Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 39

Tópico: Desequilíbrio e cianos

Membro Identificado Avatar de Rinaldo Fontenele
    Data de Ingresso
    24-09-04

Lightbulb Desequilíbrio e cianos

Olá companheiros, a dois meses atrás tive um problemão em meu aquario.
    Ao chegar em casa, percebi que um equipamento (gira gira), que utiliza energia elétrica estava mergulhado na água e portanto criou um desequilíbrio químico na água devido a voltagem descarregada.

Tive algum problema em relação aos corais mais todos sobreviveram. Fiz mudas de água, adicionei iodo, suplementos e mudas de água.

A 3 semanas atrás começou a aparecer ciano no substrato o que deixa o aspecto um tanto feio no aquario.
    Continuo a fazer mudas e as danadas não desaparecem. Aumentei a circulação e passei a utilizar "Rowa phosphate and silicate remover".

Gostava eu de saber quais dicas e experiencias os companheiros de Portugal podem compartilhar para todos.

Acredito que muitos já passaram por isso e, portanto, é válido o relato.

Cumprimentos!
    ===============================
    Cumprimentos!

ABRAQUA, a primeira associação de aquariofilia do Brasil.

Acesse: http://www.abraqua.org.br

Rinaldo Soares Fontenele
    Professor de Química
    Caraguatatuba /SP - Brasil

Membro Identificado Avatar de Marcos Cavaleiro
    Data de Ingresso
    15-08-05

Re: Desequilíbrio e cianos

Boas
    Nao mudaste em nada de rotina no teu aquario? Nao metes produtos nenhuns no aquario?
    COLOR="Black"]AGAS[/COLOR]- Associaçao dos Guros da Aquarifilia Salgada

http://www.reefforum.net/showthread.php?t=4042
    http://www.reefforum.net/showthread.php?t=15404

Data de Ingresso
    24-09-04

Boas Marcos, os unicos suplementos que eu adiccioneiem meu reef foi iodo para ter a maior cicatrização dos corais e tampão Triple buffer da tropic Marin para equilibrar a reserva alcalina, de resto, mudas de água 1 por semana.
    Cumprimentos!

Rinaldo Soares Fontenele
    Professor de Química

Membro Identificado Avatar de Celso Suguimoto
    Data de Ingresso
    10-11-04

Rinaldo eu tava com cianos no meu reef... a forma que acabei por resolver foi deixando o aquario no escuro por tres dias.

O blackout pra mim é a melhor solução pra cianos, sendo muito usada em aquarios de água doce... é bem menos agressivo que eritromicina ou red slime.... Alguns podem dizer que vc combate a consequencia e não a causa... mas com produtos quimicos acontece o mesmo.. e é bem menos agressivo do que dosar antibioticos... Cianos se aproveitam da luz, Nitrogenio e Fosfato... se cortar qq um desses elas somem... Nitrogenio é complicado, pois tem em abundancia até mesmo na atmosfera... fosfato é chato ,luz é só desligar da tomada hehehe

Membro Identificado Avatar de Joao Carlos Pereira
    Data de Ingresso
    15-08-05

O problema é que se desligar a luz os corais podem se resentir. Eu resolvi o problema das ciano com o anti red da aqua medic e aumento da circulação. Como circulaçºao suficiento tu já tens (acho eu) só sobra o anti-red.
    Cumprimentos
    Joao C Pereira

"Nunca desprezes os outros quando estiveres a subir, pois poderás encontra-los quando estiveres a descer."

Eu.

Membro Identificado Avatar de José Francisco Duarte
    Data de Ingresso
    09-11-05

Citação Postado originalmente por Celso Suguimoto
    Rinaldo eu tava com cianos no meu reef... a forma que acabei por resolver foi deixando o aquario no escuro por tres dias.

O blackout pra mim é a melhor solução pra cianos, sendo muito usada em aquarios de água doce... é bem menos agressivo que eritromicina ou red slime.... Alguns podem dizer que vc combate a consequencia e não a causa... mas com produtos quimicos acontece o mesmo.. e é bem menos agressivo do que dosar antibioticos... Cianos se aproveitam da luz, Nitrogenio e Fosfato... se cortar qq um desses elas somem... Nitrogenio é complicado, pois tem em abundancia até mesmo na atmosfera... fosfato é chato ,luz é só desligar da tomada hehehe
    Boas Celso...

Não tenho dúvidas de que esse "blackout" resolva a questão do problema das cianos, mas nessa altura tinhas o aquário carregado com corais fotossintéticos? Tiveram problemas? Quais? Como reagiram? O que fizeste?

Um abraço!
    ...

Membro Identificado Avatar de Cesar Pinto
    Data de Ingresso
    04-05-06

eu já tive muitas e consegui eleminalas com um grande reforço de cerites cerca de 100un em menos de dois dias elas comeram-nas todas e nunca mais apareceram,tambem se aparecerem alguem agradece ( cerites )

Membro Identificado Avatar de Paulo Serrano
    Data de Ingresso
    23-09-04

Outra das maneiras é aspirar as cianos com cuidado para que não se espalhem pelo aqua.
    Um abraço
    Paulo Serrano
    Leiria
    Portugal

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

Celso,

Estou interessado nesta questão e no efeito - se é que algum - do "apagão" (blackout) nos corais. Eu tenho uma cyano (negra) chata há uns meses no aquário que não quer desaparecer.
    Por isso, estou a considerar um apagão
    Abraços
    João M Monteiro

Membro Identificado Avatar de Diogo Lopes
    Data de Ingresso
    20-01-05

Olá,

Na minha opinião e por experiência própria não há melhor que muitas TPA´s, aumento de circulação e aspiração das cyanos - desaparecem em menos de 1mês e normalmente não voltam - pelo menos foi o que me aconteceu.

Abraço,
    Diogo

Membro Junior
    Data de Ingresso
    16-12-04

Olá Rinaldo,
    Quanto ao combate já foram apresentadas vérias sugestões, sendo que a que mais me agrada é o aumento na frequancia das tpa's.
    O ideal é tentar descobrir a causa, tem feito testes de nitrato e fosfato, como estão os resultados ?
    Você costuma medir a ORP ? Normalmente problemas com cianos estão relacionados a baixa ORP.

Convidado de RF
    Data de Ingresso
    20-10-04

No meu caso, tenho a ORP sempre perto dos 500 (contante acima dos 450) e isso não impede o desenvolvimento das cyanos negras
    Abraços
    João M Monteiro

Data de Ingresso
    24-09-04

Citação Postado originalmente por Gil Tavares
    Olá Rinaldo,
    Quanto ao combate já foram apresentadas vérias sugestões, sendo que a que mais me agrada é o aumento na frequancia das tpa's.
    O ideal é tentar descobrir a causa, tem feito testes de nitrato e fosfato, como estão os resultados ?
    Você costuma medir a ORP ? Normalmente problemas com cianos estão relacionados a baixa ORP.
    Boas Gil, realmente gosto da idéia de TPA´s também, irei faze-las 1 vêz por semana 20 L (meu aqua tem 120 L).
    Com relação aos nitratos e fosfatos, pelo menos os testes iônicos estão dentro do padrão NO3- = 10 ppm e PO4--- = 0,1 ppm. Tenho receio de fosfatos orgânicos estarem por agir, por isso que estou a colocar rowa phos/silica.

Celso, será mesmo que este procedimento vai dar resultado??? Tenho medo de meus corais não aguentarem os 3 dias de apagão!
    Cumprimentos!

Rinaldo Soares Fontenele
    Professor de Química

Membro Identificado Avatar de Rui Ferreira de Almeida
    Data de Ingresso
    15-09-04

Rinaldo , usas carvão activado e algum tipo de filtração mecânica?
    Cump.
    Rui

Data de Ingresso
    24-09-04

Citação Postado originalmente por Rui Ferreira de Almeida
    Rinaldo , usas carvão activado e algum tipo de filtração mecânica?
    Cump.
    Rui
    Boas Rui, actualmente não uso carvão e para ser mais sincero, usei carvão apenas 1 vêz desde que montei este aqua. Acho que eu vou colocar novamente!

Cumprimentos!
    Cumprimentos!

Rinaldo Soares Fontenele
    Professor de Química

Data de Ingresso
    15-09-04

Rinaldo, as ciano aparecem quando existe excesso de materia organica dissolvida resultante da materia organica particulada por acção das bactérias
    . O melhor método de combater isto é :
    - Menos peixes / menos alimentação
    - Boa escumação
    - Carvão activado de boa qualidade ( eu uso sempre!)
    - Aspiração do sustrato ( e consequente TPA) porque remove a materia organica particulada sedimentada antes de ser quebrada pelas bacterias e dissolvida
    - Filtração mecânica cujos filtros sejam limpos de 2 em 2 dias ( antes da materia organica particulada colectada se dissolver )
    - Boa circulação para diminuir a sedimentação e levar a materia organica aos filtros( carvão / mecãnico ) e escumador
    Cump.
    Rui

Membro Junior
    Data de Ingresso
    21-05-07

Fala Pessoal

No meu entender, cianos aparecem devido a má qualidade da água de reposição.

Rinaldo, que tipo de reposição que você usa ? Reverse Osmose, Resinas ???

Verifica se não está vencido os filtros.

Aqui no meu aquario, é batata: aparece cianos, eu troco os filtros e volta a ficar uma beleza.

Kaká

Data de Ingresso
    24-09-04

Fala Ricardo, utilizo RO e tem 1 ano aproximadamente. Só para ter uma ideia, o pré filtro de polietileno ainda está ótimo e sempre faço alguns testes nela como o de condutividade e os parâmetros estão ok. Não acredito que seja este o problema e sim o desequilíbrio químico devido a tensão que foi levado de 110 V.
    Cumprimentos!

Rinaldo Soares Fontenele
    Professor de Química

Data de Ingresso
    15-09-04

Dissolved Organic Carbon and Red Slime Algae
    by Timothy A. Hovanec, Ph.D.

In my May 1999 column I discussed that a factor causing at least some of the algae growth in aquaria could be iron in the aquarium water. This month, I would like to look at the role dissolved organic carbon may play in causing uncontrollable growth of 'algae' in aquaria.

At first it may seem that I can't make-up my mind as to what causes algae growth but this is not the case for several reasons. First, algae, of one sort or another, grow in almost every imaginable environment that is exposed to sunlight. The wide range of environmental conditions means that there is a lot of diversity in the types of algae. So one cannot assume that all algae are the same - they are not. The environmental conditions that algae prefer are as wide ranging as the number and types of algae on Earth. Even aquaria are different from one another and the type of algae that you might find in them will vary from one tank to the next depending upon the environmental conditions. Therefore, no single factor can be said to be the primary cause of algae growth in aquaria. Dissolved organics are just another in a list of compounds that one has to consider when trying to find the source of algae growth in an aquarium.

Secondly, what we consider or call algae in some aquarium situations are, in fact, not algae but bacteria. Bacteria are evenly more widely diverse than algae and can live in many environments that inhospitable to algae. I would like to limit the rest of this month's column to these algae-bacteria and point out why they are different than algae and how this difference effects how to get rid of them.

The most common type of algae-bacteria found in aquaria are in saltwater tanks. These algae-bacteria are really bacteria which are members of the cyanobacteria. In the aquarium hobby, the common name for the worst of the cyanobacteria is red slime algae. As anyone who has had it can attest red slime algae can be seemly impossible to get rid of from an aquarium. You can spend hours vacuuming the coral substrate and decorations of every speak of the algae and you can remove the decorations and blast the algae off with a hose but the algae comes back - overnight no less. It seems that the more you clean the faster the slime algae comes back.

The common treatments for getting rid of red slime algae include reducing the number of hours the lights above the tank are on each day or turning the lights off for a few days. These methods generally don't work well because the cyanobacteria which occur in aquaria do not require light for growth. While the types found in aquaria will not grow well in complete darkness they will grow just find in low level situations. Further, changing the light exposure does not solve the cause of the cyanobacteria growth.

Another treatment, which is rather effective, is to add an antibiotic to the aquaria (usually erythromycin). As said this treatment works but only for a short time so it must be repeated. This presents several problems First, erythromycin is a type of antibiotic called a bactericide. Bactericides are antibiotics which kill the bacterial cells outright. Other antibiotics are bacteriastats which means that they inhibit the reproduction of the bacteria but do not kill them.

Bactericides are not particular about the species of bacteria they kill. Therefore, by dosing your aquarium with them you also run the very real risk of killing the nitrifying bacteria in your system. These will lead to high ammonia and nitrite concentrations and harm to your fish. Bactericides can also kill bacteria which are in symbiosis with your reef organisms and may lead to the death of your invertebrates.

Just as important is the fact that indiscriminate use of antibiotics can create bacteria which are resist to the antibiotic. Thus, when you need to use the antibiotic to save your favorite fish, the antibiotic fails because the bacteria which are infecting your fish are resistant to the antibiotic. This same phenomena has also become a real problem in the treatment of human diseases. Lastly, an antibiotic treats only the symptom not the cause.

What can the major cause of cyanobacteria blooms be in aquaria? The answer may lie with the fact that cyanobacteria are a type of heterotrophic bacteria. Heterotrophic bacteria, as opposed to autotrophic bacteria, get the carbon they need for growth from organic compounds. Cyanobacteria commonly grow in environments rich in particulate and dissolved organics and many aquaria fit this classification. So to control cyanobacteria and get rid of them one needs to look at the sources of dissolved organics in the aquarium and ways to reduce these organics.

The major source of dissolved organics in aquaria is the natural biological processes that accompany having a tank full of fish that are fed often. Fish feed, fish wastes and other particulate organic material are colonized by bacteria which break the material down into dissolved substances. The basic step is for particulate carbon to become dissolved carbon. More fish and more fish feed means a higher concentration of organic substances. One reason that cyanobacteria are usually a bigger problem in saltwater fish tanks versus saltwater reef tanks is that fish tanks receive a lot more fish feed on a daily basis than a reef tank and thus have higher levels of total organic carbon. This promotes the growth of cyanobacteria.

There are many ways to control the amount of organic carbon in your system. Remember, there are two general types of organic material: particulate and dissolved. There are ways to remove both from your aquarium.

First, limit the amount of particulate carbon in your aquarium. This does not mean reducing the number of fish in the tank or reducing the feeding amount (but these would surely help). It means cleaning the mechanical filter component of your filtration systems often. The filter pad is where a majority of the particulate material will get trapped. If your system is heavily stocked you might have to clean this every couple of days but the reward will be worth it. Organic material trapped on the filter pad is of no benefit to the aquarium environment - remove it often. Next, if your aquarium has a substrate clean it regularly with a siphon action gravel washer. The coral or gravel at the bottom of an aquarium is a good play for particulate organic material to collect - so getting rid of this material will help.

Getting rid of the organic material on a regular basis will go a long way towards reducing cyanobacteria blooms. So how often is a regular basis? That has to be decided on an aquarium by aquarium basis. If you have a lot of fish and feed a lot you'll have to clean the mechanical filter and substrate more often than a person with a few fish who feed sparingly. There are three major ways to get rid of dissolved organic carbon. Water changes are the most common. This is a simple method but most people are a little lazy about this. So to compliment water changes one should use protein skimming and activated carbon (both subject of past columns). Skimming and carbon both remove dissolve organic carbon but research has shown that they remove different substances so using them together is beneficial. Clean the skimmer often and change the carbon regularly to get the maximum benefit of these techniques.

To successfully control and eliminate cyanobacteria one needs to use all the ways I mentioned above. Cyanobacteria can be controlled by reducing the amount of organic carbon in your aquarium. That means having the right filtration components and doing regular maintenance. Good fishkeeping.

©1999, Timothy A. Hovanec, Ph.D.
    Originally published in Aquarium Fish Magazine, Jun. 1999

Data de Ingresso
    15-09-04

É claro que cada um pode achar o que quizer ou o que lhe der mais conforto espiritual como aquariofilista.
    Cump.
    Rui

Data de Ingresso
    24-09-04

Ótimo artigo Rui, acredito que ajude aos nossos companheiros a resolver os problemas das cianos, assim como eu!
    Cumprimentos!

Rinaldo Soares Fontenele
    Professor de Química

Data de Ingresso
    15-09-04

Os aquariofilistas têm que ter noção de uma coisa - as cianobacterias existem nos recifes especialmente ans zonas de lagoa e de águas mais calmas. Elas fazem parte do ecossistema. O problema é sempre o mesmo : nós queremos manter muitos peixes e corais como LPS junto com SPS em aquário pequenos. E todos eles são minúsculos quando comparados com a natureza.
    Por isso continuo a dizer que não é dificil ter um aquário de SPS coloridos. O que é dificil é ter SPS coloridos juntamente com LPS em boas condições e peixes gordos.
    Quem quer ter um aquário de SPS bem coloridos a receita é simples : aquário de 120x60x60 + escumador potente+ 2x400 W+ boa circulação ( não é preciso ser exagerada e nunca a apontar para os corais )+ rocha viva de qualidade ( bastam 50 a 60 Kg ) + Reactor de calcio + carvão activado+ antifosfatos+ um Zebrassoma + 2 ou 3 peixes de pequena dimensão( tipo pseudochromis ou ocellaris ou chromis) para compor + cyclopeeze e ovas de ostra 2x por semana+ umas peças de acropora e montiporas bem coloridas e um pouco de paciência para crescerem . Para afinar, passado uns tempos, uns aminoácidos e potássio .
    E voilá!
    Cump.
    Rui

Data de Ingresso
    24-09-04

Realmente Rui, ainda eu acrescento mais uma coisinha para por lenha na fogueira: O aquariofilista é uma pessoa que não tem muita paciência para esperar as coisas acontecerem, por exemplo, no meu caso a montagem de meu aquario foi bem demorada, cerca de 1 ano e meio até colocar o primeiro peixe.
    No meu caso em particular, o problema com as cianos deu-se por conta do gira gira que usa um motorzinho electrico e caiu na água do aquario e, devido a este pequenino facto, desencadeou o problema.
    Se não fosse por este motivo, meu aquario que considero um "nano" estaria maravilhoso como estava a 1 ano montado e sem nenhum problema.

Acredito que este tópico possa ajudar nossos amigos iniciantes a compreender e evitar que estes problemas não aconteçam em vossos aquarios.

Cumprimentos!
    Cumprimentos!

Rinaldo Soares Fontenele
    Professor de Química

Membro Junior
    Data de Ingresso
    21-05-07

Pessoal

Confundi o tipo de alga, agora que li com mais atenção o tópico, vi que são : Cianos, confundi com diatomáceas.

No caso de cianos, acredito que a circulação deva ser melhorada.

Membro Identificado Avatar de Celso Suguimoto
    Data de Ingresso
    10-11-04

Tem uma thread enorme na reefcentral sobre o assunto

http://reefcentral.com/forums/showth...readid=1078532

Na realidade a thread é de uma medida preventiva contra algas, onde deixaria na penumbra nao no escuro por tres dias para controle das algas. Mas essa pratica pode-se estender a cianos, mas ai o blackout tem que ser mais drastico.

Eu acho que para os que sentem um friozinho na barriga dois dias talvez possam ser suficientes

Se pensarmos no martirios dos corais em viagens de longa distancia e sobrevivem em condições muito mais desfavoraveis do que um blackout apenas não é totalmente inviavel, mas tenho um certo friozinho na barriga pensando em SPSs...

Na natureza tbem isso ocorre... em dias nublados os corais tbem ficam no escuro por um determinado periodo .... mas é dificil comparar um aquario ao mar aberto...

Comigo funcionou para cianos (mantive por dois dias) mas tenho um tipo de filamentosa que resiste bravamente.... hehehe mas acho bom esquecerem a thread da reefcentral, senao vao me taxar de generalista e teorico
    Última edição por Celso Suguimoto; 06-06-07 às 00:16.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Desequilíbrio por alto índice de cálcio
    Por Daniel Lifi no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 4
    Último Post: 18-05-09, 00:01

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem