Resultados 1 a 16 de 16

Tópico: Magnésio baixo

Membro Identificado Avatar de Rui Silveira Nunes
    Data de Ingresso
    02-03-06

Magnésio baixo

Boas

Desde à algum tempo que tenho alguns corais meio encolhidos, nomeadamente actinodiscos.

Já fiz os testes todos e está tudo bem excepto o magnésio (780)

Como posso subir o magnésio?

PS: não tenho reactor de calcio

Cumprimentos

Rui Nunes

Membro Identificado Avatar de Pedro Manuel Tavares
    Data de Ingresso
    31-05-07

Re: Magnésio baixo

Rui
    Podes usar "Reef advantage calcium" da Seachem para alem de calcio tem magnésio e estroncio.
    Um abraço
    Pedro Tavares

Convidado de RF Avatar de Vitor Pestana
    Data de Ingresso
    01-02-05

Citação Postado originalmente por Pedro Manuel Tavares
    Rui
    Podes usar "Reef advantage calcium" da Seachem para alem de calcio tem magnésio e estroncio.
    Se o teu problema é apenas o magnesio, não te aconselho a usar o produto em questão pois para o subires seria necessário muitos frascos de "Reef advantage calcium", muitos mesmo!

A forma mais simples, eficaz e barata no teu caso especifico visto que tens cerca de 200 lt é dissolveres 391 gramas de cloreto de magnesio em agua da osmose são suficientes para subir o teu magnesio para 1280.

Coloca 1/2 da solução passados 30 minutos.

Podes adquiri-lo em qualquer farmacia e o preço anda à volta de 15€ o Kg.

Presta apenas atenção à densidade da agua do aquario durante a aplicação.

Pestana

Membro Identificado Avatar de Ricardo_Lou
    Data de Ingresso
    08-04-06

Citação Postado originalmente por Vitor Pestana
    ...
    Presta apenas atenção à densidade da agua do aquario durante a aplicação.

Pestana

Viva Vitor

Gostaria que explicasse melhor esta observação acima.

Abraços

Ricardo
    No fim, conservaremos apenas o que gostamos, e gostaremos apenas do que compreendemos e compreenderemos apenas o que nos tiver sido ensinado.” Baba Dioum.

www.reefforum.net, www.ipaq.org.br e www.reefbrazil.org, unidos em prol do aquarismo marinho em lingua portuguesa.

Data de Ingresso
    01-02-05

Simples,

Cloreto de magnesio, de calcio, de estroncio, e por ai adiante,todos são formas de "sal" à semelhança do cloreto de sodio.

Simplificando ainda mais, este processo aumenta o magnesio adicionando sal de magnesio.

Também pode ser adicionado sulfato de magnesio, mas para subir de 780 para 1280 são necessárias 1000 gramas com o incoveniente de se estar a colocar uma enorma quantidade de sulfatos/sulfitos e estes terão de ser retirados atraves de TPAs à semelhança de quem usa um reator de enxofre.

Pestana

Membro Identificado Avatar de João Castelo
    Data de Ingresso
    27-02-06

Vitor,

Qual o periodo de tempo indicado para fazer subir o mg de 780 para 1280 ?

Qual o nivel de aumento diário conveniente ?

Um abraço,

JC
    Um abraço,

João Castelo

Membro Identificado Avatar de Rui Silveira Nunes
    Data de Ingresso
    02-03-06

O meu aqua já não é de 200L, mas sim de perto de 600L

Data de Ingresso
    01-02-05

Citação Postado originalmente por João Castelo
    Vitor,

Qual o periodo de tempo indicado para fazer subir o mg de 780 para 1280 ?

Qual o nivel de aumento diário conveniente ?

Um abraço,

JC
    Podes fazer em 2 vezes, ou seja calcula a quantidade necessária e divides por 2.

Eu coloco 1/2, e passado 30 minutos coloco a outra 1/2.

30 minuto é + ou - o tempo para a quimica da agua demora estabilizar, ou seja o tempo que leva toda a mistura e dissolver-se com agua, o KH aumenta um pouco e o pH fica mais estavel após os niveis de Mg estarem estaveis.

Toma atenção a precipitações, a agua funciona como uma esponja, quando está saturada (carbonatos, calcio,etc em exesso), precipita tudo o que lá se coloca (o famoso efeito do kalk precipitado nas bombas e afins), é uma perca de tempo e dinheiro, e é uma das razões cujo a qual não se consegue ajustar o KH e Ca.

Citação Postado originalmente por Rui Silveira Nunes
    O meu aqua já não é de 200L, mas sim de perto de 600L
    Tive a liberdade de verificar o teu setup e falava em "200 lt", se aumentas-te a litragem melhor.

Podes colocar 1 Kg de Cloreto de Magnesio, para ser mais preciso 1077 gramas.

1 Kg é alguma quantidade de sal, adiciona 500 gramas num dia e 500 gramas no dia seguinte.

Volto a alertar, toma atenção à densidade, vais adicionar 1 kg de "sal de magnesio", aconselho-te a descer um pouco a densidade para depois adicionar o cloreto de magnesio.

A agua com baixa densidade tem uma maior capacidade de absorver e manter os sais e consequentemente o equilibrio entre o Mg, Ca, e KH.

Pestana
    Última edição por Vitor Pestana; 05-05-08 às 00:10.

Membro Junior Avatar de César Prado
    Data de Ingresso
    27-02-09

ola vitor tudo bem, cara eu sou novo aqui e gostaria de saber se vc teria algum arquivo sobre a montagem da sua estufa gostaria de montar uma aqui no brasil e gostaria das especificações.

grato

Membro Senior Avatar de JoséCosta
    Data de Ingresso
    07-07-07

Caro Vitor

Tenho apenas uma questao, o sulfato de magnesio nao tem o mesmo efeito?

Abraços
    JC

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

como também me chamo vitor vou responder...

não sei se o Pestana ainda frequenta este forum, nunca mais o vi aqui...

sulfato de magnésio precisas de mais quantidade vai a este site, existe n formas, acho que MgSO4 hidratado tem 7 atomos de água por 1 de MgSO4, e penso ser esta a forma que se vende...

http://home.comcast.net/~jdieck1/chemcalc.html

O outro problema são os sulfatos, depende da quantidade...

Sulfatos também existem na água salgada, mas o ião cloretos existe muito mais... portanto é mais dificil a sua sobredosagem, uma forma equilibrada e se procurares aqui no forum encontras a percentagem correcta é ofereceres uma percentagem de sulato de magnésio e outra de cloreto, não sei os valores, mas possivelmente é dividir as gramas que existe de cloretos por sulfatos em cada litro de água salgada e vês qunato é que tens de dar a mais de cloreto de magnesio, isto para dividir o mal pelas aldeias... sem tpa, e isto vai acumulando...
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Membro Identificado Avatar de Jorge Neves
    Data de Ingresso
    22-07-07

Citação Postado originalmente por Rui Silveira Nunes Ver Post
    Boas

Desde à algum tempo que tenho alguns corais meio encolhidos, nomeadamente actinodiscos.

Já fiz os testes todos e está tudo bem excepto o magnésio (780)

Como posso subir o magnésio?

PS: não tenho reactor de calcio

Cumprimentos

Rui Nunes

Olá Rui

Para subires o Magnésio prepara uma solução com duas partes de Cloreto de Magnésio por uma de Sulfato de Magnesio e adiciona de forma lenta ao àqua.
    Um abraço

Jorge Neves

Data de Ingresso
    29-03-08

Usei o site para calcular as percentagens.

Tens imagina 400 litros de água, para elevares 100 ppm magnésio tens de colocar 334 gramas de cloreto magnésio hexahidratado (também existe outras variedades com menos água mas são raras no mercado.

Para o sulfato de magnésio heptahidratado (este é que tem 7 atómos dee água) precisarias de 394 gramas par o mesmo efeito.

Ambos introduzem iões cloretos e sulfatos, em proporções semelhantes, como podemos ver pelo peso necessário para subir 100 ppm de magnésio.

vamos investigar quanto de iões cloretos e sulfatos existem na água (sulfatos é penso um macronutriente para as diversas algas que não queremos...)

http://www.fcm.ulpgc.es/documentos/C...n_Seawater.pdf

77 gramas para 552 gramas de cloretos?

temos práticamente a poporção de 7 para 1... na água salgada do mar.

lógicamente que colocar 2 partes de cloreto de magnésio hexahidratado para 1 de sulfato de magnésio heptahidratado, não faz sentido, só se existir uma forma desidratada de cloreto de magnésio...que não existe, por ser trementadamente reactivo...

Penso que uma forma menos errada seria usar 7 partes de cloreto de magnésio hexahidratado para 1 parte de sulfato de magnésio heptahidratado não percebo porque é que apareceu e quem calculou a tal medida dos 2 para 1, mas se tiver alguma lógica será de existir em pouca qunatidade sulfatos no sal sintético...

óbviamente que não há volta a dar, se adicionares qualquer um vais aumentar a proporção deestes iões, mas pelo facto dos cloretos estarem em maior quantidade, seerá repito mais dificil a sua sobredosagem, com sulfato de magnésio é extremamente fácil elevar várias vezes a quantidade de sulfatos normal... cuidado.
    Última edição por António Vitor; 04-03-09 às 10:11.

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    22-07-07

Olá Rui mais uma vez

O meu àqua tem 650l +/-...a percentagem que uso para repôr e estabilizar o magnésio è com disse 2+1 e nunca me dei mal.Algas se quizerem è só ir a ÀquaNeves e constatarem.
    Valores do meu àqua realizados anteontem:
    CA-540 ( Alto para muitos)
    MG-1160
    PO4-1,0 (Valor alto para as estatísticas,mas que nunca criaram problemas na fauna ou no equilibrio do àqua e há muito,muito tempo estabilizado nesse valor.Razão...areão colectado na Figueuirnha há 28 anos e ainda assim sem nunca ter havido colapso do sistema).
    KH-8º
    PH-8,3
    NO2-0
    NO3-0
    Não tenho sumps,reactores de cálcio,de kallk,uvs,etc.
    Resumindo...a dica que dei vale o que vale como qualquer outra,só que ao contrário de muitas aqui expostas,garanto-te que não te trás qualquer tipo de problema ao sistema.Já caminho há 28 anos com salgados e gosto de apreciar a paisagem para dela tirar ilacções e ensinamentos...as fontes servem-me para matar a sede nessa caminhada.
    Um abraço

Jorge Neves
    Última edição por Jorge Neves; 04-03-09 às 12:27.

Data de Ingresso
    29-03-08

possivelmente os sulfatos altos não são muito nefastos, ou o jorge faz muitas mudas de agua (que se devem fazer), algas algas, só se forem os sulfatos o nutriente a limitar estas.... mas eu conheço carradas de fertilizantes para a agricultura com carradas de sulfatos, mas também grande parte dos terrenos agricolas têm menos sulfatos que a água do mar...

portanto até que pode ser verdade que sulfatos não provocam algas...não dei certezas neste aspecto...atenção.

O que dei certezas é que sem cuidado e colocando muito dos tais sulfatos rapidamente e facilmente temos um desiquilibrio iónico, com valores de sulfatos podendo fácilmente atingir 10-20 30x os valores normais...mais uma vez nem sei a gravidade para a vida marinha destes valores, pode até não trazer qualquer problema... não sei...disse só que haveria um desiquilibriro, e geralmente os animais gostam das coisas mais próximas do natural possivel...digo eu...

Tenho de certeza mais algas que o Jorge... mas também tenho quase 500w num tanque de 120 cm (com pouca profundidade)... e dou grandes repastos aos peixes...

Não quero afirmar que estou certo, aliás podemos estar todos com razão, mais uma vez quero evitar guerrilhas sem sentido...dei apenas a minha opinião que vale tanta como o do Jorge Neves...(mesmo com menos experiência, em salgados tenho quase 1 ano...), mas isto das opiniões acho que todos temos direito a ter as nossas opiniões, mesmo que erradas de igual modo...não se tem mais direito a opinar, porque tem a caracteristica y ou x, somos todos iguais...

mais uma vez não quero contrariar a experiência do Jorge, só que peço desculpa por questionar certos procedimentos que se tornaram norma, ás vezes nem se sabe beem porquê...mas que resultam...pelos vistos...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    22-07-07

amigo Victor

Não disse no meu comentário que os sulfatos não criavam algas...limitei-me a referir qual a forma,método,que uso para estabilizar o magnésio no meu àqua.
    Sem guerrilhas e porque os meus conhecimentos na matéria são básicos,não sei se os sulfatos na agricultura têm a ver com o sulfato de magnésio na sua forma mais pura para utilização em laboratório,que è o que uso para o meu àqua.
    Quanto a TPAs,faço-as de 2 em 2 meses,o sistema faz o resto e também alimento a minha fauna de forma generosa(basta ver as fotos).
    Um abraço e questione sempre

Jorge Neves

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Magnésio em baixo
    Por António Vitor no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 56
    Último Post: 01-09-08, 03:50
  2. Défice de magnésio
    Por José B. Ferreira no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 8
    Último Post: 04-06-08, 03:38
  3. Grande variação de PH e KH baixo -> Bicarbonato de Sódio e Sulfato de Magnésio?
    Por Alfredo R Deus no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 8
    Último Post: 22-08-06, 23:37
  4. Subir magnésio
    Por Paulo Figueiredo no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 15
    Último Post: 03-04-06, 14:54

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem