis de oxigenio da água (e nao, n usei nenhuma das versoes plus do tenilvet, droncit e outros que tais). Durante a noite todos os meus 5 discus morreram da cura, sufocados. Se em vez de terem andado a inventar mezinhas, me tivessem dito que havia um medicamento desenvolvido especificamente para aquáriofilia chamado Sterazin, tinham-me poupado muta chatice, despesa e desgosto. Os parasitas intestinais também tinham sido facil de resolver se me tivessem logo aconcelhado o flagyl, até pq é mais dificil de curar do que as guelras, pq os peixes rapidamente deixam de comer com parasitas do genero que atacaram os meus(hexamitas ou spironucleu, nunca sei bem, pq ate aqui as opiniões se dividem. mas n interessa, morre tudo com o flagyl :P). Uma infestação de ténias, por exemplo, apesar do parasita ser bem maior, eles demoram muito mais tempo a perder o apetite, apesar de a magreza começar a aser aparente.
    Mais uma vez acabei por dar um exemplo longo e afastei-me do assunto inicial. Peço desculpa, mas divagar é cmg

Claro que n vamos encher o aquario de corais e vivos neste momento.

A unica coisa que conseguimos provar até agora, é que um aquário com uma litragem razoavel, com uma escumação adequada, uma circulção mediana e rocha viva bem maturada, tem uma colonia de bacterias suficiente para aguentar a carga orgânica de 2 ermitas e um Premnas, sem causar picos de amonia ou nitritos letais, nem sequer perigosos. Muito mais do que isso, tinha provavelmente provocado poblemas serios.
    No entanto, penso que concluir que existe uma boa filtragem biologica para a carga orgânica fornecida, tendo em conta que tivemos niveis razoaveis de nitritos e amonia e agora está tudo a zeros, n é uma conclusao infundada.
    Provamos também, que até agora n colocamos nenhuma forma de vida em perigo, e essas eram as alegações iniciais, nao so tuas como de outros membros.

As algas são minimas e penso ser normal, pelo menos do que tenho observado de outras pessoas.
    N é nenhum surto incontrolavel e com o tempo a filtragem anaerobia torna-se-á mais compentente e a alga coralina vai alastrar, ajudando a consumir compostos azotados em excesso.
    Ainda andamos um bocadinho de volta da afinação da escumação para conseguirmos uma escumação a 100% e quando conseguirmos, vai ser mais uma coisa a ajudar.
    Se os niveis de nitratos têm a ver com o aparecimento de algas... claro que tem. Quem ja manteve plantados sabe, que geralmente as formas de vida mais primarias são muito mais oportunistas e as algas n são diferentes. Em meios n equilibrados convinentemente, elas passam logo a carga.
    Como as algas ainda têm pouca competição a nivel de consumo de nitratos e fosfatos e outras coisas que tais, proliferam com relativa facilidade, mas sao facilmente controlaveis com pequenas mudas de água regulares.
    Nunca referimos que o ciclo estava completo, dissemos que com quase toda a certeza que n iamos matar ninguem com picos de amonia

Penso tambem que os baixos niveis registados durante o ciclo do azoto, serem beneficos para a proliferação da alga coralina, tendo em conta que é um ser fotossintetico e que necessita de compostos azotados na água . Convém também, que n acabe invadida pelas algas "indesejaveis".

No fundo, o que pedimos são realmente opiniões e criticas construtivas fundamentadas, quer a nivel de setup ou estética e não algo do genero, "vocês vão matar o aquário todo, pq introduziram um peixe".
    É só isso

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Olá

Confesso que gosto do vosso layout.

Em minha opinião a disposição esta óptima com um pequeno senão.
    Toda a estrutura da rocha deveria ter ficado um pouco mais baixa.

Parece-me que esse termostato não é assim tão bonito para ter esse destaque no aquário
    Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Membro Senior
    Data de Ingresso
    02-03-07

o termoestato, realmente n ifica nada bem ali, tal como os azulejos

no entanto, uma das razões pq ele se encontra naquele sitio onde o pusemos, é termos mais facilidade em lhe chegar.
    Os azulejos, espero resolver com coralina no vidro de trás (muito demorado), ou tv com papel preto.
    Para o termoestato, temos de arranjar uma forma melhor de o colocar.
    Mesmo assim fiquei contente por termos conseguido esconder as bombas relactivamente bem e por a bomba do escumador ter ficado num canto escuro la atrás onde, apesar de se ver, n perturba muito a vista.

Uma sump faz realmente muita falta, mas no nosso caso era impraticavel, infelizmente.

relactivamente a altura das rochas, gostava de ter conseguido meter o lado esquerdo mais alt e mais denso que o diretio, para haver um maior contraste entre os lados, mas n consegui, devido a quantidade e forma das rochas que eu tinha. O facto de ter a bomba do escumador do lado esquerdo atrás, tb me limitou a nivel de altura.

Mais baixo, mais baxio, n faria, pq das duas uma... ou tinha de usar menos rocha, ou mete-la mais na base tornando o fundo mais pesado e menos aberto, reduzindo tb as zonas de esconderijos possiveis, pq no meio das 2 formações criadas(principalmente na da esquerda), ha muitas reenrancias e tuneis por onde eles podem nadar/fugir/esconder-se/criar "casa".

Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. CarralasReefII
    Por Vitor Carralas no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 54
    Último Post: 27-04-12, 13:49
  2. Primeiro salgado - "Atsu i Sangoshou"
    Por RicardoLuis no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 81
    Último Post: 06-03-09, 01:10
  3. Meu primeiro Aquario Salgado
    Por João Bello no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 5