Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 48

Tópico: HQI, Leds, Lumens, Watts e PAR

HQI, Leds, Lumens, Watts e PAR

Boas,

Andei a fazer umas contas para tentar perceber quantos Leds são necessários para substituir uma HQI de 150W para um nano. Os resultados foram no minimo confusos. Gostava de ver se alguem consegue ajudar nisto.

As contas foram:

1 HQI de 150W tem cerca de 10000 lumens.
    1 Led de 3W tem cerca de 100 lumens

ou seja necessitava de 100 Leds de 100 lumens para a substituição.
    Isto está errado de certeza porque o rendimento do Led é sem duvida superior ao das HQI e o total dava 300W.

Por outro lado, encontrei um site tinha uma comparação real de crescimento de plantas. A relação era entre HQI 400W e 100W de leds. O crescimento era identico nos 2. Conclusão: para substituir 150W necessitava de cerca de 40W de Leds. Várias calhas comerciais dão equivalencias semelhantes. Assim apenas necessitava de 12 Leds de 3W que emitem cerca de 1200 lumens.

Alguem consegue explicar como é que 1200 lumens em Leds podem equivaler a 10000 lumens de HQI?

Uma das explicações possiveis é que as HQI dão 10000 lumens em todas as direcções e os Leds apenas iluminam 120º. Ora sem reflector e fazendo as contas aos mesmos 120º as HQI ainda dariam pelo menos 3300 lumens. Mesmo assim bastante mais que os Leds.

Ainda li num forum frances que apesar dos Leds darem menos lumens, o PAR é bastante superior.

De qualquer maneira mandei vir 10 Leds de 3W brancos e mais 10 de Azuis para montar a calhar e ver como se porta. Pelo que tenho visto os 20 Leds devem dar mais luz que uma HQI de 150W, mas nao consigo explicar a diferença nos lumens dos 2 sistemas.

Alguem consegue lançar alguma luz sobre o assunto?

Membro Identificado Avatar de Marcos Martins
    Data de Ingresso
    09-11-08

Re: HQI, Leds, Lumens, Watts e PAR

Boas,
    Não te vou ajudar com a tua duvida porque tambem tenho a mesma, ainda não pesquisei bem sobre o assunto mas uma coisa não bate certo, um led de 100 lumens consome 3watts? isso é estranho, tenho uma moonlight de 1W e conta com 18 leds, creio que o erro vem dai...
    tambem estou a pensar mudar para leds..
    De onde mandas-te vir?
    Abraço

Há leds de muitas potencias, desde uns mW a uns 100W. As contas são para os Leds de 3W que dão realmente 100 lumens.

Citação Postado originalmente por marcosmartins Ver Post
    Boas,
    Não te vou ajudar com a tua duvida porque tambem tenho a mesma, ainda não pesquisei bem sobre o assunto mas uma coisa não bate certo, um led de 100 lumens consome 3watts? isso é estranho, tenho uma moonlight de 1W e conta com 18 leds, creio que o erro vem dai...
    tambem estou a pensar mudar para leds..
    De onde mandas-te vir?
    Abraço

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

olha que nem todos os leds nascem iguais...

teoricamente já existem no mercado leds com mais 50% de potência por watt que hqi...mas não sei não...
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Membro Identificado Avatar de CelsoBastos
    Data de Ingresso
    17-10-07

Boas.

Já que estamos neste assunto e realmente ando bastante tentado a mudar, o que vos parece isto?
    http://www.bydemes.com/detalles.asp?...subfamilia=202
    Abraço
    Celso Bastos
    セルソバストス

Membro Identificado Avatar de Marcos Martins
    Data de Ingresso
    09-11-08

Há leds de muitas potencias, desde uns mW a uns 100W. As contas são para os Leds de 3W que dão realmente 100 lumens.
    Eu isso sei, o que queria dizer era que o ideal seria encontrar uma boa relação potencia/lumens.
    Muitos lumens com a minima potencia..
    Não sei se me faço entender.

Pelo que percebi a relação potencia / lumens é falsa quando se tratam de leds, por isso é que 100W de leds equivale a 400W HQI, embora tenham bastante menos lumens.

Comparação Leds / HID com plantas:
    LED Testing - HomeGrownLights.com

Observations
    Plants under LED lighting grew much quicker than HID, which is most obvious in the first 2 weeks of pictures. The leaves of the
    plants under the Procyon 100 were larger in size comparatively. The leaves of the plants under the HPS were smaller and thicker.
    Their added thickness could be a defense mechanism against the extra infrared radiation emitted by the HPS, specifically as a
    consequence of added waxy epidermal layers to prevent water losses. This could be a hypothesis for further testing.

Data/Conclusions
    Average weight of HID plants: 51.9 grams
    Average weight of LED plants: 52.7 grams

Total power used for HID: 210.7 kilowatt-hours
    Total power used for LED: 61.3 kilowatt-hours

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

Boas Paulo,

Os leds mais populares em DIY norte-americanos são os Cree Q5...
    DealExtreme: $6.27 Cree XR-E Q5 Emitter on Premium Star (228LM at 1A)

- 3.7V typical driving voltage
    - Manufacturer Rated 228 Lumens at 1000mA input current:

• 350mA: 107~114lm
    • 700mA: 171.2~182.4lm
    • 1000mA: 214 ~ 228lm
    Como podes ver, estes leds conseguem produzir cerca de 220 lumens com a alimentação normal de 1000mA. Nas especificações não menciona a potência, mas, salvo erro, P = VxI = 3.7 x 1 = 3.7W de dissipação de energia, portanto, provavelmente uns 3W de luz.

Os leds azuis funcionam no máximo a 700mA e portanto têm ligeiramente menos intensidade luminosa.

Para os 10000 lumens, daria uns 45 leds desses Q5. Como já vi referido em alguns fóruns, parece que se consegue a mesma intensidade luminosa de 1W de T5 com 0.5W de leds de alta intensidade. Por essas contas, o número de leds passaria para os 22 a 23. Em termos subjectivos, e por intuição, acho que algo como 32 leds (16 brancos + 16 azuis), estrategicamente colodados, conseguem dar conta do resultado.
    Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Data de Ingresso
    21-06-07

Já agora, recomendo este tópico...

http://www.reefforum.net/f112/calha-...led-diy-17034/

e afinal talvez 48 leds em vez dos 32... esta calha DIY num site americano está um espectáculo...

http://www.reefcentral.com/forums/sh...readid=1587273

foi feita precisamente para substituir uma iluminação HQI e com validação dos valores PAR em vários locais do layout.

aparentemente para ele os leds ficaram em cerca de 350 dólares... depois os drivers de corrente, dissipadores em alumínio, ventoínhas, acrescentam mais uns 200 dólares ao custo final...

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

A calha do reef central dá cerca de 10000 lumens, e gasta 144W

Uma HQI de 150W tem cerca de 15000 lumens e gasta 150W.

Esta é a minha eterna duvida. Uma lampada de 150W não chega nem de perto para iluminar os 300L. Eu tenho cerca de 350L e preciso de 3 HQI de 250W ou seja 750W.

Isto é que ainda ninguem explicou, porque é que apesar de menos lumens aparentemente temos a mesma luz, com potencias bastante inferiores.

Mesmo com leds menos efecientes consegue-se montar uma calha com 100 leds de 100 lumens que dá os mesmos 10000 no total.

Quanto ao preço dos Leds, se formos para os chineses ficam a 1€ cada led de 3W (100 lumens), ou seja gasto pouco mais que 100€ e faço a calha.

Se for para os leds de 200 lumens preciso de 50, e ficam-me por 300€

Ainda tenho os de 10W (600 lumens). Precisava apenas de 16 e ficavam uns 150€ todos.

Já agora, 3 HQI de 250W e respectivos balastros electronicos ficam por mais de 500€.

Bem, os 20 leds para o namo do papá estão a caminho. Vou tentar tirar umas fotos do nano com a HQI de 150W e com os leds para ver a diferença.

Data de Ingresso
    21-06-07

Se deres uma olhada na apresentação do Sanjay sobre iluminação, acho que mais importante do que watts e lumens, é o valor de PAR nos vários níveis do aquário. E nessa calha do reef central ele mediu os valores e nos dois "montes" principais de incidência dos leds, na parte mais próxima da superfície acho que tem valores muito bons para SPS. Na zona do areão já é menor mas acho que adequada para corais moles.

Há outro aspecto, enquanto nas calhas HQI a luz é difundida para cima, para os lados e para baixo, nos leds a luz é mais concentrada e direccionada unicamente para baixo, habitualmente com um feixe de 60º, e no caso de se usar ópticas, de 45º e 30º por exemplo, consegue-se ainda mais intensidade e capacidade de alcance da luz na coluna de água vs uma maior cobertuda de área.

Uma das vantagens a longo prazo é a duração média de vida dos leds, que segundo testes aponta para uns 10 anos sem perda de performance significativa. Nas lâmpadas HQI acho que é necessário substituir a lâmpada de 3 em 3 anos. É aqui que está a principal vantagem da iluminação led em termos de custos.

Leds de 3W a 1 euro? É bom demais... duvido... pode é ser um conjunto de leds que consome 3W mas a intensidade luminosa deve ficar muito abaixo disso...

Membro Identificado Avatar de Jose Miranda
    Data de Ingresso
    15-01-06

Boas Paulo
    A minha intervenção tem apenas a vér com uma duvida.
    Esta tua afirmação:
    "Esta é a minha eterna duvida. Uma lampada de 150W não chega nem de perto para iluminar os 300L. Eu tenho cerca de 350L e preciso de 3 HQI de 250W ou seja 750W."
    Deves ser enganado possivelmente.
    Eu tenho 500 litros iluminados com HQI 150W x 2 , 70 cm de coluna de agua e no entanto tenho corais duros na areia, no alto das rochas, tridacnas na areia sem nenhum problema.
    Tu estas a dizer que para 350 litros tens que ter 3 x 250W??? - é certamente um engano nao????

Para essa litragem só necessitas de 2 x 150W HQI + uma ou duas T5 actinicas e vais ver que conssegues ter todo o tipo de corais.
    + potencia só serve para gastar dinheiro, utiliza esse dinheiro para outros equipamentos se necessitares.
    Quanto aos Leds tambem estou a pençar em fazer algumas experiencias, mas do que vi aconcelho a irem com alguma atençao...
    Por vezes os DIY não compençam.
    Se fazerem contas ao material, e ao tempo gasto nas montagens(nunca se conta o tempo gasto nos projectos mas tempo é dinheiro), maior parte das vezes fica mais barato e mais bem feito se comprarem de fabrica.
    A nao ser que como eu gostem de brincar ao Professor Pardal (brincar com eletronica e bricolage)

Jose Miranda

Citação Postado originalmente por Artur Fonseca Ver Post
    Há outro aspecto, enquanto nas calhas HQI a luz é difundida para cima, para os lados e para baixo, nos leds a luz é mais concentrada e direccionada unicamente para baixo, habitualmente com um feixe de 60º, e no caso de se usar ópticas, de 45º e 30º por exemplo, consegue-se ainda mais intensidade e capacidade de alcance da luz na coluna de água vs uma maior cobertuda de área.
    Essa é a unica explicação porque menos lumens fazem o mesmo efeito.

Uma das vantagens a longo prazo é a duração média de vida dos leds, que segundo testes aponta para uns 10 anos sem perda de performance significativa. Nas lâmpadas HQI acho que é necessário substituir a lâmpada de 3 em 3 anos. É aqui que está a principal vantagem da iluminação led em termos de custos.
    Não, a maior vantagem mesmo é o consumo. Mas tem muitas mais vantagens, como controlar a temperatura da cor facilmente e regulavel. E com os leds a 1€, o preço também é uma grande vantagem.

Leds de 3W a 1 euro? É bom demais... duvido... pode é ser um conjunto de leds que consome 3W mas a intensidade luminosa deve ficar muito abaixo disso...
    Como está descrito na mensagem anterior, dão 100 lumens. preciso de 100 leds para fazer uma calha com 10000 lumens, ou seja gasto 100€ em leds. Preço ridiculo contando que cada HQI custa uns 80€. Até aqui fico por 1/3 do preço das HQI.

Nota que eu ja comprei os leds de 3W (100 lumens) a 2€, o após ter pago o fornecedor mandou-me um mail a dizer o seguinte:

Good news :recently we have a 1w white leds discount sale
    Purchase above 50pcs :USD1.2 per one piece

Citação Postado originalmente por Jose Miranda Ver Post
    Boas Paulo
    A minha intervenção tem apenas a vér com uma duvida.
    Esta tua afirmação:
    "Esta é a minha eterna duvida. Uma lampada de 150W não chega nem de perto para iluminar os 300L. Eu tenho cerca de 350L e preciso de 3 HQI de 250W ou seja 750W."
    Deves ser enganado possivelmente.
    Eu tenho 500 litros iluminados com HQI 150W x 2 , 70 cm de coluna de agua e no entanto tenho corais duros na areia, no alto das rochas, tridacnas na areia sem nenhum problema.
    Tu estas a dizer que para 350 litros tens que ter 3 x 250W??? - é certamente um engano nao????
    Não, não é engano. É mesmo isso.

Para essa litragem só necessitas de 2 x 150W HQI + uma ou duas T5 actinicas e vais ver que conssegues ter todo o tipo de corais.
    + potencia só serve para gastar dinheiro, utiliza esse dinheiro para outros equipamentos se necessitares.
    Já tive isso assim. Não estava grande coisa. Concordo que possivelmente me safava com 3x150W. Mas assim é que está bom. Tenho talvez a mesma proporção de W/litro que alguns aquas de referencia tipo Carlos Mota ou Paulo Marinheiro.

Quanto aos Leds tambem estou a pençar em fazer algumas experiencias, mas do que vi aconcelho a irem com alguma atençao...
    Por vezes os DIY não compençam.
    Se fazerem contas ao material, e ao tempo gasto nas montagens(nunca se conta o tempo gasto nos projectos mas tempo é dinheiro), maior parte das vezes fica mais barato e mais bem feito se comprarem de fabrica.
    A nao ser que como eu gostem de brincar ao Professor Pardal (brincar com eletronica e bricolage)
    Para mim metade do gozo o hobby está precisamente nos DIY. Gostava de comprar algum equipamento, mas simplesmente não estou disposto a gastar 1500€ numa calha de leds ou 800€ em duas Vortech. Gostar gostava, mas tenho outras prioridades

Por isso, ou faço eu uma, ou espero que os chineses a façam barata. Como a segunda hipotese ainda não existe, resta-me a primeira.

Membro Avatar de João_Melo
    Data de Ingresso
    30-11-06

Bom Dia.Paulo.
    encontrei isto:Guia: 9 LEDs de 1W equivale a uma lampada de quantos Watts ? - MercadoLivre

9 LEDs de 1W equivale a uma lampada de quantos Watts ?
    Autor: E-LED (113)
    Ver mais Guias do autor | Ver Produtos
    12 de 12 qualificaram esse guia como útil. Atualizado em 23/09/2008

Há uma certa confusão no mercado brasileiro a respeito de LED de 1W e os focais que o utilizam
    Sem mencionar nomes mas note que há uma confusão no mercado brasileiro a respeito de potências produzidas por focais e iluminadores baseados em LEDs de 1W, uns falam em 1.200lumens equivalentes a lampadas de 120W outros falam em 1.000lumens equivalentes a lampada de 100W e outros simplesmente não possuem palpite algum e apenas copiam a fala do concorrente pois está dando certo, "então vamu nessa". Para uma pessoa sem formação em fisica óptica ou em luminotécnica parece um bicho de sete cabeças mas nos acompanhe iremos esclarecer de maneira simples e sem segredos, mesmo porque você tem olhos e bom senso e saberá distinguir que tal lampada é mais potente que o LED ou que esse focal brilha mais que o outro então mesmo sem formação em engenharia ou em luminotécnica você terá toda condição de averiguar e diferenciar o que é verdade do que é falso e tirando suas próprias conclusões notará que para distinguir o certo do errado bastará abrir os olhos.

Consultando tabelas de alguns fabricantes de lampadas podemos notar
    Lampadas incandescentes de 100W Lampadas incandescentes halogenas de 100W
    1200lumens 1800lumens

Consultando tabelas dos 3 principais fabricantes de LED de 1W do mundo
    Para não haver descontentes e falatório porque pegamos informações desse ou daquele fabricante resolvemos consultar tabelas de 3 fabricantes ( os principais do mundo ) escolhemos 1 de cada continente assim sendo: 1) Lumileds fabricante norte americano hoje é uma empresa Philips dispensa maiores comentários, 2) Osram fabricante alemão bastante atuante no mercado brasileiro de lampadas e iluminação, 3) Edison-opto fabricante asiático com sede em Taiwan é destaque por produtos de excelente qualidade.
    LED de 1W
    Lumileds Philips Osram Edison-opto
    de 30 a 45 lumens 46lumens
    note no datasheet que essa informação está em candelas, fizemos a conversão para lumens através de cálculos.
    de 40 a 55 lumens
    Portanto caro amigo considerando a melhor hipótese, 9 LEDs de 1W produzirão 495lumens e não 1000 a 1200lumens como falam por aí e 495lumens correspondem a uma lampada incandescente de 50W ( aproximadamente ) ou a uma lampada halogena de 40W ( aproximadamente ) e não a lampadas de 100 a 120Watts como falam por aí.

se fores ao link veras as tabelas que ajudam.

vai dando noticias.

JOÃO MELO

Data de Ingresso
    29-03-08

ter nota que as fluorescentes vulgares são muito mais eficientes que halogénio...tal como as hqi...
    talvez 5x mais eficientes e essa tal melhor hipótese cai na eficiência de uma vulgar fluoreescente...
    interessante.

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    17-10-07

Boas.

Nesta fase do campeonato, se calhar tinhamos mais a ganhar com casos práticos de quem utiliza os LEDS! Pelo que fui conversando com pessoas que utilizam este sistema de iluminação, que em alguns casos já tive a oportunidade de ver, os corais tem uma reação normal, ou seja, abrem e fecham normalmente!
    Resumindo, se calhar a teoria pode não ser o mais correcto.
    Para tirar conclusões, estou a montar um sistema de 120lts, um cubo, para fazer a experiencia. Vou utilizar um foco com 165 leds RGB, com este sistema podemos escolher praticamente a temperatura de cor que desejamos. Caso tenha bons resultados, irei substituir a minha iluminação HQI com actinicas 39W por leds.
    Venham daí os resultados práticos para contrapor a teoria!
    Abraço
    Celso Bastos
    セルソバストス

Esta semana chegam os 20 Leds de 3W (100 lumens), conto no proximo fim de semana ja ter feito alguns testes e ter umas fotos para mostrar.

Queria fazer a comparação com uma HQI de 70W e uma de 150 para ver a diferença, mas isso ainda vai dar algum trabalho. Vamos ver o que dá.

Entretanto se montares os teus, tira fotos do antes e do depois, com as mesmas definições da maquina para compararmos.

Data de Ingresso
    29-03-08

O espectro dos leds é muitissimo melhor...sim será a iluminação do futuro...

com meelhor quero eu dizre mais proximo do sol
    a eficiência....pode ser relativaa...lumens e etc...podem querer dizeer pouco.

-Anónimo.

Já chegaram os Leds, vamos ver o que isto dá.

Membro Identificado Avatar de Henrique Oliveira
    Data de Ingresso
    20-12-04

Queremos ver! queremos ver! Fotos! fotos!
    Fiquem Bem,

Henrique Oliveira

Data de Ingresso
    29-03-08

O PAR pode ser melhor em lâmpadas tradicionais, ter picos de energia em algumas frequências fotossintéticas em que a fotossintese se faz melhor, isto pode dar bons PAR, mas será que não é mesmo assim melhor uma distribuição em todo o espectro. estou convencido que sim...isto a longo prazo.

afinal o sol é uniforme, e os corais vieram...do planeta terra banhado pelo sol.

comparar através do PAR pode não abonar favoravelmente aos leds, mas isso não representa que os leds não possam continuar a seer muito melhores watts por litro...

-Anónimo.

Citação Postado originalmente por António Vitor Ver Post
    comparar através do PAR pode não abonar favoravelmente aos leds, mas isso não representa que os leds não possam continuar a seer muito melhores watts por litro...
    Mas olha que já li em muitos foruns que os Leds têm PAR superior às HQI. Não sei promenores técnicos sobre as medições, varias fontes apontam para esses resultados. Apresar de a luz natural ser emitida em todas as frequências, os corais (e tudo o que é fotossintetico) tem picos de absorção a frequências muito curtas. Essa informação está bastante disponivel na net, um exemplo Advanced Aquarist's Online Magazine - Feature Article: Coral Coloration, Part Five: Non-fluorescent Chromoproteins (CP-480 to CP-562)

Ora emitindo os Leds em frequências muito mais estreitas que as HQI, é bem possivel que tenham realmente PAR muito superior, partindo do principio que estão perto das frequências de absorção dos corais. As HQI por outro lado emitem sempre muita luz na região dos vermelhos, que serve de pouco aos corais. Alias os vermelhos têm uma capacidade de penetração na àgua salgada muito fraca.

Data de Ingresso
    17-10-07

Como prometido, já efectuei a nova montagem:
    cubo 50x50x50
    Iluminação: foco 190 leds 10mm brancos

Resultado é este:

Com uma semana de utilização, os corais abrem normalmente, a luz é fantástica!
    Vou apostar noutro tipo de corais para ver a reacão!
    Abraço
    Celso Bastos
    セルソバストス

Membro Identificado Avatar de Pedro Chouriço
    Data de Ingresso
    18-03-08

Esse foco foi tu que construis-te, ou ja vinha montado?

cumps

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Leds a 12000K
    Por Roberto Isidoro no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 8
    Último Post: 05-02-09, 13:52
  2. Redireccionar o feixe de luz dos Leds com um Lumenarc
    Por Pedro Ferrer no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 2
    Último Post: 30-01-09, 14:16
  3. Watts chineses
    Por Bruno M P Simões no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 18
    Último Post: 11-10-07, 01:21
  4. Chegaram Leds do futuro 14.000 Kº ?? $$ ??
    Por Carlos Czymoch no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 5
    Último Post: 27-07-06, 06:24
  5. Iluminação com LEDs
    Por Fernando Marques no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 8
    Último Post: 08-10-05, 14:22

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem